quarta-feira, 21 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 19 de junho, 2ª feira,11ª Semana do Tempo Comum


19 de junho, 2ª feira,11ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 19 de junho, 2ª feira,11ª Semana do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje nos mostra como precisamos de forma amorosa perceber o quão grande é o outro em minha vida. E quanto tempo foi dispensado nas inúmeras vezes em que me fechei e não deixei meu irmão ser apenas ele mesmo. Ao ouvir Jesus peça que Ele te ajude a amar sem medida.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 38 a 42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado".

- Jesus começa quebrando as bases antigas de um ensinamento que aprisionava ao invés de libertar e põe no lugar uma atitude nova e desafiadora, propondo pagar o mal com o bem chegando ao ponto de exigir de nós que amemos até nossos inimigos. Desta forma estabelece uma relação diferenciada e amorosa entre os irmãos, filhos do mesmo Pai. Propõe ainda que devemos superar as atitudes de quem nos que causar mal o respondendo com amor. Peça ao Senhor que te ajude a ser compassivo, não alimentando o ódio entre nós.

- Nossas atitudes precisam encontrar no mandamento do amor a força motriz para as demais ações no cotidiano dos cristãos. Somos constantemente tomados por sentimentos do nosso ego e que se seguirmos seus conselhos haveremos de obedecer à lei antiga do talião (olho por olho, dente por dente). Você concorda com isso? O que faz para gerar uma corrente de bondade e amor?

- “ouvistes o que foi dito”, revela para nós as diversas vozes que nos rodeiam esperando a oportunidade de fazer parte de nossas decisões. Jesus é a voz que nos leva a necessidade de amar e servir, sobretudo, nossos inimigos. Ao encontrar no evangelho três conselhos salvíficos que ainda nos mostram como permanecemos distantes de amar de forma autêntica, nasce em nós um comprometimento por aqueles que não experimentaram a maneira correta de amar e de ser amado. Dizia Dom Hélder Câmara:

“Há criaturas como a cana: mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a crescer no amor. Em meio a tanto ódio, violência, guerra, peça ao Senhor que transforme teu coração em mais amor e compaixão. Agradeça a Ele por tantas pessoas que apesar de muito sofrimento só sabem dar doçura....

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

https://arquidiocesebh.org.br/palavra-se-fez-carne/

Nenhum comentário:

Postar um comentário