quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IMAGEM RELIGIOSA


LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistérios Luminosos - Quinta-Feira



Terço do Rosário: Mistérios Luminosos  


São João Francisco Régis - 16 de agosto

São João Francisco Régis
1597-1640

Francisco Régis nasceu, em 31 de janeiro de 1597, numa pequena aldeia de Narbone, na França. Filho de um rico comerciante, foi educado num colégio dirigido por sacerdotes jesuítas desde pequeno. Nada mais natural que entrasse para a Companhia de Jesus quando, em 1616, decidiu-se pela vida religiosa. Desejava, ardentemente, seguir o exemplo dos jesuítas missionários que evangelizavam em terras pagãs estrangeiras. 

São Roque - 16 de agosto

     
São Roque
1295-1327

Roque nasceu no ano de 1295, na cidade de Montpellier, França, em uma família rica, da nobreza da região. Outros dados sobre sua vida e descendência não são precisos. Ao certo, o que sabemos é que ficou órfão na adolescência e que vendeu toda a herança e distribuiu o que arrecadou entre os pobres. Depois disso, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino a Roma. 

Santo Estevão da Hungria - 16 de Agosto


A grande alegria de Deus é ver os Seus projetos realizados na vida de Seus filhos, sendo assim os santos não foram aqueles que não tinham defeitos, mas pessoas pecadoras que se abriram e cooperaram com a obra do Espírito Santo em suas vidas. O santo de hoje, nascido no ano de 979, foi filho do primeiro duque húngaro convertido ao Cristianismo através da pregação de Santo Adalberto, Bispo de Praga.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/08/2012

16 de Agosto de 2012 


Mateus 18,21-19,1

LITURGIA DIÁRIA - 16/08/2012

BOM DIA!

QUINTA -FEIRA

ORAÇÕES A SÃO JOSÉ

ORAÇÕES A SÃO JOSÉ

São José, Custódio dos Sagrados Corações

FRASE DO BEATO JOÃO PAULO II

BOA NOITE

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistérios Gloriosos - Quarta-Feira e Domingo



Terço do Rosário: Mistérios Gloriosos  


Bem-aventurado Isidoro Bakanja - 15 de agosto

Isidoro Bakanja
Bem-aventurado
+1909
Presume-se que o jovem congolês de pele negra, futuro mártir do escapulário, de nome Isidoro Bakanja, nasceu entre 1885 e 1890, em Bokendela, no seio de uma família da tribo Boangi. Na época, o seu país era domínio exclusivo do rei Leopoldo II, da Bélgica, fazia parte de seu patrimônio pessoal. Mais tarde, a propriedade foi transformada na colônia chamada Congo Belga, atual República Democrática do Congo. 

Bem-aventurados Vicente Soler - 15 de agosto

Vicente Soler e companheiros
Bem-aventurados
+1936

A guerra civil da Espanha, em 1936, por divergências de ideais políticos e intolerância à fé, provocou perseguições com massacres de milhares de inocentes: civis e religiosos. 
Nesse período, sete religiosos do Convento agostiniano-recoleto de Motril, Granada, também foram presos e condenados à morte. Todos foram fuzilados. Eles eram homens simples, provenientes de regiões e famílias de forte tradição cristã, que tinham professado a Regra de Santo Agostinho e se mantinham distantes das discussões políticas, dedicados somente ao ministério sacerdotal, ao confessionário, às penitências, aos pobres e doentes abandonados. 

São Tarcísio - 15 de agosto


São Tarcísio
245-257
Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. A Igreja de Roma contava, então, com cinqüenta sacerdotes, sete diáconos e mais ou menos cinqüenta mil fiéis no centro da cidade imperial. Ele era um dos integrantes dessa comunidade cristã romana, quase toda dizimada pela fúria sangrenta daquele imperador. 

Nossa Senhora Desatadora dos Nós - 15 de Agosto

Nossa Senhora Desatadora dos Nós 

Este título, surgiu em 1700 em uma pintura 
do artista alemão Johann Schmittdner.

A pintura, um grande painel, mede 1,10 metros de 
largura por 1,82 metros de altura, encontra-se 
na capela de St. Peter Am Perlach, em Ausburg
na Alemanha.
O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, surgiu em 1700 em uma pintura do artista alemão Johann Schmittdner. A pintura, um grande painel, mede 1,10 metros de largura por 1,82 metros de altura, encontra-se na capela de St. Peter Am Perlach, em Ausburg na Alemanha. 

Nossa Senhora d'Oropa - 15 de Agosto

Nossa Senhora d'Oropa
"Veneremos Maria, porque esta é a vontade

daquele Senhor que quis que tudo recebêssemos
pôr Maria"
São Bernardo de Claraval.

A pia tradição narra que exilado na Palestina, o mártir Santo Eusébio, bispo de Vercelli, encontrou três imagens sagradas da Virgem Maria esculpidas em madeira de cedro negro. Quando pôde voltar ele as transportou consigo. Uma doou à sua cidade natal, na Sardenha; uma mandou para santificar o Monte de Crea, nos Alpes piemonteses, pertencente à sua diocese. A terceira, a mais bonita e que seria obra do Evangelista São Lucas, designou para a igreja de sua sede episcopal, na França. 

Nossa Senhora da Hora - 15 de Agosto

Nossa Senhora da Hora 

ou Nossa Senhora da Boa Hora 

Imagem original de Gafanha da 
Boa Hora - Portugal 

"No final da sua existência terrena, 
Maria experimentou, como Paulo e mais 
do que ele, o desejo de se libertar do 
corpo para estar com Cristo para sempre". 
Fl 1, 23

A devoção à Nossa Senhora da Hora ou da Boa Hora é invocada para interceder nos instantes das maiores aflições: para a cura das doenças do corpo e da alma, e especialmente na hora do parto, protegendo a vida das mulheres grávidas e dos bebes. O parto sempre foi um momento delicado para a mulher e a família, principalmente no tempo em que a medicina não oferecia as condições atuais para proteger a mãe e a criança. 

Nossa Senhora do Sorriso - 15 de Agosto

Nossa Senhora do Sorriso 
de santa Teresinha do Menino Jesus
 

Imagem original da capela do convento
 
de Lieseux na França
 

"A consciência humana do Menino Deus
 
despertou ao encanto do sorriso da
 
Virgem Mãe". Carta Apostólica: Começo
 
do novo milênio n. 24

A devoção de Nossa Senhora do Sorriso, está muito ligada à Santa Teresinha do Menino Jesus. O espírito de devoção filial para com Maria marcou a vida inteira dessa pequenina grande Santa. Sensibilíssima e precoce, decidiu se dedicar à Deus desde a infância. E fez de sua vida consagrada uma singular projeção missionária da Virgem Santíssima. Por isso, é modelo de empenho missionário, sem nunca ter saído do Carmelo de Lisieux, França. 

Nossa Senhora da Boa Morte - 15 de Agosto

Nossa Senhora da Boa Morte 
Dormição de Maria
 

"Maria é a primissa da glorificação do corpo
 
e da alma, assegurada por Cristo no final
 
dos tempos".
 
Inácio Maria Calabuig

A devoção à Nossa Senhora da Boa Morte chegou aos cristãos do Ocidente, através da tradição cristã do Oriente, sob o título de "Dormição da Assunta". Talvez, esse seja o culto mariano mais antigo, iniciado logo nos primeiros séculos do cristianismo. 

Nossa Senhora da Ajuda - 15 de Agosto

Nossa Senhora da Ajuda 

Nossa Senhora da Ajuda passou a ser
 
invocada também sob os títulos:
 
"ajuda dos cristãos",
 
"consolo dos aflitos",
 
"saúde dos enfermos".
 

"Para tudo sinto forças, Naquele que
 
me conforta". Fl 4,13

A intensidade da devoção mariana dos cristãos, ao longo dos séculos, perpetuou essa vontade expressa pelo Redentor na agonia da Cruz. Muitos templos foram erguidos em agradecimento à Divina Mãe que sempre intercede pela ajuda à seus filhos, junto ao Senhor. Assim, Nossa Senhora passou a ser venerada sob os títulos: "ajuda dos cristãos", "consolo dos aflitos", "saúde dos enfermos" e tantos outros, que nomearam pessoas e localidades, no mundo inteiro. 

Nossa Senhora Achiropita - 15 de Agosto

Nossa Senhora Achiropita 

Icone original nunca restaurado da
 
Catedral de Rossano Calabro
 

"Nenhum daquele que ainda é escravo
 
dos desejos e da vontade da carne é
 
digno de aproximar-se de ti "
 
Santo João Crisóstomo

O oculto à Nossa Senhora Achiropita surgiu no período romano-bizantino do final do século VI na região da Calábria, Itália. O idioma falado era o grego e deu origem ao nome desta devoção mariana tão antiga da tradição cristã. Tudo começou no ano 580, quando a embarcação do capitão Maurício, desviada pelas correntes marítimas, aportou numa pequena aldeia calabresa. Nela havia uma comunidade eremita guiada pelo monge Éfrem, um rico nobre que abandonou o mundo para se dedicar à Deus. O monge foi ao encontro do capitão e lhe profetizou: "Não foram os ventos que te conduziram para cá, mas a Mãe de Deus, para que tu lhe construas um templo neste local". Dois anos depois, Maurício assumiu o trono de Bizâncio. 

Nossa Senhora da Abadia - 15 de Agosto

Nossa Senhora da Abadia 

O chamado da Santíssima Mãe ecoará sempre
 
através do tempo: "Porque o Senhor Javé nada
 
faz sem revelar o seu segredo aos profetas, seus
 
servos".
Am 3, 7

A história da devoção de Nossa Senhora da Abadia está ligada ao Mosteiro, ou Abadia da Ordem de Cister, do povoado de Bouro de Santa Maria, município de Amares, distrito de Braga, em Portugal. 

Nossa Senhora da Guia - 15 de Agosto

Nossa Senhora da Guia 

Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”, que significa “Condutora”, “Guia” de Jesus desde a infância até o início de sua vida pública, conseqüentemente invocada como guia e protetora do povo de Deus.

Assunção de Nossa Senhora - 15 de Agosto


Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 15/08/2012

15 de Agosto de 2012

 

Mateus 18,15-20