segunda-feira, 18 de agosto de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 18/08/2025


Tema do dia

PAI, AJUDA-NOS A VIVER O TEU MANDAMENTO DE AMOR EM NOSSO DIA A DIA

O Senhor não nos abandona, apesar de nossas infidelidades, mas sempre busca reconduzir-nos ao seu caminho. Somos convidados a seguir unicamente nosso Deus e não deixar que nada ocupe seu lugar em nossa vida.
Fonte: Arquidiocese BH em 16/08/2021

As palavras dos Papas

Jesus dá aos discípulos — e também a nós hoje — o seu ensinamento: «Como é difícil, para aqueles que possuem riquezas, entrar no reino de Deus!» (v. 23). Ouvindo estas palavras, os discípulos ficaram desapontados; e ainda mais quando Jesus acrescentou: «É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus». Mas, vendo-os admirados, disse: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível» (cf. vv. 24-27). Assim comenta são Clemente de Alexandria: «A parábola ensina aos ricos que não devem descuidar a sua salvação como se fossem já condenados, nem devem abandonar a riqueza nem condená-la como insidiosa e hostil à vida, mas devem aprender de que modo usar a riqueza e conquistar a vida» (Os ricos poderão salvar-se?, 27, 1-2). A história da Igreja está cheia de exemplos de pessoas ricas, que usaram os próprios bens de modo evangélico, alcançando também a santidade. Pensemos apenas em são Francisco, em santa Isabel da Hungria ou em são Carlos Borromeu. A Virgem Maria, Sede da Sabedoria, nos ajude a acolher com alegria o convite de Jesus, para entrar na plenitude da vida. (Papa Bento XVI, Angelus de 14 de outubro de 2012)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Segunda-feira, 20ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Jz 2,11-19)
20ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 18/08/2025

Leitura do Livro dos Juízes

Naqueles dias 11os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cananeus. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor.
13Afastaram-se do Senhor, para servir a Baal e a Astarte. 14Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema.
16Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores. 17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles.
18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 105(106),34-35.36-37.39-40.43ab e 44 (R. 4a)
20ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 18/08/2025

— Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
— Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

— Não quiseram suprimir aqueles povos, que o Senhor tinha mandado exterminar; misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados.
— Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles; pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios.
— Contaminaram-se com suas próprias obras, prostituíram-se em crimes incontáveis. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo e o Senhor abominou a sua herança.
— Quantas vezes o Senhor os libertou! Eles, porém, por malvadez o provocavam, mas o Senhor tinha piedade do seu povo, quando ouvia o seu grito na aflição.

Evangelho (Mt 19,16-22)
20ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 18/08/2025



Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus!

 Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Ela é minha Mãe! Durante a vida, guia meus passos ao Céu; na morte, acompanhará minha alma; e espero receber de suas mãos a coroa eterna, na glória.



Ela é minha Mãe!
Durante a vida, guia
meus passos ao Céu;
na morte, acompanhará
minha alma; e espero
receber de suas mãos:


A Coroa Eterna,
na Glória.

Move-te em mim (O Espírito de Deus está neste lugar)



Canal do Youtube - rccdiamantino

Publicado em 8 de fev. de 2011

Dia da semana: Segunda-feira - Dedicado ao: Espírito Santo e as Almas do Purgatório - ORAÇÃO PELAS ALMAS - O Terço das Almas


Oração das Almas

Ó Deus, que usais de misericórdia e sempre estais disposto a perdoar, humildemente vos pedimos que tenhais pena das almas dos fiéis defuntos enterrados no cemitério.
Não entregueis esses vossos servos ao poder do inimigo, nem deles vos esqueçais para sempre; mas ordenai aos vossos santos Anjos que os recebam e conduzam à pátria eterna, o paraíso. E já que em sua vida na terra confiaram em vossa misericórdia, não permitais que eles venham a sofrer na mansão dos mortos, mas ao contrário, fazei que a sua esperança se torne realidade, ao entrar na posse da felicidade eterna.

V. Que as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
R. Amém.
V. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
R. E a luz Perpétua os ilumine.
V. Descansem em paz.
R. Amém!
Reze: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai

O TERÇO DAS ALMAS



TERÇO

Sinal da Cruz, Pai Nosso, Ave Maria, Creio.

1° mistério:

Senhor Jesus, derramai sobre as almas dos sacerdotes e religiosos as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes)

Após cada Mistério, dizer:

Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso, que a luz perpétua as ilumine.

2º Mistério:

Senhor Jesus, derramai sobre as almas mais devotas de Nossa Senhora as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes).

3° Mistério:

Senhor Jesus, derramai sobre as almas dos nossos parentes, amigos e benfeitores as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes).

4° Mistério:

Senhor Jesus, derramai sobre as almas de todos os fiéis defuntos as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes).

5° Mistério:

Senhor Jesus, derramai sobre as almas das crianças abortadas, as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes).

Salve Rainha

Oração

Ó Deus, Criador e Redentor dos vossos fiéis, dai aos vossos filhos e filhas a remissão de todos os pecados, a fim de que obtenham com nossas súplicas o perdão que sempre desejaram. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Canal do YouTube: Vivendo o Agora

Dia da semana: Segunda-feira - Dedicado ao: Espírito Santo e as Almas do Purgatório - ORAÇÃO PARA PEDIR OS FRUTOS DO ESPÍRITO - Terço do Espírito Santo


ORAÇÃO PARA PEDIR OS FRUTOS DO ESPÍRITO

Senhor,
recebemos de vossas mãos
as sementes da liberdade, da justiça, do amor e da paz.
Fazei de nós semeadores da boa semente.
Que o vosso Espírito nos conduza nesta missão
de semear fraternidade e promover a vida.
Livrai-nos das ervas daninhas
do egoísmo, da injustiça e de todo mal.
Quando ela cresce entre nós
dá frutos amargos de “fornicação, impureza
libertinagem, idolatria, superstição, inimizades,
brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas,
vícios, orgias e outras coisas semelhantes”.
Livrai-nos destes frutos de morte!
Que a vossa boa semente,
regada pela Água Viva do vosso Espírito,
dê abundantes frutos de vida.
Dai-nos, Senhor, os doces frutos do Espírito Santo:
“caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade,
fidelidade, brandura e temperança”.
Que o Dom do Amor, derramado em nossos corações,
possa frutificar cada vez mais
a fim de saciar quem tem fome e sede de justiça.
Mas que nossos frutos de solidariedade e de promoção humana
possam saciar também tantos irmãos e irmãs
famintos de pão, de saúde, de emprego e de escola.
Senhor, presente no supremo fruto da Eucaristia,
fazei de nós hóstias vivas
para alimentar vosso povo faminto de pão e de esperança.
Enviai o vosso Espírito,
doador de todos os dons,
e dai-nos os vossos frutos de Amor. Amém.

Fonte: Canção Nova


Oração do Angelus - Padre Antonello - Como rezar o Ângelus




Como rezar o Ângelus:

1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
- E Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Ave Maria...

2) Eis aqui a serva do Senhor.

- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...

3) E o Verbo Divino se fez homem,

- e habitou entre nós.
Ave Maria...

4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)

Terço: Mistérios Gozosos - Segunda-feira e Sábado


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos




"Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor."
São João Paulo II

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 17/08/2025

ANO C


SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Ano C – Branco

(Semana de oração, reflexão e ação sobre a Vocação Religiosa na Igreja)

“Bem-aventurada aquela que acreditou” Lc 1, 45

VOCAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA:
Religiosos(as) e consagrados(as) seculares

Lc 1,39-56

Ambientação

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Celebramos a Assunção de Nossa Senhora que, em vista de sua maternidade divina, isenta de todo pecado desde sua Conceição Imaculada, foi elevada aos céus. A glorificação de Maria é, ao mesmo tempo, prêmio de sua fé e meta final dos cristãos.
https://diocesedeapucarana.com.br/storage/105264/17-de-agosto-de-2025---assuncao-de-nossa-senhora.pdf

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, hoje a Igreja se enche de júbilo para celebrar a Solenidade da Assunção da Mãe do Senhor. Sendo “cheia de graça”, o Pai quis associá-la plenamente ao mistério pascal de seu Filho, elevando-a à glória celeste. A Virgem Mãe intercede por nós na eternidade e é sinal de esperança para a Igreja, que, como ela, caminha rumo ao Reino definitivo e à sua glorificação. Ao recordarmos hoje também a Vida Consagrada, contemplemos Maria como modelo de entrega total ao projeto divino. Ao Pai, que adornou Maria com as mais belas joias da graça, elevemos nosso hino de louvor.
https://arquisp.org.br/wp-content/uploads/2025/06/Ano-49C-47-ASSUNCAO-DE-NOSSA-SENHORA.pdf

MARIA, SINAL DE SEGURA ESPERANÇA

Celebrando o mês das vocações, neste Domingo, recordamos a vocação à Vida Consagrada Religiosa e para as novas formas de consagração da vida a Deus, na Igreja. As muitas formas de Vida Consagrada são uma riqueza e expressam, de diversos modos, a dinâmica da vida segundo o Evangelho, que se renova sempre. Os consagrados e consagradas no carisma da Vida Religiosa ajudam muito a Igreja a dar o testemunho do Evangelho no mundo e a cumprir a sua missão evangelizadora.
Hoje olhamos para Maria, elevada ao céu em corpo e alma. Essa é uma verdade de fé muito bonita e cheia de esperança. Ao anunciar que Deus já elevou a Mãe de Jesus ao céu em corpo e alma, a Igreja se alegra e agradece porque Maria está bem perto de Deus, como mãe e intercessora por todos os “irmãos de Jesus” O que ela mais deseja e pede a Deus é que todos nós, que também somos seus filhos, estejamos um dia com ela no céu, alegrando-nos na vida feliz e contemplando a face de Deus.
Neste Ano Jubilar, recordamos que Maria elevada ao céu é para todos nós um sinal de esperança segura: o que Deus realizou nela, é uma promessa firme de que também o realizará por nós, se formos fiéis a Deus como ela foi. Ela é a “mãe dos peregrinos”, que ainda caminham neste mundo rumo à casa do Pai na Jerusalém celeste. Ela é a “mãe da esperança” segura, que não desilude e enche de alegria, mesmo a quem ainda vive entre as lutas, tristezas e sofrimentos deste mundo.
Desejo lembrar aqui algumas das belas palavras que o Concílio Vaticano II dedicou a Maria no final do Documento Lumen Gentium, sobre a Igreja: “A Mãe de Jesus, tal como está nos céus já glorificada em corpo e alma, é a imagem e o começo da Igreja como deverá ser consumada no tempo futuro. Assim também brilha aqui na terra como sinal de esperança segura e do conforto para o povo de Deus em peregrinação, até que chegue o dia do Senhor” (cf 2Pd 3,10).
E o Concílio recomenda: todos os fiéis cristãos supliquem à Mãe de Deus e Mãe dos homens “para que ela, que com suas preces assistiu às primícias da Igreja, também agora, exaltada no céu sobre todos os bem-aventurados e anjos, na comunhão de todos os Santos, interceda junto a seu Filho até que todas as famílias dos povos (...) sejam felizmente congregadas na paz da Santíssima e Indivisa Trindade” (LG 68).
Os consagrados e consagrados na Vida Religiosa e nas novas formas de Vida Religiosa inspiram-se muito na fé de Maria e também na promessa que ela representa para todo cristão. Também eles são, ainda neste mundo, “grandes sinais” do mundo futuro e da vida futura que já chegou a nós, mas que se tornará plena na “casa do Pai’, na vida eterna. Rezemos pelas vocações à Vida Consagra- da na Igreja.
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
https://arquisp.org.br/wp-content/uploads/2025/06/Ano-49C-47-ASSUNCAO-DE-NOSSA-SENHORA.pdf

Comentário do Evangelho

A Assunção de Maria: Sinal de Vitória e Esperança


Neste domingo, a Igreja celebra a Assunção de Maria ao céu. Embora o dogma tenha sido formalmente proclamado pelo Papa Pio XII no século XX, os fiéis sempre acreditaram na santidade de Maria e em sua participação na glória de Deus. Ela, ao lado de seu Filho, inaugura o destino final dos cristãos, sinalizando a vitória definitiva sobre o mal, como mostrado no primeiro sinal do Apocalipse, que descreve uma mulher revestida de sol, com a lua sob seus pés e coroada com doze estrelas, representando a realeza e a vitória sobre o dragão, Satanás.
São Paulo, em sua carta aos coríntios, também fala da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, especialmente por meio de sua ressurreição, que abre o caminho para nossa própria ressurreição. A Assunção de Maria reflete esta verdade: pela obediência de Maria ao plano divino, ela é a primeira a experimentar essa glória, servindo de modelo para todos os cristãos.
Ao receber a notícia de que seria a mãe do Salvador, Maria, com humildade e fé, apressou-se a ajudar Isabel. Quando as duas mães se encontram, o bebê João Batista, no ventre de Isabel, salta de alegria, reconhecendo a presença do Messias. A saudação de Isabel, proclamando Maria como a bem-aventurada, reflete a presença de Deus em sua vida. Maria, em resposta, entoa o Magnificat, um cântico de louvor pelas maravilhas do Senhor.
Que a Assunção de Maria fortaleça nossa esperança, incentivando-nos a viver com fé e fidelidade, para que também possamos um dia compartilhar da glória de Deus.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-assuncao-de-maria-sinal-de-vitoria-e-esperanca/

Reflexão

Na festa da Assunção de Nossa Senhora, a liturgia nos apresenta o Evangelho da visitação de Maria a Isabel, necessitada de ajuda. A solidariedade é própria das mulheres. A presença de Maria provoca muita alegria na família visitada. As duas mulheres se alegram e se cumprimentam com elogios. Isabel proclama Maria abençoada entre as mulheres e se alegra por acolher a Mãe do Senhor. Maria, por sua vez, engrandece o Senhor por ter dado tão grande alegria e esperança aos pobres. O cântico de Maria nos revela um Deus misericordioso, inclinado aos pobres, e um Deus que mostra sua força contra as injustiças. Pela fé de Maria, conclui-se a obra da salvação, iniciada com Abraão. O cântico de Maria está entre o tempo da espera (Antigo Testamento) e o tempo da realização (Novo Testamento). A exemplo de Maria, todo filho e filha de Deus é convidado a elevar um “magnificat”, dando graças pelas grandes obras que Deus realiza em favor da humanidade.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/17-domingo-9/

Reflexão

«A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador»

Dom Josep ALEGRE Abade emérito de Santa Mª Poblet
(Tarragona, Espanha)

Hoje celebramos a solenidade da Assunção de Santa Maria em corpo e alma aos Céus. «Hoje diz São Bernardo sobe ao Céu a Virgem cheia de glória e enche de gozo os cidadãos celestes». E acrescentará essas preciosas palavras: «Que presente mais maravilhoso nossa terra envia hoje ao Céu! Com esse gesto sublime de amizade que é dar e receber se fundem o humano e o divino, o terreno e o celeste, o humilde e o nobre. O fruto mais escolhido da terra está aí, de onde procedem as melhores dádivas, e as oferendas, de maior valor. Elevadas às alturas, a Virgem Santa esbanjará suas graças aos homens».
A primeira graça é a Palavra, que Ela soube guardar com tanta fidelidade no coração e fazê-la frutificar desde seu profundo silêncio acolhedor. Com esta Palavra em seu espaço interior, gerando a Vida em seu ventre para os homens, «Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel» (Lc 1,39-40). A presença de Maria fez a alegria transbordar: «Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre» (Lc 1,44), exclama Isabel.
Principalmente, nos faz o dom de seu louvor, sua mesma alegria feita canto, seu Magníficat: «A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador...» (Lc 1,46-47). Que presente mais formoso nos devolve hoje o céu com o canto de Maria, feito Palavra de Deus! Neste canto achamos os indícios para aprender como se fundem o humano e o divino, o terreno e o celeste, e chegar a responder como Ela ao presente que nos faz Deus em seu Filho, através de sua Santa Mãe: para ser um presente de Deus para o mundo e, amanhã, um presente de nossa humanidade a Deus, seguindo o exemplo de Maria, que nos precede nesta glorificação à qual estamos destinados.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «A festa da Assunção de Nossa Senhora nos propõe a realidade dessa alegre esperança. Ainda somos peregrinos, mas Nossa Mãe nos precedeu e já nos indica o fim do caminho: Ela nos repete que é possível chegar e que, se formos fiéis, chegaremos» (São Josemaria)

- «Nesta Solenidade da Assunção olhamos para Maria: Ela nos leva à esperança, a um futuro cheio de alegria e nos ensina o caminho para alcançá-lo: acolher o seu Filho na fé; nunca perder a amizade com Ele, mas deixar-se iluminar e guiar pela sua palavra» (Bento XVI)

- «Terminado o curso da sua vida terrena, a santíssima Virgem Maria foi elevada em corpo e alma para a glória do céu, onde participa já na glória da ressurreição do seu Filho, antecipando a ressurreição de todos os membros do Seu Corpo» (Catecismo da Igreja Católica, nº 974)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-08-15

Reflexão

O Céu tem um coração (Assunção de Maria)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, cumprem-se novamente as palavras proféticas (e inspiradas) de Santa Maria: é bendita entre todas as mulheres. Pelo poder do Espírito Santo, Maria foi elevada, com a sua humanidade concreta, para o lado do Filho, na glória de Deus Pai.
Em Deus, também há lugar para o corpo. O céu, para nós, já não é uma esfera longínqua e desconhecida. Temos aí uma mãe: a própria Mãe do Filho de Deus. O céu está aberto, o céu tem um coração. Maria é, em Deus, rainha do céu e da terra. Precisamente porque está “em” e “com” Deus, está muito perto de cada um de nós. Quando estava na terra, só podia estar assim tão perto de algumas pessoas; agora Maria participa da proximidade de Deus conosco.
—Jesus, a minha morada definitiva é o céu. Desde ali, Maria anima-nos com o seu exemplo a acolher a vontade do Pai e a não nos deixarmos seduzir pelo enganador fascínio das coisas passageiras.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-08-15

Comentário do Evangelho

A Mãe de Deus é levada ao céu em corpo e alma


Hoje, cumprem-se as palavras proféticas da oração da Virgem Maria: todas as gerações a felicitam. Não é caso para menos! A Mãe de Deus é elevada ao céu: toda Ela!, com toda a sua humanidade, alma e corpo! Os anjos assombram-se perante tanta beleza. Com o tempo, também nós seguiremos os passos da Nossa Mãe: também com alma e corpo!
- Portanto…, cuidadinho, cuidadinho com o corpo! No céu só há lugar para os “corpos ecológicos” (para as farras há um lugar “alternativo”).
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-08-15

HOMILIA

A PALAVRA: DOS OUVIDOS AO CORAÇÃO!

Hoje rezamos: Ó Deus, “elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho”. Em Maria, sua Mãe, que Ele nos deu como mãe, celebramos nossa divina dignidade humana, inclusive de nosso corpo. Jesus-Deus o assume através dela, na força do Espírito.
Assim, em Jesus, Deus torna-se humanizado, assumindo não só forma e sim condição humana. E no mesmo mistério, em Jesus, nós, seres humanos, tornamo-nos divinizados. Assumimos não apenas aparência e sim condição divina. Deus que jamais teve corpo humano, em Jesus, Ele o assume e lhe dá sua própria condição divina. Nós inteiros, corpo e alma, em Jesus, se seguirmos os passos de nossa Mãe, assunta aos céus, um dia estaremos com ela, acolhidos pelo mesmo Deus, que já a recebeu em sua intimidade.
O cerne de tudo é nos unirmos vitalmente a Jesus, nossas “primícias”. Entre as primícias, no caso humano, entre o primeiro fruto do ventre humano ou filho “primogênito” e os demais frutos ou filhos, acontece uma ligação muito forte a ponto de a condição ou realidade das primícias ou do primogênito passar para os demais frutos ou filhos.
Assim, é Jesus que abre para sua Mãe, e também para todos nós, esse caminho de assunção, de sermos levados ao céu em corpo e alma humanos, realidade que Ele-primícias ou primogênito, assumiu em sua encarnação.
Sim, vencendo o último inimigo que é a morte, “Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram” ou ainda passarão pela experiência da morte. Mas, sua ressurreição consumou-se não na terra, mas nos céus. Sim, ressuscitado, Ele retorna para a plena vida divino-trinitária que vivera desde sempre, até sua encarnação. Mas, retorna inteiro, divino-humano como vivera aqui. Então, unidos a Ele morto-ressuscitado, com Ele, nós igualmente inteiros, em corpo e alma, estaremos com Ele, a partir de um dia, para toda a eternidade. Que sublimidade, inclusive, para nosso humano corpo!
A nós cabe, nos passos de Maria, apressada serva de Isabel, viver os mesmos sentimentos e atitudes de Jesus-primícias, principalmente seu amor-serviço; passar a vida fazendo o bem aos necessitados.
Isso não é fácil: na imagem com que lemos as atitudes de Maria, ela é a “mulher vestida de sol”, cheia de Deus ou de graça. Está grávida e já em vias de dar à luz. Mas, junto dela, pronto para a ação, um grande dragão, cor de fogo, só esperando para lhe devorar o filho, tão logo o dê à luz. E o parto acontece, mas Deus recolhe o filho junto de si, e a mulher foge para o deserto, refúgio que Deus lhe prepara.
Não é fácil nossa vida de seguimento a Jesus-primícias, mas Deus nos garante pleno sucesso, se a quisermos.
Pe. Domingos Sávio, C.Ss.R.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=17%2F08%2F2025&leitura=homilia

Coleta
— OREMOS: DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver sempre atentos às coisas do alto para merecermos participar de sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. — Amém.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=17%2F08%2F2025&leitura=meditacao