terça-feira, 30 de julho de 2013

Santo Inácio de Loyola - 31 de Julho



Santo Inácio de Loyola, reconhecido tendo a alma maior que o mundo

A única ambição de santo Inácio de Loyola tornou-se a aventura de salvar almas e o seu amor a Jesus
Neste dia celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo “uma alma maior que o mundo”.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 31/07/2013

31 de Julho de 2013

Ano C


Mt 13,44-46

Comentário do Evangelho

O Reino dos céus é comparável a bens que ultrapassam em valor o que se pode imaginar.

Falar de tesouro e de pérolas preciosas é falar de valores, ou melhor, do valor do Reino dos céus.
Três verbos caracterizam as duas parábolas: “encontrar” (v. 44), “procurar” (v. 45) e “encontrar” (v. 46). As duas parábolas têm em comum esta expressão: “... vende todos os seus bens e compra...”.
A diferença entre as duas parábolas é a seguinte: na primeira, o homem encontra o tesouro, sem buscá-lo; na segunda, ele procura a pérola preciosa. Estas duas parábolas são inseparáveis e complementares. Por isso, há de se supor que o comerciante que compra a pérola experimenta a mesma “alegria” que o homem que compra o campo por causa do tesouro.
A conclusão que se pode tirar destas parábolas é relativamente simples: o Reino dos céus é comparável a bens que ultrapassam em valor o que se pode imaginar. A quem o encontra é exigido o engajamento de toda a vida para adquiri-lo. Possuí-lo é uma grande alegria.
Carlos Alberto Contieri, sj

Vivendo a Palavra

O Reino do Céu é o tesouro que descobrimos dentro de nós. Quando o encontramos, vendemos o que possuímos. Vencendo nosso egoísmo, desejos e paixões, colocamos o que temos a serviço da comunidade e assim tomamos posse do tesouro, compartilhando-o alegremente com os irmãos.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra a parábola na qual Jesus compara o Reino de Deus com um tesouro e com uma pérola. A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo. A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas. E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.

Meditação

Jesus me ensina que o Reino do Pai é um grande tesouro. Acredito nisso? Demonstro a fé que tenho através de atos concretos? - Estou convencido de que vale a pena perder tudo para ganhar o tesouro do Reino de Deus? - Valorizo a vida que Deus me deu? - Procuro produzir frutos em vista do Reino dos Céus? Jesus quer que cada um de nós seja sinal de sua presença no mundo!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. O Reino de Deus é para todos
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Muda-se o contexto, mudam-se os ouvintes, provavelmente Jesus acabou de chegar do campo e entrou na cidade, lá na zona rural o Reino era semente e fermento, agora na cidade ele é um tesouro e uma pérola preciosa. A diferença entre as duas parábolas é que agora, descobrindo este reino dentro de si, é preciso tomar a decisão: que importância tem o Reino na minha vida? Jesus e seu evangelho é apenas mais uma Filosofia de Vida entre tantas, ou é o único? O Reino de Deus não é uma mercadoria exposta na vitrine, em meio a outras.

Ao descobrir o tesouro escondido em um sítio, o homem da primeira parábola o escondeu de novo. Ninguém sabia que ele já tinha descoberto o tesouro, era alguém em meio a multidão, porém sentia-se especial pois o tesouro descoberto tornara-se a coisa mais importante da sua vida, mas para que fosse seu, teria de abrir mão de tudo o mais que possuía e foi o que fez...

Mas qual a diferença entre as duas parábolas que parecem tão iguais? Na primeira, o homem encontrou o tesouro por acaso, e na segunda o negociante estava à procura de uma preciosidade. Isso significa dizer que de algum modo, Deus revela o seu reino a todos os homens, nenhum ser humano passará por esta vida sem que a Graça de Deus o toque e o alcance. É uma ocasião única que ele deve aproveitar bem, descobrindo que vale a pena relativizar tudo nesta vida, aceitando como absoluto apenas Deus e os desígnios do seu Reino, que Jesus um dia plantou no meio de nós.

Ocorre que muitas vezes, jogamos toda a nossa existência fora, por causa de “quinquilharias” que nada valem, ou de certas pérolas reluzentes, mas que são falsas e não tem valor algum e que passamos vida inteira correndo atrás.

2. O Reino dos céus é comparável a bens que ultrapassam em valor o que se pode imaginar.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Carlos Alberto Contieri, sj - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
ORAÇÃO
Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo.

3. DECISÃO RADICAL
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A relação do discípulo com o Reino deve ser de exclusividade. Em sua vida, nada pode apresentar-se como concorrente desse Reino, pois este tem a primazia em tudo, deve ser o ponto de referência para tudo, o eixo de sua existência. E tudo isto se explica como adesão e serviço total ao Reino.

Jesus comparou a radicalidade desta opção com o gesto de um homem que, ao descobrir um tesouro escondido num campo, cheio de alegria vendeu quanto possuía e adquiriu aquele campo. Essa descoberta levou-o a redimensionar o valor de suas propriedades. A posse do tesouro justificava desfazer-se de tudo o mais.

Outro ponto de comparação foi a atitude de um comerciante de pérolas preciosas: ao encontrar uma de grande valor, decidiu desfazer-se de todos os seus bens, só para adquiri-la. A posse da pérola levou-o a dar uma reviravolta em sua vida: todas as demais pérolas que possuía, bem como outras eventuais propriedades, pouco valor tinham para ele. A posse da pérola preciosa era suficiente para fazê-lo feliz.

O mesmo se passa com o Reino. Ele constitui a alegria do discípulo, embora tivera de renunciar ao que antes lhe parecia precioso. Por causa do Reino, o discípulo é capaz de tomar decisões radicais.
Oração
Senhor Jesus, que eu me desfaça, com coragem e alegria, de tudo quanto me impede de colocar o Reino como centro de minha vida.
Um tesouro para o nosso coração
O Reino dos Céus é um verdadeiro tesouro escondido. Tesouro para a nossa alma. Um tesouro para o nosso coração.
Hoje, a Liturgia nos dá a graça de celebrarmos Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus (os jesuítas), tão importante na evangelização do Brasil.
Lembrando os seguidores de Santo Inácio entre nós, tivemos o padre Manoel da Nóbrega, o beato José de Anchieta e tantos outros. E é claro, lembramos nesse dia do nosso Papa Francisco, que também pertence à Companhia de Jesus.
Santo Inácio de Loyola foi muito importante pelos seus “Exercícios Espirituais”, que nos ajudam a meditar com muita profundidade e fazermos o discernimento do que é de Deus e do que não é de Deus, daquilo que edifica a alma e daquilo que não a edifica.
Por isso, a riqueza de Santo Inácio de Loyola nos ajuda a compreender a importância do Reino dos Céus em nossa vida, porque esse Reino é um verdadeiro tesouro escondido. Tesouro para a nossa alma. Um tesouro para o nosso coração.
Esse Reino é comparado a pérolas preciosas. Quando alguém encontra um tesouro, ele o esconde num lugar muito especial. Primeiramente, para proteger, guardar, ter segurança. E também para não perder esse tesouro.
Ninguém quer perder tesouro, perder ouro ou uma pérola de valor inestimável. E aí eu quero dizer a você: não existe nada mais precioso, mais valoroso – para aquele que encontrou o sentido da vida no Evangelho de Cristo – do que o próprio Jesus.
Mas se você não cuida, não valoriza, não dá o valor que esse tesouro tem, você corre o risco de perdê-lo!
Saibamos, na nossa vida, ter todo o cuidado, e a cada dia mais renovar esse cuidado pelas coisas preciosas que são os tesouros do céu.
Que preciosa é a Palavra de Deus! Que respeito eu preciso ter para com ela! Que lugar especial deve ocupar a Palavra de Deus na minha vida, de modo a não considerá-la como uma coisa entre tantas outras.
Se eu sei dar valor ao tesouro, esse tesouro faz da minha vida também uma coisa muito preciosa.
Que Deus abençoe você. E que no dia de hoje, você saiba discernir o que é de Deus daquilo que não é de Deus. 

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.Facebook Twitter
LEITURA ORANTE

Mt 13,44-46 - Como um tesouro



Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto Mt 13,44-46, e observo as recomendações de Jesus.
- O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.
- O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.
Jesus diz que o Reino vale muito. Vale tudo o que se tem. É como um tesouro escondido pelo qual vale sacrificar tudo. Ou como um comerciante que encontra uma pérola fina, preciosa. Da mesma forma, vende tudo o que tem e compra esta pérola. Nos dois casos, cabe ao homem, à pessoa, descobrir o tesouro, a jóia e decidir por ela, a ponto de renunciar a tudo mais que tem. É uma renúncia ao transitório e que não merece ser supervalorizado. Uma renúncia por preferir o melhor. O homem, então, dá tudo pelo tudo.

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje?
O maior tesouro, a pérola preciosa é participar do Reino, ou seja da família de Jesus, como os discípulos.
O texto me faz recordar o que disseram os bispos em Aparecida: "Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância. Dessa forma o testemunho de São João no prólogo de seu Evangelho:”A todos aqueles que crêem em seu nome, deu-lhes a capacidade para serem filhos de Deus”, e são filhos de Deus que “não nascem por via de geração humana, nem porque o homem o deseje, mas sim nascem de Deus” (Jo 1,12-13)." (DAp 133).

3.Oração (Vida) 
O que o texto me leva a dizer a Deus?
 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com os bispos da América Latina:
Louvamos a Deus pelo dom maravilhoso da vida e por aqueles que a honram e a dignificam ao colocá-la a serviço dos demais; pelo espírito alegre de nossos povos que amam a música, a dança, a poesia, a arte, o esporte e cultivam uma firme esperança em meio a problemas e lutas.
Louvamos a Deus porque, sendo nós pecadores, Ele nos mostrou seu amor reconciliando-nos consigo pela morte de seu Filho na cruz.
Louvamos a Deus porque Ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida (cf. Jo 6,35).” (DAp 106).

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 

Meu novo olhar é impregnado do espírito de renúncia para conquistar o tesouro do Reino.
 

Bênção Bíblica 
O Senhor o abençoe e guarde! 
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, faze-nos conscientes da presença do teu Reino em nós e entre nós, manifestado por seus sinais. Dá-nos sabedoria para vivê-lo desde agora, esperando sua plenitude no dia em que formos acolhidos por Ti com o abraço paternal e misericordioso. Por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA 31/07/2013




Tema do Dia

Santo Inácio de Loyola

O encontro com Deus faz brilhar nossa face. Brilhava a face de Moisés e continua acontecendo com aqueles que fazem da oração momentos de encontro verdadeiro. Como Inácio de Loyola, cuja face ainda brilha na congregação que fundou – os Jesuítas.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Branco. 4ª-feira da 17ª Semana Tempo Comum
Sto. Inácio de Loyola Presb., memória


Primeira Leitura (Êx 34,29-35)
Santo Inácio de Loyola
Quarta-feira 31/07/13

Leitura do Livro do Êxodo.

29 Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 30 Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandescente, tiveram medo de se aproximar.
31 Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da Comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 32 todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.
33 Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34 Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado.
35 E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento que entrava para falar com o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 98)
Santo Inácio de Loyola
Quarta-feira 31/07/13

— Santo é o Senhor nosso Deus.
— Santo é o Senhor nosso Deus.

— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!
— Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.
— Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.
— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!


Evangelho (Mt 13,44-46)
Santo Inácio de Loyola
Quarta-feira 31/07/13


O tesouro escondido

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém

BOM DIA!!! Uma flor. Uma fonte. Um sorriso. Uma vida. Tudo começa. É importande começar bem. Mais importante, continuar bem. Seja sempre novo a cada momento do seu dia. Para fazer da sua vida uma dádiva sempre nova. Desejo a você um lindo dia!

QUE AGOSTO SEJA BEM VINDO E ME TRAGA MUITAS ALEGRIAS E ESPERANÇAS

QUARTA-FEIRA - TENHA UM DIA FELIZ! - "A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano." João Paulo II

MAIS UMA NOITE CHEGOU! DEIXE A PAZ DOMINAR SEUS SONHOS.

Últimas Notícias »

Últimas Notícias »

Papa Francisco reza pelas vítimas do acidente na região italiana da Campania

Papa Francisco

VATICANO, 30 Jul. 13 / 02:09 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco expressou seu pesar pelo acidente de estrada que deixou 39 mortos na região italiana da Campania, e elevou orações para que Deus lhes conceda o descanso eterno e uma rápida recuperação aos nove feridos em estado grave.

Morreu o Cardeal Tonini aos 99 anos: O mais idoso do Colégio Cardinalício

Cardeal Ersilio Tonini

VATICANO, 30 Jul. 13 / 02:12 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Cardeal Ersilio Tonini, Arcebispo Emérito de Ravenna-Cervia (Itália), e o mais idoso do Colégio Cardinalício, faleceu no domingo aos 99 anos de idade; o Papa Francisco enviou um telegrama onde expressa seu pesar e recorda com admiração a atividade apostólica "fecunda e múltipla" do Cardeal.

Papa Francisco se despede do Brasil cheio de “recordações felizes”, leia o discurso


RIO DE JANEIRO, 28 Jul. 13 / 06:46 pm (ACI/EWTN Noticias).- Na manhã de hoje (28), durante a missa de envio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta disse algumas palavras ao Papa Francisco que, certamente, traduzem o espírito que ficou em cada peregrino brasileiro que participou desta edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

Jovens da JMJ pediram pelas vítimas do trem de Santiago de Compostela

Um dos vagões do trem acidentado. Foto: Flickr de Elentir (CC BY 2.0)

RIO DE JANEIRO, 30 Jul. 13 / 07:39 am (ACI/Europa Press).- Os jovens pediram, durante a Missa de envio da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro (Brasil), pelas vítimas do acidente ferroviário ocorrido na quarta-feira passada em Santiago de Compostela (Espanha), no que morreram 79 pessoas e centenas ficaram feridas.

O Papa Francisco recorda aos jornalistas os ensinamentos da Igreja sobre a homossexualidade


VATICANO, 30 Jul. 13 / 08:14 am (ACI/EWTN Noticias).- No voo de volta a Roma, o Papa Francisco surpreendeu os jornalistas com uma roda de imprensa em que respondeu a suas inquietações. Na última pergunta abordou o tema do lobby gay e recordou os ensinamentos da Igreja sobre os homossexuais.

Conselho de Cardeais se reunirá pela primeira vez com o Papa Francisco de 1 a 3 de outubro

Cardeal Rodríguez Maradiaga fala sobre o trabalho do conselho de cardeais

Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga preside uma Missa em 
uma paróquia no Rio de Janeiro (foto Grupo ACI)

Rio de Janeiro, 30 Jul. 13 / 09:00 am (ACI).- O Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Coordenador do Conselho de oito cardeais que o Papa Francisco nomeou para ajudá-lo com a tarefa de reformar a cúria do Vaticano, disse ao Grupo ACI que a primeira reunião com o Santo Padre será nos dias 1, 2 e 3 de outubro deste ano.