segunda-feira, 13 de novembro de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Santo Estanislau Kostka - 13 de novembro



Em resposta às agressões do irmão, que também eram físicas, e as tentações da corte, o santo e penitente menino permanecia firme em seus propósitos cristãos
O santo, que lembramos com muito carinho neste dia, nasceu na nobre e influente família dos Kostka, a qual possuía uma sólida vida de piedade familiar. Nasceu no castelo de Rostkow, na vila de Prasnitz (Polônia), a 28 de outubro de 1550. Nesse ambiente é que Estanislau cresceu na amizade e intimidade com Cristo.
Quando tinha 14 anos foi estudar em Viena, juntamente com seu irmão mais velho, Paulo. Devido a uma ordem do Imperador Maximiliano I, o internato jesuíta onde estudavam foi fechado, sobrando como refúgio o castelo de um príncipe luterano, que com Paulo, promoveu o calvário doméstico de Estanislau. Em resposta às agressões do irmão, que também eram físicas, e as tentações da corte, o santo e penitente menino permanecia firme em seus propósitos cristãos: “Eu nasci para as coisas eternas e não para as coisas do mundo”.
Diante da pressão sofrida, a saúde de Estanislau cedeu, e ao pedir que providenciassem um sacerdote para que pudesse comungar o Corpo de Cristo, recebeu a negativa dos homens, mas não a de Deus. Santa Bárbara apareceu-lhe, na companhia de anjos, portando Jesus Eucarístico e, em seguida, trazendo-lhe a saúde física, surgiu a Virgem Maria com o Menino Jesus.
Depois desse fato o jovem discerniu sua vocação à vida religiosa como jesuíta, por isso enfrentou familiares e, ousadamente, fugiu sozinho, a pé, e foi parar na Companhia de Jesus. Acolhido pelo Provincial que o ouviu e se encantou com sua história, com somente 18 anos de idade, viveu apenas 9 meses no Noviciado, porque adquiriu uma misteriosa febre e antes de morrer os sacerdotes ouviram do seus lábios sorridentes dizerem: “Maria veio buscar-me, acompanhada de virgens para me levar consigo”.
Santo Estanislau Kostka , rogai por nós!
Fonte: Canção Nova em 2015

Santo Estanislau Kostka


O santo que lembramos com muito carinho neste dia nasceu na nobre e influente família dos Kostka, a qual possuía uma sólida vida de piedade familiar. Nasceu no castelo de Rostkow, na vila de Prasnitz (Polônia), em 28 de outubro de 1550. Seu pai era o príncipe Kotska, um líder militar muito ambicioso. Foi nesse ambiente que Estanislau cresceu na amizade e intimidade com Cristo, que para ele tinha outros desígnios.
Aos 14 anos, Estanislau foi enviado para Viena, juntamente com seu irmão mais velho, Paulo, para cursar os estudos superiores. Devido a uma ordem do Imperador Maximiliano I, o internato jesuíta onde estudavam foi fechado, sobrando como refúgio o castelo de um príncipe luterano que, com Paulo, promoveu o calvário doméstico de Estanislau. Em resposta às agressões do irmão, que também eram físicas, e às tentações da corte, o santo e penitente menino permanecia firme em seus propósitos cristãos: “Eu nasci para as coisas eternas e não para as coisas do mundo”.
Alimentando sua grande devoção a Virgem Maria, estudou sem cessar, vivendo intensamente o espírito do Evangelho e dando testemunho com a sua vida e seu trabalho. Participava diariamente da Missa, dedicava-se à oração e buscava na comunhão o alimento necessário para suas virtudes, a força na luta e a proteção para sua pureza angelical.
Diante da pressão sofrida, a saúde de Estanislau cedeu; e, ao pedir que providenciassem um sacerdote para que pudesse comungar o Corpo de Cristo, recebeu a negativa dos homens, mas não a de Deus. Santa Bárbara apareceu-lhe, na companhia de anjos, portando Jesus Eucarístico e, em seguida, trazendo-lhe a saúde física, surgiu a Virgem Maria com o Menino Jesus.
Depois desse fato, o jovem discerniu sua vocação à vida religiosa como jesuíta, por isso, enfrentou familiares e, ousadamente, fugiu sozinho, a pé, e foi parar na Companhia de Jesus. Acolhido pelo Provincial, que o ouviu e se encantou com sua história, com somente 18 anos de idade, viveu apenas 9 meses no Noviciado porque em 1568 adquiriu uma misteriosa febre e, antes de morrer, os sacerdotes ouviram do seus lábios sorridentes dizerem: “Maria veio buscar-me, acompanhada de virgens para me levar consigo”.
Santo Estanislau Kotska foi proclamado santo pelo Papa Bento XIII, em 13 de novembro de 1726, formando com Luiz Gonzaga e João Berchmans, uma tríade admirável de santos modelos de pureza para a juventude de todos os tempos. Santo Estanislau foi denominado Padroeiro dos noviços e de toda a juventude.
Na mensagem, por ocasião do 450º aniversário da morte de santo Estanislau, em 15 de agosto de 2018, Papa Francisco recorda: “Santo Estanislau ensina-lhes a liberdade, que não é uma corrida às cegas, mas a capacidade de discernir a meta e seguir os melhores caminhos de comportamento e de vida. Ensina-lhes sempre a buscar, antes de tudo, a amizade com Jesus; a ler e a meditar a sua Palavra; a acolher a sua presença misericordiosa e poderosa na Eucaristia, a fim de resistir aos condicionamentos da mentalidade mundana”.
Santo Estanislau Kostka, rogai por nós!

Referências:
vaticannews.va
Livro ‘O Santo do dia’ – Dom Servilio Conti, I.M.C

Santo Estanislau Kostka

Santo Estanislau Kostka
1550-1568

Religioso (1550-1568)
A semelhança do jovem santo polonês com o contemporâneo são Luís Gonzaga é extraordinária. Ambos provinham de rica e nobre família e conservavam a mesma candura em uma sociedade frívola, à qual se subtraíram com coragem, indo fazer parte da Companhia de Jesus.
Aos 13 anos, Estanislau foi confiado aos jesuítas de Viena para completar os estudos. Dado que as autoridades austríacas haviam requisitado o edifício do colégio reservado para os estudantes forasteiros, Estanislau teve de recorrer a um quarto de aluguel, como todos os outros alunos, os quais, todavia, longe dos olhos dos severos mestres, foram presa fácil do belo mundo vienense.
Estanislau, ao contrário, manteve-se devoto e diligente, sem jamais deixar de freqüentar a vizinha igreja. Estava assim amadurecendo o propósito de consagrar-se ao Senhor e, para evitar a recusa do pai, voltou-se diretamente para o padre Pedro Canísio, provincial dos jesuítas e futuro santo.
Eludindo a vigilância do preceptor com um hábil estratagema, Estanislau deixou Viena na volta de Dillingen. A reação do pai foi mais violenta que a prevista: ameaçou de fazer expulsar todos os jesuítas da Polônia, mas o jovem não voltou atrás em seus passos. Foi enviado a Roma para completar o noviciado e os estudos de filosofia no Colégio Romano, acolhido por um outro santo, Francisco de Borja, em outubro de 1567.
Mas restava-lhe só um ano vida. Ele tinha prognosticado que morreria jovem, em um dia dedicado à Virgem, pela qual nutria uma terna devoção. Morreu efetivamente no dia da Assunção. Foi canonizado em 1767.
Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.
Fonte: Paulinas em 2015

São Estanislau de Kostka S.J

Nascimento No ano de 1551

Local nascimento - Polônia

Ordem Jesuíta - Confessor

Local vida - Viena

Espiritualidade - De nobre família foi enviado aos 15 anos para estudar no Colégio dos Jesuítas em Viena, com seu irmão mais velho e dois primos. Porém, um decreto do imperador Maximiliano dissolveu a Companhia de Jesus. O pequeno grupo então hospedaram-se no palácio do príncipe Kimbercker para continuar seus estudos interrompidos. Esse príncipe era um luterano protestante fanático. Estanislau sofreu verdadeiros tormentos pois seu irmão, primo e o príncipe sempre o repreendia por sua fé, ridicularizando-o. Ficou doente por tantos sofrimentos, mas foi curado por Nossa Senhora, que aparecendo-lhe pediu-lhe que se tornasse jesuíta. Seu pai se opôs terminantemente e Estanislau fugiu disfarçado de mendigo: pelo caminho foi pedindo esmolas até chegar em Ausgburgo, a pé, chegando até o provincial - o qual também seria canonizado posteriormente (Pedro Canísio) que prometeu recebê-lo na Ordem, enviando-o novamente para fazer seu noviciado em Roma. Por nove meses fez o Noviciado em intensíssima experiência mística e simplicidade, abrasado pelo amor a Deus. Na véspera da Assunção de Nossa Senhora, como o tinha desejado, faleceu ardendo em febre. Juntamente como são Luiz Gonzaga e João Berckmans, tornou-se padroeiro da juventude. Plenificando sua vida em santidade, aprouve o Senhor tirá-lo do meio das iniqüidades desta Terra com pouca idade.

Local morte - Roma

Morte - No ano de 1568, com apenas 17 anos de idade

Fonte informação - Santo Nosso de cada dia, rogai por nós

Oração - Deus, nosso pai, vós nos chamais a colocar em prática as vossas palavras, a cumprir o vosso mandamento de amor. Somente assim estamos construindo nossa casa sobre a rocha firme e inabalável. Fazei, pois, que jamais omitamos nossos deveres e nosso compromisso com o vosso Evangelho que é servir. Santo Estanislau procurou tornar concreta sua opção de fé, vivendo intensa e profundamente sua curta existência, uma existência cheia de significado e de sentido. Fazei que nós também não sejamos daqueles que apenas falam, mas não fazem. A religião verdadeira aos vossos olhos é aquela que Jesus, vosso Filho, cumpriu com o testemunho de sua vida: Ele me enviou para levar a boa nova aos pobres, curar os corações aflitos, anunciar a redenção aos cativos, e a libertação aos encarcerados, e para proclamar um ano de graça da parte do Senhor (Isaías 61:1-2).

Devoção - Ao ato de confessar as pessoas

Padroeiro - Dos ossos fraturados

Outros Santos do dia - São Bomhomem de Cremona (popularmente conhecido como padroeiro dos negociantes)Leandro (bispo); Diego de Alcalá, Nicolau I (papa); Mítrio, Arcádio, Pascásio, Probo, Eutiquiano e Paulinho; Valentim, Solutor e Vítor, Antonino e Zenina, Germano, Enafa (Vg).

Fonte: ASJ em 2015

LEITURA ORANTE DO DIA 13/11/2023



LEITURA ORANTE

Lc 17,1-6 - Jesus fala de escândalo e fé


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando,
com todos que se encontram neste espaço:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito: Santo. Amém.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 17,1-6
Jesus disse aos seus discípulos:
- Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque. Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: "Me arrependo", então perdoe.
Os apóstolos pediram ao Senhor:
- Aumente a nossa fé.
E ele respondeu:
- Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria.
Refletindo
Jesus fala aos seus discípulos que sempre vai haver escândalos. Escândalo é o que faz tropeçar e cair. Às vezes, caímos. Os outros também caem. Ninguém está isento de cair, pecar. Se o escândalo tem como vítima os pequenos, tem um agravante a mais. Neste texto do Evangelho, Jesus fala também de admoestação ou repreensão. Fala também de perdão. Perdoar sete vezes num dia significa, sempre.
E finaliza, falando da fé, capaz de grandes coisas, ainda se pequena. A força da fé não depende de grandeza, mas de seu ponto de referência que é é Deus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Em Aparecida, os bispos afirmaram: “Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de “autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade” (DAp 248)

É assim que assumimos a Palavra de Deus?
É nossa referência que nos motiva à conversão, nos impulsiona à comunhão e à solidariedade?

E o Papa Francisco advertiu contra o escândalo que causa feridas muito difíceis de curar no povo de Deus e podem matar a esperança. fala da incoerência que acontece com alguns cristãos:  “Muitos cristãos com o seu exemplo distanciam as pessoas, com a sua incoerência, com a própria incoerência: a incoerência dos cristãos é uma das armas mais fáceis que o diabo tem para enfraquecer o povo de Deus e distanciar o povo de Deus do Senhor. Dizer uma coisa e fazer outra”.

“Esta é a incoerência que faz escândalo”, continuou o Santo Padre. “Portanto, devemos nos perguntar: como é a minha coerência de vida? Coerência com o Evangelho? Sou coerente com o Senhor?” (Papa Francisco, novembro 2017)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é para reconhecer nossos erros, admiti-los e mudar de atitude nos nossos relacionamentos.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 13 de novembro, 2ª feira, 32ª Semana do Tempo Comum


13 de novembro, 2ª feira, 32ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 13 de novembro, 2ª feira da 32ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje temos um conjunto de pequenos ensinamentos que Jesus vai transmitir aos seus discípulos: sobre evitar o escândalo, a importância do perdão, a correção fraterna e o tamanho da fé em Deus que devemos ter. Ter fé é, sobretudo, viver de acordo com os valores segundo os quais vivia Jesus. Peça ao Senhor que aumente sua fé, sua confiança no seu amor e o seu desejo de viver os valores do evangelho.

- Escuta o Evangelho de Lucas, capítulo 17, versículos de 1 a 6:

Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que ocorram escândalos, mas ai daquele que os provoca! Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que fazer cair um só desses pequenos. Cuidado, portanto! Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-lhe”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.

- Jesus está dizendo aos seus discípulos que eles devem tomar conta de si mesmos, prestar atenção àquilo que estão fazendo, não causar escândalo, ser capaz de perdoar infinitamente e ter fé sempre. Que revolução nas relações humanas se conseguirmos viver o que Jesus propõe neste evangelho! A fé não pode ser aumentada a partir de fora; ela deve crescer a partir de dentro, como o grão de mostarda. Ter fé é viver de acordo com os valores segundo os quais vivia Jesus. Peça ao Senhor a graça de crer no que Jesus acreditou, defender a causa que Ele defendeu, dar importância ao que Ele dava.

- Na vivência cristã, sua fé se resume a algumas “práticas religiosas” ou é expressão de uma profunda identificação com o modo de ser e de agir de Jesus? Você é capaz de perdoar apesar da mágoa, da raiva e da memória que talvez não te deixa esquecer? Você se lembra que Jesus sempre te perdoa e que ama quem te ofendeu tal como te ama?

- “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda...”, diz Jesus no evangelho de hoje. Só com muita fé em Deus é possível chegarmos ao ponto de ter um amor tão grande que ele nos torne capazes de perdoar. Para quem é ocasião de pecado para o seu irmão, a a Misericórdia de Deus é inesgotável. Assim diz o Pe. Francys Silvestrini Adão neste poema/oração:

Concede-me Senhor
clareza sobre minhas próprias
infidelidades e inconsistências
vergonha por minhas quedas
e falta de generosidade
empatia com os que caem
em pecados diferentes dos meus
e gratidão por Teu perdão
sempre gratuitamente oferecido
a mim e aos outros
Só assim poderei ser
neste mundo
mensageiro de Tua Boa Notícia
reflexo da Tua Misericórdia
expressão do Teu Abraço

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te conceda a graça de viver com confiança, sempre, no seu Amor, na sua companhia pelos caminhos da vida. Peça também a graça de ser misericordioso e também peça pela paz no mundo e em seu coração.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Seja testemunha do Amor e da Fé | Lc 17,1-6 | Padre Adriano Zandoná (13/11/23)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 12 de nov. de 2023

Evangelho (Lucas 17,1-6)

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A sabedoria ama os homens | (Sb 1, 1-7) #1299 - Frei Gilson




Publicado em 13 de nov. de 2023

Deus está em ti | Mãe Maria (13/11/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 13 de nov. de 2023

Homilia Diária - 13.11.2023 | "tu deves perdoá-lo" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 13 de nov. de 2023

Lucas 17,1-6

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

Palavra da Salvação, 13/11/2023 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 12 de nov. de 2023

Segunda-feira, 32ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 17,1-6)

Naquele tempo, 1 Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2 Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3 Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4 Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6 O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | A santidade também é para os jovens (Memória de Santo Estanislau Kostka) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 12 de nov. de 2023

Com apenas dezoito anos de idade, Santo Estanislau Kostka chegou a um grau de santidade que poucos, após muitos anos de caminhada, logram alcançar. E suas principais armas para crescer no amor a Cristo foram a pureza de coração, guardado zelosamente contra todo tipo de indecência, e uma devoção especialíssima à Virgem Maria. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 13 de novembro, e peçamos a Santo Estanislau Kostka que rogue hoje pela nossa juventude, pelos religiosos e todos os seminaristas.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 17,1-6 - 13/11/2023


Jesus conhece você e cuida do seu coração

“Jesus disse a seus discípulos: ‘É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.’” (Lucas 17,1-2)



Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus como ninguém sabe que nós somos seres falíveis, Ele sabe que a nossa natureza humana é marcada pela queda, pelo erro e pela fragilidade. Jesus é conhecedor do coração humano.
O Evangelho nos fala destas possíveis quedas, Jesus deixa muito claro isso, mas o efeito colateral que segue algumas de nossas quedas é o escândalo, isto é, fazer alguém fraquejar na fé ou até mesmo perdê-la totalmente por causa de um contratestemunho nosso.
A palavra “escândalo”, do grego, significa obstáculo, pedra de tropeço, como uma armadilha. A minha ação não se extirpa somente com a confissão sacramental, mas ela deixa um rastro na vida de alguém, são as consequências do meu pecado. Até podemos e devemos buscar a reconciliação com Deus pela graça do sacramento, onde a nossa culpa vai ser perdoada, retirada, mas, infelizmente, o nosso pecado deixa um rastro, deixamos consequências.

Jesus nunca deixa de sinalizar o que pode transformar de verdade o coração do ser humano

Esse é inclusive o drama dos abusos, por exemplo, que temos tentado amenizar, não só no contexto eclesial, mas em todo o contexto da sociedade. As pessoas que sofrem algum tipo de abuso não vivem mais com alegria a sua vida, muitas delas perdem o sentido de viver, não são felizes e passam a vida lutando com esse drama.
Certos atos não podem ser vistos apenas como fraqueza humana, sabemos disso, mas são doenças, desvios, psicoses e até, em alguns casos, crimes hediondos. Precisamos ser muito rigorosos com isso, porém, Jesus nunca deixa de sinalizar o que pode transformar de verdade o coração do ser humano, senão o fato de sentir-se perdoado, responsabilizado, é claro, mas também perdoado. Porque a correção que passa pela reparação da pessoa ofendida e da sociedade também precisa ser completada com o coração da pessoa que errou sendo perdoada pela misericórdia de Deus.
Porque ninguém está condenado a ser um infeliz e um desgraçado para sempre, mas todos podem receber a graça do perdão.
Vamos evitar os escândalos, vamos corrigir quem está errando perto de nós, antes que seja tarde demais e aconteça algo pior. Então, também sejamos prudentes, sejamos atentos às coisas à nossa volta, ajudemo-nos uns aos outros a viver com coerência às nossas vocações, ajudemo-nos uns aos outros para que Jesus Cristo seja credível e a mensagem do Evangelho chegue a muitos corações.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno
Missionário da Comunidade Canção Nova