domingo, 9 de setembro de 2012

LITURGIA DAS HORAS


Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos   


 

São Nicolau de Tolentino - 10 de Setembro


São Nicolau de TolentinoO santo de hoje nasceu na Itália em 1245 dentro de uma família muito religiosa. Seus pais, não podendo ter filhos e para conseguir do Céu a graça de que lhes chegasse algum herdeiro, fizeram uma peregrinação ao Santuário de São Nicolau de Mira na cidade de Bari. No ano seguinte, nasceu este menino e em agradecimento ao santo que lhes tinha conseguido o presente do Céu, puseram-lhe por nome Nicolau.

Com vinte anos, Nicolau ficou impressionado com a pregação de um monge eremita agostiniano. A partir disso, acolheu o desafio da vida monástica como eremita. Ordenado sacerdote em 1270, foi visitar um convento de sua comunidade e lhe pareceu muito formoso e muito confortável e dispôs pedir que o deixassem ali, mas ao chegar à capela ouviu uma voz que lhe dizia: "A Tolentino, a Tolentino, ali perseverará". Comunicou esta notícia a seus superiores, e a essa cidade o mandaram.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/09/2012

10 de Setembro de 2012 


Lucas 6,6-11

LITURGIA DIÁRIA - 10/09/2012

BOA SEMANA!

BOM DIA!

SEGUNDA-FEIRA

Igreja em Comunhão - Tema: Jornada Mundial da Juventude



Igreja em Comunhão - Tema: O Concílio Vaticano II e a Igreja no Brasil.



Bispos e religiosos se encontram no Vaticano para aprofundar atualidade do Concílio Vaticano II

Concílio Vaticano II é tema de encontro em BH

Celebrações de 50 anos do Concílio Vaticano II

Bispos recordam experiências pessoais no Concílio Vaticano II


Segunda-feira, 23 de abril de 2012, 09h46
Nicole Melhado

Da Redação

 
Andréia Britta / CN

Bispos recebem homenagem durante Cerimônia na Canção Nova

O Concílio Ecumênico Vaticano II foi uma verdadeira primavera na Igreja. Entre outras coisas, ele abriu as portas à participação de leigos, com a abertura a novos movimentos e grupos de fiéis, como a Canção Nova.

Na noite desse domingo, 22, a Canção Nova, pertencente a Diocese de Lorena, promoveu uma cerimônia para festejar os 50 anos do início desse Concílio, considerado o maior evento da Igreja no século XX. A homenagem aconteceu no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, em Cachoeira Paulista (SP).

Igreja comemora 50 anos do Concílio Vaticano II

Danusa Rego

Correspondente em Roma

 O Concílio Vaticano II, realizado em 1962, iniciou uma nova etapa na Igreja. A política, as questões sociais, culturais e religiosas motivaram a convocação da Igreja.


Assista à reportagem


Concílio Vaticano II: a Igreja em diálogo com a sociedade moderna

Padres conciliares reunidos na Basílica de São Pedro durante Concílio Vaticano II, em 1963

“Veneráveis irmãos e diletos filhos nossos! Pronunciamos diante de vós, tremendo um pouco de comoção, mas juntamente com uma firmeza de propósito, o nome e a proposta da dúplice celebração: Um Sínodo Diocesano para a diocese de Roma e um Concílio Ecumênico para a Igreja Universal” (Papa João XXIII, em 29 de janeiro de 1959 na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma). Essa foi a primeira vez que o então Papa João XXIII citou a realização de um novo Concílio, que mais tarde se chamaria Concílio Vaticano II, cuja convocação oficial aconteceu somente em 25 de dezembro de 1961, através da Constituição ApostólicaHumanae Salutis. Menos de um ano depois, em 11 de outubro de 1962 iniciou-se oficialmente o o 21º Concílio Ecumênico que mudaria de uma vez por todas, vários aspectos pastorais da Igreja Católica. No primeiro capítulo do documento de convocação do Concílio, o Papa João XXIII explicou o que o levou a fazer tal convite à Igreja Universal.

Objetivo do Concílio Vaticano II

Objetivo do Concílio Vaticano II

Retrospectiva desse grande evento eclesial

Na carta apostólica "No Início do Novo Milênio ", o Santo Padre João Paulo II escreveu: "Concluído o Jubileu, sinto ainda mais interessante o desejo de indicar o Concílio como a grande de que se beneficiou a igreja, no século XX. Nele se encontra uma bússola segura para nos orientar no caminho do século que começa." E um mais na frente diz o pontífice: "No início deste século, o nosso passo tem de tornar-se mais rápido, para percorrer as estradas do mundo."

Concílio Vaticano II

Imagem de Destaque

Concílio Vaticano II

Igreja Católica comemora 50 anos da convocação

Grave crise moral, ateísmo militante, sucessão de guerras sangrentas, ruínas espirituais causadas por tantas ideologias, amplo progresso científico que possibilitou aos homens a criação de instrumentos para a sua destruição. São estes alguns elementos que cercaram o Natal do ano de 1961, dia em que o beato João XXIII deu início àquele que seria um dos maiores acontecimentos dos últimos tempos na vida da Igreja: a convocação do Concílio Vaticano II. 

:: Saiba mais sobre o que o Concílio

No ano de 2011 a Igreja Católica comemora 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II, o qual aconteceu com a promulgação da Constituição Apostólica Humane Salutis. Neste documento o Santo Padre fez um breve resumo das situações políticas, sociais, culturais e, sobretudo, religiosas, que motivaram a convocação do concílio, afirmando que “embora a Igreja não tenha a finalidade diretamente terrestre, ela não pode se desinteressar, no seu caminho, dos problemas e dos trabalhos de cá de baixo”. Meio século se passou, porém, muitos problemas apresentados pelo Papa continuam presentes na sociedade.

BOA NOITE!

Riquezas do Concílio Vaticano II

Concílio Vaticano II - Parte II
Polyana Gonzaga
Redação Portal A12

Ao celebrar os 50 anos da sessão inaugural do 21º Concílio Ecumênico Vaticano II, a Igreja recorda a importância do evento eclesial que transcorreu na presença de 2.448 padres conciliares de todos os continentes com direito a voz e voto.

De acordo com o Prof. Dr. Fernando Altemeyer Júnior, mestre em Teologia pela Universidade de Lovaina, na Bélgica e doutor em Ciências Sociais pela PUC – SP, apenas o Brasil enviou de 11 de outubro de 1962 até 08 de dezembro de 1965, um total de 243 bispos e prelados para participar das quatro sessões conciliares, acrescidos do trabalho de nove peritos entre teólogos, biblistas, liturgistas, comunicadores e canonistas.

Concílio Vaticano II: 'Assembleia procurou esclarecer questões de fé e vida prática da Igreja'

Concílio Vaticano II - Parte I
Igreja Católica comemora 50 anos da convocação

Polyana Gonzaga

Redação Portal A12

Questões sociais, políticas, culturais e religiosas motivaram a convocação da Igreja para o Concílio Vaticano II.

Completando 50 anos de existência neste Ano da Fé, o Concílio Vaticano II foi um momento muito especial para a fé católica.

TEXTOS BÍBLICOS PARA A SEMANA: (10/06 a 16/06/2012)


TEXTOS BÍBLICOS PARA A SEMANA:

2ª Vd – 1Cor 5,1-8; Sl 5; Mc 7,31-37
3ª Vd – 1Cor 6,1-11; Sl 149; Lc 6,12-19
4ª Vd – 1Cor 7,25-31; Cl 3,1-11; Sl 44 (45); Lc 6,20-26
5ª Br – 1Cor 8,1b-7.11-13; Sl 138 (139); Lc 6,27-38
6ª Vm – Nm 21,4b-9; Sl 77 (78); Jo 3,13-17
Sb Br – Hb 5,7-9; Sl 30 (31); Jo 19,25-27
24º DTC. Is 50,5-9; Sl 114 (115),1-2.3-4.5-6.8-9 (R/. 9); Tg 2,14-18; Mc 8,27-35 (Duas reações de Pedro)

BOA TARDE!

FRASE DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ



Angelus - Oração do meio dia


"Angelus" 

 Oração do meio dia


V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.