segunda-feira, 30 de maio de 2022

Palavra se fez carne - 30 de maio, 2ª feira da 7ª Semana da Páscoa.


30 de maio, 2ª feira da 7ª Semana da Páscoa.

- Hoje é dia 30 de maio 2ª feira da 7ª Semana da Páscoa.

- “No mundo tereis provações. Mas tende coragem. Eu venci o mundo”, disse Jesus a seus discípulos. Coragem é o que a vida requer de nós, já dizia Guimarães Rosa. “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” Se a máxima do genial escritor mineiro vale para todos, quanto mais para nós cristãos. Somos herdeiros de Jesus, aquele que enfrentou as adversidades do mundo com coragem. Peça ao Senhor coragem a cada dia de sua vida.

- Ouçamos com atenção esse relato, tirado do Evangelho de João, capítulo 16, versículos 29 a 33.

Naquele tempo: Os discípulos disseram a Jesus: 'Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus. Jesus respondeu: 'Credes agora? Eis que vem a hora - e já chegou - em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!'

- Coragem! Uma palavrinha simples, mas que faz a diferença na vida da gente. Ela não é o contrário do medo, mas o antídoto que pode vencê-lo. Não é coisa para gigantes, nem atitude própria dos heróis. É apenas a teimosia de continuar vivendo, resistindo, insistindo, acreditando, esperançando em tempos de tribulação. A coragem põe a gente a caminho; o medo paralisa. A coragem nos leva em direção ao outro; o medo nos distancia das pessoas. A coragem nos faz abrir os braços em acolhida; o medo nos fecha em nosso próprio mundo tenebroso, povoado de fantasmas e ameaças.

- Como enfrentar o medo? Como assumir a atitude corajosa de Jesus diante das ameaças, da perseguição e da morte?

- Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!', diz Jesus. Vencemos o medo certamente não pelas nossas próprias forças, mas pela força daquele que nos chamou e nos amou desde o princípio, pela certeza de que não estamos sós, de que o Pai nos abraça e nos cuida pelo poder de seu Espírito. Diz assim o poema/oração de Solange do Carmo:

Senhor Jesus, Deus da vida,
Somos fracos, mas sabemos que não estamos sós.
O teu Espírito habita em nosso coração.
Ele, que é a promessa do teu Pai,
Ele, que foi enviado por ti para nos capacitar na missão,
Ele é a nossa força,
É a nossa luz
E nos acompanha na dura jornada da vida.
Ainda que venhamos a cair, não estamos sós.
Ainda que venhamos a desanimar, não estamos sós.
Ainda que venhamos a ter muitos medos, não estamos sós.
Grata por nos encher de sua coragem,
Por estar conosco nas empreitadas da vida.
Amém.

- Silencie seu coração e abra-se ao amor do Pai, o mesmo amor que sustentou Jesus na fidelidade na hora da crise, da dor e do sofrimento. Deixe o espírito de Deus te fortalecer, te encorajar para amar sem medidas.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém

Palavra se fez carne - 29 de maio, domingo da Ascensão do Senhor


29 de maio, domingo da Ascensão do Senhor

- Hoje é dia 29 de maio, domingo da Ascensão do Senhor

- Procura no seu interior um lugar de paz, um lugar onde seja possível escutar o silêncio, pois é aí que Deus fala. Não te perturbes, se não conseguires. Oferece ao Senhor o teu desejo e deixa que seja Ele a fazer aquilo que você não consegue. Neste dia em que a Igreja celebra a Ascensão, abra seu coração para escutar as palavras de Jesus. Nossa alegria é Cristo ressuscitado. Ele é a causa de nossa alegria. Ele nos dá vida em plenitude.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, capítulo 24, versículos 46 ao 53:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto'. Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

- A nuvem que “oculta” Jesus, enquanto subia ao céu, não está nos indicando sua “ausência”, mas uma forma distinta de sua presença. Significa que daqui em diante, Jesus estará presente entre nós através de seu Espírito, cuja missão é ser memória permanente e dinâmica para que não nos esqueçamos do que Ele disse e fez. Como Jesus, a única maneira de alcançar a plenitude da vida não é “subir”, mas é “descer” até o mais profundo de nosso ser. Aquele que mais desceu é o que subiu mais alto. Peça ao Senhor que também te abençoe para continuar sendo seu fiel discípulo a cada dia, descendo nas profundezas do seu ser e da vida.

- Jesus abençoa os discípulos e se afasta deles. Você é benção na vida das pessoas? Você usa as redes sociais para “bendizer” ou “mal-dizer”?

- “Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria”, diz o evangelho de hoje. Na experiência da Ascensão, somos movidos e recuperar o ardor e a fascinação pela pessoa de Jesus; somos chamados a ser mensageiros da “conversão pastoral” feita de alegria, beleza, proximidade, encontro, ternura, amor e misericórdia. O poeta e místico indiano Tagore diz assim num poema:

“Dormia e sonhava que a vida era alegria.
Despertei-me e vi que a vida era serviço.
Pus-me a servir e descobri que o serviço era alegria”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que envie seu Espírito e transforme a face da terra, marcada pela destruição do meio ambiente, pela exploração, pela miséria, fome e guerras. Que o Espírito Santo nos inspire maneiras de construir jeito novo de viver, feito de alegria e encontro.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Palavra se fez carne - 28 de maio, sábado da 6ª semana da Páscoa


28 de maio, sábado da 6ª semana da Páscoa

- Hoje é dia 28 de maio, Sábado da sexta semana da Páscoa.

- Hoje somos agraciados com uma palavra de amor e confiança: “Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa”. O Senhor deseja a nossa alegria, Ele quer a nossa felicidade. E nos garante que aquilo que pedimos em nome de Deus, será atendido. É uma ocasião propícia para que aprofundemos a nossa fé e a nossa confiança em Deus. Ele sempre faz o melhor para que possamos ser felizes. Mas nem sempre a felicidade estar em possuir bens, riquezas, privilégios. A felicidade está em uma vida com sentido diante de Deus e dos irmãos. Busque, no silêncio, compreender o mistério do amor do Senhor que lhe garante que Deus atende aos seus pedidos.

- Abra os ouvidos e o coração para acolher o Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 16, versículos 23b a 28.

“Em verdade, em verdade, vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. ‘Eu vos falei estas coisas por meio de figuras. Vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome. E não digo que eu rogarei ao Pai por vós. Pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que saí de junto de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai’.”

- No Evangelho Jesus deixa transparecer que vai enfrentar a paixão e a morte. No entanto, sua palavra é de ânimo e de confiança para os seus discípulos. A morte não será o fim, o que garante a Jesus essa certeza é sua confiança no Pai que não nos abandona, pois Ele nos ama. Ele ama aqueles e aquelas que acreditam e amam o seu Filho. Perseverar no amor a Jesus, ser fiel ao seu seguimento é também acolher o amor generoso e gratuito de Deus. O Pai nos ama como ama o Seu Filho, por isso podemos pedir com confiança e contar que seremos atendidos. Nem sempre seremos atendidos em nossas vontades, mas seremos atendidos naquilo que está em sintonia com o projeto de vida, justiça e fraternidade que Deus tem para toda a humanidade. Peça ao Senhor que te ajude a discernir a vontade Dele em sua vida.

- Recorde a cena Bíblica imagine-se como um dos discípulos ou discípulas do Senhor. Ouça o Senhor repetindo a você: Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

- “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”, diz o evangelho. Para ajudar a refletir, acompanhe o texto desta canção de confiança do Pe. Fábio de Melo:

“Vou cantar teu amor
Ser no mundo um farol, eis-me aqui, Senhor
Vem abrir as janelas do meu coração
E então falarei imitando tua voz
Creio em ti Senhor
Nas pegadas deixadas por ti vou andar
Vou falar do teu coração
Com ternura nas mãos e na voz
Proclamar que a vida é bem mais
Do que aquilo que o mundo ensina
E cantar, cantar o canto ensinado por Deus
Com poesia ensinar nossa fé
Plantar o chão, cultivar o amor
Como poetas que querem sonhar
Pra realizar o que o mestre ensinou
Viemos cear, restaurar o coração
Fonte de vida no altar a brotar, a nos alimentar...”

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, confiante abra o seu coração e peça ao Pai aquilo que mais necessita neste momento de sua vida.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

A fé na adversidade | (Jo 16, 29-33) #770- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 30 de mai. de 2022

Mistérios da Ascensão de Jesus | (Lc 24, 46-53) #769- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 29 de mai. de 2022

Um segredo para o milagre na sua vida | (Jo 16, 23-28) #768- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 28 de mai. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 30/05/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 30 de mai. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 29/05/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 29 de mai. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 28/05/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 28 de mai. de 2022

Palavra da salvação, 30/05/2022 com padre Rodrigo Vieira


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 29 de mai. de 2022

2ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

Evangelho (Jo 16,29-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A Voz do Pastor 29/05/2022 com o Cardeal Orani João Tempesta


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 26 de mai. de 2022

Ascensão do Senhor da Páscoa

Anúncio do Evangelho (Lc 24,46-53)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da salvação, 28/05/2022 com padre Rodrigo Vieira


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 27 de mai. de 2022

Sábado da 6ª Semana da Páscoa

Evangelho (Jo 16,23b-28)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | “Coragem! Eu venci o mundo!” (Segunda-feira 7.ª Semana da Páscoa) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 29 de mai. de 2022

Cristo anuncia a chegada de sua hora e também a fuga dos discípulos, mas avisa que nenhum prejuízo lhe trará o escândalo e o abandono deles, e é por isso que diz: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo”, como se dissesse: “Ainda que eu seja um com o Pai por unidade de essência, não estou sozinho pela distinção de pessoas. Com efeito, não saí do Pai para estar longe dele, mas para, sem nunca deixá-lo, aproximar-se de vós”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 30 de maio, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.

Homilia | Por que celebrar a Ascensão do Senhor? (Solenidade da Ascensão do Senhor) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 28 de mai. de 2022

Confessamos em um dos artigos do Credo que Jesus, quarenta dias após ressuscitar dentre os mortos, “subiu aos céus”, onde está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso. Mas o que isso significa, afinal? Qual a importância dessa verdade para a nossa fé e para uma boa compreensão do mistério da Encarnação? É sobre isso que nos convida a refletir neste domingo o Padre Paulo Ricardo. Ouça a meditação!