sexta-feira, 15 de abril de 2016

LITURGIA DIÁRIA - 16/04/2016


Tema do Dia

O Espírito dá a vida, a carne não serve para nada.

A Comunidade ensaiava seus primeiros passos, sempre assistida pelo Espírito Santo. No texto de hoje, Pedro, em nome de Jesus Cristo, cura Enéias, paralítico há oito anos, e ressuscita, em Jope, Tabita, que morrera, deixando a tristeza em seu lugar.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/

Oração para antes de ler ablia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigam avida eterna. Amém.

Sábado da 3ª Semana da Páscoa
Cor: Branco


Primeira Leitura (At 9,31-42)
3ª Semana da Páscoa - Sábado 16/04/2016

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida.33Encontrou aí um homem chamado Eneias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Eneias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.
36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então levaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”
39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 115,12-17)
3ª Semana da Páscoa - Sábado 16/04/2016

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.
— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão: Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.


Evangelho (Jo 6,60-69)
3ª Semana da Páscoa - Sábado 16/04/2016


A quem iremos Senhor?

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO - 9º DIA







NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 9º DIA

Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

9° DIA – O meu futuro está nas mãos de Deus

MARIA - Primeiro Sacrário - Mãe do Novo Homem Mensagem Brasil


Mãe do Novo Homem

Mensagem Brasil


Singela doce e pura, Maria de José,
Mãe terna e escolhida, és mãe leal da fé.
Seu nome é Maria de Deus.
Maria de Deus.

Maria santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos.
Olhos voltados para o céu e por Ele construir a nova vida.
A nova vida.

Mãe da obediência, da graça e do amor.
Que os homens se encontrem no filho desta flor.
Seu nome é Maria de Deus.

Maria de Deus.
Maria santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos.
Olhos voltados para o céu e por Ele construir a nova vida.
A nova vida.

Maria santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos.
Olhos voltados para o céu e por Ele construir a nova vida.
A nova vida, a nova vida, a nova vida, a nova vida



Dia da semana: Sábado - Dedicado a - Nossa Senhora - Imaculado Coração de Maria - CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA


CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao vosso Coração Imaculado nos consagramos, em ato de entrega total ao Senhor. Por Vós seremos levados a Cristo. Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai. Caminharemos à luz da fé e faremos tudo para que o mundo creia que Jesus Cristo é o Enviado do Pai. Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação até aos confins do mundo. Sob a proteção do vosso Coração Imaculado seremos um só povo com Cristo. Seremos testemunhas da Sua ressurreição. Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da Santíssima Trindade, a Quem adoramos, louvamos e bendizemos. Amém.

TENHA UM LINDO DIA!!!

OLÁ!! ESTOU SÓ DE PASSAGEM PARA VC NUNCA ME ESQUECER!! BOM FINAL DE SEMANA.. BJSS

QUE SEU SÁBADO TENHA MUITA PAZ E SEJA FELIZ SEMPRE!!

BOA NOITE! "Amor do Coração de Jesus, abrasai meu coração."



"Amor do Coração de Jesus, abrasai meu coração."

LEITURA ORANTE DO DIA 15/04/2016



LEITURA ORANTE

Jo 6,52-59 - Tem gosto de Deus


Preparo-me para a Leitura orante,
colocando-me na presença de Deus e invocando,
com todos que se encontram na internet, o Espírito Santo:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 6,52-59.
Aí eles começaram a discutir entre si. E perguntavam: - Como é que este homem pode dar a sua própria carne para a gente comer? 
Então Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele. O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem come deste pão viverá para sempre. Jesus disse isso quando estava ensinando na sinagoga de Cafarnaum.
Refletindo
Jesus afirma que, quem come da sua carne e bebe do seu sangue, vive nele e ele vive nesta pessoa. E mais: quem come deste pão vive eternamente. Mas, quem não comer deste pão e não beber do seu sangue, não terá a vida eterna.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Jesus é muito claro para mim. Ele diz que eu preciso dele, preciso me alimentar dele para ter a vida. Ele quer viver em mim e quer que eu viva nele.
Meditando
Em Aparecida, os bispos disseram: “Igual às primeiras comunidades de cristãos, hoje nos reunimos assiduamente para “escutar o ensinamento dos apóstolos, viver unidos e tomar parte no partir do pão e nas orações” (At 2,42). A comunhão da Igreja se nutre com o Pão da Palavra de Deus e com o Pão do Corpo de Cristo. A Eucaristia, participação de todos no mesmo Pão de Vida e no mesmo Cálice de Salvação, nos faz membros do mesmo Corpo (cf. 1 Cor 10,17). Ela é a fonte e o ponto mais alto da vida cristã, sua expressão mais perfeita e o alimento da vida em comunhão. Na Eucaristia, nutrem-se as novas relações evangélicas que surgem do fato de sermos filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja que a celebra é “casa e escola de comunhão”, onde os discípulos compartilham a mesma fé, esperança e amor a serviço da missão evangelizadora.”(DAp 158).

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o Padre Zezinho:
Daqui do meu lugar
Daqui do meu lugar, eu olho teu altar,
e fico a imaginar aquele pão aquela refeição,
partiste aquele pão e o deste aos teus irmãos,
criaste a religião do pão do céu do pão que vem do céu,
somos a igreja do pão,
do pão repartido e do abraço e da paz,
somos a igreja do pão,
do pão repartido e do abraço e da paz.
Daqui do meu lugar, eu olho o teu altar,
e fico a imaginar aquela paz, aquela comunhão,
viveste aquela paz, e a deste aos teus irmãos,
criaste a religião do pão da paz, da paz que vem do céu.
Somos a igreja da paz, da paz partilhada e do abraço e do pão,
Somos a igreja da paz,
da paz partilhada e do abraço e do pão.
(CD Muito mais que pão, Pe. Zezinho,scj)
ou



4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será no dia de hoje renovado pela fé na Eucaristia, para Jesus Cristo que vive em mim e eu nele.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 15/04/2016

ANO C



Jo 6,52-59

Comentário do Evangelho


Para viver plenamente, é preciso uma adesão livre a Jesus, enviado do Pai

O último versículo do evangelho de hoje localiza o discurso de Jesus na sinagoga de Cafarnaum e o caracteriza como um ensinamento. A admiração dos judeus acerca das palavras de Jesus mostra que eles não conseguiram transpor o nível puramente racional e penetrar no sentido da afirmação de Jesus. Todo o discurso sobre o pão da vida é para o leitor do evangelho uma catequese sobre o sentido da Eucaristia. “Comer a carne” e “beber o sangue” remete a outra realidade, diversa do que primeiramente aparece. “Comer a carne” significa acolher, na fé, a existência humana e terrena de Jesus; “beber o sangue” é aceitar que no sacrifício da entrega do Senhor nos é dada a vida. Dito de outra maneira, para viver plenamente, é preciso uma adesão livre a Jesus, enviado do Pai. É pela fé que o discípulo participa da vida do Filho unigênito de Deus; é pela fé que se vive a vida em Deus. Quem aceita esse alimento espiritual vive em comunhão com o Senhor. A plenitude dessa vida será dada na ressurreição da qual o Senhor nos fez seus herdeiros.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que o corpo e o sangue de teu Filho Jesus sejam alimento para a minha caminhada em busca de ti, de maneira que eu não venha a desfalecer pelo caminho.
FONTE: paulinas em 09/05/2014

Vivendo a Palavra

Jesus acabara de afirmar: «Eu sou o Pão Vivo descido do Céu. Quem come deste Pão viverá eternamente.» Uma verdade que precisa da luz do Espírito para ser acolhida. Comer a carne significa fazer-se um com o Mestre. Assumir a sua identidade e, mais ainda, a sua missão de anunciar a chegada do Reino do Pai aos homens, realizando os seus sinais.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Como pode ele dar a sua carne a comer? Como entender que para ter a vida eterna e ressuscitar no último dia é preciso comer a verdadeira comida e beber a verdadeira bebida que são a carne e o sangue de Jesus? Essas verdades se constituem numa realidade absurda para os judeus. Por que? Porque eles não conheceram verdadeiramente quem é Jesus. No mundo de hoje, encontramos muitas pessoas que, como os judeus, não conhecem Jesus e vêem a eucaristia como uma realidade absurda. Precisamos agir como missionários para que essas pessoas conheçam Jesus, se alimentem da verdadeira comida e da verdadeira bebida e vivam para sempre.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=4&dia=15

Meditando o evangelho

A RESSURREIÇÃO QUESTIONADA

O evento pascal de Jesus não foi aceito com tranqüilidade como se fosse algo evidente e inquestionável. Foram muitas a interrogações, as dúvidas e as suspeitas levantadas em torno do Ressuscitado. Tudo isto era a seqüência dos contínuos questionamentos aos quais Jesus fora submetido, no decorrer de sua missão. Suas palavras foram mal-entendidas e, muitas vezes, destorcidas por discípulos e adversários. Não é novidade que também a Ressurreição passasse por isto.
Quando Jesus falou que daria sua carne como pão para a vida do mundo, muitos se perguntavam como seria possível tal coisa. As palavras do Mestre foram tomadas no seu sentido literal. Por isso, chegou-se a interpretações absurdas e inaceitáveis. Para entendê-las corretamente, era preciso situá-las no horizonte de Jesus e do Pai.
A Ressurreição de Jesus, dado seu caráter de novidade e de superação dos esquemas humanos já conhecidos, exigiu um esforço grande, por parte dos discípulos, para ser entendida sem deturpações.
Como Jesus pôde ressuscitar? O Ressuscitado é o mesmo Jesus de Nazaré? Por que processo teria passado o corpo material de Jesus? Como se explica que Jesus continue junto da comunidade, em comunhão com ela?
Estas questões teriam ficado sem resposta suficiente, se não tivessem sido respondidas a partir do horizonte de Jesus e do Pai.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Senhor Jesus, que eu chegue à compreensão do evento de sua morte e Ressurreição, guiado por ti e pelo Pai.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-04-15

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Ouçamos mais a Deus do que a nós mesmos

É preciso deixar-­se guiar por Deus, ser iluminado por Ele e ouvi-Lo mais do que a si mesmo
“Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9, 4).

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/oucamos-mais-a-deus-do-que-a-nos-mesmos/

Oração Final
Pai Santo, faze-nos humildes e muito agradecidos pelo Pão que nos entregas como alimento para a Vida Eterna. Faze-nos mensageiros da Esperança junto aos peregrinos que colocaste junto a nós nesta caminhada de retorno ao Lar Paterno e ao teu Abraço definitivo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php