sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado.


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos   


Bem-aventurado Agostinho Novello - 19 de maio


Agostinho Novello
Bem-aventurado
1240-1309

Fundou a Ordem dos Clérigos Hospitaleiros

Mateus nasceu na cidade de Termini Imerese, anti ga Terano, na Sicília, Itália, pelo ano 1240. Era filho de um alto funcionário daquela corte, e foi enviado pelos pais à Universidade de Bolonha para estudar direito civil e eclesiástico. Um dos seus companheiros de estudos foi o futuro rei Manfredi, do reino da Sicília, o qual, ao assumir o trono pela morte de seu pai, mandou chamar o amigo para ser seu chanceler. Nessa corte, Mateus se distinguiu pela notável cultura e humildade. 
Em 1266, o rei Manfredi morreu num combate, e Mateus teve de fugir, mesmo ferido como estava. Sentindo o chamado de Deus, decidiu mudar de vida, mas ocultando sua origem e cultura. Foi procurar acolhida no convento dos agostinianos de Siena, no qual vestiu o hábito como um simples irmão leigo, tomando o nome de Agostinho. 

São Crispim de Viterbo - 19 de maio

São Crispim de Viterbo
1668-1750


Pedro nasceu em Viterbo, em 13 de novembro de 1668, na Itália. Era filho de Ubaldo Fioretti e Márcia, que, viúva, já tinha uma filha. Porém Ubaldo também faleceu logo depois, deixando Pedro órfão ainda muito pequeno. Assim, Márcia, novamente viúva, casou-se com o irmão de Ubaldo, o sapateiro Francisco, do qual as crianças eram muito afeiçoadas. Francisco, assumindo o lugar paterno, encaminhou o menino para estudar na escola dos padres jesuítas e o fez seu aprendiz na sapataria. 
Entretanto, Pedro demonstrava uma vocação religiosa muito forte, sendo fervoroso devoto de Jesus Cristo e de Maria. Em 1693, vestiu o hábito dos capuchinhos, tomando o nome de frei Crispim de Viterbo, em homenagem ao santo padroeiro dos sapateiros.

São Pedro Celestino - 19 de maio

São Pedro Celestino
1215-1296

Fundou a Ordem dos Celestinos


Pedro nasceu em 1215, na província de Isernia, Itália, de pais camponeses com muitos filhos. Segundo os escritos, decidiu que seria religioso aos seis anos de idade, quando revelou esse desejo à mãe. Cresceu estudando com os beneditinos de Faifoli. Assim que terminou os estudos, retirou-se para um local ermo, onde viveu por alguns anos. 
Depois foi para Roma, recebendo o sacerdócio em 1239. Entrou para a Ordem beneditina e, com licença do abade, voltou para a vida de eremita. Assumiu, então, o nome de Pedro de Morrone, pois foi viver no sopé do morro do mesmo nome, onde levantou uma cela, vivendo de penitências e orações contemplativas.

Santo Ivo - 19 de Maio


Santo IvoNasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.

Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.

Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o 'advogado dos pobres'.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 19/05/2012

19 de Maio de 2012 


João 16,23b-28

Comentário do Evangelho

Pedir em nome de Jesus é pedir em comunhão com ele.

A oração do Pai-Nosso, nos evangelhos de Mateus e Lucas, é simplesmente dirigida ao Pai. O evangelho de João completa o sentido da oração. Trata-se de pedir ao Pai em nome de Jesus. Pedir em nome de Jesus é pedir em comunhão com ele. Jesus não é um intercessor separado, que permanece à parte, mas intercede em comunhão conosco. O intercessor já é o próprio Deus, presente e atencioso às nossas necessidades. O impulso da oração brota do nosso convívio com Jesus e da inspiração do Espírito Santo. 
Jesus falará claramente aos discípulos através do Espírito Santo que enviará conjuntamente com o Pai. A oração de Jesus pelos seus funda a comunidade e a consolida com o dom do Espírito Santo. Com a iniciativa do pedir, o discípulo integra-se no projeto de Deus em renovar todas as coisas, inserido em comunidades solidárias que testemunham o amor que jorra para a vida eterna. 
A presença de Jesus junto ao Pai, como realidade da humanidade divinizada, se constitui em vínculo de comunhão eterna entre Deus e esta humanidade.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Jesus promete enviar o Espírito para iluminar a compreensão dos discípulos. Ninguém mais vai chorar, ninguém mais vai ficar triste. A alegria do Senhor inundará os nossos corações; as dúvidas desaparecerão e Jesus nos mostrará o Pai com toda clareza. Peçamos as luzes do Espírito Santo, e isto nos basta.


Reflexão
Jesus está prestes a cumprir plenamente a missão que lhe foi confiada pelo Pai. Ele é o verdadeiro missionário, que nos foi enviado pelo próprio Pai para realizar o grande mistério da nossa salvação. Agora que ele cumpriu a sua missão, ele volta para o Pai. Ele é para nós o grande modelo de missionário, pois também nós fomos enviados pelo Pai para participarmos da missão da Igreja, e devemos cumprir plenamente esta missão que nos foi confiada a fim de que, como o próprio Cristo, possamos, um dia, ir para um encontro definitivo com o Pai.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Rezar em nome de Jesus..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Muitas vezes em nossas relações sociais, somos recomendados a uma pessoa importante por um amigo "Pode falar com ele em meu nome...". E somos tratados bem, e até com certa intimidade pela pessoa importante, em consideração ao amigo que nos recomendou.

A mesma coisa acontece na nossa relação para com Deus, sem vê-lo e sem ouvi-lo diretamente, o homem o conheceu através de Jesus Cristo, e Deus que era alguém tão longe, tornou-se nosso íntimo amigo e companheiro de caminhada, pois Jesus resgatou aquela comunhão de vida entre Deus e o primeiro casal Adão e Eva, com quem andava ao entardecer pelo paraíso, conversando como velhos amigos.

Em nossas orações á Deus, é preciso pedir em nome de Jesus. É claro que nesse caso, não fomos apenas recomendados, mas fomos salvos e libertos., Jesus nos credenciou de novo a entrarmos em comunhão com o Pai. A oração só pode ser em seu nome, porque o Ser humano, só com os seus recursos, jamais iria conseguir se reaproximar de Deus. E quando falamos ao Pai em nome de Jesus, o Pai imediatamente nos reconhece, porque quem conheceu Jesus e o experimentou em sua via, conheceu o Pai e o experimentou.

Ainda tomando o exemplo com que iniciamos a reflexão, muitas vezes a pessoa importante até nos atende por causa do nosso amigo, mas não vai além disso, faz-nos o favor pedido e depois saímos de sua presença, muitas vezes essa pessoa importante vai comentar com alguém "Só o atendi porque Fulano recomendou....". Não é o caso aqui do nosso evangelho, onde quando falamos com Deus em nome de Jesus, o Pai nos acolhe com imenso amor, nos cerca de toda sua ternura e bondade, e nos acolhe como seus por causa do seu Filho.

Enfim, Deus não é aquele que simplesmente "engole o sapo", em consideração ao Filho, mas é aquele que nos chama de Filho amado e nos abre a sua Vida para entrarmos em comunhão para sempre. A razão é muito simples: ao lado do Pai está Aquele que tornou-se Sumo Sacerdote e nosso Intercessor para Sempre. Ao acolher nossas orações, em nome de Jesus, o Pai olha com carinho e amor para o Filho ao seu lado e este, com um leve sorriso assente com um aceno.

2. Pedir em nome de Jesus é pedir em comunhão com ele.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.


3. PEDIR AO PAI EM NOME DE JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal D
om Total a cada mês).

A oração comporta o contemplar e o louvar a Deus, o pedir e a ação de graças. Ação de graças são os atos de amor ao próximo, praticados graciosamente. Pedir em nome de Jesus significa pedir em união de vontade com ele. Pedir tudo o que é necessário para a realização da vontade do Pai. O convite ao pedir, dirigido aos discípulos, dá-lhes responsabilidade e integra-os no dinamismo da missão. Com a iniciativa do pedir, o discípulo integra-se no plano libertador e vivificante de Deus. E com a certeza do atendimento de seu pedido pelo Pai, fortalece sua esperança e perseverança na luta, em completa alegria. Jesus falará com clareza, aos discípulos, através do Espírito da Verdade, que enviará. Completa-se a sua missão: ele saiu do Pai, veio ao mundo e, agora, deixa o mundo e vai para o Pai. Quem está em união com Jesus e, nele, com o Pai, participa de uma só vontade. O seu pedir é a realização da vontade do Pai. Em união com Jesus, vive-se o amor na comunidade, a oração e a missão de servir os pobres em suas necessidades e seus direitos.


Senhor Jesus, ensina-me a pedir em Seu nome


Postado por: homilia

maio 19th, 2012


A preocupação de Jesus, neste Evangelho, nos revela que os discípulos não estavam acostumados a rezar em nome do Senhor. Então, Ele lhes diz: “Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa”.
Depois, Jesus lança um olhar ao passado para dizer que se serviu de palavras e imagens  para encerrar um significado profundo, nem sempre compreendido pelos discípulos. Futuramente, após a Páscoa, Suas palavras serão compreendidas e atingirão o íntimo dos corações graças à intervenção do Espírito Santo.
A oração será o “lugar”, no qual os discípulos conhecerão a relação profunda que existe entre Jesus e o Pai, e d’Eles com os discípulos. O perfeito entendimento no amor e na fé com Jesus fará com que a oração dos discípulos seja feita de modo conveniente e, por isso, aceita pelo Pai.
Pedir “em nome” de Jesus significa pedir em união de vontade com Ele, ou seja, pedir tudo o que é necessário para a realização da Sua vontade. Esse convite – dirigido aos discípulos – lhes dá responsabilidade e os integra no dinamismo da missão.
Jesus falará aos discípulos, com clareza, por intermédio do Espírito da Verdade que será enviado por Ele. Completa-se, assim, a Sua missão: Cristo saiu do Pai, veio ao mundo e, agora, deixa-o e volta para Deus. Quem está em união com Jesus – e n’Ele com o Pai – participa de uma só vontade. O seu pedir é a realização da vontade do Senhor. Em união com Jesus, vive-se o amor na comunidade, a oração e a missão de servir os pobres em suas necessidades e direitos.
A vinda do Espírito Santo inaugurará um tempo novo, no qual poderemos nos dirigir ao Pai, em nome de Jesus, porque o Senhor, na Sua passagem para o Pai, tornou-se verdadeiro mediador entre Deus e os homens.
“Senhor Jesus, ensina-me a pedir em Seu nome, a fazer minha a Sua causa, a ver o mundo com Seus olhos e a me dar como o Senhor se deu ao Pai pelos homens. Como estou longe de tudo isso! É por essa razão que, tantas vezes, sinto-me desiludido na minha oração, desanimado no meu apostolado e no serviço aos meus irmãos. Olhe Jesus, com piedade, as minhas veleidades em servi-Lo. Venha ao encontro das minhas ilusórias esperanças de gratificação. Ampara-me, purifica-me! Dê-me um coração semelhante ao Seu. Dê-me o impulso desinteressado do Seu amor. Ajude-me a amar com o Seu amor. Amém”.
Padre Bantu Mendonça

Oração Final
Pai Santo, faze do nosso coração, que nós desejamos que seja sempre manso e humilde como o de Jesus de Nazaré, um lugar acolhedor para o teu Espírito. Nós queremos nos entregar docilmente em tuas mãos, Pai amado, para seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 19/05/2012



Tema do Dia

«Agora deixo o mundo e volto para o Pai.»

Ontem vimos Áquila e Priscila, em Corinto. Eles seguiram Paulo em sua viagem. Agora, em Éfeso, eles cuidam de ensinar o Caminho a Apolo, que se tornaria o ousado evangelizador de Corinto. Assim, os apóstolos vivem e edificam a Igreja de Jesus Cristo.


Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.



            Branco. Sábado da 
            6ª Semana da Páscoa 



    Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 18,23-28)

    Sábado, 19 de Maio de 2012
    6ª Semana da Páscoa



    Leitura dos Atos dos Apóstolos.

    23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos.24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.
    25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
    27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus.



    Salmo (Salmos 46)


    Sábado, 19 de Maio de 2012
    6ª Semana da Páscoa



    — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
    — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

    — Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
    — Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
    — Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem! 



    Evangelho (João 16,23b-28)


    Sábado, 19 de Maio de 2012
    6ª Semana da Páscoa




    Vencendo o mundo 


    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
    — Glória a vós, Senhor.

    Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
    23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
    25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor.



    Oração para depois de ler a Bíblia

    orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

    Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
    que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.


BOM DIA!


SÁBADO


MÚSICAS DE PADRE FÁBIO DE MELO - VÍDEOS










LEMBRETE...

FRASE DE CORA CAROLINA

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

BOA NOITE


FRASE DE SANTO TOMÁS DE AQUINO


“Somente Cristo é o 
Verdadeiro Sacerdote, 
os outros são 
seus ministros”. 
(Santo Tomás de Aquino)

A Hóstia é apenas um SÍMBOLO?


Uma bela história de Fé, e de espiritualidade, vivida pelos antigos Padres do Deserto.

Confira:

Isto é o que disse Pai Daniel, o Faranita: "Nosso Pai Arsenius nos contou sobre um habitante de Scetis, de vida digna e fé simples; pela sua ingenuidade, ele foi enganado e disse, "O pão que recebemos não é verdadeiramente o Corpo de Cristo, mas um símbolo. Dois anciãos souberam que ele dissera aquilo, conhecendo seu modo de vida correto acreditaram que ele não falara por malícia, mas por simplicidade. Então, vieram a ele e disseram: "Pai, ouvimos da parte de alguém uma proposição contrária à fé, que disse que o pão que recebemos não é verdadeiramente o corpo de Cristo, mas um símbolo. O ancião disse, "fui eu quem disse isso." Então os outros dois o exortaram dizendo, "não mantenha essa crença, Pai, mas aquela em conformidade com o que a igreja Católica nos deu. Acreditamos, de nossa parte, que o pão por si mesmo é o Corpo de Cristo, como no início, Deus formou o homem à sua imagem, tomando do pó da terra, sem que ninguém possa dizer que ele não é a imagem de Deus, mesmo que não pareça. Do mesmo modo, com o pão do qual ele disse, "este é meu corpo", assim nós cremos que é verdadeiramente o Corpo de Cristo. O ancião disse-lhes, "Enquanto eu não for convencido pela coisa em si, não estarei completamente convicto." Então eles disseram, "Vamos rezar a Deus sobre este mistério por toda a semana e acreditamos que Deus vai nos revelar isto." O ancião ouviu isso com alegria e rezou nessas palavras, "Senhor, vós sabeis que não é por malícia que eu não creio, e, de maneira que eu não erre por ignorância, revele isto a mim, Senhor Jesus Cristo." 

Os dois homens voltaram a suas celas e rezaram também a Deus, dizendo, "Senhor Jesus Cristo, revele esse mistério a esse homem de modo que ele creia e não perca sua recompensa." Deus ouviu suas preces. Ao final da semana eles vieram à igreja no domingo e se sentaram todos os três no mesmo tapete, o ancião no meio. Em seguida seus olhos se abriram e quando o pão foi colocado na mesa sagrada, aparecia-lhes uma criança pequena, sozinha. E quando o sacerdote estendeu a mão para partir o pão, viram um anjo descer do céu com uma espada e servir o sangue da criança no cálice. Quando o padre partiu o pão em pedacinhos, o anjo também cortou a criança em pedaços. Quando se aproximaram para receber os sagrados elementos o ancião sozinho recebeu um pedaço da carne sangrenta. Vendo isto, ficou com medo e gritou, "Senhor, eu creio que isto é vosso corpo e este cálice vosso sangue." Imediatamente a carne que ele segurava em suas mãos se tornou pão, de acordo com o mistério e ele o tomou dando graças a Deus. Em seguida os dois homens lhe disseram, "Deus conhece a natureza humana e sabe que o homem não pode comer carne crua e é por isso que ele mudou seu corpo em pão e seu sangue em vinho, para aqueles que o recebem na fé. "Em seguida, deram graças a Deus pelo ancião, porque Ele não permitiu que o mesmo perdesse a recompensa pelo seu trabalho. Então, todos três retornaram com alegria para suas celas."

Fonte:http://www.padresdodeserto.net/dizeres.htm

PAZ E BEM!!!

http://tarcsilva.blogspot.com.br/2012/05/hostia-e-apenas-um-simbolo.html?spref=fb

FRASE DE PADRE LÉO

BOA TARDE!


HOJE É DIA DE COMEÇAR A NOVENA AO ESPIRITO SANTO...

HOJE É DIA DE COMEÇAR A NOVENA AO ESPIRITO SANTO... 

VAMOS NOS PREPARAR PARA PENTECOSTES!!!



CLIQUE NO LINK ABAIXO:

Que em cada um de vós esteja a alma de Maria


– Minha Mãe! As mães da terra olham com maior predilecção para o filho mais débil, o mais doente, o menos esperto, o pobre defeituoso... Senhora!, eu sei que tu és mais Mãe que todas as mães juntas... E como sou teu filho... E como sou débil, e doente..., e defeituoso..., e feio...
 (S. Josemaría Escrivá - Forja, 234)

As mães não contabilizam os pormenores de carinho que os seus filhos lhes demonstram, não pesam nem medem com critérios mesquinhos. Uma pequena demonstração de amor, saboreiam-na como se fosse mel e acabam por conceder muito mais do que receberam. Se assim fazem as mães boas da terra, imaginai o que poderemos esperar da nossa Mãe, Santa Maria!

No cenáculo com a mãe de Jesus



Dom da unidade católica é essencial, enfatiza Papa


Nicole Melhado

Da Redação

Rádio Vaticano
O Papa enfatiza que a verdade de Cristo deve ser proposta com alegria e confiança
O Papa Bento XVI destacou nesta sexta-feira, 18, a importância de preservar, promover e fomentar o dom da unidade católica como condição essencial para o cumprimento da missão da Igreja nos Estados Unidos. Nesta manhã, o Pontífice recebeu 15 bispos de rito oriental da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América, em visita ad limina.


Acesse

“A Igreja na América tem lutado para reconhecer e incorporar esta diversidade, e conseguiu, não sem dificuldade, a formação de uma comunhão em Cristo e na fé apostólica, que espelha a catolicidade, uma marca indefectível da Igreja”, destacou.

Bento XVI recordou que o fenômeno imigratório continua a acontecer nos Estados Unidos, mesmo em tempos de crise. Para ele, a Igreja deve proporcionar aos imigrantes uma assistência pastoral e econômica e ainda incorporar e cultivar o rico patrimônio de fé e cultura presentes em muitos grupos de imigrantes.

FAMÍLIA - Pais, orem com seus filhos...

FRASES DE PADRE FÁBIO DE MELO