segunda-feira, 8 de outubro de 2012

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira


Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos 


São Luis Beltrão, Confessor - 9 de outubro

Nasceu em Valência, Espanha, em 1526. Desde muito menino se caracterizou por sua humildade e obediência. Aos 18 anos ingressou na Ordem do São Domingos e em 1547 foi ordenado sacerdote por Santo Tomás de Villanueva. 
Cinco anos depois foi nomeado professor dos noviços. Como professor São Luis era muito estrito e severo, e se preocupava por que seus alunos renunciassem sinceramente ao mundo e se unissem perfeitamente a Deus. 

São Dionísio, ou Dênis - 9 de outubro


São Dionísio, ou Dênis
Século III
O santo Dionísio, popularmente conhecido como o são Dênis de Paris, que é comemorado neste dia, foi durante muito tempo venerado como único padroeiro de França, até surgir santa Joana d'Arc para dividir com ele a grande devoção cristã do povo daquele país. 
De origem italiana, ele era um jovem missionário enviado pelo papa Fabiano para evangelizar a antiga Gália do norte no ano 250, portanto no século III. Formou, então, a primeira comunidade católica em Lutécia, atual Paris, sendo eleito o seu primeiro bispo. Alguns anos depois, teria sofrido o martírio, sendo decapitado no local hoje conhecido como Montmartre, isto é, "Colina do Mártir". Ao lado do bispo Dênis, o sacerdote Rústico e o diácono Eleutério, seus companheiros, também testemunharam sua fé cristã. 

São João Leonardo - 9 de Outubro


São João LeonardoSão João Leonardo nasceu em Lucca, na Toscana (Itália), em 1541. Seguiu a profissão de seu pai (farmacêutico), até que respondeu sim ao sacerdócio. Tocado pelo abandono das crianças, sem escola e sem educação religiosa, São João Leonardo fundou a "Companhia da Doutrina Cristã", visando a catequese das crianças, assim como instituiu a "Congregação dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus", com o carisma correspondente a educação popular e promoção da vida sacramental.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/10/2012

9 de Outubro de 2012

 

Lucas 10,38-42

LITURGIA DIÁRIA - 09/10/2012

BOM DIA!

TERÇA-FEIRA

50 anos do Concílio Vaticano II

Seg, 30 de Abril de 2012 
As comemorações pelos 50 anos do Concílio Vaticano II foram abertas no dia 22 de abril, na Assembleia Geral da CNBB, em missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que é presidente da comissão criada pela CNBB para preparar a celebração no Brasil. A Eucaristia também marcou a conclusão do retiro feito pelos bispos, com a pregação do bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP) Dom Paulo Mascarenhas Roxo, com o tema “A Palavra de Deus na vida do bispo”.
Um tempo de ação de graças
Em seu depoimento, o bispo emérito de Iguatu (CE), Dom José Mauro Ramalho Logo, um dos oito bispos que participaram das sessões do Concílio e que continuam presentes na vida da Igreja no Brasil, disse que foi nomeado bispo muito jovem, aos 36 anos de idade, e que o Vaticano II o “ensinou a ser bispo”. Ele tomou posse de sua diocese dez meses antes do início dos trabalhos em Roma, em janeiro de 1962.
Na homilia, Dom Odilo sublinhou que este tempo de comemorações é um tempo, antes de tudo, de ação de graças a Deus pelo bem representado pelo Concílio. É também tempo de rememorar, retomar os seus textos, seus documentos e suas intenções para com a Igreja.
Para Dom Odilo, este tempo comemorativo é especialmente propício para que os mais jovens, aqueles que não tinham nascido na época da realização do Vaticano II, possam “viver” o Concílio. É tempo também de avaliar os reflexos que aquele encontro produziu na liturgia, no ecumenismo, no diálogo com a cultura, na defesa da pessoa e dos seus direitos inalienáveis.
concílio vaticano II joão XXIII
Sessão solene
A sessão solene em comemoração aos 50 anos do Concílio também foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que explicou os objetivos da comissão na assembleia: motivar os bispos e as dioceses do Brasil em vista do planejamento de atividades relativas ao Concílio.

FRASE PAPA BENTO XVI


Ano da Fé: Vaticano divulga Carta Apostólica de Bento XVI

Segunda-feira, 17 de outubro de 2011, 09h51

Ano da Fé: Vaticano divulga Carta Apostólica de Bento XVI

Leonardo Meira

Da Redação

Arquivo
''A porta da fé está sempre aberta para nós'', escreve o Papa na Carta Apostólica
O Vaticano divulgou a Carta Apostólica com a qual o PapaBento XVI proclama o Ano da Fé. O documento, intitulado Porta Fidei - A porta da Fé, foi assinado pelo Pontífice em 11 de outubro, mas foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 17.

"A PORTA DA FÉ, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma", indica o Santo Padre no início do texto.

"Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo", salienta.

Acesse.: NA ÍNTEGRA: Carta Apostólica Porta Fidei, de Bento XVI

O Ano da Fé iniciará em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo. "Será um momento de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé n'Ele e para anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo", explicou o Papa durante a Missa de encerramento do Encontro Novos Evangelizadores para a Nova Evangelização, que presidiu neste domingo, 16, na Basílica Vaticana.

Os bispos na Conferência de Aparecida, disseram: (DAp 146)



Os bispos na Conferência de Aparecida, disseram: (DAp 159)


FRASE DO BEATO JOÃO PAULO II


SANTIDADE NÃO É A AUSÊNCIA DE PECADOS

"Santo não é aquele que não cai, é aquele que mesmo caindo não
desiste de levanta," (Beato João Paulo II

"VOCÊ NÃO É DERROTADO QUANDO PERDE. VOCÊ É DERROTADO QUANDO DESISTE."

MINUTO DO YOUCAT

TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS




JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

VERSÍCULO DO DIA - JOÃO 9,39

BOA TARDE!

Dia do nascituro - 8 de outubro

A igreja no Brasil, instituiu o dia
 8 de outubro como o
Dia do Nascituro, dia especialmente
dedicado àquela pessoa
que ainda no ventre materno deve
ser respeitada na sua
integridade.
A Semana da Vida, comemorada do dia 1 a 07 de outubro, é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores. 

DIA DO NORDESTINO - 8 DE OUTUBRO




Dia do Nordestino

Dia do Nordestino

É preciso, pois, homenagear o 
migrante nordestino, que tem
 representado, com sua força de
 trabalho, o Nordeste na
 construção e no progresso do 
Sudeste e do Sul. 

Do ponto de vista meteorológico, a seca não é um mito. O mito consiste na noção de que esse fenômeno natural seja o responsável pelo drama social da população nordestina, alimentado pelo regionalismo elitista que sempre escondeu as causas sociais da miséria, culpando a condição climática do Nordeste. 

REFLEXÃO

"Jovem não tem medo de desafio, tem medo de uma vida sem sentido." Papa Bento XVI


Angelus - Oração do meio dia


"Angelus" 
 Oração do meio dia

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

Você sabia que:

 O símbolo pascal do fogo é sinal da Luz de Cristo, que além de iluminar no meio das trevas, arde e queima como sinal de purificação.

Podcast - Ouça a história do santo do dia

Podcast

Podcast - Ouça a Homilia do Evangelho do dia

Podcast

Homilia do dia

Lc 10, 25-37

Homilia
Data
10/08/12
10/07/12
10/06/12

Podcast - Ouça o Evangelho do Dia

Podcast

Evangelho do dia

Lc 10, 25-37

Evangelho
Data
10/08/12
10/07/12
10/06/12

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos   


 

SEGUNDA FEIRA - ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO e pelos entes queridos


Minha tia-irmã Maria Lúcia faleceu em 19/11/1997

Meu irmão Gilberto - faleceu em 23/08/2002

Minha avó materna Maria - faleceu no verão de 2004

Meu pai Genor - faleceu em 07/11/2005

Minha mãe Aldair - faleceu em 19/08/2006

Meu tio-irmão Edson - faleceu em 2010


Oração das Almas

Ó Deus, que usais de misericórdia e sempre estais disposto a perdoar, humildemente vos pedimos que tenhais pena das almas dos fiéis defuntos enterrados no cemitério.
Não entregueis esses vossos servos ao poder do inimigo, nem deles vos esqueçais para sempre; mas ordenai aos vossos santos Anjos que os recebam e conduzam à pátria eterna, o paraíso. E já que em sua vida na terra confiaram em vossa misericórdia, não permitais que eles venham a sofrer na mansão dos mortos, mas ao contrário, fazei que a sua esperança se torne realidade, ao entrar na posse da felicidade eterna.

V. Que as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
R. Amém.
V. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
R. E a luz Perpétua os ilumine.
V. Descansem em paz.
R. Amém!

Rezar:
Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.