quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 28/01/2026

ANO A


Mc 4,1-20

Comentário do Evangelho

A Parábola do Semeador: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


No evangelho de hoje (Mc 4,1-20), Jesus nos apresenta a parábola do semeador, que ilustra como a Palavra de Deus é recebida pelas pessoas. A semente lançada pelo semeador representa a mensagem do Reino, e os diferentes tipos de solo simbolizam os diferentes corações que a recebem. A explicação de Jesus sobre a parábola revela que o problema não está na qualidade da mensagem, mas na disposição de cada um para acolhê-la. Aqueles que a recebem de coração aberto e a colocam em prática são os que produzem frutos, enquanto os que a rejeitam ou permitem que se perca por causa de dificuldades são como o solo improdutivo. Jesus nos chama a ser solo fértil para a Palavra, permitindo que ela cresça e dê frutos em nossa vida.
https://catequisar.com.br/liturgia/28-01-2026/

Reflexão

Estamos diante da primeira de uma série de cinco parábolas de Jesus descritas por Marcos (cf. 4,1-34). A particularidade desta parábola do semeador é que o próprio Jesus explica o seu significado aos discípulos, indicando que essa será a sua estratégia pedagógica para ensinar o povo simples sobre a beleza do Reino e a importância de cada ouvinte fazer germinar no seu coração a palavra-mensagem anunciada.
(Dia a dia com o Evangelho 2026)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/28-quarta-feira-11/

Reflexão

«O semeador semeia a palavra»

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje escutamos dos lábios do Senhor a “Parábola do semeador”. A cena é totalmente atual. O Senhor não deixa de “semear”. Também nos nossos dias é uma multidão a que escuta a Jesus pela boca de seu Vigário — o Papa—, de seus ministros e... de seus fieis laicos: a todos os batizados Cristo nos outorgou uma participação em sua missão sacerdotal. Há “fome” de Jesus. Nunca como agora a Igreja tem sido tão católica, já que sob suas “asas” abriga homens e mulheres dos cinco continentes e de todas as raças. Ele nos enviou ao mundo inteiro (cf. Mc 16,15) e, apesar das sombras do panorama, se fez realidade o mandato apostólico de Jesus Cristo.
O mar, a barca e as praias são substituídos por estádios, telas e modernos meios de comunicação e de transporte. Mas Jesus é hoje o mesmo de ontem. O homem não mudou, nem a sua necessidade de ensinar a amar. Também hoje há quem — por graça e gratuita escolha divina: é um mistério!— recebe e entende mais diretamente a Palavra. Como também há muitas almas que necessitam uma explicação mais descritiva e mais pausada da Revelação.
Em todo caso, a uns e outros, Deus nos pede frutos de santidade. O Espírito Santo nos ajuda a isso, mas não prescinde de nossa colaboração. Em primeiro lugar, é necessária a diligência. Se nós respondemos a meias, quer dizer, se nós mantemos na “fronteira” do caminho sem entrar plenamente nele, seremos vítima fácil de Satanás.
Segundo, a constância na oração — o diálogo—, para aprofundar no conhecimento e amor a Jesus Cristo: «Santo sem oração...? — “Não acredito nessa santidade» (São Josémaria).
Finalmente, o espírito de pobreza e desprendimento evitará que nos “afoguemos” pelo caminho. As coisas esclarecidas: «Ninguém pode servir a dois senhores... » (Mt 6,24).
Em Santa Maria encontramos o melhor modelo de correspondência à chamada de Deus.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «O cuidado da nossa alma é muito semelhante ao cultivo da terra: arrancar o que é mau e plantar o que é bom; desarraigar o orgulho e plantar a humildade; deitar fora a avarícia e guardar a misericórdia; desprezar a impureza e cuidar a castidade» (São Cesário de Aries)

- «Semear é um gesto de confiança e de esperança; é necessário o trabalho do homem, mas, depois, entra-se no período de gestação sabendo bem que muitos fatores determinarão o êxito da colheita e que sempre se corre o risco do fracasso. Não obstante isto, o camponês, ano após ano, lança as suas sementes» (Bento XVI)

- «(…) Um cristão deve querer meditar com regularidade; doutro modo, torna-se semelhante aos três primeiros terrenos da parábola do semeador. Mas um método não passa de um guia; o importante é avançar, com o Espírito Santo, no caminho único da oração: Cristo Jesus» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.707)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2026-01-28

Reflexão

A parábola do semeador: uma página "autobiográfica" de Jesus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje Jesus dirige-se à multidão com a célebre parábola do semeador. Trata-se de uma página "autobiográfica", porque reflete a própria experiência de Jesus, da sua pregação: Ele identifica-se com o semeador, que difunde a boa semente da Palavra de Deus, e dá-se conta dos vários efeitos que ela alcança, segundo o tipo de acolhimento reservado ao anúncio.
Para falar da salvação, evoca-se aqui a experiência que cada ano se renova no mundo agrícola: uma sementeira que é acompanhada pelas lágrimas, porque se lança o que ainda poderia tornar-se pão, expondo-se a uma expectativa cheia de incertezas: o camponês trabalha, prepara o terreno, lança a semente, mas não sabe onde esta semente cai, se os pássaros a comerão, se brotará, se lançará raízes, se chegará a tornar-se espiga.
—Semear é um gesto de confiança e esperança: ano após ano, o camponês repete o seu gesto e lança a sua semente. Jesus conhecia bem esta experiência, e falava dela com os seus.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2026-01-28

Comentário sobre o Evangelho

Parábolas de Jesus: O semeador


Hoje, escutamos a parábola do semeador. Deus põe a semente do amor no coração de cada homem; Deus ama todos, sem excepção. Mas a nossa resposta ao seu amor é diferente: uns nem escutam; outros entusiasmam-se no princípio, mas “saltam fora” à primeira dificuldade; outros afogam-se com as coisas…
- Senhor, concede-me ser terra fértil onde a semente do teu amor lance raízes e dê fruto.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2026-01-28

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Na parábola do Evangelho de hoje, um semeador lança sementes em terra boa, mas também lança sementes à beira do caminho, em terreno pedregoso e no meio de espinhos. Esses locais não são propícios para o plantio de sementes, e poucos semeadores se aventuram em lançar sementes em locais onde, provavelmente, as sementes não produzirão frutos. Todavia, com essa parábola, Jesus quer nos mostrar que Deus confia em cada pessoa humana. Mesmo naqueles corações duros como pedra e nos corações sufocados pelos espinhos da vida, Deus lança a semente da sua Palavra. E, como todo semeador, ao lançar a semente da sua Palavra nos corações humanos, Deus lança também uma esperança: a semente lançada nascerá e produzirá muitos e bons frutos. Que a semente lançada em nossos corações produza muitos frutos!
Coleta
Ó DEUS, que engrandecestes Santo Tomás pela busca da santidade e o amor à ciência sagrada, concedei-nos a graça de compreender os seus ensinamentos e imitar os seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=28%2F01%2F2026&leitura=meditacao

GOTAS DE MISERICÓRDIA - Diário de Santa Faustina §950




Diário de Santa Faustina §950

"† Ó Deus eterno, em quem a misericórdia é insondável e o tesouro da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós a Vossa misericórdia, para que não nos desesperemos nos momentos difíceis, nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande confiança à Vossa santa vontade, que é amor e a própria misericórdia."

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!