sábado, 2 de setembro de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LITURGIA DIÁRIA - 03/09/2023


Tema do dia

Ó DEUS, MINHA ALMA TEM SEDE DE TI

Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir. Sirvo de piada o dia todo e todo mundo caçoa de mim. Quando falo, é aos gritos, clamando: «Violência! Opressão!» A palavra do Senhor ficou sendo para mim motivo de vergonha e gozação. (Jr 20,7-9)
Fonte: Arquidiocese BH em 30/08/2020

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Também hoje, há a tentação de querer sempre seguir um Cristo sem cruz, aliás, de ensinar a Deus a estrada certa, como fez Pedro: “Não, não Senhor, isto não, nunca acontecerá”. Mas Jesus recorda-nos que o seu caminho é o do amor, e não há amor verdadeiro sem o sacrifício de si mesmo. Somos chamados a não nos deixarmos absorver pela visão deste mundo, mas a estar cada vez mais cientes da necessidade e da fadiga para nós cristãos de caminhar contracorrente e em subida. Jesus contempla a sua proposta com palavras que exprimem uma grande sabedoria sempre válida, porque desafiam a mentalidade e os comportamentos egocêntricos. Ele exorta: «Aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á» (v. 25). Neste paradoxo está contida a regra de ouro que Deus inscreveu na natureza humana criada em Cristo: a regra que só o amor dá sentido e felicidade à vida. Dedicar os próprios talentos, as próprias energias e o próprio tempo só para salvar, proteger e realizar-se a si mesmos, leva na realidade a perder-se, ou seja, a uma existência triste e estéril. Ao contrário, vivamos pelo Senhor e construamos a nossa vida no amor, como fez Jesus: poderemos saborear a alegria autêntica, e a nossa vida não será estéril, será fecunda. (Angelus de 3 de setembro de 2017)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Domingo, 22º Domingo do Tempo Comum, Ano A
Hoje, omite-se a Memória de São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja
Cor: Verde


Primeira Leitura (Jr 20,7-9)
22º Domingo do Tempo Comum - 03/09/2023

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim.
Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.
Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)
22º Domingo do Tempo Comum - 03/09/2023

— A minh’alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!

— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!
— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!
— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

Segunda Leitura (Rm 12, 1-2)
22º Domingo do Tempo Comum - 03/09/2023

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual.
Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Mt 16, 21-27)
22º Domingo do Tempo Comum - 03/09/2023


Quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la

—O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

TERÇO DA MISERICÓRDIA





TERÇO DA MISERICÓRDIA

"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".
JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA

Para ser rezado nas contas do terço

No começo:

Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476)

Oração do Angelus



Como rezar o Ângelus:

1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
- E Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Ave Maria...

2) Eis aqui a serva do Senhor.

- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...

3) E o Verbo Divino se fez homem,

- e habitou entre nós.
Ave Maria...

4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)

Terço - Mistérios Gloriosos - Quarta-Feira e Domingo


Terço do Rosário: Mistérios Gloriosos





"Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor."
São João Paulo II

"Eu vos adoro com profundo respeito, meu Jesus, Pão Vivo descido dos céus." - SACRAMENTO DA COMUNHÃO


Sacramento da Comunhão

Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão
Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir 
Esfriando minha cabeça esquentando meu coração.

Senhor graças e louvores sejam dados a todo momento, 
Quero Te louvar na dor na alegria e no sofrimento
E se em meio a tribulação, eu me esquecer de Ti,
Ilumina minhas trevas com Tua luz.

REF:
Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo.
Jesus, o filho da Rainha.
Jesus, rosto divino do homem.
Jesus, rosto humano de Deus.

Chego muitas vezes em Tua casa, meu senhor
Triste e abatido, precisando de amor,
Mas depois da comunhão Tua casa é meu coração,
Então sinto o céu dentro de mim.

Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh meu senhor 
comungo pois preciso de Ti.
Quando faltei na missa, eu fugia de mim de Ti 
mas agora eu voltei, por favor aceita-me.

DOMINGO! DIA DO SENHOR... ENTÃO NÃO SE ESQUEÇA: DOMINGO SEM MISSA, SEMANA SEM GRAÇA

JESUS, O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU. "Faça do Dia do Senhor um dia para louvar, para engrandecer e agradecer ao Senhor; mas também faça dele um dia de descanso, um dia de repor as energias para que a vida seja mais saudável!" Padre Roger Araújo

Domingo sem Missa, Semana sem graça!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Dia da semana: Domingo - Dedicado a: Ressurreição de Cristo e a Santíssima Trindade - Oração de Adoração à Santíssima Trindade


Oração de Adoração à Santíssima Trindade


Adoração ao Pai Eterno.

Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória.

Oração

Nós vos adoramos, ó Pai eterno, com toda a corte celestial, por nosso Deus e Senhor, e vos damos infinitas graças em nome da Santíssima Virgem, vossa Filha muito amada, por todos os dons e privilégios com que a adornastes, especialmente por aquele poder com que a enaltecestes em sua gloriosa Assunção aos céus.


Adoração ao Filho

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Oração

Nós vos adoramos, ó eterno Filho, com toda a corte celestial por nosso Deus, Senhor e Redentor, e vos damos graças infinitas em nome da Santíssima Virgem, vossa mãe muito amada, por todos os dons e privilégios com que a adornastes, especialmente por aquela suma sabedoria com que a ilustrastes em sua gloriosa Assunção ao céu.


Adoração ao Espírito Santo

Pai nosso, Ave Maria e Glória

Oração

Nós vos adoramos, Espírito Santo paráclito, por meu Deus e Senhor, e vos damos infinitas graças com toda a corte celestial em nome da santíssima Virgem, vossa amadíssima Esposa por todos os dons e privilégios com que a adornastes, especialmente por aquela perfeitíssima e divina caridade com que inflamastes seu santíssimo e puríssimo coração no ato de sua gloriosíssima Assunção ao céu; e humildemente vos suplicamos em nome de vossa Imaculada Esposa, nos dê a graça de perdoar todos os gravíssimos pecados que cometemos desde o primeiro instante em que pecamos; até o presente, dos quais nos arrependemos infinitamente, com propósito de morrer antes que voltar a ofender vossa divina Majestade; e pelos altíssimos méritos e eficacíssima proteção de vossa amantíssima Esposa vos suplicamos nos conceda o preciosíssimo dom de vossa graça e divino amor, dando-nos aquelas luzes particulares com a quais vossa eterna Providência predeterminou nos salvar e conduzir-nos a si.


Oração à Santíssima Virgem

Vos reconheço e venero, ó Virgem santíssima, Rainha do céu, Senhora e Padroeira do universo, como a Filha do eterno Pai, Mãe de seu diletíssimo Filho, e Esposa amantíssima do Espírito Santo; e prostrado aos pés de vossa grande Majestade com a maior humildade vos suplico por aquela divina caridade; da qual fostes sumamente cheia em vossa Assunção ao céu, que me obtenha a singular graça e misericórdia de colocar sob vossa seguríssima e fidelíssima proteção, e de receber no número daqueles felicíssimos e afortunados servos que levais esculpidos em vosso peito virginal. Dignai-vos, ó Mãe e Senhora minha clementíssima, aceitar meu miserável coração, minha memória, minha vontade, e demais potências e sentidos meus interiores e exteriores; aceitai meus olhos, meus ouvidos, minha boca, minhas mãos e meus pés, governai-os conforme o beneplácito de vosso Filho, a fim de que com todos seus movimentos tenha intenção de tributar-vos glória infinita. E por aquela sabedoria com que vos iluminou vosso amantíssimo Filho, rogo e suplico me alcanceis luz e claridade para conhecer bem a mim mesmo, meu nada e particularmente meus pecados, para odiá-los e detestá-los sempre, e alcançai-me também luz para conhecer as armadilhas do inimigo infernal e seus combates ocultos e manifestos. Especialmente, piedosíssima Mãe, vos suplico a graça… (mencionar).