quinta-feira, 1 de outubro de 2020

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA OUTUBRO DE 2020



Intenção

A missão dos leigos na Igreja (Pela Evangelização)

Rezemos para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, em especial as mulheres, participem mais nas instâncias de responsabilidade da Igreja.

Reflexão

Em outubro assinala-se o mês das missões, por nele se celebrar o Dia Mundial das Missões, que acontece este ano no dia 18. É um tempo propício a que todos os cristãos fortaleçam a consciência de que a sua identidade é fundamentalmente missionária. Na verdade, a Igreja nasce de um anúncio, uma Boa Nova a ser comunicada até aos confins da Terra: Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu por nosso amor e o Pai ressuscitou-O. É um anúncio de vida, de alegria, de esperança e de reconciliação. Não se pode entender o que é a Igreja fora deste horizonte: a missão de anunciar esta verdade primeira, por palavras e por gestos, é o início e o fim de tudo. Ligado a este anúncio, vem a coerência de vida, para que as palavras comunicadas encontrem a sua correspondência nos gestos de caridade, amor e justiça que os cristãos realizam na sua vida.
A missão não está confinada ao âmbito clerical ou de envio missionário para países e regiões onde o Evangelho não é conhecido; a missão é aberta e presente no contexto onde cada batizado e cada batizada vive. Neste sentido, cabe a cada cristão a missão de evangelizar segundo o seu próprio carisma e vocação, no trabalho, na família, no compromisso eclesial, etc.
Sendo a Igreja, na sua gigantesca maioria, constituída por leigos, é a eles que está também mais confiada, e em maior medida, a missão de anunciar o amor de Deus pelo mundo. Este mês em particular, o Papa Francisco dirige o nosso olhar para as mulheres, especialmente as que trabalham nas instâncias de responsabilidade da Igreja. Vamos rezar este mês para que a participação da mulher na missão da Igreja seja promovida, «não tendo em vista uma distribuição equitativa do poder entre homens e mulheres, entre clérigos e leigos na Igreja, mas para que a Igreja corresponda à sua própria natureza, à sua vocação de Povo de Deus a caminho, aproveitando o contributo de cada um, de homens e mulheres que, por variadas razões sociais, com frequência permaneceram à margem» (Linda Ghisoni).

Oração

Senhor Jesus,
confiaste à tua Igreja a missão de anunciar,
com palavras e com obras,
o amor do Pai por todos os seus filhos e filhas.
Concede a todos os teus discípulos
o fervor missionário, a coragem do anúncio
e a beleza dos gestos que convertem.
Por intercessão de Santa Maria Madalena,
Apóstola dos Apóstolos,
pedimos que todas as mulheres,
especialmente as que têm responsabilidades dentro da Igreja,
vivam este serviço com alegria e entusiasmo,
em caminho com todo o povo de Deus.

Pai-Nosso...

Desafios

- Num momento de oração pessoal, dar graças pelo dom do batismo, que faz de cada cristão um discípulo missionário, e pedir a graça de se sentir enviado em missão ao ambiente em que se vive.
- Em família, em pequeno grupo ou em comunidade, rezar por todos os leigos que vivem a missão de anunciar a Jesus no seu ambiente de trabalho, na sociedade e no compromisso eclesial, para que o vivam com entusiasmo e decisão.
- Manifestar reconhecimento e gratidão para com as mulheres que, na própria comunidade, na paróquia, levam para a frente missões de liderança nas várias instituições eclesiais, apoiando-as no que for preciso.

Passo a Rezar


https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2020/10

Movimento Outubro Rosa Alerta para o diagnostico do Câncer De Mama




Brasil se ilumina de rosa para conscientização da sociedade sobre a importância da mamografia para a detecção precoce da doença.
O câncer de mama ainda é o segundo tipo mais freqüente no mundo e permanece sendo o primeiro entre as mulheres. Mais de 49 mil brasileiras são acometidas pela doença por ano e destas 10 mil são vítimas fatais. Isto significa que 134 novos casos são diagnosticados por dia, ou cinco novos casos por hora.
Com o objetivo de alertar a sociedade e gerar discussão sobre o diagnóstico precoce e a importância do exame de mamografia, durante outubro, mês mundial da luta contra o câncer, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Shopping Iguatemi, em São Paulo, além de outros monumentos públicos e edifícios privados de várias capitais brasileira estarão iluminados de rosa.

Porta-voz médico

Dra. Maira Caleffi - médica mastologista muito atuante na área da saúde da mulher. Teve influência fundamental na aprovação da Lei Federal 11.664/2008, assinada em 29 de abril deste ano, que garante da realização do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em todas as mulheres a partir de 40.
Área social em que atua: Gestão estratégica, médica, pesquisa, educação e políticas públicas em prol da saúde da mama.
Tempo de atuação na área: 15 anos como presidente voluntária fundadora do IMAMA RS, três anos como presidente voluntária fundadora da FEMAMA.
Na área da docência, é professora de pós-graduação da Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e Professora Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente participa de 2 Comissões Especializadas DA Sociedade Brasileira de Mastologia: Relações Institucionais e Integração do Trabalho Voluntário.
Servidora Pública da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul na área de Saúde da Mulher desde 1993.

Movimento Outubro Rosa

O “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra câncer mama”, realizado pela Roche, com o apoio da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – surgiu a partir da ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa.
A cada ano, mais países aderem ao movimento, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a American Câncer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, e 465 mil morrem por causa da enfermidade.
De acordo com a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA, a associação faz um enorme esforço para propagar as mensagens corretas na luta contra o câncer de mama, uma doença que mata 10 mil mulheres por ano no Brasil. “É sempre importante fazer o autoexame, mas a mulher apenas conseguirá sentir um nódulo ao apalpar a mama quando este já estiver evoluído e as chances de cura são menores. O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia que, quando diagnosticado no início da doença, tem 95% de chance de cura”, ressalta a médica.

Interação

Além da iluminação dos monumentos, o movimento realizará um tour por todo o país com o “Rosamóvel”. O carro é um espaço itinerante com conteúdo informativo sobre a doença e sobre a importância da realização do exame de mamografia, como o exame de prevenção. Em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Paraná, em Santa Catarina, em Minas Gerais, em Porto Alegre e em Brasília as voluntárias do “Rosamóvel” abordarão o público e prestarão um serviço à população.
A programação completa do itinerário do “Rosamóvel” e a Revista Mulher Consciente estarão disponíveis no Portal Mulher Consciente (www.mulherconsciente.com.br).

Campanha “Agora É Lei”

Em 29 de abril deste ano foi assinada a Lei Federal 11.664/2008, de autoria do deputado federal Enio Bacci, que trata de questões relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. Uma das maiores conquistas, prevista nesta nova lei, é a garantia da realização do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em todas as mulheres a partir de 40, e não mais de 50 anos de idade, como era anteriormente.
Com o objetivo de difundir esta informação entre o público feminino, a FEMAMA promove diversas ações de mobilização. Além da participação em congressos e da organização de caminhadas, a campanha ganhou mais peso com o engajamento de celebridades e personalidades do universo feminino. As Famosas do meio artístico e formadoras de opinião levam a mensagem da lei com mais facilidade aos diversos nichos da sociedade. Antônia Mayrink Veiga, Maitê Proença, Marisa Orth, Paula Lavigne, Rosangela Lyra, Gisela Amaral, Claudia Abreu e Daniela Morganti Brandão são algumas das Embaixadoras da Campanha que têm a missão de incentivar hábitos mais saudáveis e o autocuidado.

Sobre FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA, fundada no dia 22 de julho de 2006 no Seminário Visão de Futuro 2006-2015 na cidade de São Paulo, mobiliza 30 instituições filantrópicas e tem representantes em 16 Estados brasileiros. No seminário Visão do Futuro começou a primeira etapa do Projeto Te Toca Brasil, o qual consiste na união de diversas entidades ligadas à causa do câncer de mama para o alinhamento de objetivos que devem ser alcançados por meio de planejamento estratégico na busca por melhorias na área da saúde da mama, tais como a diminuição do índice de mortalidade pela doença, a melhoria da qualidade dos exames e das medicações, representatividade no Congresso, entre outros.

Estamos em Outubro... Mês da Padroeira do Brasil. Santíssima mãe gentil, consolo nas aflições, junto a Deus rogai por nós, que recorremos a vós, com a fé nos corações.

Outubro, mês do Rosário


Por: Padre Wagner Augusto Portugal

Outubro é o mês de Nossa Senhora Aparecida, é, ao mesmo tempo, mês de Nossa Senhora do Rosário, bem como é o mês de Nossa Senhora Mãe Rainha. Outubro é, como maio, um mês de Maria, ela que é a aurora da salvação, ela que é a missionária por excelência, ela que, com toda a disponibilidade, nos trouxe o Filho de Deus, o nosso Salvador.
Em suas diversas aparições a pessoas de fé, no decorrer da história do mundo, Maria sempre nos alertou e alerta sobre as misérias mundanas que podemos evitar, sanar, combater. E um pedido constante dessa nossa mãe celeste é a oração.
O rosário é uma oração popular e, justamente por ser popular, é agradável a Deus e, como Maria é nossa medianeira, a oração do rosário, com piedade, com fé, é uma alavanca que conseguirá levantar o mundo, libertando-o de tanta miséria e violência.
Antes de concluir suas saudações nos diversos idiomas, durante a audiência geral realizada no dia 06 de outubro de 2010, na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI animou os fiéis a "redescobrir" a oração do terço.  "Outubro é o mês do rosário, que nos convida a valorizar essa oração tão querida pela tradição do povo cristão", afirmou o Pontífice, durante sua tradicional saudação aos doentes, jovens e recém-casados.
Recordando que no dia 07 de outubro a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário, o Papa convidou os jovens a "fazer do terço sua oração de todos os dias". "Animo-vos, queridos doentes, a crescer, graças à oração do terço, no confiante abandono nas mãos de Deus", prosseguiu. Aos recém-casados, o Papa concluiu exortando a "fazer do terço uma contemplação constante dos mistérios de Cristo".
Peçamos a Maria, Mãe Imaculada, em qualquer das denominações que o povo devoto lhe atribui, que nos ajude a ser missionários da Palavra de seu Filho Jesus. Que sejamos fiéis a nossa fé. E que, através da reza diária do Terço, saibamos fortalecer a nossa fé a cada dia. Que ela acampe os anjos ao redor das crianças, protegendo-as e dê sabedoria aos pais e professores, para que possam lhes ministrar uma boa educação.

Outubro, Mês Mariano, Mês do Rosário, Mês Missionário.

Outubro - Mês Missionário - Mês do Rosário

TERÇO MISSIONÁRIO

ROSÁRIO

Somos, mais uma vez, convocados para renovar o nosso compromisso de cristãos batizados, de anunciar o Evangelho. E, somente por um encontro com o amor de Deus, que nos leva a viver em comunhão com Ele, pela mudança da “maneira de ser”, poderemos oferecer aos irmãos um testemunho credível e a razão de nossa esperança (1Pd 3,15).
João Paulo II, em sua Carta Encíclica Redemptoris Missio, referiu-se à citação doConcílio Vaticano II: “o homem contemporâneo acredita mais nas testemunhas do que nos mestres” (L.G. 9; c.10-18), isto é, mais na experiência do que na doutrina, mais na vida e nos fatos do que nas teorias. O testemunho da vida cristã é a primeira e insubstituível forma de missão.
Relembremos, então, os verbos provocadores à Missão: “Vinde e vede” (Jo 1,39); “Ide primeiro às ovelhas perdidas” (Mt 10,6); “Ide anunciar aos meus irmãos”  (Mt 28,10); “Ide a todos e anunciai e batizai” (Mt 28,19); “Vinde, ó benditos de meu Pai, e recebei o prêmio que vos foi reservado”(Mt 15,34). Antes, porém, necessário se faz “ir ao encontro dos outros e fazê-los felizes” (Mt 25,31-46).
E tudo isto está implícito no Documento de Aparecida da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe: “O discípulo fundamentado na rocha da Palavra de Deus, sente-se motivado a levar a Boa-Nova da salvação aos irmãos. Discipulado e missão são como as duas faces da mesma moeda: quando o discípulo está apaixonado por Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só ele nos salva (At 4,12). De fato, o discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro. Essa é a tarefa essencial da evangelização, incluindo a opção preferencial pelos pobres, a promoção humana, integral e a autêntica libertação cristã! (D.A. 146).
Meus irmãos e irmãs, cada vez mais se torna grande o nosso compromisso missionário. Como Igreja, não podemos ser omissos, insensíveis, quando vemos uma sociedade que não conhece a força transformadora do Evangelho, muitas vezes, por que nós, cristãos, não temos coragem de dizer, denunciar e anunciar que “só Cristo e seu projeto de vida para todos é que pode dar sentido a este mundo e pacificar os ânimos de tantos corações atribulados”.
Ser missionário está na constituição do nosso ser, de nossa pertença a Cristo. Aonde somos enviados, o cenário tem se mostrado sempre mais desafiador. Como Igreja Samaritana, ouçamos, pois, o gemido de crianças abandonadas, jovens drogados e, muitas vezes, exterminados, adolescentes grávidas, desassistidas e prostituídas; tristes realidades que nós não devemos ignorar e passar adiante, como se a dor e o sofrimento dessa gente, nossos irmãos, não nos dissessem nada.Igreja Missionária e Samaritana, a serviço do povo de Deus, comprometida com a força libertadora do Evangelho que, sustentada pela Graça do Santo Espírito, é testemunha fiel do amor do Pai, plenamente manifestado no Filho Jesus que, num gesto de entrega total, “amou os que estavam no mundo até o fim”, é o que queremos ser em nossa querida Arquidiocese ou onde estivermos em comunhão com nossa Mãe Católica.

Fonte: Arquidiocese de Maceió em Outubro de 2016

ATENÇÃO! AVISO IMPORTANTE: OUTUBRO ME LIGOU DIZENDO QUE CHEGA COM AS MALAS CHEIAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA. E QUE PARA VOCÊ RECEBÊ-LAS BASTA CRER!

OUTUBRO SEJA BEM VINDO!!! E ME TRAGA GRANDES SURPRESAS!

 

Primeira sexta-feira do mês de Outubro/2020 - Consagração da Família ao Sagrado Coração de Jesus - Oração pela família - Padre Zezinho


Consagração da Família ao Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus, que manifestastes a Santa Margarida Maria Alacoque o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar vossa realeza absoluta sobre a nossa família. Queremos, de agora em diante, viver a vossa vida, queremos que floresçam, em nosso meio, as virtudes às quais prometestes, já neste mundo, a paz. Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes.
Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa fé; em nossos corações pelo amor sem reservas de que estamos abrasados para convosco, e cuja chama entreteremos pela recepção freqüente de vossa divina Eucaristia.
Dignai-vos, Coração divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as aflições, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas. Se, alguma vez, algum de nós tiver a infelicidade de Vos ofender, lembrai-Vos, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido. E quando soar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos aos vossos eternos desígnios.
Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia em que toda a família, reunida no Céu, poderá cantar para sempre a vossa glória e os vossos benefícios. Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso Patriarca São José apresentar-Vos esta consagração e no-la lembrar todos os dias de nossa vida.
Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai.

Bom Final de Semana! "A vida é apenas um sonho, em breve acordaremos." Santa Teresinha do Menino Jesus

Bom Final de Semana! "Doce Coração de Jesus, sede o meu amor!" "Doce Coração de Maria, sede a minha salvação!"


Bom Dia! Que Deus abençoe a todos!

BOM DIA! QUE DEUS NOS ABENÇOE COM MUITA PAZ E SAÚDE. AMÉM!

♥ Ótima Sexta-Feira! ♥ O Coração de JESUS bate forte por VOCÊ!

Obaaa! Chegou Sexta-feira!!! um... Lindo Final de Semana para você!!! "É sempre bom lembrar que a idéia de família é originada em Deus, de onde provêm apenas boas e saudáveis idéias. De onde, por natureza e essência, não pode surgir algo que não seja excelente e perfeito." Pra você com carinho.

LEITURA ORANTE DO DIA - 01/10/2020



LEITURA ORANTE

Lc 10,1-9 - Todos podem partilhar a fé


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:
Oração da manhã
Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta,
pelo calor que cria vida,
pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida,
pela terra, pela água, pelo ar,
pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo
os pensamentos que vamos alimentar,
as palavras que vamos dizer,
os gestos que vamos dirigir,
a comunicação
que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos,
os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos,
o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar,
a esperança que vamos promover,
a paz que vamos semear,
a fé que vamos viver,
o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor,
a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar
amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, 
no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 10,1-12.
Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."
Refletindo
Jesus Mestre organiza a equipe de discípulos.
Tem objetivo, conteúdo, estratégia e missão claros.
Equipe: setenta e dois discípulos. Setenta na tradição judaica significava o número dos povos do mundo. O número de setenta discípulos manifesta o objetivo de Jesus com relação à humanidade inteira. O novo Povo de Deus envolverá todos os povos da terra.
Objetivo: Atenção à vida das pessoas ("cura dos doentes") e anúncio do Reino de Deus.
Conteúdo: preparar a acolhida do Senhor (pré-missão).
Estratégia: oração, despojamento, ir ao encontro, visitar todas as casas, iniciando com saudação de paz. Missão: a "colheita". Ou seja: formar o novo Povo de Deus.

2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para nós?
Respondemos aos apelos e convites de Jesus Mestre?
Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa vida.
Fazemos parte do Novo Povo de Deus. Somos também convocados/as a ser discípulos/as missionários/as atentos/as ao bem das pessoas e ao anúncio do Reino.
Meditando
Como disseram os bispos, em Aparecida: "Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher."(DAp 18).
Qual o meu compromisso com a Igreja?
Minha fé é dinâmica, comunicativa. Às vezes, tenho minha fé e compromissos adormecidos, sem expressão.
O papa Francisco fala, na Laudato sì:
A liberdade humana pode prestar a sua contribuição inteligente para uma  evolução positiva, como pode também acrescentar novos males, novas causas de sofrimento e verdadeiros atrasos. Isto dá lugar à apaixonante e dramática história humana, capaz de transformar-se num desabrochamento de libertação, engrandecimento, salvação e amor, ou, pelo contrário, num percurso de declínio e mútua destruição. Por isso a Igreja, com a sua ação, procura não só lembrar o dever de cuidar da natureza, mas também e «sobretudo proteger o homem da destruição de si mesmo» (LS 79).

3. Oração (Vida)
O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

4. Contemplação(Vida/Missão)
Qual o novo olhar que a Palavra despertou em nós?
Hoje, queremos viver agradecendo a Deus pela vida.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp