segunda-feira, 25 de novembro de 2024

NOVENA A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 18/11/2023 A 26/11/2023

NOVENA A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
18/11/2023 A 26/11/2023
(👆👆👆
Clique acima e acesse
o site)


Início

Sinal da Cruz...
Pelo sinal da cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ato de Contrição...
Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto,...
Mais informações...
No site

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

REIS MAGOS... "Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo." Mateus 2,2

Salmo 130 - “Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem!" Amém - ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO


"OH! CORAÇÃO DE AMOR, EU PONHO TODA MINHA CONFIANÇA EM VÓS, PORQUE TUDO TEMO DE MINHA FRAQUEZA, MAS TUDI ESPERO DE VOSSA BONDADE."


"Ó JESUS MISERICORDIOSO, AMANTE DAS ALMAS, EU VOS SUPLICO, PELA AGONIA DO VOSSO SACRATÍSSIMO CORAÇÃO, E PELAS DORES DA VOSSA MÃE IMACULADA, LAVAI NO VOSSO SANGUE OS PECADORES DO MUNDO INTEIRO."

LEITURA ORANTE DO DIA 25/11/2024



LEITURA ORANTE

Lc 21,1-4 - A viúva deu tudo o que tinha para viver


Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que circulam neste ambiente.
Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente: Lc 21,1-4. A oferta da viúva pobre
Jesus estava no pátio do Templo, olhando o que estava acontecendo, e viu os ricos pondo dinheiro na caixa das ofertas. Viu também uma viúva pobre, que pôs ali duas moedinhas de pouco valor. Então ele disse:
- Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver.
Refletindo
Nesta passagem do Evangelho Jesus chama a atenção para o perigo das aparências, alerta para o egoísmo e a vaidade que colocam o "eu" em primeiro lugar. Muitos ricos davam muito dinheiro. Os que depositam sua oferta diziam em voz alta o valor depositado. Era uma forma de se fazerem reconhecidos, avaliados como pessoas generosas, ricas. A viúva pobre pôs duas moedinhas de pouco valor. Era já discriminada por ser mulher, pobre e viúva. No entanto, aos olhos de Deus, deu mais do que todos os outros. "Deu tudo o que tinha para viver". Os valores para Jesus não são medidos pela quantidade, mas pela qualidade, pelo gesto.  É diferente dar uma esmola e dar tudo. Os que deram esmolas, deram o que lhes era supérfluo e não os fazia carentes, nem o dinheiro lhes fazia falta. A viúva sim, pode sentir a insegurança material, mas sua confiança em Deus era muito maior do que o que tinha. Não são os valores econômicos que contam, mas a capacidade de crer, de partilhar.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "A Igreja católica na América Latina e no Caribe, apesar das deficiências e ambiguidades de alguns de seus membros, tem dado testemunho de Cristo, anunciado seu Evangelho e oferecido seu serviço de caridade principalmente aos mais pobres, no esforço por promover sua dignidade e também no empenho de promoção humana nos campos da saúde, da economia solidária, da educação, do trabalho, do acesso à terra, da cultura, da habitação e assistência, entre outros." (DAp 98)
E nós nos interrogamos:
Vivemos esta solidariedade da Igreja?
Ou vivemos o um sentimento de bem-estar egoísta?

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos e concluímos com a oração:
Oração a Jesus Mestre
Jesus Mestre, queremos
pensar com a tua inteligência
e com a tua sabedoria.
Amar com o teu Coração...
Ver sempre com os teus olhos.
Falar com a tua língua.
Ouvir somente com teus ouvidos.
Saborear aquilo que tu gostas.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés sigam os teus passos.
Quero rezar com as tuas orações.
Tratar as outras pessoas como Tu as trata.
Celebrar como tu te imolaste.
Quero estar em ti e que tu estejas em mim.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)

4. Contemplação (Vida/Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Sentimo-nos discípulos/as de Jesus?
Nosso olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, e pela sua proposta de solidariedade e reconhecimento dos valores dos mais pobres.

Rezamos:
Jesus e Maria, dai-nos a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 25 de novembro, 2ª feira, 34ª Semana do Tempo Comum


25 de novembro, 2ª feira, 34ª Semana do Tempo Comum


– Hoje é dia 25 de novembro, 2ª feira da 34ª Semana do Tempo comum.

– O gesto da viúva mostra o verdadeiro sentido da oferta, da partilha. Ela faz uma doação total da sua vida, mostrando a todos, que quem leva uma vida íntegra e partilha de coração puro o pouco que tem ajuda a romper com um sistema de perversidades. A viúva ofereceu ao tesouro do Templo uma quantia insignificante se comparada ao que as outras pessoas ofereciam. Porém, ela não ofereceu o que lhe sobrava. Ela ofereceu tudo o que possuía e, dessa forma, ofereceu mais que todos. Para Deus, o que conta não são as ofertas que fazemos daquilo que sobra em nossa vida, daquilo que não precisamos mais ou que iríamos jogar fora. A oferta a Deus precisa ser uma oferta valiosa, isto é, aquilo que é importante para nós. Peça ao Senhor que te ajude a ofertar o que há de melhor em sua vida.

– Escute o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 21, versículos 1 a 4:

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disto, ele disse: "Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver".

- É um desrespeito a Deus e ao próximo quando ofertamos a ele aquilo que não nos serve mais. Assim, aprendemos a nos relacionar com nossos semelhantes e a fazer ofertas que sejam fruto daquilo que vai dentro de nosso coração. A viúva, embora tenha dado tão pouco em comparação a outros, deu mais que todos, porque deu o que possuía para viver. Foi a entrega da sua vida e não uma esmola qualquer. Desse modo, ela demonstrou sua grande confiança em Deus. Quem confia, mesmo que esteja em meio a situações desafiadoras, vence os desafios e oferece sua vida a ele. Converse com Deus sobre sua oferta e confiança nele como seu Senhor.

– Você confia no Senhor diante dos desafios da vida? Qual é a qualidade de sua oferta ao Senhor e aos irmãos? A sua oferta está permeada pela sua fé no Deus da vida, que liberta e salva?

“Todos eles deram em oferta do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver”, diz o evangelho. A viúva deu o que tinha e assim abandonou-se confiante no Senhor como sentido último de sua vida, de seu existir. Ouça o que diz o poema, Confio em Ti de Adria Camparini:

No momento em que a ti me entrego
No momento em que minh’alma se expande
E se lança ao teu encontro...
Confio em ti
No instante em que frágil me sinto
E me ajoelho e oro
E tua compaixão imploro!
Então me dizes:
Confia!
Segue adiante...
Tens caridade...
Com tudo, com todos!
Todos precisam de ti, Jesus...
Todos necessitam de tua luz!
Então, sigo confiante,
Segura, na tua graça, Jesus!

– Termina sua oração pedindo ao Senhor, a capacidade de ofertar na fé sua vida a Ele e aos irmãos; vivendo a vida no serviço e no amor, que edifica relações de fé e de fraternidade. Assim, viva sua vida como um dom amoroso de Deus.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”


HOMILIA DIÁRIA - 34ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - Padre José Augusto (25/11/24)



Canal do Youtube - Padre José Augusto OFICIAL

Publicado em 25 de nov. de 2024

Homilia Diária | Liturgia de Hoje | Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná - (Lc 21,1-4) (25/11/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 25 de nov. de 2024

Coração generoso | (Lucas 21, 1-4) #2175 - Frei Gilson - (25/11/24)




Publicado em 25 de nov. de 2024

Erguer os olhos | Mãe Maria (25/11/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: Rede Catedral

Publicado em 25 de nov. de 2024

Homilia Diária - 25.11.2024 | "Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 25 de nov. de 2024

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,1-4

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

25.11 • ATO DE OBLAÇÃO - #minisermao - Lc 21,1-4 - Padre Joãozinho



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 24 de nov. de 2024

Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (25/11/24) - ATO DE OBLAÇÃO

Diariamente podemos fazer a Deus nosso ato de oblação: pequenos gestos de oferta do coração! Como aquela viúva que entregou a Deus tudo o que tinha, duas pequenas moedas quase sem valor, mas com muito amor! Oferecer até o nosso sofrimento, oferecer nossas lágrimas, oferecer também o que acontece de bom, oferecer aquele esforço de fazer um pouco mais do que me foi pedido, tudo isso são atos de oblação. E também erguer a Deus uma prece, uma oração antes da refeição, antes de dormir, ao acordar, antes de iniciar uma atividade... sempre rezar! Viver a vida em atitude permanente de oblação (Lc 21,1-4).

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8mbtBCFAw2Q

Homilia Diária | O desapego que só a graça produz em nós (Segunda-feira da 34ª S. do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 24 de nov. de 2024

Naquela pobre viúva que hoje vemos entregar no cofre do Templo tudo o que tinha para viver, cumpre-se o que Deus tanto sonhava ao dizer ao povo de Israel: Amarás o Senhor com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças, pois o que Ele quer não são barganhas nem reservas técnicas, mas que nos entreguemos ao seu amor por inteiro, sem divisões. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, 25 de novembro, e descubra como viver esse desapego que só o Espírito Santo pode gerar em nossos corações.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 21,1-4 - 25/11/2024


Tudo o que tinha

Olá, irmãos e irmãs. O texto que temos hoje é de Lucas, capítulo 21, versículos de 1 a 4.
“Em verdade vos digo que esta pobre viúva ofertou mais do que todos, pois todos eles depositaram como oferta feita a Deus aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo o que tinha para viver.” (Lucas 21,3-4)



Irmãos e irmãs, hoje a liturgia nos apresenta esta palavra de Jesus sobre a viúva que oferece duas moedas no templo. Mas qual é o detalhe mais interessante de todos no texto de hoje? É que aquelas duas moedas eram tudo o que a viúva tinha para sobreviver.
Ela deu tudo

Duas moedas, era tudo o que aquela viúva tinha para sobreviver. Então, às vezes, você tem o seu salário, durante um mês, você pega aquele salário e oferece tudo.
Olha, olha que interessante, a viúva, que já tinha pouco, ofereceu tudo, tudo o que ela tinha para sobreviver. Ou seja, oferecer-se a Deus e contar com a Sua Providência para essa viúva era mais importante. Então, contar com a Providência de Deus também deve ser o mais importante em nossa vida. Devemos colocar a nossa confiança em Deus.
É um ensinamento, e nós podemos aprender muito com a atitude dessa viúva, a confiarmos na Providência Divina, que é mais importante do que todas as seguranças que esse mundo pode nos oferecer.
E aí nós devemos nos perguntar: Quais são as nossas seguranças?
Quais são as seguranças que este mundo nos oferece?
Qual é a segurança? É dinheiro? É fama? É poder?
Então, nós devemos responder isso a Deus no dia de hoje.
O próprio Cristo, em determinado momento, dirá que o filho do homem, por exemplo, não tem onde reclinar a cabeça.
Irmãos e irmãs, essa viúva, o que ela entendeu? Ela entendeu que é feliz, neste mundo, quem se põe sob os cuidados de Deus. Então, também nós queremos ser cuidados por Ele, e que Ele cuide de nós, que cuide da nossa vida.
A viúva demonstra que nada tira o amor que ela tinha por Deus, nem mesmo a pobreza, nem mesmo caminhar e viver apenas com duas moedas.
Então, naquilo que temos, seja pouco ou muito, que tenhamos sempre um coração capaz de se oferecer e contar com a providência de Deus, sobretudo caminhar neste mundo com gratidão. Que a gratidão reine em nosso coração, que a gratidão reine no seu coração.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edison Oliveira
Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 25/11/2024

ANO B


Lc 21,1-4

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Oferta da viúva


A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023. Comentário – Sempre com os olhos no templo, São Lucas conta o episódio da pobre viúva que depositou duas moedinhas no cofre das ofertas. Em um texto muito breve, Lucas tinha relatado como Jesus expulsou os vendedores do templo.
Não relatou pormenores. Sabe-se, porém, que os cambistas tinham um papel importante no comércio do templo, seja para a troca de moedas estrangeiras dos que vinham de fora, seja para a troca da moeda do tributo devido ao templo. São Lucas é muito sensível em relação às questões financeiras, não como aqueles que só pensam em ter e amealhar, mas por saber que o dinheiro diminui a qualidade da vocação do discípulo, podendo até atrapalhá-lo. Não são, portanto, as duas moedinhas da pobre viúva que importam, nem a quantidade maior oferecida pelas pessoas ricas. O que importa é o significado da oferta, sua qualidade interior.
O templo antigo precisava das ofertas. O novo templo precisará de amor e conhecimento de Deus, precisará da humilde dedicação da pobre viúva. O novo templo é Jesus, e Jesus é cabeça de um corpo do qual somos membros. É evidente que, enquanto estamos no corpo perecível, precisamos de alimento e abrigo. Casa e Igreja fazem parte do nosso dia a dia, como fazem parte irmãos e irmãs que precisam comer e se cobrir. A oferta da viúva pode ajudar a cobrir o altar com uma bela toalha, e a nudez do irmão com alguma roupinha. É preciso fazer isto sem omitir aquilo.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/oferta-da-viuva/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/-oferta-da-viuva-25112024

Reflexão

Jesus havia criticado fortemente o comércio no templo, transformado em “abrigo de ladrões” (cf. Lc 19,46). Na sequência, ele anuncia que esse templo, luxuosamente construído, graças às ofertas dos fiéis, seria destruído. Agora, seu olhar recai sobre uma viúva pobre que deposita no tesouro do templo “tudo o que tinha para viver”. Fico imaginando que Jesus, diante de cena tão nobre e comovente, teve ímpeto de correr até a pobrezinha e dizer-lhe: “Senhora, guarde o seu dinheirinho, ele é indispensável para sua sobrevivência”. Tal atitude estaria em total sintonia com as advertências de Jesus contra a sociedade que explora e castiga os pobres e marginalizados. Aos ricos, Jesus recomendaria que fossem menos vaidosos e menos apegados ao dinheiro.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/25-segunda-feira-9/

Reflexão

«Mas ela, da sua pobreza, ofereceu tudo que tinha para viver»

Rev. D. Àngel Eugeni PÉREZ i Sánchez
(Barcelona, Espanha)

Hoje, como quase sempre, as coisas pequenas passam ignoradas, pequenas esmolas, sacrifícios pequenos, pequenas orações (jaculatórias), mas o que parece pequeno e sem importância constitui muitas vezes a trama e também o remate das obras-primas: tanto das grandes obras de arte como da obra máxima da santidade pessoal.
Pelo fato de essas coisas pequenas passarem desconhecidas, a sua retidão de intenção está garantida: com elas não procuramos o reconhecimento dos outros, nem a glória humana. Só Deus as descobrirá no nosso coração, como só Jesus se apercebeu da generosidade da viúva. É mais do que garantido que a pobre mulher não anunciou o seu gesto com um toque de trompete e até é possível que se envergonhasse bastante e se sentisse ridícula perante o olhar dos ricos, que deitavam grandes donativos no cofre do templo e disso faziam alarde. Porém, a sua generosidade, que a levou a tirar forças da fraqueza no meio da sua indigência, mereceu o elogio do Senhor, que vê o coração das pessoas: «Em verdade, vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Pois todos eles depositaram como oferta parte do que tinham de sobra, mas ela, da sua pobreza, ofereceu tudo que tinha para viver» (Lc 21,3-4).
A generosidade da viúva pobre é uma boa lição para nós, discípulos de Cristo. Podemos dar muitas coisas, como os ricos que «depositavam as suas ofertas no cofre» (Lc 21,1), mas nada disso terá valor se só dermos “daquilo que nos sobra”, sem amor e sem espírito de generosidade, sem nos oferecermos a nós próprios. Diz Sto. Agostinho: «Eles punham os olhos nas grandes oferendas dos ricos, louvando-os por isso. Porém, embora tivessem logo visto a viúva, quantos viram aquelas duas moedas?... Ela deu tudo o que possuía. Tinha muito, porque tinha Deus no seu coração. É muito mais ter Deus na alma do que ouro na arca». É bem certo: se somos generosos com Deus, muito mais o será Ele conosco.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Nunca conteis o dinheiro que dais, porque digo sempre: se quando dais esmola a mão esquerda não deve saber o que faz a mão direita, então direita também não o deverá saber» (São José Benedito Cottolengo)

- «As Escrituras convidam-nos a considerar a esmola com uma visão mais profunda, que transcende a dimensão puramente material, e ensina-nos a ver que há mais felicidade em dar do que em receber» (Bento XVI)

- «O décimo mandamento proíbe a cupidez desregrada, nascida da paixão imoderada das riquezas e seu poder» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.552)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-11-25

Reflexão

A santidade na vida ordinária

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, a discreta oferenda da viúva pobre "desperta" a atenção de Jesus. No seu olhar, os Santos não são uma exígua casta de escolhidos, senão uma multidão inumerável: os reconhecidos de forma oficial e também os batizados de todas as épocas que se esforçaram por cumprir a vontade divina. Da maioria deles ―como no caso desta viúva― não conhecemos nem o rosto nem o nome, mas com os olhos da fé vemo-los resplandecer no firmamento de Deus.
Contemplar o luminoso exemplo dos santos suscita em nós o grande desejo de ser como eles, felizes por viver perto de Deus, na grande família dos amigos de Deus. Esta é a vocação de todos nós, reafirmada com vigor pelo Concilio Vaticano II. E para ser santos não é necessário realizar ações extraordinárias, nem ter carismas excepcionais.
―Senhor, a santidade exige um esforço constante, mas é possível a todos, porque ―antes de ser obra do homem― é um dom da tua misericórdia.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-11-25

Comentário sobre o Evangelho

O dom da pobre viúva: Jesus pede para ser generoso


Hoje sentimos a proximidade de Jesus: Ele vê tudo! Nada escapa a sua olhada amorosa. Ninguém prestou atenção naquela pobre mulher, menos ainda no seu donativo. Ninguém! Mas Jesus ficou apaixonado por ela. O que ela deu sim que é um “tesouro” para Deus.
—Onde está o “truque”? Os outros lançavam «o que lhes sobrava, ela em compensação lançou (…) tudo quanto tinha para viver». Simplesmente TUDO, ou seja, ela mesma. Ante Deus não contam as quantidades, senão você mesmo!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-11-25

Meditação

Muitos faziam suas ofertas no Templo, aproveitando a oportunidade para chamar a atenção. Outros, mesmo ricos, faziam-nas discretamente. Mas, em todo o caso, podiam fazê-lo com facilidade, pois tinham mais que o suficiente. A viúva, não. Estava até acanhada, quando desembrulhava de uma dobra da roupa, duas moedinhas: as de menor valor na época; toda a sua riqueza. Era uma verdadeira oferta, pois ali estava seu inteiro coração.
Oração
LEVANTAI, SENHOR, nós vos pedimos, o ânimo dos vossos fiéis, para que, fazendo frutificar com solicitude a obra da salvação, recebam maiores auxílios de vossa paternal bondade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=25%2F11%2F2024&leitura=meditacao