domingo, 15 de julho de 2018

A VOZ DO PASTOR - 15/07/18 - 15º Domingo do Tempo Comum - Dom Orani João Tempesta


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 13 de jul de 2018

Anúncio do Evangelho (Mc 6,7-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.
8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.
10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Categoria - Pessoas e blogs

Licença - Licença padrão do YouTube

Evangelho do Dia - 14/07/2018, com o Padre Rodrigo Vieira.


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 13 de jul de 2018

Evangelho (Mt 10,24-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima de seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Categoria - Pessoas e blogs

Licença - Licença padrão do YouTube

Evangelho do Dia - 13/07/2018, com o Padre Rodrigo Vieira.


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 12 de jul de 2018

Evangelho (Mt 10,16-23)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Categoria - Pessoas e blogs

Licença - Licença padrão do YouTube

Padre, seja pai! (Homilia Dominical.409: 15.º Domingo do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 14 de jul de 2018

Ao escolher os doze Apóstolos e instituir o sacerdócio católico, Nosso Senhor não lhes deu apenas poderes especiais, mas também os chamou, desde o começo, a levarem um “estilo de vida” diferente, despojado e feito de renúncias.
Nesta pregação, Padre Paulo Ricardo reforça a todos os seus irmãos padres a necessidade de se oferecerem a Deus como vítimas a fim de viverem plenamente a própria vocação.
Assista a fortaleça a sua fé na paternidade espiritual dos sacerdotes: http://bit.ly/2uv2dZt!

Categoria - Educação

Licença - Licença padrão do YouTube

O que é temer a Deus? (Homilia Diária.899: Sábado da 14.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 13 de jul de 2018

Entre as muitas verdades que hoje se calam nos púlpitos conta-se o santo temor de Deus. De fato, pouco ou nada se fala a respeito desta realidade, que no passado arrancou tantas almas do pecado e as reconduziu a melhor vida: Deus é temível, e não só por sua grandeza e poder, mas ainda porque não há nada que devamos temer mais do que perder a chance de contemplar o Altíssimo face a face no céu. Pois quem muito ama um tesouro, como não receará perdê-lo para sempre? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 14 de julho, e peçamos a Deus que infunda em nossas almas o dom do temor divino.

Categoria - Educação

Licença - Licença padrão do YouTube

Odiados por causa do amor (Homilia Diária.898: Sexta-feira da 14.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 12 de jul de 2018

Se o Amor se fez carne, e mesmo assim o crucificaram; se tantos santos tanto amaram, e mesmo assim foram martirizados, por que é que achamos que não se aplicam a nós aquelas palavras do Salvador: “Sereis odiados por todos, por causa do meu nome”? Será que estamos realmente convencidos de que basta fazer “boa cara” e ser “pastoral” para evitar o ódio que o mundo tem Àquele que veio nos tirar do comodismo e abrir nossos olhos para o erro e o pecado? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 13 de julho, e peçamos a Cristo a graça da perseverança e da fortaleza no apostolado.

Categoria - Educação

Licença - Licença padrão do YouTube

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 6,7-13 - 15/07/2018



O mundo precisa ser renovado e purificado

O Senhor está nos chamando para que proclamemos o Reino de Deus no mundo que está sedento e sujo, que precisa ser renovado e purificado.

“Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros” (Marcos 6,7).

Os espíritos impuros dominam o mundo em que vivemos, porque eles encontram espaço para espalhar impurezas, maldades, mazelas, corrupções e discórdias no coração da humanidade.
A humanidade em que vivemos é suja e estragada pelo mal, mas não é para olharmos para esse mundo com a óptica da perspectiva negativa de que está tudo perdido e que nada presta. Pelo contrário, no mundo perdido, estragado, sujo e impuro em que vivemos, Deus nos envia, Ele foi o enviado do Pai. Por onde Jesus passava, Ele expulsava os demônios, expulsava as impurezas, purificava o que estava sujo, curava e realizava o Reino de Deus.
É preciso realizar o Reino de Deus, é preciso pregar a conversão, expulsar os demônios, curar os doentes, levar a unção de Deus para o mundo que está contaminado pelo mal. Por isso, a ordem de Jesus é para que possamos ir em missão.
Muitas vezes, estamos preocupados em receber a unção. Então, nós a recebemos, mas guardamos e não levamos a unção e a graça de Deus adiante. Fico pensando como nossas igrejas estarão cheias, lotadas! As pessoas vão à Missa receber a Eucaristia, a Palavra de Deus. Elas as recebem, mas guardam. A ordem de Jesus, porém, é para irmos em frente.
Precisamos levantar das nossas igrejas, comunidades e paróquias. Precisamos ter a ousadia que hoje escutamos na Primeira Leitura de Amós, aquele que, mesmo reconhecendo não ser profeta nem filho de profeta, era apenas um pastor de gado e cultivador de sicômoros, mas o Senhor o chamou para profetizar na casa de Israel.
O Senhor está nos chamando para que nós também profetizemos e anunciemos, para que proclamemos o Reino de Deus no mundo que está sedento, sujo e precisa ser renovado e purificado.
É muito fácil criticar, dizer que as coisas não prestam, que as pessoas não têm jeito. Estamos desmerecendo a ação redentora de Jesus, desmerecendo o trabalho salvífico do Pai. Ele conta com cada um de nós para que proclamemos, anunciemos e façamos o Reino de Deus acontecer no mundo em que estamos inseridos.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 10,24-33 - 14/07/2018


Jesus nos conhecerá diante do Pai quando nós O reconhecermos

Jesus nos conhecerá diante do Pai quando nós O reconhecermos na nossa vida, nos nossos atos, nas nossas atitudes

“Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus” (Mateus 10,32-33).

Há uma cena que precisa estar gravada em nossa mente, na nossa fantasia e dentro do nosso coração. Quando partirmos desta vida, iremos para o tribunal de Deus; e diante desse tribunal, estará Jesus nos apresentando ao Pai, dizendo: “Esse é meu discípulo. Esse faz parte do meu Reino. Vinde, abre as portas para ele”.
Outra cena, que pode acontecer, é Jesus dizer diante do tribunal: “Pai, esse eu não conheço. Esse nunca se declarou para mim”. Podemos até dizer: “Senhor, eu estava lá, eu tinha o terço na mão. Eu ia às missas. Eu comungava. Eu fazia parte do grupo de oração. Eu fazia parte do apostolado. Eu falava em Seu nome. Eu partilhava as homilias diárias. Eu rezava mil Ave-Marias”.
Jesus nos conhecerá diante do Pai quando nós O reconhecermos na nossa vida, nos nossos atos, nas nossas atitudes, em tudo aquilo que fizermos, quando não tivermos vergonha de ser discípulos d’Ele nem de declarar o nosso amor por Ele. Não estou falando de pieguismo ou exageros, mas de testemunho de vida, de não termos medo nem vergonha de testemunhar que amamos Jesus, que a nossa vida tem sido transformada e mudada por Ele, por isso somos diferentes.
No nosso trabalho, onde nos encontramos, onde estamos, muitas pessoas não creem da mesma forma que nós cremos. Não precisamos julgar nem condenar ninguém, precisamos dar testemunho de vida. Na nossa família, muitos não conhecem ou, se conhecem, não seguem Jesus. É o lugar do testemunho de vida e de coerência. Muitas pessoas deixam de segui-Lo, porque os discípulos de Jesus não dão testemunho, não testemunham com a própria vida o amor a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Alguns comportamentos são fundamentais, não nos deixemos corromper. Em um mundo onde é muito comum as falcatruas e vantagens, a melhor maneira de testemunhar Jesus é não se deixar contaminar por essa mentalidade. Num mundo onde as pessoas profanam tudo, onde a maldade está presente nas mínimas relações, não faça a mesma coisa, seja diferente, porque vai ser diferente a forma como Jesus vai nos apresentar ao Pai no dia do julgamento. “Sim, meu Pai, esse eu conheço. Esse não me negou nem me renegou, é meu discípulo”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 10,16-23 - 13/07/2018


A prudência e o discernimento são dons do Espírito Santo

Deixemos que Deus descomplique aquilo que está confuso dentro de nós, para que tenhamos sempre discernimento e prudência

“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10,16).

Ninguém conhece melhor o mundo do que Deus, o Senhor da nossa vida. Ele sabe, mais do que ninguém, como o mal entrou no mundo, como o mal está pervertendo as relações humanas, mas nós precisamos estar neste mundo, contudo, não podemos ser contaminados por ele. Precisamos estar neste mundo como ovelhas no redil de Jesus.
Jesus nos dá duas receitas muito práticas para não nos perdermos neste mundo. A primeira delas, com certeza, é a prudência. Não pode faltar prudência a um filho de Deus, não pode faltar prudência a um discípulo de Jesus. A prudência é, acima de tudo, ter a mente em alerta, o cuidado do que pode e do que não pode. Não podemos ser ingênuos e achar que, porque Deus está conosco, estamos livres de qualquer mal, que nada vai nos acontecer, que as pessoas são boazinhas. Há prudência no que falamos, com quem conversamos, naquilo que dizemos e fazemos, a hora e o momento. Muita coisa se perde por falta de prudência e cuidado.
Ser prudente não é ter medo exagerado – “Nada eu posso!”. A prudência é saber fazer as coisas certas na hora certa e do modo certo. Para que sejamos prudentes, precisamos nos aplicar na arte evangélica do discernimento, que é dom do Espírito Santo, pois é Ele que nos ajuda a distinguir o que parece ser a vontade de Deus, mas não é; o que parece ser de Deus, mas não é d’Ele; o que parece ser bom, tem aparência de bom, mas, no fundo, não é bom.
É a prudência que freia os impulsos da alma e do coração, porque estamos cheios de boa vontade, mas só ter boa vontade não basta, é preciso ter discernimento. Quanto mais nos aplicarmos em discernirmos as coisas, mais prudência teremos naquilo que realizamos.
Para ter prudência e discernimento é preciso ser simples como as pombas. Quanto mais complicados formos, menos prudência teremos; quanto mais nos enchemos de orgulho, de soberba e complicações, mais dificuldade temos em discernir o que é certo do que é errado, o que convém do que não convém.
Não compliquemos nem sejamos complicados. Deixemos que Deus descomplique aquilo que está confuso dentro de nós, para que tenhamos sempre discernimento e prudência no que devemos realizar.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.