sábado, 27 de janeiro de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 27/01/2024



LEITURA ORANTE

Mc 4,35-41 - Jesus acalma a tempestade


Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com todos os internautas:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e
compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem piedade de nós

1. Leitura (Verdade)
Acolhemos a Palavra com esta certeza:
Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, /
para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16).
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto Mc 4,35-41, e observamos
pessoas, palavras, relações, lugares.
Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos:
- Vamos para o outro lado do lago.
Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam. De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água. Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram:
- Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?
Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago:
- Silêncio! Fique quieto!
O vento parou, e tudo ficou calmo. Aí ele perguntou:
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?
E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros:
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!
Este foi o primeiro milagre de Jesus relacionado à natureza. Acalmar uma tempestade no mar significava dominar as forças do abismo. Os discípulos se assustaram:
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?
Refletindo
Quando e onde aconteceu o milagre?
O texto diz “de tardinha”, no lago. Jesus e os discípulos subiram no barco. E começou a soprar um vento muito forte e as ondas arrebentavam com muita força no barco. Jesus dormia na parte detrás do barco. Os discípulos se apavoram. Então, o acordaram e disseram: Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?
Então, ele se levantou, falou com autoridade ao vento e disse ao lago: Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo. Aí, ele chamou a atenção dos discípulos: Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Este texto nos convida a avaliar a  nossa fé. A tempestade do texto lido lembra as nossas tempestades. O Papa Francisco, no dia 27 de março de 2022, rezou pelo fim da pandemia e disse:
“A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa a descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades. Mostra-nos como deixamos adormecido e abandonado aquilo que nutre, sustenta e dá força à nossa vida e à nossa comunidade.”
A ilusão de pensar que continuaríamos saudáveis num mundo doente
Com a tempestade, afirmou o Papa, cai o nosso “ego” sempre preocupado com a própria imagem e vem à tona a abençoada pertença comum que não podemos ignorar: a pertença como irmãos."

Meditando
Os bispos, em Aparecida, lembraram os muitos desafios
que temos que enfrentar:
"Aqui está o desafio fundamental que contrapomos: mostrar a capacidade da Igreja de promover e formar discípulos que respondam à vocação recebida e comuniquem em todas as partes, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo. Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências." (DAp 14).

Recordar a
sobre a Pandemia (27 de março de 2022).

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Salmo 50(51)

Criai em mim um coração que seja puro!

1. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de vossa face / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! – R.
2. Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso! / Ensinarei vosso caminho aos pecadores, / e para vós se voltarão os transviados. – R.
3. Da morte como pena, libertai-me, / e minha língua exaltará vossa justiça! / Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, / e minha boca anunciará vosso louvor! – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de fé. Em casa, na rua, no trabalho, onde estiver, em alguma situação ameaçadora ou difícil, vamos aumentar nossa confiança no Senhor, na certeza de que ele está conosco.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 26/01/2024



LEITURA ORANTE

Lc 10,1-9 - Todos são discípulos missionários


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer, para procurar
a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, templo do Espírito Santo,
ensinai-nos a sermos fiéis Àquele que habita em nosso coração.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 10,1-9
Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."
Refletindo
Jesus organiza a equipe de discípulos. 
Tem objetivo, conteúdo, estratégia e missão claros.
Equipe: setenta e dois discípulos. Setenta na tradição judaica significava o número dos povos do mundo. O número de setenta discípulos manifesta o objetivo de Jesus com relação à humanidade inteira. O novo Povo de Deus envolverá todos os povos da terra.
Objetivo: Atenção à vida das pessoas ("cura dos doentes") e anúncio do Reino de Deus.
Conteúdo: preparar a acolhida do Senhor (pré-missão).
Estratégia: oração, despojamento, ir ao encontro, visitar todas as casas, iniciando com saudação de paz.
Missão: a "colheita". Ou seja: formar o novo Povo de Deus.
Diz ainda o Papa Francisco: "Se a paróquia é a casa de todos no bairro, não um clube exclusivo, recomendo: deixem abertas as portas e janelas, não se limitem a levar em consideração apenas quem frequenta ou pensa como vocês. Permitam que todos entrem ... Permitam a vocês próprios saírem ao encontro e se deixar questionar, que as perguntas deles sejam as suas, permitam caminhar juntos: o Espírito os conduzirá. Não tenham medo de entrar em diálogo e se deixem envolver pelo diálogo: é o diálogo da salvação".

2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para nós?
Respondemos aos apelos e convites de Jesus Mestre? Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa vida.
É preciso, conforme o Evangelho de hoje, vida de oração"pedi ao Senhor" -, é preciso despojamento - "Não levem nada" -, é preciso ter foco, objetivo claro - "não parem no caminho"...
Somos o novo Povo de Deus.
Somos também convocados/as a ser discípulos/as missionários/as atentos/as ao bem das pessoas e ao anúncio do Reino.
"Um processo sinodal é pensado como dinamismo de escuta recíproca, conduzido em todos os níveis da Igreja, envolvendo todo o povo de Deus", na escuta do Espírito Santo. (Papa Francisco, 18 de setembro de 2021).

Meditando
Como disseram os bispos, em Aparecida"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher." (DAp 18).
Qual o meu compromisso com a Igreja?
Minha fé é dinâmica, comunicativa. Às vezes, tenho minha fé e compromissos adormecidos, sem expressão.
O papa Francisco fala, na Laudato sì:
"A liberdade humana pode prestar a sua contribuição inteligente para uma  evolução positiva, como pode também acrescentar novos males, novas causas de sofrimento e verdadeiros atrasos. Isto dá lugar à apaixonante e dramática história humana, capaz de transformar-se num desabrochamento de libertação, engrandecimento, salvação e amor, ou, pelo contrário, num percurso de declínio e mútua destruição. Por isso a Igreja, com a sua ação, procura não só lembrar o dever de cuidar da natureza, mas também e «sobretudo proteger o homem da destruição de si mesmo" (LS 79).

3. Oração (Vida)
O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Oração
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

4. Contemplação(Vida/Missão)
Qual o novo olhar que a Palavra despertou em nós?
Hoje, queremos viver agradecendo a Deus pela vida e servir-nos de todas as oportunidades para anunciar o Reino.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 25/01/2024



LEITURA ORANTE

Mc 16,15-18 - Conversão do apóstolo Paulo e nossa


- A nós, graça e paz de Deus, nosso Pai,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura Orante em companhia de São Paulo,
apóstolo dos povos,
e às muitas pessoas que, no mundo inteiro
- Europa, Brasil, Américas, África, Índia, Ásia, e tantos outros lugares -,
nos reunimos na redes sociais para rezar, juntos, a Palavra.
Pedimos as luzes ao Espírito Santo:
Espírito de verdade,
a ti consagro minha mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Acolhemos a Palavra, cantando o refrão:
"A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração" (Rm 10,8)
Lemos, atentamente, Mc 16,15-18, e observamos as palavras de Jesus.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos,
15 e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
16 Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
17 Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes:
expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;
18 se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados". 
Refletindo
Este texto nos faz pensar que todo cristão, todo batizado, é chamado a um encontro com Jesus, a uma grande fé, à conversão, ao discipulado, à comunhão e à missão. Jesus diz que quem crer terá o poder de "fazer milagres". E envia os discípulos a uma missão universal. Para que? Não vão ensinar, pregar para serem mestres, mas para fazerem discípulos de Jesus. Receberão o poder de libertar as pessoas do mal, de restaurar a dignidade,  em "meu nome", diz Jesus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando
O texto nos diz que também somos  pessoas cristãs, convocadas para serem discípulos/as e missionários/as de Jesus.
A fé e o encontro com Jesus Cristo, são o fio condutor de um processo que culmina na nossa maturidade como discípulos/a e deve renovar-se constantemente pelo  testemunho pessoal, e pela missão: “Vão pelo mundo inteiro”.
A conversão, como aconteceu com o apóstolo Paulo, é a nossa resposta inicial ao seguimento de Jesus Cristo;
O discipulado, como amadurecimento no conhecimento, na fé e no seguimento de Jesus Mestre.
A comunhão, pois não pode haver vida cristã fora da comunidade: na nossa família, na paróquia, na Igreja, no nosso grupo.
A missão, que nasce do desejo de partilhar nossa experiência de Deus com os outros.

Conta-se que cinco sapinhos estavam à beira da lagoa.
Três decidiram saltar na água.
Pergunta-se: quantos ficaram de fora?
Alguém, pela lógica imediata, diz: "Ficaram dois". Outra pessoa, um pouco mais reflexiva, disse que "nenhum ficou", pois os dois se assustaram e desapareceram.  Na verdade, ficaram todos do lado de fora, pois três apenas decidiram. Não concretizaram a decisão, não se comprometeram realmente.
. Não basta o desejo de partilhar, participar. É preciso partilhar.
Compromisso! Participação!

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Fazemos orações espontâneas e depois rezamos:
A São Paulo
Ó glorioso São Paulo,
que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo,
e que para anunciar o Cristo Salvador ao mundo inteiro,
sofrestes prisões, flagelações, apedrejamentos,
naufrágios e perseguições de toda espécie, e,
por fim, derramastes o vosso sangue,
alcançai-nos a graça de aceitar as doenças,
sofrimentos e adversidades desta vida.
Que nada nos desanime no serviço de Deus,
mas sirva para crescermos na fé,
na esperança e no amor. Amém. 

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar será iluminado pelo coração que se compromete com a missão de evangelizar a todos.

Diz o Papa Francisco: "Antes de tudo lembremo-nos de que a conversão é uma graça, portanto, deve ser pedida a Deus com força”.
"Nós nos convertemos verdadeiramente - continua o Papa - na medida em que nos abrimos à beleza, à bondade, à ternura de Deus. Então deixamos o que é falso e efêmero, para o que é verdadeiro, belo e dura para sempre".
(06/12/2021).


Refrão: Eu sei, eu sei,
eu sei em quem acreditei
Eu sei, eu sei
em quem acreditei. (2Tm 1,12)
Cante junto

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

I. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 27 de janeiro, sábado, 3ª semana do Tempo Comum


27 de janeiro, sábado, 3ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 27 de janeiro, sábado da 3ª semana do Tempo Comum.

- Jesus convida seus discípulos a tomarem a rota para o outro lado do Lago da Galileia. No meio do caminho, são surpreendidos por duas coisas: pela força do vento e das águas que quase afundam o barco e pelo fato de seu mestre encontrar-se dormindo. Jesus acorda, chama a atenção do vento e do mar, que o obedecem, e dos discípulos, que, por causa do medo, não sabem se devem obedecer ou não. Peça ao Senhor que aumente sua fé, que acalme as tempestades de sua vida.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 4, versículos de 35 a 41.

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: 'Vamos para a outra margem!' Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: 'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?' Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: 'Silêncio! Cala-te!' O ventou cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: 'Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?' Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: 'Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?'

- O verbo obedecer não é mero cumprir o que lhe é pedido. Na Sagrada Escritura, a raiz da palavra escutar significa obediência. Dessa forma, obedecer torna-se sinônimo de saber escutar o que lhe é dito. O vento e o mar sabem escutar Jesus, mas o ser humano tem medo, tem pouca fé. Por isso, sua escuta, ao invés de tornar-se em entrega, torna-se motivo de desconfiança. Peça ao Senhor que o som de teus medos e preocupações não te impeçam de escutar a voz de Jesus.

- Você sabe escutar a voz de Jesus que te pede para confiar nele? Ou o medo te faz pensar que ele esteja dormindo, indiferente com aquilo pelo qual está passando?

- 'Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”, diz Jesus no evangelho de hoje. Saber escutar é um pedido a confiar naquele que fala. Compreendemos a dificuldade dos discípulos, pois as situações concretas do dia a dia muitas vezes despertam em nós o medo, que, por sua vez, faz nossa interpretação da realidade ficar muitas vezes distorcida. Jesus se importa conosco, e pede que confiemos nele, que saibamos escutá-lo. Como já dizia Mia Couto, em sua obra Pensatempos:

“Me entristece o quanto fomos deixando de escutar.
Deixamos de escutar as vozes que são diferentes, os silêncios que são diversos.
E deixamos de escutar não porque nos rodeasse o silêncio.
Ficamos surdos pelo excesso de palavras, ficamos autistas pelo excesso de informação.”

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor por sua Palavra que acalma o vento, o mar e nosso medo. Peça a Ele que te ajude a escutá-lo no cotidiano da tua vida e a confiar Nele.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Palavra se fez carne - 26 de janeiro, 6ª feira, Memória dos bispos, Santos Timóteo e Tito


26 de janeiro, 6ª feira, Memória dos bispos, Santos Timóteo e Tito


- Hoje é dia 26 de janeiro, 6ª feira, Memória dos bispos, Santos Timóteo e Tito.

- A narrativa do Evangelho hoje é um chamado à reflexão sobre a missão dos setenta e dois discípulos escolhidos e enviados de dois a dois, por Jesus, especialmente onde Ele mesmo devia ir para levar a Sua paz e anunciar o Reino de Deus. Agradeça ao Senhor que, continuamente, chama e envia você, para anunciar ao mundo a paz, que frutifica na alegria de levar a boa nova a todos.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 10, versículos 1 a 9:

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: - "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós'"."

- A missão dada por Jesus aos discípulos, de irem dois a dois, é primordial para a formação da comunidade, que deve ter por base a paz, que não é ausência de conflito, mas na plena confiança amorosa em Deus. A certeza que todos são queridos e chamados por Deus, mesmo que imperfeitos, com erros e contradições, todos podem viver a alegria da amizade com Ele. Peça ao Senhor a graça de viver a verdadeira paz, que capacita anúncio do Reino por meio do testemunho da convivência fraterna.

- Sua participação na comunidade ajuda você a acolher e a confiar nas pessoas? Você tem exercitado a convivência fraterna? Tem anunciado, promovido a paz entre as pessoas, por meio do testemunho de amor e inclusão dos menos favorecidos?

- Na narrativa Jesus orienta “Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós”. Ouça o que diz o poema/oração da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen sobre a paz:

A paz sem vencedor e sem vencidos
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja um novo
Recomeço de esperança e de justiça
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
Para entendermos vosso mandamento
Para que venha a nós o vosso reino
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de ser fiel ao seu chamado para ser missionário(a) comprometido com o anúncio da Boa Nova do Reino, espalhando sua mensagem de paz entre todas as pessoas e nações.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Palavra se fez carne - 25 de janeiro, 5ª feira, Festa da Conversão de São Paulo


25 de janeiro, 5ª feira, Festa da Conversão de São Paulo


- Hoje é dia 25 de janeiro, 5ª feira, Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo.

- Assim era o grande apóstolo Paulo “Ai de mim se eu não anuncio o Evangelho!” e, a seu discípulo Timóteo, dizia: proclame a palavra, insista, no tempo oportuno e inoportuno, [...] e exorte com toda a paciência e não desista nunca. Peça ao Senhor que te dê o mesmo ardor, a mesma paixão de São Paulo e te dê coragem para anunciá-lo.

- Escute o que diz o Evangelho segundo Marcos capítulo 16, versículos de 15 à 18:

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

- Nesta festa da conversão de São Paulo, o Evangelho nos apresenta Jesus que depois de ressuscitado se manifesta aos discípulos e os chama à missão. Ide! É o que lhes diz o mestre que se manifestando, restitui a coragem dos discípulos e lhes confere a graça de serem anunciadores do Evangelho. Assim como aos onze discípulos e posteriormente a Paulo, Jesus nos confia à missão de levar a Boa Nova ao mundo inteiro. Jesus está com você e com toda a pessoa que foi batizada e tem a graça para realizar a missão de proclamar a palavra, de expulsar os demônios da acomodação, do medo, da vergonha, de rezar pelas pessoas com a imposição das mãos. Agradeça ao Senhor por ter te chamado à vida e a missão de anunciar o seu amor.

- O que o evangelho de hoje diz de modo particular ao seu coração? Qual novidade ele suscita em você? Você se sente livre para falar de Jesus e em qualquer lugar? Anuncias a Boa Nova através do seu meu modo de vida, sendo uma bênção a este mundo de Deus?

- “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura!” diz Jesus a cada um de nós. E São Paulo assim dizia: “Por causa do evangelho eu faço tudo, para dele me tornar participante”. Faça suas as palavras da música A Ti meu Deus:

A ti, meu Deus, elevo o meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz.
A ti, meu Deus, eu quero oferecer meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.

A tua ternura, Senhor, vem me abraçar, e a tua bondade infinita me perdoar.
Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração, eu quero sentir o calor de tuas mãos.

- Termina sua oração pedindo a Deus por intercessão de São Paulo, a luz da fé que sempre iluminou o apóstolo, para que caminhes seguindo os passos de Jesus, testemunhando o Evangelho.

- Que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!