quarta-feira, 13 de novembro de 2013

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/11/2013

14 de Novembro de 2013

Ano C


Lc 17,20-25

Comentário do Evangelho

A vinda do Reino de Deus é surpreendente.

Nosso trecho tem dois destinatários: os fariseus (v. 20) e os discípulos (v. 22). Perguntar a Jesus sobre a chegada do Reino de Deus (cf. v. 20) é ignorar a sua presença já no meio deles (cf. v. 21). O Reino de Deus já foi comparado por Jesus a uma semente de mostarda que um homem lança na terra, ou a um pouco de fermento que uma mulher põe na massa. Daí que procurar o Reino de Deus num fato extraordinário é perder a oportunidade de reconhecê-lo presente em Jesus. O Reino de Deus não se identifica com nenhuma realidade terrena, mas está presente em tudo, pois ele perpassa toda a realidade humana. Não se trata de uma percepção ótica (v. 22); ele precisa ser discernido. A presença viva do Reino de Deus é o “Filho do Homem” no “seu dia” (v. 24), menção à sua Ressurreição (cf. v. 25). A vinda do Reino de Deus é surpreendente, escapa a qualquer previsão ou cálculo. Ao discípulo cabe estar preparado para acolhê-lo.
Carlos Alberto Contieri, sj
ORAÇÃO
Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.

Vivendo a Palavra

Ou descobrimos o Reino de Deus dentro de nós, ou procuraremos em vão. O Reino é tesouro escondido, é pérola preciosa. Precisamos nos tornar crianças, vencer o egoísmo, vender o que temos, abrir mão do que somos e doar tudo para os irmãos. Poderemos, então, entrar na posse do Reino.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra que precisamos reconhecer a presença do Reino de Deus no meio dos homens para que possamos reconhecer a presença de Jesus em nosso meio. E vamos encontrar Jesus presente no meio de nós nos que sofrem, que são rejeitados, que são excluídos da sociedade. A sociedade não quer viver os valores do Reino de Deus e vive do egoísmo, do acúmulo de bens, da busca desenfreada de poder e de prazer, da escravidão dos vícios, etc. Os membros dessa sociedade vivem uma fé superficial, materialista, mesquinha e descompromissada, que faz com que queiram ver Jesus, mas não possam vê-lo, pois não o reconhecem nos pobres e necessitados.

Recadinho


E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: “Ele está ali” ou “Ele está aqui”. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

REFLEXÕES DE HOJE


14  DE NOVEMBRO - QUINTA


Reflexão - Lc 17, 20-25

O Evangelho de hoje nos mostra que precisamos reconhecer a presença do Reino de Deus no meio dos homens para que possamos reconhecer a presença de Jesus em nosso meio. E vamos encontrar Jesus presente no meio de nós nos que sofrem, que são rejeitados, que são excluídos da sociedade. A sociedade não quer viver os valores do Reino de Deus e vive do egoísmo, do acúmulo de bens, da busca desenfreada de poder e de prazer, da escravidão dos vícios, etc. Os membros dessa sociedade vivem uma fé superficial, materialista, mesquinha e descompromissada, que faz com que queiram ver Jesus, mas não possam vê-lo, pois não o reconhecem nos pobres e necessitados.




A VINDA DO REINO Lc 17,20-25
HOMILIA    

Jesus não apresenta o Reino de Deus como algo fantástico nem exuberante. Suas palavras são profundas e simples: o Reino de Deus está entre vós.
No Novo Testamento a palavra grega traduzida por reino é Basiléia, que não se refere a um lugar específico, mas ao domínio de um soberano. Nos Evangelhos, Jesus usou essa palavra mais de 100 vezes. Alguns requisitos fundamentais para fazermos parte deste reino é obediência total à vontade de Deus e a consciência da dependência que temos d’Ele. Nós não faremos parte deste reino apenas no fim dos tempos ou quando morrermos. O Reino dos Céus está disponível a qualquer pessoa nesse momento. Porque, Deus, em seu imensurável amor, ofereceu seu próprio filho para sofrer em nosso lugar as conseqüências dos nossos pecados e assim restaurar todas as coisas. Em Jesus o céu e a Terra são novamente unidos, isto é, Seu Reino é estabelecido sobre toda a criação.
Fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs para a dispensa da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas às coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra, como bem no-lo descreveu São Paulo aos efésios 1,9-10
Somente com a vinda de Jesus se tornou possível estabelecer o Reino de Deus na Terra. O Reino que Jesus veio inaugurar no mundo não pertence a esse gênero; ele consiste em abater as barreiras do egoísmo, do ativismo, da exploração, para fazer de todos os homens uma só família de filhos de Deus. E a Igreja desde a sua fundação não tem feito outra coisas senão cumprir este mandato: Que todos sejam um no Pai, no Filho e no Espírito Santo.
A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e é fundamental que todo homem se esforce por entrar nele. A partir de Jesus, a humanidade passou a ter acesso a uma dimensão espiritual tão diferente que Jesus afirmou: Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Jesus, o primogênito de Deus, demonstrou a autoridade que um filho de Deus tem sobre a Terra.
Nós fomos feitos também filhos, por adoção, e podemos ter intimidade com nosso Papai. Em Jesus recebemos autoridade sobre todo o mal. Maior é aquele que está em nós do que o que esta no mundo. Nós fomos tirados do domínio das trevas e transportados para o seu Reino e agora estamos em luta contra as trevas. Ele afirmou que faríamos as mesmas obras que ele fez, e ainda maiores se permanecermos n’Ele e com Ele (Jo 14,12).
E na oração do Pai Nosso, ao dizer venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu, Jesus deixou claro o seu desejo de expandir o Reino de Deus sobre a Terra. Portanto, esse deve ser o meu e o teu desejo, acima de tudo. Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. Pois que como o mundo está dominado pelo maligno, o avanço do Reino de Deus significa o retrocesso do Reino das Trevas. Nada que seja contrário ao plano de Deus pode permanecer. No Reino de Deus não há pecado, doenças e nem morte.
A oportunidade de desfrutar do Reino esta aberta para todas as pessoas, porém a porta de entrada é o arrependimento (Mt 4,17). Muitas vezes o orgulho e a falsa religiosidade nos impedem e nos distanciam dele. Mas Jesus continua dizendo: o Reino de Deus está entre vós. O Reino de Deus é expandido com a manifestação de Jesus pelo Espírito Santo através da Igreja.
Fonte Homilia: Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Onde o Reino de Deus está acontecendo?
A Palavra de Deus nos convida a refletirmos sobre a presença do Reino de Deus no meio de nós.
“Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem no seu dia (Lc 17,24).
A Palavra de Deus nos convida a refletirmos sobre a presença do Reino de Deus no meio de nós. Às vezes, nós nos perguntamos: “Onde está Deus? Onde está o Seu Reino? Onde a graça do Senhor está acontecendo?”. Ainda mais hoje, num mundo tão cercado, multiplicado de pessoas pregando o nome de Deus aqui e ali, dizendo “Deus está aqui!”, prometendo mundos e fundos em nome do Senhor. 
Nessas horas, a dúvida vem ao nosso coração: “Onde o Reino de Deus está acontecendo?” A Palavra, então, vem consolar o nosso coração. 
Não se preocupe, pois o Reino não está aqui nem ali, mas no meio de nós, quando fazemos a vontade do Pai, quando a colocamos em prática. 
Nós não precisamos ter medo de igrejas que ameaçam, de pessoas que nos deixam temerosas, como se a vinda do Senhor fosse para nós motivo de tristeza, de desânimo e peso. Muito pelo contrário, a volta do Senhor é motivo de muita paz para o nosso coração. Por isso, meus irmãos, nós devemos, acima de tudo, buscar o Reino de Deus em nós, em nossa vida, em nosso coração. De que forma? Colocando a Palavra d’Ele em prática. 
Quando o Senhor nos chama a viver de forma despreocupada, desprendida, isso não quer dizer que podemos viver de qualquer jeito. Viver o Reino de Deus é colocar Sua Palavra em prática acima de tudo. Quando fazemos isso, não devemos nos preocupar. 
Conhecemos o Reino de Deus por seus frutos, pela vitalidade da presença amorosa e misericordiosa de Jesus no meio de nós. Não adianta fazermos alardes sobre a vinda do Senhor, porque esta será repentina, vai nos pegar de surpresa. 
A morte que não esperamos, a forma como ela aconteceu… Nenhum de nós poderia esperar que as coisas acontecem assim. Mas se você está preparado, se você está vivendo conforme a vontade do Senhor, nem isso vai pegá-lo de surpresa, nem isso vai deixá-lo desanimado; pelo contrário, a vinda do Senhor, a presença d’Ele trará ao nosso coração conforto e paz. 
Não importa a vida que levamos, se a vivermos dignamente, se colocarmos em prática a Palavra de Deus, o Seu Reino estará presente no meio de nós. 
Deus abençoe você!



Padre Roger Araújo


Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.Facebook Twitter
LEITURA ORANTE

Lc 17,20-25 - O Reino de Deus está em nosso meio


"O Reino de Deus está no meio de vós!"

Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 104:
Senhor, a terra está repleta de tuas criaturas.
Envias o teu sopro e eles são criados, e assim renovas a face da terra.
Que a glória do Senhor seja para sempre; que ele se alegre com suas obras!
Vou cantar para o Senhor, enquanto eu viver, louvarei o meu Deus, enquanto existir.
Que o meu poema lhe seja agradável, e eu me alegrarei com Javé.
Bendiga ao Senhor, ó minha alma! Aleluia!

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia:  Lc 17,20-25.
Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui', ou: 'Está ali', pois o Reino de Deus está no meio de vós". E ele disse aos discípulos: "Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: 'Ele está aqui' ou: 'Ele está ali'. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.

Jesus continua falando aos mestres fariseus, que lhe perguntam a data da vinda do Reino de Deus. Jesus evita falar em termos de  época. Fala de forma diferente, dos sinais da presença do Reino. e aprofunda mais, dizendo-lhes que o Reino de Deus está dentro deles. O Reino de Deus está ativo neles e na pessoa de Jesus. Em seguida, aos discípulos, Jesus faz uma exortação à vigilância constante.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Como discípulos e missionários devemos ser e estar atentos aos sinais do Reino de Deus. Como disseram os Bispos em Aparecida: " O fato de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos, n'Ele, tenham vida leva-nos a assumir evangelicamente e a partir da perspectiva do Reino as tarefas prioritárias que contribuem para a dignificação do ser humano e a trabalhar junto com os demais cidadãos e instituições para o bem do ser humano. O amor de misericórdia para com todos os que vêem vulnerada sua vida em qualquer de suas dimensões, como bem nos mostra o Senhor em todos seus gestos de misericórdia, requer que socorramos as necessidades urgentes, ao mesmo tempo que colaboremos com outros organismos ou instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos nacionais e internacionais. É urgente criar estruturas que consolidem uma ordem social, econômica e política na qual não haja iniquidade e onde haja possibilidade para todos. Igualmente, requerem-se novas estruturas que promovam uma autêntica convivência humana, que impeçam a prepotência de alguns e que facilitem o diálogo construtivo para os necessários consensos sociais. (DAp 384).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com o salmo  104 (103) .
Hino ao Senhor da vida
Bendiga ao Senhor, ó minha alma! 
Senhor, meu Deus, como és grande! Vestido de esplendor e majestade,
envolto em luz como num manto, estendendo os céus como tenda, construindo tua morada sobre as 
Tomando as nuvens como teu carro, caminhando sobre as asas do vento.
Tu fazes dos ventos os teus mensageiros, e das chamas de fogo os teus ministros!
Assentaste a terra sobre suas bases, inabalável para sempre e eternamente.
Cobriste a terra com o manto do oceano, e as águas pousaram por cima das montanhas.
Diante da tua ameaça, porém, elas fugiram, precipitaram-se, ao fragor do teu trovão.
Subiram pelos montes, desceram pelos vales, para o lugar que tinhas fixado para elas.
Marcaste um limite que elas não podem transpor, e não voltarão a cobrir a terra.
Tu fazes brotar fontes de água pelos vales, e elas correm por entre as montanhas.
Dão de beber a todas as feras do campo, e os asnos selvagens aí matam a sede.
Junto a elas se abrigam as aves do céu, desferindo seu canto por entre a folhagem.
De tuas altas moradas regas os montes, e a terra se sacia com tua obra fecunda.
Tu fazes brotar relva para o rebanho, e plantas úteis para o homem. Dos campos ele tira o pão,
e o vinho que alegra seu coração; o azeite, que dá brilho ao seu rosto, e o alimento, que lhe dá forças.
As árvores do Senhor se saciam, os cedros do Líbano que ele plantou.
Aí se aninham os pássaros, no seu topo a cegonha tem sua casa. (...)
Tu fizeste a lua para marcar os tempos, o sol conhece o seu próprio ocaso.
Mandas as trevas e vem a noite, e nela rondam as feras da selva;
rugem os leõezinhos em busca da presa, pedindo a Deus o sustento.
Ao nascer do sol se retiram e se entocam nos seus covis.
O homem sai para sua faina, e para o seu trabalho até à tarde.
Como são numerosas as tuas obras, Senhor! 
A todas fizeste com sabedoria. A terra está repleta das tuas criaturas.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será de atenção aos sinais do Reino de Deus.

Bênção
 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, que trazes teu Reino para tão perto – dentro de nós! – perdoa nossa insistência em colocar-te afastado, em alturas, distâncias e tempos remotos e inalcançáveis, e ensina-nos a sentir a tua presença no nosso coração, nos irmãos de caminhada e na obra de tua Criação. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA 14/11/2013




Tema do Dia

«O Reino de Deus não vem ostensivamente.»

A Sabedoria é emanação puríssima da glória e do poder de Deus, e nada a contamina. É reflexo da Luz Divina, imagem da sua bondade e, embora sendo sempre a mesma, renova a humanidade através das gerações. Deus ama os que convivem com a sabedoria.

Oração para antes de ler a Bíblia



Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Verde. 5ª-feira da 32ª Semana Tempo Comum


Primeira Leitura (Sb 7,22–8,1)
32º Semana Comum
Quinta-feira 14/11/13

Leitura do Livro da Sabedoria.

7,22Na Sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante,23desimpedido, benfazejo, amigo dos homens, constante, seguro, sem inquietação, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis.
24Pois a Sabedoria é mais ágil que qualquer movimento, e atravessa e penetra tudo por causa da sua pureza. 25Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do todo-poderoso; por isso, nada de impuro pode introduzir-se nela: 26ela é um reflexo da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem da sua bondade. 27Sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas. 28Pois Deus ama tão-somente aquele que vive com a Sabedoria.29De fato, ela é mais bela que o sol e supera todas as constelações; comparada à luz, ela tem a primazia: 30pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece. 8,1Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra e com suavidade governa todas as coisas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 118)
32º Semana Comum
Quinta-feira 14/11/13

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra!
— É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.
— De geração em geração, vossa verdade permanece como a terra que firmastes.
— Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!
— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
— Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!


Evangelho (Lc 17,20-25)
32º Semana Comum
Quinta-feira 14/11/13


A vinda do Reino.


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém

BOM DIA ESPÍRITO SANTO. - O QUE VAMOS FAZER JUNTOS HOJE?

TENHA UMA QUINTA-FEIRA FASCINANTE!

Bebê "milagre" é esperança para sobreviventes do Tufão nas Filipinas

Escombros após a passagem do tufão Haiyan.
Foto: Mans Unides (CC BY-NC-ND 2.0)

WASHINGTON DC, 13 Nov. 13 / 11:17 am (ACI/EWTN Noticias).- A recém-nascida Bea Joy Sagales, filha da jovem Emily Ortega, é o rosto da esperança em meio à tragédia do tufão Haiyan que atingiu as Filipinas na noite de 7 de novembro. Para sua mãe, Emily Ortega, de 21 anos, ela é seu "milagre".
Ortega e seu marido, Jobert, tiveram que nadar durante o que lhes pareceu horas, depois de terem sua casa, perto da cidade de Tacloban, arrasada pelas águas.

Tufão nas Filipinas: Igreja Católica muito comprometida na ajuda aos atingidos

Foto Manos Unidas (DC BY-NC-ND 2.0)

BANGKOK, 13 Nov. 13 / 10:36 am (ACI).- "Foi como um tsunami. A onda que submergiu a cidade de Tacloban, totalmente destruída, tinha 18 metros de altura. A área da província de Leyte (centro das Filipinas) atingida pelo tufão Haiyen é realmente ampla e a destruição é notável. Infraestruturas e casas foram destruídas. Será necessário um plano de reabilitação e de reconstrução de grande porte para restituir uma vida normal à população", afirma Eleazar Gómez, filipino, coordenador regional da Cáritas Ásia.

Cardeal peruano: Envie um "WhatsApp" ao Espírito Santo

Cardeal Juan Luis Cipriani.
Foto: Grupo ACI

LIMA, 13 Nov. 13 / 10:19 am (ACI/EWTN Noticias).- O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, convidou os jovens a manterem uma amizade cotidiana com o Espírito Santo, assim como eles têm com o melhor amigo e amiga, enviando-lhe "um ‘WhatsApp’" na oração.