quarta-feira, 7 de junho de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

FELIZ CORPUS CHRISTI


Corpus Christi - O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, que cai sempre numa quinta-feira. Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo)

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.

É na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

NOVENA PARA A FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (de 7 a 15 de junho de 2023) - SEGUNDO DIA - 08/06/2023


NOVENA PARA A FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

V. Coração de Jesus, abrasado em nosso amor.
R. Inflamai o nosso coração de amor a Vós.

Segundo Dia

O Coração de Jesus, artífice da Eucaristia

A Eucaristia é o maior presente do Coração de Cristo.
Fonte e coroa de toda a vida da Igreja, a Eucaristia-Sacrifício da Missa renova no altar a Obra da Redenção; A Eucaristia-Sacramento é vida. Eucaristia-presença real é o amor vivo de Cristo na nossa caminhada para o Pai.
oh! Coração de Jesus, Coração inflamado de amor para com os homens, por que é que eles correspondem tão mal e só! com desprezo vos tratam? E eu também fui do número desses ingratos que não vos sabem amar.

Não permitais que, para o futuro, viva ainda esquecido do vosso amor.

Orações finais

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oremos

Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Fonte: Derradeiras Graças em 2019

VEJA TAMBÉM:

Conheça a origem da festa de Corpus Christi


No ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, presenciou um milagre.
Durante uma viagem que fazia à Itália, celebrou a Missa no túmulo de Santa Cristina na cidade de Bolsena. No momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal. O sacerdote impressionado, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que enviou a Bolsena um bispo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o tecido ensangüentado.
Não suportando a espera, o Pontífice foi ao encontro do Bispo para ver o corporal e eles se encontraram na ponte do sol.
Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV proclamou a bula "Transiturus", que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi, Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade levando o corporal manchado de Sangue. Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.
A Festa ganhou projeção somente 50 anos mais tarde com o Decreto do Papa Clemente V, mas ainda nesta época as procissões realizadas com o Santíssimo Sacramento como fazemos hoje, não existiam, elas vieram com o tempo, e nasceram da piedade popular. Mais do que a origem histórica, a Igreja alerta para o grande significado teológico desta festa, ressaltado a partir do Concilio Vaticano II.

Fonte: Canção Nova em 2016

O milagre eucarístico com o qual se instituiu a solenidade de Corpus Christi

Milagre Eucarístico de Bolsena /
Crédito da imagem – Wikipédia (domínio público)

REDAÇÃO CENTRAL, 15 jun. 22 / 07:00 am (ACI).- A catedral de Orvieto, na Itália, guarda um dos milagres eucarísticos mais importantes na história da Igreja e que motivou o papa Urbano IV a instituir a solenidade de Corpus Christi.
Em meados do século XIII, pe. Pedro de Praga duvidava sobre a presença de Cristo na Eucaristia e realizou uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé.
Ao regressar, enquanto celebrava a missa em Bolsena, na cripta de Santa Cristina, a Sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal com o preciosíssimo sangue.
A notícia chegou rapidamente ao papa Urbano IV, que estava muito perto de Orvieto e mandou que o corporal fosse levado até ele. A venerada relíquia foi levada em procissão e diz-se que o pontífice, ao ver o milagre, ajoelhou-se diante do corporal e, em seguida, o mostrou à população.
Mais tarde, o papa publicou a bula “Transiturus”, com a qual ordenou que fosse celebrada a solenidade de Corpus Christi em toda a Igreja na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.
Do mesmo modo, o papa Urbano IV encomendou a santo Tomás de Aquino a preparação de um ofício litúrgico para a festa e a composição de hinos, que são entoados até o dia de hoje: Tantum Ergo, Lauda Sion.
A santa relíquia é conservada na catedral de Orvieto e pode ser apreciada em uma capela construída em honra a este milagre Eucarístico. O corporal sai em procissão todos os anos durante a festa de Corpus Christi e são presididas as celebrações Eucarísticas na catedral.
São João Paulo II, durante sua visita à catedral de Orvieto em 1990, assinalou que “Jesus se converteu em nosso alimento espiritual para proclamar a soberana dignidade do homem, para reivindicar seus direitos e suas justas exigências, para transmitir-lhes o segredo da vitória definitiva sobre o mal e a comunhão eterna com Deus”.

NÃO! CORPUS CHRISTI NÃO É SÓ MAIS UM FERIADO! É UM DIA SANTO E SANTIFICANTE!

CORPUS CHRISTI - SIGNIFICA ¨CORPO DE CRISTO". NESSA FESTA SE COMEMORA A PRESENÇA DE JESUS CRISTO NA EUCARISTIA.

CORPUS CHRISTI


O feriado de Corpus Chirist, é um dia consagrado ao corpo e sangue de Jesus, portanto não é um dia de descanso, mas sim de buscarmos uma aproximação consciente com o corpo e sangue de Jesus.

Abaixo quatro pontos intimamente ligados ao corpo e sangue de Jesus:

1) Na Quinta-Feira Santa recordamos a última ceia, na qual Jesus instituiu o Sacrifício da Nova Aliança e a selou com seu próprio sangue, aceitando a morte violenta na cruz.

2) Na festa do "corpo de Cristo" louvamos a Deus pelo grande dom da eucaristia. Um aspecto primordial nessa celebração é a resposta da nossa parte à doação do salvador. "Deu a vida por nós", diz são João, que conclui: "Também nós devemos dar a vida pelos irmãos".

3) Em cada celebração eucarística, estamos pedindo a Deus que nos auxilie a cumprir o mandamento da nova lei, amando "primeiro" – com plena gratuidade- aos irmãos, a começar dos mais necessitados.

4) Concentra-se, portanto, na eucaristia um enorme potencial de doação e serviço ao próximo, nascido do mandamento do amor, que deveria dinamizar cada um de nós e a comunidade cristã para atender às necessidades espirituais e materiais do nosso povo.

Quero neste sentido dedicar a sua vida aos braços de Jesus, pedindo que você receba as bênçãos de Jesus, por todos os dias de sua vida.
Aproveite este feriado para meditar sobre tudo o que você tem feito e busque a reconciliação, o perdão e vá à busca do abraço da paz com Jesus e teu irmão.
Peço a Jesus, que derrame muitas bênçãos em sua vida, amém!

Obs.: Mensagem que recebi no FACEBOOK, em 2013.

CORPUS CHRISTI - ERRADO X CERTO - NÃO É FERIADÃO É DIA SANTO DE GUARDA

Ato de Adoração e Reparação



Graças e louvores sejam dados a todo o momento!

Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.


Dia da semana: Quinta-feira - Dedicado ao - Santíssimo Sacramento - Oração de Adoração ao Santíssimo Sacramento


Oração de Adoração ao Santíssimo Sacramento

Eu Vos adoro devotamente, oh! Divindade escondida, que verdadeiramente Se oculta sob estas aparências, a Vós, meu coração submete-se todo inteiro, porque, Vos contemplando, tudo desfalece.
A vista, o tato, o gosto falham com relação a Vós mas, somente em Vos ouvir em tudo creio. Creio em tudo aquilo que disse o Filho de Deus, nada mais verdadeiro que esta Palavra de Verdade.
Na Cruz, estava oculta somente a Vossa Divindade, mas aqui, oculta-se também a Vossa Humanidade.
Eu, contudo, crendo e professando ambas, peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.
Não vejo, como Tomé, as Vossas chagas, entretanto, Vos confesso meu Senhor e meu Deus.
Faça que eu sempre creia mais em Vós, em Vós esperar e Vos amar.
Oh! memorial da morte do Senhor, Pão vivo que dá vida aos homens, faça que minha alma viva de Vós, e que à ela seja sempre doce este saber.
Senhor Jesus, bondoso pelicano, lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue, pois que uma única gota faz salvar todo o mundo e apagar todo pecado.
Oh! Jesus, que velado agora vejo, peço que se realize aquilo que tanto desejo: Que eu veja claramente Vossa face revelada; que eu seja feliz contemplando a Vossa glória. Amém.
Fonte: Derradeiras Graças

BOM DIA! QUE DEUS NOS ABENÇOE COM MUITA PAZ E SAÚDE. AMÉM!

TENHA UM LINDO DIA!

Bom Dia! "Em todos os caminhos, onde a descrença acha espinhos, a esperança encontra rosas!"

FELIZ QUINTA-FEIRA! "A FELICIDADE NÃO DEPENDE DO QUE NOS FALTA, MAS DO BOM USO QUE FAZEMOS DO QUE TEMOS."


Ótima Quinta! "Ó Verbo Divino, és Tu a Águia adorada, a quem amo, és Tu que me atrais!" Santa Teresinha do Menino Jesus "Graças e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!"


Abençoada Quinta-Feira! BOM DIA!! "Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz e é nascida sobre ti a Glória do Senhor." Is. 60/01


CATEQUESE - Papa: Santa Teresinha nos ajude a amar Jesus e superar nosso egoísmo

QUARTA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2023

Diante das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus, Francisco anunciou a publicação de uma Carta Apostólica por ocasião dos 150 anos de nascimento da Padroeira das Missões

Da redação, com  Vatican News

Papa durante Catequese desta quarta-feira, 7
Foto: Dpa via Reuters

O Papa dedicou sua catequese desta quarta-feira, 7, à Santa Teresa do Menino Jesus. A reflexão foi enriquecida com a presença na Praça São Pedro das relíquias da santa e as de seus santos pais, Luís e Zélia. O Pontífice anunciou que pretende dedicar uma Carta Apostólica por ocasião dos 150 anos de nascimento de Santa Teresa – celebrados neste ano de 2023.
Dirigindo-se aos milhares de fiéis, o Pontífice destacou o título de Padroeira universal das Missões de Santa Teresinha, embora nunca tenha saído em missão. Segundo o Papa, o desejo da santa – escrito por ela –, era ser missionária, e não só durante alguns anos, mas por toda a vida; mais ainda, por toda a eternidade. Ela era uma monja carmelita e sua vida foi marcada pela pequenez e pela fraqueza: ela mesma se autodefinia “um pequeno grão de areia”. De saúde frágil, ela morreu com somente 24 anos.
O Pontífice narrou dois episódios que transformaram a vida de Santa Teresa: o primeiro em âmbito familiar e, o segundo, com um condenado à morte. A partir de então, “voltou o seu zelo para os outros, para que encontrassem Deus e, em vez de buscar consolações para si mesma, se propôs a consolar Jesus, fazendo com que as almas o amassem”.

A fé nasce por atração

Do Carmelo, o Santo Padre conta que a religiosa acompanhava os missionários por carta, com a oração e oferecendo por eles todos os sacrifícios que a vida lhe pedia. Teresa intercedia pelas missões e as abençoava, comenta. Na verdade, disse o Papa, não é missionário apenas quem deixa a sua pátria e vai para longe, aprende línguas novas e nelas anuncia a Boa Nova de Jesus; mas toda a pessoa que, no lugar onde vive, serve como instrumento do amor de Deus e tudo faz para que Jesus passe para os outros.
Dizia ela que “Jesus está doente de amor, e a doença do amor só se cura com o amor”. Para a Igreja, concluiu o Papa, mais importante do que a abundância de meios, métodos e estruturas, que às vezes até a distraem do essencial, é ter muitos corações como o de Teresa, corações que atraem ao amor e aproximam de Deus.
“Este é o zelo apostólico que, nos recordemos sempre, nunca funciona por proselitismo – nunca – ou por pressão – nunca-, mas por atração: a fé nasce por atração. Ninguém se torna cristão porque é forçado por alguém, não, mas porque é tocado pelo amor”, disse.
Francisco conclui: “Peçamos à santa — temos as relíquias aqui —, a graça de superar o nosso egoísmo e peçamos a paixão de interceder, de interceder para que esta atração seja maior nas pessoas e para que Jesus seja conhecido e amado”, concluiu o Papa.

UNIDADE - Papa recorda Dia Mundial de Oração pela Igreja Católica na China

QUARTA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2023, 10H37

Francisco expressou sua proximidade aos fiéis chineses após saudar peregrinos na Praça São Pedro

Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS – Remo Casilli

No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 24, o Papa Francisco falou sobre a Igreja na China. O Pontífice recordou que, nesta data, comemora-se o Dia Mundial de Oração pela Igreja Católica na China.
O Papa citou que este dia coincide com a festa da Bem-Aventurada Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos. E lembrou que ela é venerada e invocada no Santuário de Nossa Senhora de She Shan, em Xangai.
Ao final da fala sobre os chineses, Francisco desejou “assegurar a recordação e expressar a proximidade aos nossos irmãos e irmãs na China, compartilhando suas alegrias e esperanças”.

Leia mais

O Santo Padre, ao falar aos fiéis de língua italiana, também saudou as Missionárias da Caridade, o Comitê Organizador de Eventos Especiais de Roma, o Grupo de Oncologia Pediátrica da Policlínica de Bari, a Escola da Divina Providência de Roma.
Quando se dirigiu aos fiéis de língua portuguesa, o Papa fez menção a grupos de brasileiros que peregrinaram de Brasília (DF), Rio Grande do Sul, Campo Magro (PR), Divinópolis (MG) e Marcos Moura (PB). A eles, desejou que possam “sentir sempre o conforto do Espírito, que reconstrói a harmonia entre nós e nos abre novos caminhos de evangelização”, e que Nossa Senhora sempre os proteja.

Sorrindo Pra Vida - 07/06/2023


Canal do Youtube - Canção Nova Play

Publicado em 7 de jun. de 2023

LEITURA ORANTE DO DIA 07/06/2023



LEITURA ORANTE

Mc 12,18-27 – Deus vivo ou nossos esquemas?


Preparamo-nos para a Leitura Orante,
com todos os que navegam pela internet,
invocando o Espírito:
Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que te conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mc 12,18-27 e observamos
pessoas, palavras, relações, lugares.
Alguns saduceus, os quais afirmam que ninguém ressuscita, chegaram perto de Jesus e disseram:
- Mestre, Moisés escreveu para nós a seguinte lei: "Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu." Acontece que havia sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. O segundo casou com a viúva e morreu sem deixar filhos. Aconteceu a mesma coisa com o terceiro. Afinal, os sete irmãos casaram com a mesma mulher e morreram sem deixar filhos. Depois de todos eles, a mulher também morreu. Portanto, no dia da ressurreição, quando todos os mortos tornarem a viver, de qual dos sete a mulher vai ser esposa? Pois todos eles casaram com ela!
Jesus respondeu:
- Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus. Pois, quando os mortos ressuscitarem, serão como os anjos do céu, e ninguém casará. Vocês nunca leram no Livro de Moisés o que está escrito sobre a ressurreição? Quando fala do espinheiro que estava em fogo, está escrito que Deus disse a Moisés: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó." E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos. Vocês estão completamente errados!
Refletindo
Jesus responde aos saduceus, afirmando que a ressurreição está baseada no poder e na fidelidade de Deus. Cita o Livro de Moisés, em Êxodo 3,6.15-16. Não fala da imortalidade natural da alma, mas do poder vivificante de Deus. A história dos saduceus sobre o casamento dos sete diferentes homens vale para a existência terrena. Com a ressurreição, não é assim. Pois, a ressurreição não tem estas categorias de espaço e tempo. A resposta de Jesus não concorda com o conceito de ressurreição dos fariseus e dos saduceus. Jesus propõe, assim, uma revisão no seu modo de pensar e não atrelar as coisas de Deus a seus próprios esquemas. “Deus não é Deus dos mortos e sim Deus dos vivos”.

Ressurreição - Pe. Zezinho, scj

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Nosso Deus é o Deus dos vivos como propõe Jesus?
Ou, ficamos ainda com conceitos e ideias de um Deus dos mortos?
Jesus disse:
Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11,25s).
Meditando
Em Aparecida, na V Conferência, os bispos disseram: “No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação” (DAp 351)
Rezamos o Salmo de hoje:
Salmo (123/122)

Ó Senhor, para vós eu levanto meus olhos.

1. Eu levanto os meus olhos para vós, / que habitais nos altos céus. / Como os olhos dos escravos estão fitos / nas mãos do seu senhor. – R.
2. Como os olhos das escravas estão fitos / nas mãos de sua senhora, / assim os nossos olhos, no Senhor, / até de nós ter piedade. – R.

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, renovando nossa fé na ressurreição:
Creio
Creio em Deus Pai, Todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo,
Seu único Filho, Nosso Senhor,
Que foi concebido pelo Espírito Santo.
Nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos,
Foi crucificado, morto e sepultado.
Desceu à mansão dos mortos,
Ressuscitou ao terceiro dia,
Subiu aos céus,
Onde está sentado à direita de Deus Pai
E donde há de vir julgar os vivos e os mortos,
Creio no Espírito Santo,
Na santa Igreja católica,
Na comunhão dos santos,
Na remissão dos pecados,
Na ressurreição da carne,
Na vida eterna. Amém.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de renovada fé. Sentimos que nossa fé é pequena, por isso, durante o dia estaremos repetindo várias vezes a oração de uma pessoa do Evangelho: "Creio, Senhor, mas aumenta a minha fé!" (Mc 9,24).

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp