quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE D EUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 28/02/2024



LEITURA ORANTE

Mt 20,17-28 - Servir como Jesus


Estamos na 2ª Semana da quaresma
Caminhemos com Jesus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
Agora, ouçamos o que ele, o Senhor, nos diz

1. Leitura (Verdade)
Hoje, a leitura vem "desmascarar" um desejo profundo e escondido que todos temos: a sedução do poder. É um pecado de raiz que gera divisão, solidão e nos afasta da comunhão com os outros  e do serviço solidário.
Mas o  que a Palavra nos diz?
Vamos ler 'atentamente o texto em  Mt 20,17-28.
Quando Jesus estava subindo para Jerusalém, chamou os discípulos para um lado e falou com eles em particular, enquanto caminhavam. Ele disse:
- Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, bater nele e crucificá-lo; mas no terceiro dia ele será ressuscitado.
Então a mãe dos filhos de Zebedeu chegou com os seus filhos perto de Jesus, curvou-se e pediu a ele um favor.
- O que é que você quer? - perguntou Jesus.
Ela respondeu:
- Prometa que, quando o senhor se tornar Rei, estes meus dois filhos sentarão à sua direita e à sua esquerda.
Jesus disse aos dois filhos dela:
- Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber?
- Podemos! - responderam eles.
Então Jesus disse:
- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber, mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi o meu Pai quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.
Refletindo
No caminho para Jerusalém Jesus anuncia a sua morte como consequência de toda a sua vida. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição entre os outros discípulos. Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulo é segui-lo: servir e não ser servido. Na nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum.
"Ter poder" essa expressão ecoa forte no coração humano.  O poder deslumbra, ofusca e pode facilmente se tornar o centro da identidade de um indivíduo. Seu brilho encanta e seduz; sua proposta é extremamente atraente; para muitos ele é a suprema ambição.
Na verdade, o poder é uma força sedutora que se expressa em atitudes de dominar, manipular, subjugar para que tudo possa ser feito segundo o próprio gosto e os próprios interesses.
A cultura do poder suga o espírito da vida de comunidade, e fragilizando seus laços de convivência, minando a criatividade. O poder deteriora os relacionamentos, resvalando-se para o terreno da competição, da suspeita, da intriga. É o extremo da perversidade e de desvio do coração humano.
Por isso, Jesus diz aos apóstolos:  "entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente".

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra que lemos diz para nós?
O meu ser discípulo é conforme o Evangelho?
Sou aquela pessoa que serve porque segue Jesus?
Sou capaz de viver a radicalidade do Evangelho?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram o serviço de muitos que, inclusive, dão a própria vida serviço de alguns de seus membros.
"A Igreja tem dado testemunho de Cristo, anunciado seu Evangelho e oferecido seu serviço de caridade principalmente aos mais pobres, no esforço por promover sua dignidade e também no empenho de promoção humana nos campos da saúde, da economia solidária, da educação, do trabalho, do acesso à terra, da cultura, da habitação e assistência, entre outros. Com sua voz, unida à de outras instituições nacionais e mundiais, tem ajudado a dar orientações prudentes e a promover a justiça, os direitos humanos e a reconciliação dos povos. Isto tem permitido que a Igreja seja reconhecida socialmente em muitas ocasiões como uma instância de confiança e credibilidade. Seu empenho a favor dos mais pobres e sua luta pela dignidade de cada ser humano tem ocasionado, em muitos casos, a perseguição e, inclusive, a morte de alguns de seus membros, os quais consideramos testemunhas da fé. Queremos recordar o testemunho valente de nossos santos e santas, e aqueles que, inclusive sem haver sido canonizados, tem vivido com radicalidade o evangelho e oferecido sua vida por Cristo, pela Igreja e por seu povo.” (DAp 98)

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda Igreja,
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
Deus Pai,
vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade
Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo.
E os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito
Ajudai-nos, nesta Quaresma,
a compreender o valor da Amizade social
e a viver a beleza da Fraternidade Humana aberta a todos,
para além dos nossos gostos, afetos e preferências
num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal
com a construção de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz!
Conforme a Boa Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão,
indiferença,  violência e guerras!
E que Maria, vossa serva e nossa mãe,
nos eduque para fazermos vossa Santa Vontade!
Amém.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nas relações onde devemos exercer alguma autoridade
vamos fazer aquele exercício de serviço, como Jesus.
Senhor, dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito,
que ilumine as nossas mentes
e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos,
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos.

Bênção
Senhor, nosso Deus,  dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 28 de fevereiro, 4ª feira, 2ª semana da Quaresma


28 de fevereiro, 4ª feira, 2ª semana da Quaresma


- Hoje é dia 28 de fevereiro, quarta-feira da Segunda semana da Quaresma.

– Como se tornar grande dentro da vida comunitária? Existem dois modelos. Um que parte de dentro e tem Jesus como sua referência. Outro que tem como Norte os de fora e como eles fazem de tudo para se manter em suas posições. Com a indicação “entre vós não deverá ser assim”, Jesus nos apresenta a melhor via para sermos grandes. Meditando sobre isso começa a tua oração.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 20, versículos de 17 a 28.

Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará". A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". Jesus, então, respondeu-lhes: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos." Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou". Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

- Jesus não reclama por seus discípulos terem mostrado o desejo de grandeza. Contudo, diz que o serviço aos outros, é o critério essencial para ser grande em sua comunidade. Como Israel caminhou quarenta anos no deserto para aprender como ser povo de Deus e não transformar a Terra Prometida em um novo Egito, assim os discípulos devem caminhar com Jesus, a fim de não transformar a Igreja como as organizações fora dela.

- Reflita: Como tenho servido aos meus irmãos? Tenho imitado as ações de Jesus ou tenho seguido os chefes das nações?

- Nesse tempo de Quaresma, Deus nos convida a refletir sobre nosso relacionamento com os outros. Se estivermos seguindo orientações dos grandes que oprimem, eis o tempo favorável para nos voltar a Jesus e a aprender dele como servir a nossos irmãos que encontramos na vida cotidiana. Diz o Pe. Benjamim Buelta:

O que a gente retém só para si
é o que se corrompe dentro de nós como água parada.
O que a gente deixa passar para os outros
é o que lava nossa intimidade como água que corre.

Tudo o que é retido se deteriora até desintegrar-se,
e o próprio coração se converte em carcereiro.
Tudo o que é presenteado cresce sem fim
com vida própria, e nosso coração se converte em criador.

Guardar-se inteiramente para si é a única forma
de perder-se eternamente na esterilidade da morte.
Perder-se inteiramente a si mesmo
É a única forma de ganhar-se eternamente no Reino da Vida.

- Senhor, ajuda-nos a manter os olhos fixos em ti para podermos servir bem a quem conseguirmos encontrar neste dia.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


A Soberba te destrói | Mt 20,17-28 | Padre Adriano Zandoná (28/02/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 27 de fev. de 2024

Evangelho (Mt 20,17-28)

Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A felicidade está no servir | (Mt 20, 17-28) #1903 - Frei Gilson




Publicado em 28 de fev. de 2024

Palavra Santa | Mãe Maria (28/02/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 28 de fev. de 2024

Homilia Diária - 28.02.2024 | "Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 28 de fev. de 2024

Mateus 20,17-28

Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Palavra da Salvação, 28/02/2024 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 27 de fev. de 2024

Quarta-feira, 2ª Semana da Quaresma

Evangelho (Mt 20,17-28)

Naquele tempo, 17 enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18 “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19 e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20 A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21 Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22 Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23 Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25 Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26 Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27 quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28 Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | O mistério que se esconde na Cruz (Quarta-feira da 2.ª Semana da Quaresma) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 27 de fev. de 2024

Se olhamos para a Cruz de Cristo sem fé e de coração gelado, o que vemos não é mais do que um injustiçado, coberto de chagas e de aspecto repulsivo. Mas, se o nosso olhar está iluminado pela fé e o nosso coração, inflamado de caridade, somos capazes de enxergar, naquele crime, um Deus que nos ama sem limites, oferecendo-nos por suas dores na terra a recompensa de uma felicidade eterna no Céu. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, e peçamos ao Espírito Santo que inflame o nosso coração de caridade e ilumine com mais fé a nossa inteligência.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 20,17-28 - 28/02/2024


Oferte ao próximo o que a sua vida tem de melhor

“Enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: ‘Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará’. A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: ‘Que queres?’ Ela respondeu: ‘Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda’. Jesus, então, respondeu-lhe: ‘Não sabeis o que estais pedindo’.” (Mateus 20,17-22)



Jesus veio a este mundo e nos ofereceu o exemplo de alguém que gastou a sua vida se doando aos irmãos por amor. Essa oferta de vida nunca foi uma atitude muito fácil de ser compreendida. Até nos dias de hoje, muitas vezes, não conseguimos compreender com profundidade o que é esse ofertar de vida.
Por três vezes, Jesus precisou preparar e anunciar aos Seus discípulos o que Ele viveria. Jesus disse abertamente que seria preso, condenado, escarnecido, crucificado e, mesmo falando abertamente por três vezes aos discípulos, eles permaneceram como que sem acreditar ou sem compreender exatamente o que Jesus queria lhes dizer, não compreenderam qual era a honra que Jesus estava destinado.
Jesus tinha falado de humilhações, e os filhos de Zebedeu, por intercessão de sua mãe, pediram a Ele honras, lugares de privilégio: sentar-se um à Tua direita e outro à Tua esquerda no Teu reino. Podemos perceber que, de fato, só a total entrega de Jesus na cruz, só quando Ele foi crucificado, passou pela morte e ressuscitou que fomos capazes de compreender o que Jesus nos falava.

A verdadeira alegria, em honra do cristão, está no servir, está em amar como Jesus nos amou

Somente com essa entrega de Jesus na cruz que os discípulos puderam abrir o coração para compreender qual era a honra que Ele falava — a honra da cruz, do sacrifício, a honra do último lugar e do serviço. Só as palavras não foram suficientes para compreender, foi preciso a cruz.
A cruz abriu a compreensão de qual era a honra a que Jesus estava destinado. A Paixão de Jesus nos revela onde se encontra a verdadeira alegria, a verdadeira glória e a verdadeira vida do cristão. A verdadeira alegria, em honra do cristão, está no servir, está em amar como Ele nos amou, está em doar-se até o sacrifício da própria vida; está em oferecer ao outro o melhor lugar, essa é a alegria do cristão. Essa é a honra daqueles que seguem Jesus Cristo!
Seguir Jesus Cristo é seguir esse caminho de humildade, é beber do mesmo cálice que Ele bebeu — o cálice da oferta e da entrega. São essas virtudes que tornam verdadeiro o gesto de amor. O gesto de amor ganha autenticidade na oferta, na doação e no saber oferecer ao outro aquilo que temos de melhor.
Precisamos pedir a Deus a graça de superar o nosso egoísmo, o nosso pensar só em nós mesmos. Precisamos pedir ao Espírito Santo a graça de amar como Jesus amou, de nos revestir das virtudes de Cristo, e é o Espírito Santo que realiza isso em nós.
Se abrirmos o nosso coração para o Espírito Santo, ele nos ensinará a viver a oferta que Cristo também viveu, a viver essa honra que Cristo também viveu: a honra de saber ofertar ao irmão aquilo que temos de melhor, a honra de saber ceder o melhor lugar para os nossos irmãos.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.