quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 06/12/2012

6 de Dezembro de 2012 

Ano C


Mateus 7,21.24-27

Comentário do Evangelho

O caminho para Jesus é a prática do bem

A fala inicia-se com uma contundente antítese entre o louvor que enche de satisfação o fiel e a exigência da prática perseverante da vontade do Pai do céu, revelada nas palavras e no testemunho de Jesus. As invocações, as profecias, a expulsão de demônios, os milagres não são o caminho para a união com Deus. O caminho é a prática da justiça, da fraternidade, da partilha, tudo a serviço da vida, principalmente dos mais desamparados, empobrecidos e excluídos. 
Muitos que realizam ações extraordinárias, desdobrando-se em louvores ao Senhor, na realidade estão buscando sua própria glória e prestígio, como os fariseus que faziam longas orações diante do povo para se aparentarem como piedosos e justos. 
O primado do "fazer a vontade do Pai" como sendo o caminho para a união com Deus é uma característica do evangelho de Mateus e, principalmente, do evangelho de João. Fazer a vontade do Pai resulta em transformar-se em sede da morada do Pai e do Filho com a participação na vida eterna.

José Raimundo Oliva

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

Vivendo a Palavra

Não vale falar e não realizar. Não poucas vezes nós somos tentados a dizer belos discursos, orações inspiradas, mas nos esquecemos de cuidar dos irmãos que estão ao nosso lado na caminhada. Ouçamos o que o Mestre ensina, mais uma vez: o Amor é o que o Amor faz e não o que o Amor diz.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Somente quem faz a vontade do Pai que está nos céus irá participar plenamente do seu Reino. Jesus veio até nós para nos revelar quem é o Pai, assim como a sua vontade, para que, a partir do seu conhecimento, pudéssemos praticá-la e participar conscientemente do Reino. Por isso, todos os que desejam a vida eterna devem fundamentar a sua existência na palavra de Jesus e procurar viver segundo os valores que ele pregou no Evangelho, colocando em prática a vontade do Pai, que Jesus, ao se fazer homem e vir ao mundo, revelou para todos nós.
 http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php?ano=2012&mes=12&dia=6

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. Cristãos marca Denorex
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Denorex” era a marca de um Shampoo anti caspa, com um forte cheiro de remédio, que era muito falado nos finais dos anos 80, pelo fato de parecer remédio, mas não passava de um shampoo comum como os demais. O evangelho de hoje nos apresenta o perigo de sermos Cristãos Denorex...

São os empolgados pela Fé em Jesus Cristo, os convertidos de última hora, que cheios de entusiasmo começam a frequentar as comunidades, são os que fazem questão de uma prática formalista, pois precisam provar aos outros que são cristãos, conheci um desses tipo que andava rezando o terço pelas ruas da cidade e só tinha um pequeno detalhe, o tal erguia a mão direita acima da cabeça, para que todos vissem o terço que ele segurava.

Rezar o terço é uma ótima prática cristã, mesmo na rua, porém de maneira discreta pois as pessoas não precisam saber que estamos rezando o terço.

Quando se quer auto afirmar-se como cristão, com práticas e formalismo religioso, corre-se sempre o risco do tombo ser maior, pois no dia em que as enxurradas da vida, as tempestades e vendavais caírem sobre nós, como diz o evangelho, iremos cair e a ruína será total.

Então por que temos que participar da Santa Missa e celebrações, fazer orações com a comunidade, rezar o terço, fazer visitas ao Santíssimo, será que tudo isso de nada adianta? Se não tivermos uma raiz, uma base sólida onde apoiamos a nossa Vida de Cristãos, todas essas coisas realmente de nada irão adiantar pois elas são sinais daquilo que está por dentro, uma casa sem alicerce não resistirá as interpéries, uma árvore sem raiz vai tombar na primeira ventania, um Cristão sem Espiritualidade autêntica, não irá resistir nas revezes da Vida.

Casais que se separam, irmãos que de repente abandonam a Igreja ou a trocam por outra, Agentes de Pastoral da Vanguarda, que um belo dia são descobertos por atitudes totalmente contrárias ao Espírito Cristão, vocações religiosas de Ministros da Igreja ou Consagrados que da noite para o dia acabam em nada, enfim, irmãos que até deram um belíssimo testemunho no ECC ou em outros movimentos da Igreja, causando alegria e admiração nos demais, até que um dia abandonam tudo, igreja, movimento, Família, e a Casa cai em ruínas.

O Cristão autêntico têm plena consciência da sua fragilidade, suas fraquezas e limites, mas caminha depositando toda sua confiança na Graça de Deus, sem muito alarde e Merchandising na vida em comunidade. Do jeitinho mineiro trabalham em silêncio e jamais se abalam diante de acontecimentos desconcertantes, em sua vida ou na vida da comunidade.

Assim agem porque Cristo Jesus é a Rocha firme na qual embasam todo seu cristianismo e disso jamais abrem mão. São Cristãos autênticos e não o nosso velho e conhecido “Denorex”, o tal que parece... Mas não é!

2. O caminho para Jesus é a prática do bem
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Espírito que move a praticar a Palavra, que eu não proclame minha fé só com a boca, e sim, com a plena vivência da vontade do Pai celeste, expressa nas palavras de Jesus.

3. DAS PALAVRAS À AÇÃO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A autêntica adesão a Jesus e a profissão de fé em sua condição de enviado do Pai encontra sua verdadeira expressão na vida do discípulo, e não apenas em suas muitas palavras. Estas, ainda que belas, nem sempre manifestam uma vida vivida segundo o querer de Jesus e a proposta de Reino por ele proclamada. Ele mesmo denunciou, na vida dos discípulos, o descompasso entre falar e viver. Gritar "Senhor, Senhor" não garante a entrada no Reino dos Céus. Somente entrará neste Reino quem se esforçar para fazer a vontade do Pai, conforme nos ensinou Jesus.

Daqui decorrem dois tipos de atitudes possíveis ao discípulo de Jesus. A primeira consiste em ouvir a Palavra de Deus e praticá-la com sinceridade. Os percalços da vida encarregar-se-ão de verificar a solidez e a profundidade da fé do discípulo. Quem sair ileso das perseguições, dificuldades e provações, mantendo-se fiel a Jesus, terá dado provas da consistência de sua fé e de sua adesão ao Reino. A segunda atitude consiste em professar-se discípulo do Reino, mas sem o empenho de viver em conformidade com a fé professada. A superficialidade desta adesão ao Reino revelar-se-á assim que surgir a primeira crise, por causa da fé.

Só o discípulo fiel, alicerçando sua vida na vontade do Pai, supera, incólume, as provações da fé.

Oração

Senhor Jesus, que eu seja bastante prudente para colocar em prática tuas palavras e, assim, não sucumbir, quando minha fé for provada.

http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d5

Quem entrará no Reino dos Céus?


Postado por: homilia

dezembro 6th, 2012


Quem entrará no Reino dos Céus? Para responder a esta pergunta, Jesus – no Evangelho escrito por São Mateus – nos propõe a construção de uma casa. Somente que, embora todos construam, é necessário saber construir.
Como em outra passagem, na qual Jesus pedia que o construtor antes de começar a sua obra avaliasse as despesas, aqui Ele nos ensina a avaliar primeiro o terreno e depois abrir valas para assentar o alicerce. Só então se erguerão as paredes e a construção será firme. Caso contrário, ela desmoronará por qualquer vento.
A passagem de hoje é a conclusão do Sermão da Montanha. A ideia fundamental é um convite a viver prudentemente para poder entrar no Reino dos Céus. Não é suficiente crer que Jesus é o Senhor, mas é necessário cumprir a vontade do Pai pondo-a em prática, cumprindo a sua Lei.
Embora a nossa fé se funde na Palavra de Deus, a fidelidade a ela exige de nós que a transformemos em ações concretas na nossa vida, fazendo-a “letra viva” e não morta. Deus é a rocha firme, fundamento sobre o qual devemos construir a nossa casa. Assim como Deus é caridade, misericórdia, piedade, amor, justiça, paz, assim também devemos ser. Sem este fundamento de uma vida interior alimentada pela Palavra de Deus, não se pode construir. Aliás, sem a vivência da Palavra toda a vida é estéril. E o verbalismo religioso, individual, comunitário ou litúrgico, torna-se uma piedosa ilusão. Será tão somente uma pura vaidade, como nos ensina o livro de Eclesiastes. Vaidade das vaidades, é tudo vaidade. É correr atrás do vento.
Os Evangelhos são insistentes em afirmar que o essencial da fé é fazer a vontade de Deus, conforme o testemunho de Jesus. Lemos a parábola dos dois homens, um sensato que constrói a casa sobre a rocha, e outro sem juízo que constrói sobre a areia; o primeiro é o que põe em prática as palavras de Jesus, e o segundo apenas as ouve e omite a sua prática. Em outras passagens, Jesus afirma que sua família é formada por todos aqueles que fazem a vontade de Deus, e que entra em comunhão com ele todo aquele que se solidariza com os pobres e excluídos, famintos, sedentos, migrantes, nus, doentes, encarcerados.
No Evangelho segundo João, Jesus afirma que se alguém o ama e põe em prática a sua Palavra, Ele e o Pai farão nele sua morada, o que significa a participação, já, na vida divina e eterna. E a vontade de Deus é que todos tenham vida plenamente, participando e usufruindo de todos os bens da criação, eliminando-se as barreiras entre os privilegiados e os excluídos.
Portanto, construamos a nossa casa sobre a rocha firme: Jesus, a fim de que ela possa crescer e se fortificar. Aprendamos com Cristo a observância e a vivência da Palavra e da vontade do nosso Pai que está no Céu, onde com Ele haveremos de reinar pelos séculos dos séculos.
Padre Bantu Mendonça
http://blog.cancaonova.com/homilia/2012/12/06/
Leitura Orante

Mt 7,21.24-27 - Como entrar no céu




Formamos uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que circulam por este ambiente
virtual. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

E cantamos ou rezamos

Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem Saciar nossa Sede de Paz!

1. Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!

2. Ó vem, como a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!

3. Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!

4. Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!

5. Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!

6. Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
(Ver melodia ao lado)

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente o texto na minha Bíblia e observo palavras e comparações feitas por Jesus:
Mt 7,21.24-27.

Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.

Não basta rezar ou chamar a Deus de Senhor para entrar no seu Reino. Jesus diz com exclusividade: “somente” quem faz a vontade do Pai é que entra neste Reino. O Mestre conta a parábola da casa construída sobre a rocha e da casa construída sobre a areia. Construir a casa significa ouvir a Palavra de Deus. Nos dois casos, as pessoas “ouviram a Palavra”. A diferença está em que um “vive de acordo com os ensinamentos” e outro, não. Os símbolos rocha e areia correspondem à prática ou não da Palavra. A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida, que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus. A casa construída sobre a rocha, é firme, inabalável, vence todos os obstáculos.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?

Os bispos da América Latina nos ajudam a refletir
sobre o nosso compromisso com o Reino:

O projeto de Jesus é instaurar o Reino de seu Pai. Por isso, pede a seus discípulos: “Proclamem que está chegando o Reino dos céus!” (Mt 10,7). Trata-se do Reino da vida. Porque a proposta de Jesus Cristo a nossos povos, o conteúdo fundamental desta missão, é a oferta de uma vida plena para todos. Por isso, a doutrina, as normas, as orientações éticas e toda a atividade missionária das Igrejas, deve deixar transparecer esta atrativa oferta de uma vida mais digna, em Cristo, para cada homem e para cada mulher da América Latina e do Caribe.”
(DAp 361).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo em silêncio e
depois concluo com o bem-aventurado Alberione:

Jesus Mestre,

A tua vida é preceito, caminho,
segurança única, verdadeira, infalível.
O Presépio, Nazaré, o Calvário,
tudo é caminho de amor ao Pai,
de pureza infinita, de amor às pessoas,
ao Sacrifício...
Faze com que eu te conheça,
que eu coloque, a cada momento,
o meu pé sobre as tuas pegadas.(...)

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Quero colocar em prática a Palavra que ouvi.

Bênção Bíblica
O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!'
(Nm 6,24-27).

Ir. Patrícia Silva, fsp

http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

COPIE O LINK ABAIXO E 
OUÇA O COMENTÁRIO DO
EVANGELHO DO DIA PELAS PAULINAS
http://www.paulinas.org.br/media/biblia/musicas.asp?musica=20121206

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a lançar as fundações de nossa casa sobre a verdadeira rocha firme do Amor. Que não nos iludamos com belas palavras ditas ao vento, mas que tenhamos força e coragem para seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez humano como nós e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
 http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

LITURGIA DIÁRIA - 06/12/2012




Tema do Dia

«Caiu a chuva, a casa caiu. A ruína foi completa!»

A leitura é do profeta Isaías, anterior ao exílio. É um hino de esperança que viria animar o povo quando estivesse sentindo na carne as dores da derrota e do desterro na Babilônia. Ao final, Javé será a rocha para sempre para os que lhe forem fieis.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/

Oração para antes de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Roxo. 1ª SEMANA - 5ª FEIRA Advento

 

Primeira leitura (Isaías 26,1-6)
Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2012 
1ª Semana do Advento


Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.




- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 117)
Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2012 
1ª Semana do Advento


— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.
— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.


— Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos do mundo!”

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!


Evangelho (Mateus 7,21.24-27)
Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2012
1ª Semana do Advento




Onde está construída minha casa?


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

BO/M DIA!

TENHA UMA QUINTA-FEIRA MARAVILHOSA!!

Os bispos na Conferência de Aparecida, disseram: (DAp 257)



FRASE DE SANTA TERESINHA

"Sugestões de presente para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu ♥. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito." Oren Arnold




"Sugestões de presente para o
Natal: Para seu inimigo, perdão.
Para um oponente, tolerância.
Para um amigo, seu ♥.
Para um cliente, serviço.
Para tudo, caridade.
Para toda criança,
um exemplo bom.
Para você, respeito."
Oren Arnold



╘ ╗SCRAPS - Mensagens de fé╔ ╛
Clique Aqui 

QUE AS BALADAS DO NATAL PRENUNCIEM UM ANO NOVO CHEIO DE ALEGRIAS


Que as baladas do
Natal prenunciem
um Ano Novo
cheio de 
Alegrias.



╘ ╗SCRAPS - Mensagens de fé╔ ╛
Clique Aqui 


Dia da semana: Quarta-feira - Dedicado a - São José

ORAÇÕES A SÃO JOSÉ

São José, Custódio dos Sagrados Corações

CLIQUE ABAIXO NA ORAÇÃO QUE DESEJAR



SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!

Terço de Cura e Libertação - VÍDEO

Angelus - Oração do meio dia


"Angelus"

Oração do meio dia

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.