sexta-feira, 23 de março de 2012

O Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado.

 


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos  


 


  

Santa Catarina da Suécia - 24 de Março



Santa Catarina da SuéciaNasceu na Suécia, de família ligada aos reis. Sua mãe era Santa Brígida, que após o falecimento do esposo, se tornou uma peregrina até instalar-se em Roma.


Catarina foi formada na Abadia de Bisberg, permanecendo ali até casar-se. Não demorou muito tempo e seu esposo veio a falecer. Tinha um coração rendido a uma intimidade profunda com Deus, abriu-se a uma consagração total e foi viver junto de sua mãe em Roma, onde permaneceram por 23 anos.


Tornou-se Abadessa em Valdstena, onde permaneceu até sua morte em 1381.


Santa Catarina da Suécia, rogai por nós!

FONTE DE PESQUISA: Canção Nova

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/03/2012

24 de Março de 2012  

 

João 7,40-53 

Comentário do Evangelho

Incompreensão da missão de Jesus 

Jesus ensinava a multidão em Jerusalém, durante a festa das Tendas. Entre eles se discutia se Jesus seria o messias ("cristo"). Sabem que Jesus vem da Galileia, enquanto o messias davídico deveria vir de Belém (na elaboração teológica de Mateus e Lucas, em seus evangelhos, Jesus nasce em Belém). 

Os próprios guardas enviados para prender Jesus ficaram tocados por suas palavras dirigidas ao povo. Na censura a estes, os chefes religiosos judeus mostram o desprezo que tinham pelo povo, considerado ignorante da Lei, maldito e pecador. 
Estes chefes, com uma compreensão messiânica diferente da popular, descartavam o messianismo de Jesus, por sua origem humilde, e procuravam matá-lo, porque sua prática libertadora ameaçava a estrutura religioso-política do Templo. 

José Raimundo Oliva 



Vivendo a Palavra 

O Evangelho mostra a tentação que sofremos de rotular as pessoas. Jesus não seria o Messias, porque vinha da Galiléia. Quanta sabedoria nós perdemos, deixando de ouvir os simples, atentos apenas ao que dizem os que são considerados como doutores e mestres, É possível até que se encontrássemos Jesus de Nazaré, nós não o ouvíssemos...


Reflexão
Muitas pessoas conhecem diversas coisas sobre Jesus, mas não conhecem verdadeiramente a Jesus, porque fundamentaram o seu conhecimento numa leitura racional e científica da Palavra e da História, mas nunca tiveram um encontro pessoal com Jesus, nunca entraram na sua intimidade através da oração, nunca procuraram contemplá-lo, nunca quiseram desenvolver uma espiritualidade. Essas pessoas sempre fizeram de Jesus um objeto de conhecimento e não uma pessoa de relacionamento. Nunca viram verdadeiramente Jesus, de modo que não podem compreendê-lo, segui-lo, amá-lo e viver de acordo com os valores que ele propôs.



COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL... 


1. "Os guardas voltaram de mãos abanando..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

As pessoas definiam Jesus não de acordo com aquilo que ele era, mas aquilo que a elas interessava, para uns ele era realmente um grande Profeta, talvez inspirados pelos profetas que Deus mandara no antigo Testamento, estes buscavam uma esperança que só Deus lhes poderia dar.

Para outros ele era o Cristo, isso é, o ungido, o enviado de Deus, colocavam nele todas as suas esperanças e acreditavam em seu Messianismo que iria trazer a Salvação a todos. O grande problema continua sendo aquele que já comentamos na reflexão de ontem: Jesus era humano demais, e o fato da sua origem ser da Galiléia não credenciava a ser o Messias que segundo as escrituras viria de uma linhagem nobre.

E para alguns, o fato dele não ser quem esperavam que fosse, transformava a frustração em raiva. Um comportamento onde se joga no irmão ou na irmã toda a nossa frustração, pelos nossos fracassos e derrotas, a culpa é das pessoas que não são o que a gente esperava que fossem. Não será assim em nossas comunidades, até hoje? "Se depender de mim e do que eu penso, a comunidade vai bem, mas tem fulano e cicrano que nunca correspondem".

O segundo aspecto importante a ser considerado nessa reflexão, é a atitude dos Guardas que, pertencendo ao povo, e não estando atrelados a nenhuma lei ou tradição escriturista, estão abertos para ouvir as palavras de Jesus e elas o encantam de tal modo que os impede de o prender.

O pior papel fica mais uma vez com os famigerados Fariseus, a quem o messianismo de Jesus não lhes interessava, uma vez que suas palavras e obras não coincidiam com o conhecimento deles, que provinha da Lei e da tradição. Eram eles os guardiães da tradição e deles teria que vir o aval que iria autenticar o messianismo de Jesus.

Nas comunidades temos os nossos conselhos pastorais e econômicos, que representam a assembléia e não podem fazer valer a opinião pessoal,  ou a deste ou aquele grupo. O verdadeiro cristianismo é dialogante e interativo, virtudes estas que brotam da comunhão fraterna, e que os Fariseus não tiveram e que também, infelizmente faz falta em nossas comunidades...

2. Incompreensão da missão de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração

Pai, ajuda-me a acolher, sem preconceitos, a revelação de Jesus, pois sua identidade messiânica de Filho de Deus transparece nas palavras e nos sinais que ele realizou.



3. UMA SUGESTÃO SENSATA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A presença de Jesus, em Jerusalém, era motivo de controvérsia. Ninguém sabia ao certo, quem era aquele homem, cujo ensinamento destoava das doutrinas tradicionais dos escribas, e cuja autoridade não se fundamentava na pertença a algum dos grupos conhecidos. Muitos acreditavam tratar-se do Messias; não faltava, porém, quem duvidasse, pelo fato de Jesus não se enquadrar nas pistas que o povo tinha à disposição para identificar o Messias. Até mesmo os soldados, enviados para prendê-lo, não tiveram coragem de fazê-lo. E isto, não tanto por medo do povo, e sim, por estarem convencidos da sinceridade da pregação do Mestre.

Esta situação colocava em pânico a cúpula religiosa. Era um caso difícil de ser tratado. Na verdade, Jesus não havia cometido nenhum delito, passível de punição. Tampouco se mostrava como um indivíduo socialmente perigoso. Tudo se passava no âmbito teológico: seus ensinamentos desconcertavam os inimigos.

Nicodemos dá um tom de sensatez à situação. Por respeito à Lei, o acusado devia ser ouvido, antes de ser condenado. Caso contrário, corria-se o risco de cometer uma injustiça.

No caso de Jesus, seus inquisidores teriam dificuldade de ouvi-lo com imparcialidade, abrindo mão da sentença de morte já decidida.

Oração 

Espírito de ponderação, que eu acolha Jesus com a devida prudência, descobrindo sua identidade, mediante a escuta benevolente de sua palavra.



É urgente que o fogo trazido por Jesus se ateie no nosso coração


Postado por: homilia

março 24th, 2012



A mensagem central de hoje – e de todo o Evangelho segundo João – é que “Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho Unigênito, para que não morra todo aquele que nele crê, mas, tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
A presença de Jesus, como Luz do mundo, divide inevitavelmente os seres humanos entre os que se decidem pela Luz e, por isso, ficam do lado da vida, e os que se decidem pelas trevas, ficando do lado da morte. A Quaresma é ocasião oportuna para reforçarmos nossa decisão pela vida, que é Cristo, e ajudarmos os que estão nas trevas a optar pela luz e abandonar a morte.
“Não vim trazer a paz, mas a divisão”. Jesus era consciente de que um efeito – ainda que não desejado – do seu trabalho fosse ser causa de divisão entre os partidários do imobilismo e os que lutam por um mundo novo. Por isso, inflamou a ira dos funcionários do Templo e de todos os que se consideravam “donos” da verdade.
O fogo da Palavra de Deus não era para funcionários lúgubres saturados de doutrinas e sedentos de poder, pois a chama de Jesus não é a das paixões políticas, mas o Espírito que tem de ser aprovado na entrega total, no batismo da doação pessoal. É um fogo que prende aqueles que abandonaram os interesses pessoais e buscam um mundo de irmãos.
Jesus ensinava as multidões em Jerusalém durante a Festa das Tendas. Muitos aderiram às Suas Palavras e aclamaram que, na verdade, Ele era um profeta que tinha surgido no meio deles. Outros, que esperavam um messias glorioso, ficaram céticos diante da origem de Jesus da Galileia, pois, segundo eles, o messias que esperavam não se saberia de onde era. No entanto, de Jesus sabiam, pois conheciam seus pais; embora soubessem, pelas Escrituras, que Ele seria descendente de Davi e que haveria de nascer em Belém.
Pelo sim ou pelo não, Ele é o Messias que deveria vir ao mundo. A hostilidade crescente dos dirigentes judeus se concretizava em ação, ao mandar prender Jesus.
Os próprios guardas reconhecem a autenticidade das Palavras do Senhor e se recusam a prendê-Lo. Os fariseus, censurando os guardas, mostram o desprezo que tinham pelo povo, considerando-o ignorante, maldito e pecador.
Um dos fariseus, Nicodemos, procura defender Jesus e é também censurado. A origem de Cristo não é a de um messias poderoso, mas o próprio Deus de Misericórdia que a todos acolhe em Seu eterno amor.
A morte e ressurreição de Jesus é o juizo do mundo, pois Ele é mais do que um  profeta. Ele é o Messias, o Deus conosco! É o Senhor presente na história da nossa vida marcada de quedas e, muitas vezes, de fracassos. Ele veio para nos reerguer e fortalecer, dando-nos uma dignidade igual à d’Ele. É urgente que o fogo trazido pelo Senhor se ateie o quanto antes em nosso coração.
Jesus veio para estabelecer a unidade universal, a união de todo o universo com o Pai, mas acaba sendo “sinal de contradição” para os olhos e para o coração de quem, para Ele, não sabe se voltar.
Volte-se para Jesus! Você e sua família estarão salvos da morte eterna.
Padre Bantu Mendonça


Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura Orante, 
com toda a comunidade 
presente neste espaço virtual, rezando: 

- Vinde, ó Deus em meu auxílio. 
- Socorrei-me sem demora. 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Hino 

Ó Cristo, sol de justiça, 
brilhai nas trevas da mente. 
Com força e luz, reparai 
a criação novamente. 

Dai-nos, no tempo aceitável, 
um coração penitente, 
que se converta e acolha 
o vosso amor paciente. 

A penitência transforme 
tudo o que em nós há de mal. 
É bem maior que o pecado 
o vosso dom sem igual. 

Um dia vem, vosso dia, 
e tudo então refloresce. 
Nós, renascidos na graça, 
exultaremos em prece. 

A vós, Trindade clemente, 
com toda a terra adoramos, 
e no perdão renovados 
um canto novo cantamos. 

1. Leitura (Verdade) 

Preparo-me para aLeitura Orante, rezando ou cantando: 

"Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, 
inunda meu ser, permanece em nós" 

- O que a Palavra diz? 

Leio atentamente, na Bíblia, este texto de 
Jo 7,40-53. 

No texto aparecem muitas pessoas, guardas, sacerdotes e fariseus, entre eles, Nicodemos, considerado "Mestre em Israel". 
Alguns consideram Jesus "o Profeta", outros "o Messias". Outros duvidam porque Jesus vinha de Nazaré da Galileia, enquanto o Messias deveria vir de Belém, na Judeia. Começam a se dividir e alguns querem prendê-lo. 
Jesus não julga nem condena ninguém. São as pessoas que, a partir de suas escolhas, se posicionam a favor ou contra ele. 
Nicodemos convida o Sinédrio ao bom senso lembrando que a Lei não permitia condenar uma pessoa sem ouvi-la primeiro. O Sinédrio prefere julgar apenas pela origem de Jesus e não, pela sua pessoa. Para eles, da Galileia, ou seja, dos pobres e marginalizados, nada de bom se pode esperar. Nicodemos, o "Mestre em Israel", é tratado como ignorante e desprezado. Se aceitar Jesus, deverá se afastar do Sinédrio. 

2. Meditação(Caminho) 

- O que a Palavra diz para mim? 

Onde me posiciono ou me situo? 
A favor de Jesus? Ou contra? 
Jesus é para mim o Messias, o Profeta ou o Filho de Deus? 
Com que personagens me identifico? 
Com o povo? 
Com os doutores da Lei? 
Com os fariseus? 
Ou com Nicodemos?
 Tenho preconceitos em relação às pessoas considerando-as pela sua origem e não pelo que elas são? 

Faço um breve momento de silêncio para me examinar. 

Cristo é o único Caminho (Jo 14,6). Ninguém pode ir ao Pai a não ser por ele. Por isso confirmo meu projeto de vida no seu seguimento. E esta confirmação está de acordo com o que disseram os bispos em Aparecida: 
"A Igreja tem como missão própria e específica comunicar a vida de Jesus Cristo a todas as pessoas, anunciando a Palavra, administrando os sacramentos e praticando a caridade. É oportuno recordar que o amor se mostra nas obras mais do que nas palavras, e isto vale também para nossas palavras nesta V Conferência. Nem todo o que diz Senhor, Senhor... (cf. Mt 7,21). Os discípulos missionários de Jesus Cristo tem a tarefa prioritária de dar testemunho do amor de Deus e ao próximo com obras concretas. Dizia São Alberto Hurtado: "Em nossas obras, nosso povo sabe que compreendemos sua dor".
 (DAp 386). 

3. Oração (Vida) 

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 

Rezo com toda Igreja, a 

Oração da Campanha da Fraternidade 2011 

Senhor Deus, nosso Pai e Criador. 
A beleza do universo revela a vossa grandeza, 
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, 
E o eterno amor que tendes por todos nós. 
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, 
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. 
A beleza está sendo mudada em devastação, 
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta. 
Que nesta quaresma nos convertamos 
E vejamos que a criação geme em dores de parto, 
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, 
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes. 
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, 
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, 
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. 
Amém. 

4. Contemplação(Vida/ Missão) 

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 

Meu novo olhar, a partir desta oração é de reconhecimento de Jesus como Filho do Deus vivo. Ele é o Mestre, Verdade, Caminho e Vida. Tratarei as pessoas sem preconceitos, mas como são, filhas de Deus. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

I. Patrícia Silva, fsp

Oração Final 

Pai Santo, ensina-nos o caminho da simplicidade no entendimento e da pureza no coração. Faze-nos atentos aos mais humildes, aos pobres, aos idosos e às crianças. Que saibamos sempre discernir a tua mensagem amorosa para todos os teus filhos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.


 

LITURGIA DIÁRIA - 24/03/2012

 

 

Tema do Dia 

«Mas o Messias virá da Galiléia?» 

Jeremias faz antever a figura do Cristo, conduzido como um cordeiro para o sacrifício da vida. Mas, diferente de Jesus que, manso e humilde de coração pede ao Pai que perdoe aqueles que não sabem o que fazem, pede a vingança de Javé dos exércitos.



Oração para antes de ler a Bíblia 


orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.



    ROXO – OFÍCIO DO DIA 




Primeira leitura (Jeremias 11,18-20)

Sábado, 24 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma


Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”.
20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


 


Salmo (Salmos 7)

Sábado, 24 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma


— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.
— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!
— Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Ponde um fim à iniquidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó Deus-Justiça, vós que sondais os nossos rins e corações.
— O Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração. Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia.


 


Evangelho (João 7,40-53)

Sábado, 24 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma





Ninguém falou como Ele 


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


 


Oração para depois de ler a Bíblia


orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los
 em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da
minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.