Tema do dia
«O SENHOR É GRANDE!»
A Carta aos Romanos trata hoje de um tema fundamental para a nossa fé: compara o pecado, que entrou no mundo através de um só homem – Adão –, com a graça de Deus. Onde foi grande o pecado, foi bem maior a graça, que reina para a Vida Eterna e chegou até nós por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fonte: Arquidiocese BH em 22/10/2019
As palavras dos Papas
Com estas palavras, o Senhor recorda-nos que a vida é um caminho para a eternidade; por isso, somos chamados a fazer frutificar todos os talentos que temos, sem jamais nos esquecermos de que «aqui não temos uma cidade permanente, mas procuramos a futura» (Hb 13, 14). Não conseguimos compreender realmente em que consiste esta alegria suprema, mas Jesus faz-nos intuir isto, com a analogia do Senhor que encontra os seus servos ainda acordados quando voltar: «Cingir-se-á, mandará que se ponham à mesa e há-de servi-los» (v. 37). O júbilo eterno do Paraíso manifesta-se assim: a situação inverter-se-á, e já não serão os servos, ou seja, nós, que serviremos a Deus, mas é o próprio Deus que se colocará ao nosso serviço. E Jesus age assim desde já: Jesus ora por nós, Jesus olha para nós e intercede junto do Pai por nós; Jesus serve-nos agora, é o nosso servo! E esta será a alegria definitiva. O pensamento do encontro final com o Pai, rico de misericórdia, enche-nos de esperança e estimula-nos a um compromisso constante para a nossa santificação e para construir um mundo mais justo e fraterno. Com a sua materna intercessão, a Virgem Maria ampare este nosso compromisso. (Papa Francisco, Angelus, Praça São Pedro Domingo, 11 agosto 2019)
Oração para antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Terça-feira, 29ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde
Primeira Leitura (Rm 5,12.15b.17-19.20b-21)
29ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 21/10/2025
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 12o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 15bA transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça.
18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.
20bPorém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 39(40),7-8a.8b-9.10.17 (R. cf. 8a.9a)
29ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 21/10/2025
— Eis que venho fazer,/ com prazer,/ a vossa vontade, Senhor!
— Eis que venho fazer,/ com prazer,/ a vossa vontade, Senhor!
— Sacrifício e oblação não quisestes,/ mas abristes, Senhor, meus ouvidos;/ não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados,/ e então eu vos disse: “Eis que venho!”
— Sobre mim está escrito no livro:/ “Com prazer faço a vossa vontade,/ guardo em meu coração vossa lei!”
— Boas novas de vossa justiça anunciei/ numa grande assembleia;/ vós sabeis:/ não fechei os meus lábios!
— Mas se alegre e em vós rejubile/ todo ser que vos busca, Senhor!/ Digam sempre:/ “É grande o Senhor!” os que buscam em vós seu auxílio.
Evangelho (Lc 12,35-38)
29ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 21/10/2025
Bem-aventurados aqueles servos que o Senhor encontrar vigiando quando chegar
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vigiai e orai para ficardes de pé, ante o Filho do Homem!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.