segunda-feira, 23 de maio de 2022

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Palavra se fez carne - 23 de maio, 2ª feira da 6ª Semana da Páscoa


23 de maio, 2ª feira da 6ª Semana da Páscoa

- Hoje é dia 23 de maio, 2ª-feira da 6ª Semana da Páscoa.

- Este é o momento escolhido por Deus para Se encontrar contigo na oração. Acolhe-O com alegria, agradecendo as manifestações da sua bondade que vão preenchendo a tua vida. Começa tua oração agradecendo ao Senhor Deus, seja pela tua alegria ou tristeza. Louve o Senhor pela sua bondade e verás como esta atitude de gratidão irá transformar teu dia e tua vida.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 15, versículos 26 ao Capítulo 16, versículo 4ª:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora.

- No evangelho de hoje, Jesus lembra aos discípulos de que estarão acompanhados em sua vida de missão pelo Espírito da verdade – aquele que fala por meio de quem O anuncia. Porém, lembra-lhes também sobre as perseguições, que sofrerão por causa dessa mesma missão, feitas por pessoas que acreditam estar procedendo em nome de Deus. Peça ao Senhor que envie seu Espírito de Verdade na sua vida, na missão que exerce na comunidade, no trabalho, na sociedade.

- Você pede a Deus que envie o seu Espírito? Procura deixar-se guiar pelo Espírito da Verdade em tudo o que é importante no dia-a-dia?

- “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim”, diz Jesus no evangelho de hoje. Quem compreende a verdade a respeito do amor de Jesus, procura comunicá-la aos outros. Imploremos a Deus que envie seu Espírito de amor e verdade. Reza assim o teólogo e bispo Bruno Forte:

Vem, Espírito Santo,
Vem em nós,
inquietos pela febre da qual tu mesmo nos contagiastes;
vem reapresentar em nós e para nós
o mistério do Crucificado Ressuscitado
pela força da Palavra de vida!
Vem encher a nossa mente e todo o nosso existir,
para que a boca fale, finalmente, pela superabundância do coração.
Amém.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que seu Espírito de Verdade transforme a face da terra, marcada pela guerra, por tanto ódio, pela fome, pela miséria. Que o Espírito Santo nos anime a viver com esperança.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Palavra se fez carne - 22 de maio, 6º Domingo da Páscoa


22 de maio, 6º Domingo da Páscoa

- Hoje é dia 22 de maio, 6º domingo da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus conversa com seus discípulos sobre guardar sua palavra e viver de acordo com um verdadeiro seguimento às suas ações. Dizer que ama Jesus não é suficiente, e a palavra que escutamos de Cristo pertence ao Pai que o enviou. Jesus diz para que não fiquemos perturbados e não nos deixemos intimidar o coração porque ele está conosco e o Pai enviará o defensor que nos fará lembrar de todas as palavras. Peça ao Senhor o verdadeiro fermento para nossas vidas nas convivências com os irmãos.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 14, versículos 23 a 29:

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.”

- É um discurso de despedida que Jesus faz aos seus discípulos, palavras de acolhimento e ao mesmo tempo de exortação para que saibam e acreditem quando chegar o momento. Nós, também, precisamos acreditar e continuar em frente, em comunhão com Cristo Jesus. Peça ao Senhor que nos ajude a crescer e permanecer fiéis ao seu amor e a missão que Ele nos confia.

- Guardamos a palavra de Cristo Jesus? A partir da palavra que ouvimos, podemos refletir: o que me move nas minhas atitudes no cotidiano?

- “Quem não me ama, não guarda a minha palavra.” nos diz o evangelho de hoje. O amor é o que levou Jesus até a cruz em sua missão. Não deixemos de amá-lo e de não seguir com nossa missão. Façamos o melhor em nossa vida, no amor aos outros e no cuidado com nossas atitudes. O poeta Khalil Gibran no poemaQuando o amor chamar, siga-o”, diz assim:

“Quando o amor vos chamar, segui-o,
Embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados;
E quando ele vos envolver com suas asas, cedei-lhe,
Embora a espada oculta na sua plumagem possa ferir-vos;
E quando ele vos falar, acreditai nele,
Embora sua voz possa despedaçar vossos sonhos
Como o vento devasta o jardim.
Pois, da mesma forma que o amor vos coroa,
Assim ele vos crucifica.
E da mesma forma que contribui para vosso crescimento,
Trabalha para vossa poda.
E da mesma forma que alcança vossa altura
E acaricia vossos ramos mais tenros que se embalam ao sol,
Assim também desce até vossas raízes
E as sacode no seu apego à terra...”

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que renove tuas esperanças e ações a cada dia para que caminhemos renovados e firmes na fé.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Palavra se fez carne - 21 de maio, sábado da 5ª Semana da Páscoa


21 de maio, sábado da 5ª Semana da Páscoa

- Hoje é dia 21 de maio, Sábado da Quinta semana de Páscoa.

- Jesus continua seu discurso de despedida. Hoje anuncia que seus seguidores, aqueles que prolongarão suas palavras e suas ações no tempo, enfrentarão dificuldades tais como as que ele enfrentou. Jesus não pede que o sofrimento nessas ocasiões seja negado, mas que a certeza de que pertencemos a ele possa nos iluminar nesses momentos de grande dor e a escolher o amor como resposta. Peça ao Senhor que te ilumine nas situações de grande dor.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 15, versículos de 18 a 21.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

- O mundo representa a humanidade oposta a Deus, consciente ou não dessa escolha, e é a esse mesmo mundo a que os discípulos são enviados. A certeza de que pertencemos a Jesus, que nos escolheu, faz com que possamos ecoar seu discurso de amor, respondendo de forma contrária ao ódio e à perseguição recebidos. Pode parecer fraqueza agir desse modo, mas é pelo amor que Jesus se moveu e nos convida a agir. Que a certeza de nosso pertencimento a Jesus fortaleça em nós o amor como resposta.

- Neste período de Páscoa, como o amor tem sido elemento norteador de minha ações? Ou tenho respondido às incompreensões pelas quais passo “com a mesma moeda”?

- “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim”, diz Jesus. O ódio e a perseguição são elementos que nos fazem sofrer e alimentam em nós o desejo de responder à mesma altura daquilo que recebemos. Nesse cenário, responder com amor torna-se a forma mais forte e eficaz que podemos dar, pois ele é capaz de pôr um fim à realidade negativa em que nos encontramos. Cora Coralina, em seu poemaDas Pedras”, ilustra bem isso:

“Ajuntei todas as pedras
Que vieram sobre mim
Levantei uma escada muito alta
E no alto subi
Teci um tapete floreado
E no sonho me perdi
Uma estrada,
Um leito,
Uma casa,
Um companheiro,
Tudo de pedra
Entre pedras
Cresceu a minha poesia
Minha vida...
[...]”

- Peça ao Senhor para te ajudar a responder o mal com amor, força maior capaz de mudar a realidade de nossas relações.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Palavra se fez carne - 20 de maio, 6ª feira da 5ª Semana da Páscoa


20 de maio, 6ª feira da 5ª Semana da Páscoa

- Hoje é dia 20 de maio, 6ª feira da 5ª Semana da Páscoa.

- Deixa que a paz de Deus desça sobre ti e permaneça no teu coração. Confia no Senhor Jesus Cristo, que está contigo e te conduz pelos caminhos da fidelidade ao seu Evangelho. Dá graças por todos os dons recebidos e procura estar atento à presença do Espírito Santo em ti e naqueles que te rodeiam. Disponível para o que o Senhor quiser, começa a tua oração.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 15, versículos 12 a 17:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

- Jesus chama de amigos os seus discípulos, pois dá a conhecer sua vida e sua intimidade. Há uma profunda transparência nessa relação. Na dinâmica desse amor transbordante, Ele vai ao encontro de cada discípulo e o escolhe, mas não é o discípulo que escolhe Mestre, como era costume antigo. Além disso, Ele confia em cada um deles ao ponto de enviá-los para que produzam frutos e estes permaneçam. A experiência de amor entre Mestre e discípulos deve transbordar na relação entre os próprios discípulos, amando uns aos outros, sendo essa a marca do discipulado cristão. Na confiança de que Jesus é seu amigo, apresente a Ele tudo aquilo que você ainda não consegue fazer para segui-lo.

- Como você sentiu sendo chamado de amigo? Como isso repercute em sua relação com Jesus? Além de Salvador, Todo-Poderoso, Mestre, Filho de Deus e tantos outros títulos, o que o título de “Amigo” faz você enxergar? Como você se sente ao saber que foi escolhido, e que, o Mestre confiando em você, designou-o também para missão?

- “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi”, diz Jesus. Como escolhido você é chamado a dar frutos de perseverança com o auxílio do Mestre que o acompanha. Jesus conta com você para espalhar a semente da felicidade que o Reino de Deus. Parte da letraPeça Felicidade” do grupo Melim, diz assim:

Peça tudo o que você quiser
Acredite na sua fé
Paz, saúde, vigor, sucesso
Alegria, esperança, amor

Quando não souber o que pedir
Peça felicidade
Quando não souber o que doar
Doe sua metade

E depois
Vai sentir a energia
E satisfação de ver nascer um novo dia

Peça felicidade

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça da perseverança diante do importante chamado que Ele faz a você. Permita crescer o amor e a gratidão por esse chamado.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Testemunho e suas consequências | (Jo 15, 26-16, 4) #763- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 23 de mai. de 2022

Jerusalém Celeste | (Ap 21, 10-14.22-23) #762- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 22 de mai. de 2022

Você pertence a Deus ou ao mundo | (Jo 15, 18-21) #761- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 21 de mai. de 2022

De inimigos para amigos | (Jo 15, 12-17) #760 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Publicado em 20 de mai. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 23/05/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 23 de mai. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 22/05/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 22 de mai. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 21/05/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 21 de mai. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 20/05/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 20 de mai. de 2022

Palavra da salvação 23/05/2022 com padre Rodrigo Vieira


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 22 de mai. de 2022

2ª-feira da 6ª Semana da Páscoa

Evangelho (Jo 15,26–16,4a)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.