quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 07/02/2024



LEITURA ORANTE

Mc 7,14-23 - O que faz impura ou pura uma pessoa?


Preparamo-nos  para a Leitura Orante rezando,
com todos os que navegam pelas mídias sociais:
Oração antes de ler a Bíblia
Jesus Mestre,
vós dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos
em meu nome,
eu estarei no meio deles".
Ficai conosco, aqui reunidos 
Para melhor meditar e comungar
a vossa Palavra.

Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos
para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida:
transformai nosso coração
em terra boa,
onde a Palavra de Deus
produza frutos abundantes
de santidade e missão.

1. Leitura ( Verdade)
O que a Palavra diz?
Lemos o texto do dia: Mc 7,14-23
Naquele tempo, 14 Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele, vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20 Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.
Refletindo
O que diz Jesus? Fala aqui de pureza e impureza segundo as tradições judaicas. Havia uma separação do sagrado e do profano.
Se a preocupação dos fariseus e escribas é essa separação, a preocupação de Jesus é outra. Ele se preocupa com a maldade que vem do coração pessoas: os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Isto é que é impuro para ele.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Como vivemos a pureza?
Evitamos contato com pessoas doentes, sujas?
Ou nos preocupamos com o nosso interior, o nosso coração?
Por acaso temos maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo até em pequenas coisas, cometemos adultério, praticamos a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho?
Se vivemos alguma destas impurezas será urgente uma reconciliação com Deus e o irmão, se nos consideramos amigos de Jesus. Os bispos reunidos em Aparecida, na V Conferência, disseram  sobre algumas contradições do mundo de hoje:
Meditando
"As mudanças culturais modificaram os papéis tradicionais de homens e mulheres, que procuram desenvolver novas atitudes e estilos de suas respectivas identidades, potencializando todas suas dimensões humanas na convivência cotidiana, na família e na sociedade, às vezes por vias equivocadas.
A avidez do mercado descontrola o desejo de crianças, jovens e adultos. A publicidade conduz ilusoriamente a mundos distantes e maravilhosos, onde todo desejo pode ser satisfeito pelos produtos que têm um caráter eficaz, efêmero e até messiânico. Legitima-se que os desejos se tornem felicidade. Como só se necessita do imediato, a felicidade se pretende alcançar através do bem-estar econômico e da satisfação hedonista." (DAp 49-50)

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos em silêncio e, depois, com todos que rezam:
Oração depois de ler a Bíblia
Jesus Mestre,
vós dissestes que a vida eterna consiste
em conhecer a vós e ao  Pai.

Derramai sobre nós
a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça
no vosso seguimento,
porque sois o Caminho para o Pai.

Fazei-nos crescer no vosso amor
para que sejamos
como Apóstolo Paulo
testemunhas vivas do  vosso Evangelho.

Com Maria,
Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos a vossa Palavra,
meditando-a em nosso coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida,
tende piedade de nós.

4. Contemplação (Vida)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
A partir da prática de Jesus, vamos viver com o coração puro.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patricia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 06/02/2024



LEITURA ORANTE

Mc 7,1-13 - Coerência de vida


Preparamo-nos para a Leitura,
rezando com todos,
ao Espírito:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto?
Lemos atentamente: Mc 7,1-13.
Evangelho segundo Marcos
Naquele tempo, 1  os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6 Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9 E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, consagrado a Deus’. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.
Refletindo
Observamos que Jesus propõe uma ordem de valores na vida. Como também, um forte senso de justiça. Nem sempre existe este equilíbrio na vida das pessoas. Nem coerência. Jesus lembra: "‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim". E, parece falar aos dias de hoje: "Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos ".
O Papa Francisco comenta este texto do Evangelho: "Jesus enfrenta um tema importante para todos nós: a autenticidade da nossa obediência à Palavra de Deus, contra qualquer contaminação mundana ou formalismo legalista. A narração inicia com a objeção que os escribas e os fariseus dirigem a Jesus, acusando os seus discípulos de não seguirem os preceitos rituais segundo as tradições. Deste modo, os interlocutores pretendiam prejudicar a credibilidade e a autoridade de Jesus como Mestre, pois diziam: «Mas este mestre deixa que os discípulos não cumpram as prescrições da tradição». Contudo, Jesus reage incisivamente e responde: «Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: “Este povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’» (vv. 6-7). Assim diz Jesus. Palavras claras e fortes! Hipócrita é, por assim dizer, um dos adjetivos mais fortes que Jesus usa no Evangelho e pronuncia-o dirigindo-se aos mestres da religião: doutores da lei, escribas... “Hipócrita”, diz Jesus.
Com efeito, Jesus tenciona fazer com que os escribas e os fariseus despertem do erro no qual caíram, mas qual é este erro? Desvirtuar a vontade de Deus, descuidando os seus mandamentos para cumprir as tradições humanas. A reação de Jesus é severa porque o que está em questão é importante: trata-se da verdade da relação entre o homem e Deus, da autenticidade da vida religiosa. O hipócrita é um mentiroso, não é autêntico.
Também hoje o Senhor nos convida a evitar o perigo de dar mais importância à forma do que à substância. Exorta-nos a reconhecer, sempre de novo, aquele que é o verdadeiro centro da experiência de fé, ou seja, o amor de Deus e o amor do próximo, purificando-a da hipocrisia do legalismo e do ritualismo". Papa Francisco, 2 de setembro de 2018)

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual lugar Deus ocupa na nossa vida?
Nosso coração está próximo de Deus?
Onde está Deus?
Se não estiver no 1º lugar, e presente em todos os outros momentos, alguma coisa está errada e deve ser revista.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, recordaram:
"A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. "Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade", disse Bento XVI. No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador." (DAp 22)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos
com a oração:
Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...
(lembrar outras realidades)

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual  será nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar, como o do Apóstolo Paulo, após caírem-lhe dos olhos as escamas, vai reconhecer o lugar de Deus acima de tudo na nossa vida, abandonar toda hipocrisia e buscar em tudo o querer de Deus.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 05/02/2024



LEITURA ORANTE

Mc 6,53-56 - O povo vai ao encontro de Jesus buscando vida


- A nós todos, reunidos pela comunicação,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Sl 103(104)

Alegre-se o Senhor em suas obras!

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! / Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! / De majestade e esplendor vos revestis / e de luz vos envolveis como num manto.
2. A terra vós firmastes em suas bases, / ficará firme pelos séculos sem fim; / os mares a cobriam como um manto, / e as águas envolviam as montanhas.
3. Fazeis brotar, em meio aos vales, as nascentes / que passam serpeando entre as montanhas; / às suas margens vêm morar os passarinhos, / entre os ramos eles erguem o seu canto.
4. Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, / e que sabedoria em todas elas! / Encheu-se a terra com as vossas criaturas! / Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Mc 6,53-56, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Evangelho segundo Marcos
Naquele tempo, 53 tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55 Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56 E, nos povoados, cidades e campos aonde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.
Refletindo
Jesus  Mestre curava a todos que o tocavam, mas nesta narrativa de Marcos, nada fala. As multidões correm ao encontro de Jesus. Buscam os milagres. Tocam em Jesus. Existem muitas maneiras de demonstrar o quanto somos importantes uns para os outros. Cada pessoa demonstra isso de uma forma – pode ser um toque no ombro, um aperto de mão, um carinho, uma palavra gentil, agradecida, um arrependimento e pedido de perdão, uma mensagem, um cartão, um e-mail, um telefonema, uma xícara de café... Pequenos gestos que aquecem e nos fazem sentir especiais.
Jesus sabia que o relacionamento humano tem essa característica: saber dar, receber e sentir que somos amados, e este conhecimento se manifesta através de gestos Não se trata apenas das coisas que fazemos, mas daquilo que transmitimos para o outro. O toque aquece o coração. Por isto, Jesus também usou o toque para curar, para ensinar.
Podemos constatá-lo em outros textos: Mt 8,3 (cura um leproso com o toque); Mt 9,29 (cura dois cegos, tocando-lhes os olhos),  Mt 17,7 9 (Jesus toca nos apóstolos, encorajando-os, na Transfiguração);  Mt 20:34 (toca os olhos e cura os dois cegos de Jericó) e tantos outros. Em todos os casos, o  poder de Jesus tem em vista a verdadeira salvação que supõe a conversão do coração. Conversão e fé.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Quais outros textos este nos recorda?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram:
"As pessoas se sentiram atraídas pela sabedoria das palavras de Jesus, pela bondade de seu trato e pelo poder de seus milagres. E pelo assombro inusitado que a pessoa de Jesus despertava, acolheram o dom da fé e vieram a ser discípulos de Jesus. Ao sair das trevas e das sombras de morte (cf. Lc 1,79), a vida deles adquiriu plenitude extraordinária: a de haver sido enriquecida com o dom do Pai. Viveram a história de seu povo e de seu tempo e passaram pelos caminhos do Império Romano, sem esquecer o encontro mais importante e decisivo de sua vida que os havia preenchido de luz, força e esperança: o encontro com Jesus, sua rocha, sua paz, sua vida. Assim ocorre também a nós olhar a realidade de nossos povos e de nossa Igreja, com seus valores, suas limitações, suas angústias e esperanças. Enquanto sofremos e nos alegramos, permanecemos no amor de Cristo, vendo nosso mundo e procurando discernir seus caminhos com a alegre esperança e a indizível gratidão de crer em Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade. A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida." (DAp 21-22)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos:
Senhor, Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações
sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
( XVI Congresso Eucarístico Nacional)

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vamos demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

........................................................................
6O anos da partida de Irmã Tecla Merlo para o céu.
Leia a entrevista:
Em entrevista, o Beato Tiago Alberione fala da Venerável Tecla Merlo

Irmã Patrícia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 04/02/2024



LEITURA ORANTE

Mc 1,29-39 - Jesus cura a sogra de Pedro, tomando-a pela mão


A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Oferecimento do dia
Adoro-vos, meu Deus,
amo-vos de todo o meu coração.
Agradeço-vos porque me criastes,
me fizestes cristão,
me conservastes a vida e a saúde.
Ofereço-vos o meu dia:
que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade.
E que faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas.
Livrai-me do pecado, do perigo e de todo o mal.
Que a vossa graça, benção, luz e presença
permaneçam sempre comigo
e com todos aqueles que eu amo. Amém.
(Orações da Família Paulina)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Em nossa Bíblia lemos atentamente o texto: Mc 1,29-39.
Naquele tempo,
29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André.
30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus.
31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então a febre desapareceu, e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio.
33A cidade inteira se reuniu em frente da casa.
34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.
36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus.
37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”.
38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”.
39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
– Palavra da salvação.
Refletindo
Bonito o encontro de Jesus com a sogra de Pedro que estava com febre alta. Observe a atitude: "Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a servi-los."
Interessante é que Jesus não fala com a sogra, mas a segura pela mão e a ajuda a se levantar. A mulher imediatamente fica curada, e tão bem, que se põe a cuidar deles. Doentes e a multidão procuravam encontrar Jesus e Ele anunciava a boa notícia do Reino por toda parte.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Meditando
O que logo salta a nossos olhos é a "ação de Deus".
E o Papa Francisco acrescenta:
“Para a Igreja, cuidar dos doentes de todo tipo não é uma ‘atividade opcional’, algo acessório; não, é parte integrante de sua missão, como era da missão de Jesus: levar a ternura de Deus à humanidade sofredora.” O Evangelho fala da predileção de Jesus pelas pessoas que sofrem.
A mulher estava na cama com febre; a atitude e o gesto de Jesus para com ela são emblemáticos: "Aproximando-se, Ele a tomou pela mão e a fez levantar-se", observa o Evangelista. Há tanta doçura neste ato simples, que parece quase natural: "A febre a deixou e ela se pôs a servi-los". O poder de cura de Jesus não encontra nenhuma resistência; e a pessoa curada retoma sua vida normal, pensando imediatamente nos outros e não em si mesma - e isso é significativo, é um sinal de verdadeira "saúde"!
Aquele dia era um sábado. O povo da aldeia espera pelo pôr-do-sol e depois, acabada a obrigação do repouso, sai e traz a Jesus todos os doentes e os possuídos. E Ele os cura, mas proíbe os demônios de revelar que Ele é o Cristo.
Levar a ternura de Deus à humanidade sofredora é a missão de Jesus. Eles não queria que eles fossem meros espectadores de sua missão: envolveu-os, enviou-os, deu-lhes também o poder de curar os doentes e expulsar os demônios. E isto tem continuado sem interrupção na vida da Igreja até hoje, ressalta o Papa Francisco.
E acrescenta que para a Igreja, cuidar dos doentes de todo tipo não é uma "atividade opcional", algo acessório; não, é parte integrante de sua missão, como era da missão de Jesus: levar a ternura de Deus à humanidade sofredora."
Francisco sublinha que seremos lembrados disso
dentro de poucos dias, em 11 de fevereiro,
Dia Mundial do Enfermo.

3. Oração (Vida)
E o que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo 39(40)

Eis que venho fazer, com prazer, / a vossa vontade, Senhor!

1. Esperando, esperei no Senhor, / e, inclinando-se, ouviu meu clamor. / É feliz quem a Deus se confia, † quem não segue os que adoram os ídolos / e se perdem por falsos caminhos. – R.
2. Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos; / não pedistes ofertas nem vítimas, † holocaustos por nossos pecados. / E então eu vos disse: “Eis que venho!” – R.
3. Sobre mim está escrito no livro: † “Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!” – R.
4. Boas-novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios! – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Jesus.
Vamos Levar a ternura de Deus às pessoas sofredoras.
Deixaremos que o Senhor nos tome pela mão como
segurou a mão da sogra de Pedro e nos levante.
E seremos como ela, pessoas que cuidam e servem aos demais.
A quem vamos ajudar a se levantar, hoje?

Bênção
Recebamos a bênção do bem-aventurado Alberione:
Jesus Divino Mestre seja para ti:
a verdade que ilumina,
o caminho da santidade,
a vida plena e eterna.
Que ele te guarde e defenda.
Plenifique de todos os bens
a ti e a todos que amas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 07 de fevereiro, 4ª feira, 5ª semana do Tempo Comum


07 de fevereiro, 4ª feira, 5ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 07 de fevereiro, 4ª feira da 5ª semana do Tempo Comum.

- Hoje Jesus convida a cada um, por meio de uma breve parábola, a olhar para dentro de si, na profundidade do coração e valorizar o que é essencial à vida de proximidade com Deus. Jesus convida a superar a compreensão restrita sobre a “pureza e impureza” diante de Deus. Peça ao Senhor que ajude você, assim como fez com os discípulos, a compreender o que significa a pureza, estar próximo de Deus.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 7, versículos 14 a 23:

Naquele tempo, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: "Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?" Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: "O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem".

- Jesus ajuda a entender melhor o significado da pureza diante de Deus. A impureza era ligada a normas, a costumes relacionados com alimentação, higiene do corpo, contato com pessoas de outra religião, raça... Ele mesmo foi vítima de exclusão por comer, tocar, conversar com pecadores, doentes... Jesus exorta a superar essa norma que domina e excluí. Ele amplia a visão de normas exteriores para uma ação que vem o interior do coração da pessoa, que promove a verdadeira proximidade com Deus. Não é um alimento que ao ser ingerido, torna uma pessoa impura, mas sim as ações interiores que promovem o mal. Peça ao Senhor que te ajude a crescer na fé, a perceber o essencial, produzir, a partir de dentro do coração, a pureza, ou seja, as ações que geram vida, proximidade com Ele e com os irmãos. Que suas atitudes expressem a beleza de Ser Humano.

- Você percebe hoje, atitudes de rigidez diante leis e normas do sagrado e profano? Normas exteriores que excluem, promovem preconceitos...? Cuida do seu interior, alimenta e cultiva seu coração, para que dele brotem boas ações que edificam e geram alegria, proximidade com Deus e os irmãos?

Disse Jesus: “...Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?". Diz assim um trecho da Canção de Jota Quest, A voz do coração:

“E ouvir a voz do coração
Não ser só mais um na multidão
Aonde o sol revela a alma
Pra onde mora a nossa calma
Ela é sempre a solução...
Ela vem pra te dizer
Que apesar de toda pressa
Que apesar de tanta meta
Ainda há tempo pra viver
Ela vem pra decidir
Que apesar de qualquer mágoa
Que apesar de tanta falta
Ainda há tempo pra sorrir
...
Ela vem pra decidir
Que apesar dessa neblina
De tanto sentimento cinza
Que a gente pode colorir e resistir

- Agradeça ao Senhor pela alegria da sua presença e pelo Espírito de amor que faz brotar em seu coração a pureza que aproxima você de Deus e dos irmãos, com ações amorosas, éticas, justas.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!