quinta-feira, 26 de setembro de 2013

LINDO ENTARDECER - "A felicidade não é a ausência de problemas mas a capacidade de lidar com eles."

TERÇOS – VÍDEOS

TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO

TERÇO DA FÉ

TERÇO DO ESPÍRITO SANTO

TERÇO DA LIBERTAÇÃO CANTADO - JOÃO GREGÓRIO

TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS





TERÇO DA MISERICÓRDIA

"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA

Para ser rezado nas contas do terço
No começo:

Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476)

Oração do Angelus - Padre Antonello - VÍDEO


LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Mensagens diárias prá vc

Terço - Mistérios Luminosos - Quinta-Feira


Terço do Rosário: Mistérios Luminosos



São Cipriano e Santa Justina - 26 de setembro



Comemoração  litúrgica26 de setembro.

Também nesta data: Santos Corme e Damião, Santo Elzeário de Sabran.

São Cipriano, cognominado o feiticeiro, natural de Antioquia, na Fenícia, foi pelos pais introduzido em todos os segredos da superstição, astrologia e feitiçaria. Para ampliar os conhecimentos na arte mágica, fez grandes viagens e visitou os centros principais do mundo, como Atenas, Menfis, Argos e a Índia. Mestre em todas as artes diabólicas da feitiçaria, entregou-se a uma vida desbravada. Para a religião cristã, havia só insultos;  crianças inocentes eram as suas vítimas prediletas; tendo-as enforcado, oferecia o sangue das mesmas como holocausto ao demônio, e nas entranhas ainda palpitantes procurava conhecer os segredos do futuro. Perseguição atroz fazia às donzelas, aproveitando-se de enredos diabólicos para demovê-las do caminho da virtude. Malogravam, porém, estes artifícios diante das jovens cristãs.

São Cosme e São Damião - 26 de Setembro


São Cosme e São Damião padroeiros dos farmacêuticos, médicos e faculdades de medicina

Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/09/2013

26 de Setembro de 2013

Ano C


Lc 9,7-9

Comentário do Evangelho

Para conhecer Jesus é preciso fé.

Toda a primeira parte do evangelho segundo Lucas (4,14–9,50) é marcada também pela pergunta cristológica “quem é Jesus?”. É a pergunta que o rei Herodes faz pelo que ouviu dizer (cf. v. 7): “Quem será esse homem...?” (v. 9). O leitor do evangelho já conhece a má fama de Herodes pela própria pluma do autor do evangelho (cf. 3,19-20). A visão de Herodes é exterior (ele “ouviu falar de tudo o que estava acontecendo” – v. 7); o texto não nos informa, até então, de nenhum encontro entre Jesus e ele. Suas considerações estão presas ao passado: João Batista, Elias. O seu interesse de ver Jesus (v. 9) não pode passar de pura curiosidade. Já no contexto da paixão, o evangelista observa: “Vendo a Jesus, Herodes ficou muito contente; há tempo que queria vê-lo, pelo que ouvia dizer dele e esperava ver algum milagre feito por ele” (Lc 23,8). Jesus não pronunciou nenhuma palavra. Trata-se de um silêncio eloquente que revela a iniquidade de Herodes. Para Herodes, a identidade profunda e verdadeira se esconde, pois para conhecê-la é preciso fé.

Vivendo a Palavra

Também Herodes queria ver Jesus. Conhecê-lo, ouvi-lo, e segui-lo também deve ser o objetivo central da nossa passagem por este planeta-jardim, que o amado Pai nos emprestou. E que a nossa relação com os irmãos se espelhe no jeito do Mestre de Nazaré, para a glória de Deus Pai!

Reflexão

Vemos o surgimento de diferentes formas de misticismo e as diferentes religiões estão se multiplicando por todos os lados. Para nos defender, afirmamos que existem falsos profetas que ficam enganando o povo para ganhar dinheiro e fazer da religião meio de vida. À luz do Evangelho de hoje, podemos analisar este fato. As pessoas falam muitas coisas a respeito de Jesus, embora muitas vezes porque desconhecendo verdade, e esse desconhecimento se dá porque não evangelizamos como devemos e também porque conhecemos a nossa fé de modo superficial, mas não admitimos a nossa ignorância e manifestamos nossa opinião como verdade de fé, basta ver o acúmulo de bobagens que cristãos de meia tigela veiculam na Internet, em sites que afirmam ser católicos , mas que na verdade são caóticos e escondem Jesus.

Meditação

O povo queria conhecer Jesus, aproximar-se dele. Será que em nossa vida se dá o mesmo? - Procuramos vê-lo onde realmente se encontra? - Até Herodes acabou se interessando em ver Jesus. - Onde e em que circunstâncias podemos ver Jesus? - Por que Herodes queria ver Jesus? - Falar mal destrói; falar bem constrói! - Qual é nossa opção na vida?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

REFLEXÕES DE HOJE

26 de SETEMBRO – QUINTA


Liturgia comentada

Alegre-se Israel! (Sl 149)
O pagão é triste. Nem podia ser diferente. Se tudo acaba com a morte, não temos saída. Os epicuristas tentaram “curtir” o presente: carpe diem! “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.” (1Cor 15,32) No polo oposto, os estoicos adotaram a fuga dos prazeres. Pois os dois extremos se encontraram: Epicuro e Zenão suicidaram-se.
Nossa alegria, nós não a fabricamos: é fruto da Graça de Deus! É comovente o esforço humano para fabricar a alegria: luzes, cores, danças, ruído, os hits do momento, festivais, palcos e arenas. Tudo em vão. Ao fim do Carnaval, a mesma “marcha da quarta-feira de cinzas”: é hoje só; amanhã não tem mais...
O salmo da liturgia de hoje, o penúltimo do Hallel, é um convite à alegria. Não a alegria da alacridade, tão conhecida das maritacas e dos roqueiros. Mas a alegria do júbilo, do jubileu, do yôbel, a trombeta que anuncia o Ano de Graça do Senhor. Nesse ano jubilar, as terras voltam a seus antigos donos que as haviam perdido, os escravos são libertados e a justiça é recomposta.
Para o fiel, a fonte de sua alegria é o próprio Deus: “Estou cheio de alegria no Senhor! Minha alma exulta em meu Deus, pois ele me revestiu com as vestes da salvação!” (Is 61,10) Na Primeira Aliança, alegra-se Ana, mãe de Samuel, curada de sua esterilidade: “Meu coração exulta no Senhor, é em Deus que eu ergo minha cabeça!” (1Sm 2,1) Na Nova Aliança, Maria, Mãe de Deus, tem ainda mais razão para a alegria: “Minha alma exalta o Senhor, meu espírito exulta em Deus, meu Salvador!” (Lc 1,47)
A verdadeira alegria é profunda, vem do interior, como resposta aos sinais palpáveis do amor de Deus. Nada que lembre as palmas forçadas de tantas celebrações que deviam ser liturgia e não passam de encontros sociais. A alegria genuína é transformadora: leva à partilha e à renúncia pessoal, pois quem a experimenta não precisa de outras motivações.
Israel devia alegrar-se na perspectiva do futuro Messias, quando lobo e cordeiro viveriam em paz. O novo Israel, a Igreja, rejubila-se com a morte e ressurreição de Cristo, que rompeu nossos grilhões e abriu-nos a casa do Pai. É nele que são eliminadas as diferenças entre grego e judeu, escravo e livre, pobres e ricos. Irmanados em Cristo, a tristeza não tem mais espaço entre nós.
Santo Agostinho comenta o Salmo 149: “Este é o cântico da paz, o cântico da caridade. Todo o que se aparta da união dos santos, não canta o cântico novo. Pois seguiu a velha animosidade, e não a caridade que é nova”.
Orai sem cessar: “O justo se alegrará no Senhor!” (Sl 64,11)
Texto de  Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
Por que aquilo que nós fazemos não nos realiza?
Por que aquilo que nós fazemos não nos realiza? O Senhor, hoje, nos chama para que edifiquemos uma casa para Ele em nosso coração.
Na Palavra de Deus, que nos é dirigida no dia de hoje, eu queria chamar sua atenção para a primeira leitura do profeta Ageu, a qual nos diz: “Considerai, com todo coração, a conjuntura que estais passando: tendes semeado muito e colhido pouco, tende-vos alimentado e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto” (cf. Ag 1,5-6).
Parece que de tudo que estamos fazendo, nada nos deixa satisfeitos nem realizados, parece que a conjuntura das coisas que estamos vivendo, passando, não traz nenhuma realização para nós; e a Palavra de Deus é que está nos chamando à atenção: “Olhai para a vossa condição, olhai para o meio que a vossa vida se encontra”.
Por que é que nós não nos encontramos? Por que não encontramos satisfação? Por que aquilo que nós fazemos não nos realiza?
A Palavra de Deus nos chama à atenção para revermos primeiro: Estamos vivendo de coração? Estamos aplicando, de coração, aquilo que estamos fazendo ou estamos levando a vida, as coisas de qualquer jeito, vivendo por viver, fazendo por fazer, comendo por comer e não estamos dando qualidade às coisas que fazemos e realizamos? Temos de rever nossa postura, nossa posição, rever, realmente, a forma como nós fazemos as nossas coisas.
A segunda coisa: Qual tem sido a nossa postura para com Deus? Qual tem sido a nossa postura para com as coisas do Senhor? Estamos fazendo de qualquer jeito, de qualquer modo, estamos fazendo a nossa oração com a intensidade do nosso coração ou somos relaxados em nossas práticas espirituais? Fazemos de qualquer jeito quando dá e, às vezes, a nossa vida não assume uma postura de seriedade para com Deus e para com as coisas do Senhor?
O Senhor, hoje, nos chama para que, de todo o nosso coração, nós subamos ao monte e edifiquemos a casa d’Ele; edifiquemos uma casa para Ele em nosso coração.
Edificar uma casa para o Senhor, dentro de nós, dentro de nossa alma, do nosso coração significa “voltar-se ao Senhor por inteiro, não só pela metade, não só quando temos necessidade, mas com a intensidade do nosso ser”.
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.Facebook Twitter
LEITURA ORANTE


Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do di
a?
Se tenho a Bíblia próxima de mim, localizo o texto e o leio diretamente na Bíblia.
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Lc 9,7-9 e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Herodes, o governador da Galiléia, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou sem saber o que pensar. Pois alguns diziam que João Batista tinha sido ressuscitado, outros diziam que Elias tinha aparecido, e outros ainda que um dos antigos profetas havia ressuscitado. Mas Herodes disse: - Eu mesmo mandei cortar a cabeça de João. Quem será então esse homem de quem ouço falar essas coisas? E Herodes procurava ver Jesus.

Primeiro, Herodes ouvir falar de Jesus. E se faz a pergunta: Quem será este homem? E, procura “ver" Jesus. Herodes não crê no que ouve, por isso quer ver Jesus. Bastaria vê-lo sem ter fé? Herodes o verá por ocasião do julgamento de Jesus e, realmente, faltou-lhe a fé. São João descreve no Evangelho que“ Herodes se alegrou muito ao ver Jesus; Fazia tempo que desejava vê-lo fazer algum milagre. Fez-lhe muitas perguntas, mas Jesus não lhe respondeu” (Jo 23, 8-9). Diz ainda que Herodes com seus soldados trataram Jesus com muito desprezo.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração?
Herodes queria “ver” Jesus e o viu, mas não teve fé, não acreditou. Não basta ver. É preciso crer! Quantas pessoas vêem obras de arte sobre Jesus Cristo, vêem espetáculos, lêem obras de grandes autores e, até se comovem, mas não mudam de vida, e não testemunham sua fé. A fé vivida é fundamental. Sobretudo na realidade em que vivemos. Como dizem os bispos no documento de Aparecida: "Diante de uma vida sem sentido, Jesus nos revela a vida íntima de Deus em seu mistério mais elevado,i a comunhão trinitária. É tal o amor de Deus, que faz do homem, peregrino neste mundo, sua morada: “Viremos a ele e viveremos nele” (Jo 14,23). Diante do desespero de um mundo sem Deus, que só vê na morte o final definitivo da existência, Jesus nos oferece a ressurreição e a vida eterna na qual deus será tudo em todos (cf. 1 Cor 15,28). Diante da idolatria dos bens terrenos, Jesus apresenta a vida em Deus como valor supremo: “de que vale alguém ganhar o mundo e perder a sua vida?” (Mc 8,36) (Evangelii Nuntiandi 8).  (DAp 109).

O que isso me diz no momento?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
E rezo:
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste
em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância
do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Vou demonstrar pela vida que creio em Jesus Cristo e vivo esta fé. Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, nós agradecemos o inefável dom de teu Filho Unigênito, que se fez humano para anunciar-nos que o Reino de Amor chegou, já mora em nós, e para nos conduzir por seus caminhos. Faze-nos profetas de teu Amor, para anunciá-lo aos homens de boa vontade. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA 26/09/2013




Tema do Dia

«Quem é esse homem?»

O profeta Ageu lembra às autoridades de Israel que já era tempo de reconstruir o Templo de Jerusalém. O povo se esmerava na edificação de suas moradas, esquecido do culto a Javé. Essa era a razão dos pobres resultados dos trabalhos que desenvolviam.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Vermelho. Ss. Cosme e Damião – Quinta-feira 26/09/13


Primeira leitura (Ag 1,1-8)
Ss. Cosme e Damião
Quinta-feira 26/09/13

Início da profecia de Ageu.

1No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zoro­babel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 2“Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. 3A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: 4“Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas?
5Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a conjuntura que estais passando: 6tendes semeado muito, e colhido pouco; tende-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos em­briagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando:8mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 149)
Ss. Cosme e Damião
Quinta-feira 26/09/13

— O Senhor ama seu povo de verdade.
— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!
— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.
— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos; com louvores do Senhor em sua boca; eis a glória para todos os seus santos.


Evangelho (Lc 9,7-9)
Ss. Cosme e Damião
Quinta-feira 26/09/13


A dúvida de Herodes


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos.8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Hero­des disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém