quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Terço - Mistérios Luminosos - Quinta-Feira



Terço do Rosário: Mistérios Luminosos  


São Vicente de Lérins - 24 de Maio


São Vicente de LérinsNascido no norte da França, São Vicente de Lérins, viveu sua juventude em busca das vaidades do mundo e tornou-se militar.

Vicente ao encontrar-se com Deus e se converter, foi se tornando cada vez mais obediente à Palavra do Senhor. Amou a Palavra de Deus.

Entrou para a vida monástica, tornando-se um exemplo de monge. Aprofundou-se nos mistérios de Deus, tornando-se um grande pensador, teólogo e místico.

Nossa Senhora da Estrada - 24 de maio

Nossa Senhora da Estrada ou 
Nossa Senhora dos Viajantes 
Ícone original 
Igreja de Jesus - Roma 
Maria nos conduz pelas difíceis
 estradas da vida até Jesus que 
disse: 
"Eu sou o caminho, a verdade 
e a vida. Ninguém vai ao Pai senão 
por mim". Jo 14, 6


Desde os primeiros séculos os cristãos pedem a proteção da Virgem Maria ao viajarem, porque Ela vivenciou os perigos das estradas, carregando seu filho Jesus, nos braços, ao lado do bom José. Naqueles tempos viajar pelas estradas era uma aventura arriscada, que podia custar a própria vida. A cada passo havia uma dificuldade, por causa do deserto, do mato fechado, dos pântanos e dos rios sem pontes. Sem contar com o perigo eminente das feras selvagens e dos salteadores. 

Nossa Senhora Auxiliadora - 24 de maio

Nossa Senhora Auxiliadora 

Imagem do Pintor Lorenzone 
Torino - Itália 

"A festa de Maria Auxiliadora 
deve ser o prelúdio da festa 
eterna que deveremos celebrar
 todos juntos um dia no Paraíso". 
Dom Bosco


A Virgem Maria sempre foi venerada e festejada por todos os cristãos, que invocam o seu socorro e auxílio nas horas de sofrimento e aflição. Porque à Ela fomos confiados como seus filhos por Jesus na Cruz e à nós cristãos do mundo todo foi indicada como Mãe, através de João Evangelista, também aos pés da Cruz. 

Essa festa, entretanto, remonta o século XVI, quando a expressão "Auxiliadora dos Cristãos" foi introduzida na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa São Pio V, após a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na batalha nas águas de Lepanto, em 1571. Os soldados do exército cristão depois de receberem a Eucaristia, invocando o nome de Maria, Auxílio dos Cristãos, foram à luta. Três horas mais tarde conquistaram a vitória, e gritando "Viva Maria", hastearam a bandeira de Cristo.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/05/2012

24 de Maio de 2012 


João 17,20-26

Comentário do Evangelho

Oração de Jesus pela unidade

Esta é a expressiva e urgente oração de Jesus pela unidade. 
Jesus, ao declarar a bem-aventurança dos pobres, ao repudiar o apego ao dinheiro e a opressão civil ou religiosa, propõe a vida plena para todos. No mundo cativo das ambições do poder, do dinheiro e do lucro, instaura-se a injustiça que privilegia minorias e exclui maiorias. A criação de Deus passa a ser propriedade particular de alguns. Os ricos apropriam-se dos meios que sustentam a vida e relegam os pobres à privação e à morte.
Submetem os pobres a produzirem para eles e se apropriam de seus bens. 
O amor de Jesus, presente nos discípulos, manifesta-se na concretização da unidade, na fraternidade e na partilha. A oração pela unidade conduz à derrubada do enorme muro ideológico e econômico, e também de concreto, que separa os ricos dos pobres.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Jesus entrega ao Pai a Igreja: não apenas aqueles que estavam ali, diante dele, mas a todos nós, que somos daqueles “que vão acreditar em mim por causa da palavra deles”, Estas são palavras essenciais para a nossa fé. Sabermos que fomos pensados pelo Mestre desde sempre merece uma acolhida carinhosa e agradecida.


Reflexão
Jesus nos pede para viver a unidade de tal modo que possamos testemunhar a unidade da Trindade. Esta vivência da unidade não significa uma uniformidade, mas que todos vivamos de acordo com as nossas condições e de diferentes formas os mesmos valores. Assim, encontramos na Igreja diferentes formas de espiritualidade e de ação evangelizadora totalmente diferentes entre si, mas essas diferenças não ferem a unidade dos cristãos porque são formas diferentes e não essências, são formas diferentes de viver a mesma fé e participar no mesmo projeto anunciado por Jesus.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Pai, que todos sejam um..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Nosso diálogo com o Catequista São João tem nos ajudado bastante na compreensão do evangelho nesta semana que antecede Pentecostes e que se denomina Semana da Unidade dos Cristãos, então, vamos dar continuidade a esse trabalho onde o mais importante é situarmos o evangelho em nossa vida, principalmente na comunidade onde vivemos e celebramos a nossa Fé, envolvidos sempre pelo Mistério de Cristo e da Igreja.

Catequista João ___Muito bem, nem seriam necessárias perguntas, a linha de raciocínio é essa mesma, os Cristãos vivem em comunidade, e aí está o maior de todos os desafios, como viver a unidade na diversidade.

____ Pois é, se olharmos de dentro para fora, vamos ver que esse "Sonho da Unidade de todos os cristãos está muito longe de ser realizado", o Ecumenismo ainda engatinha e na maioria das nossas comunidades essa palavra é estranha e até assusta os mais conservadores....Concorda Catequista João?

Catequista João ____Sim, mas lembre-se de que a questão do ecumenismo só começou a ser levantada muito recentemente, quando Jesus fez essa oração pela Unidade, não havia divisões no Cristianismo. Não podemos só olhar por esse lado, embora a afirmativa caia como uma luva para incentivar os cristãos de hoje a buscarem a unidade.

____ Puxa não tinha pensado nisso....Naquele tempo os Cristãos estavam todos de um lado só, tocavam todos o mesmo apito, como se diz na gíria. Então porque Jesus disse isso? Se ele estava pedindo pela unidade, é porque havia alguma divisão, talvez no final do primeiro século, nas comunidades cristãs, quando havia muitas heresias...

Catequista João ____Vamos olhar o começo do evangelho..."Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim....Para quer todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós, e o mundo creia que tu me enviastes..."

____ Olha catequista João, longe de mim debater com o Senhor, mas Jesus está preocupado com a unidade...

Catequista João____Sem dúvida, realmente o evangelho fala da Unidade, mas que deve acontecer em torno da única Palavra, a que Jesus transmitiu aos discípulos, e as que os apóstolos transmitiram á geração seguinte, e esta para a outra, sucessivamente, até chegar o tempo que vocês estão vivendo no terceiro milênio da história.

____Opa, agora começou a clarear, mas espere um pouco Catequista João, O Cisma do Oriente e depois no século XVII a Reforma Protestante, quebrou a unidade, será que Jesus não rezou direito?

Catequista João____(sorrindo) Como você é espirituoso....A oração de Jesus é perfeita e Deus o atendeu sim. Veja uma coisa, no tempo de Jesus só ele falava e os discípulos ouviam, depois ele delegou essa missão do anúncio aos apóstolos, estes delegaram a outros e assim sucessivamente, como já vimos. O evangelho chegou incólume até vocês no ano de 2012, independente das divisões entre os cristãos, e das traduções diferentes da Bíblia, aquilo que é essencial no evangelho, perpassou tres milênios sem que ninguém, alterasse o seu conteúdo. Essa é a verdadeira unidade desejada por Deus e pedida por Jesus.

____Então quando vivemos a Santa Palavra estamos vivendo a unidade junto com Jesus e Deus Pai, na UNIDADE do Espírito Santo... Como naquele dia em Pentecostes, em que todos ouviam e entendiam, embora fossem de nacionalidade diferentes...

Catequista João____Muito bem, mas esse assunto fica para domingo de Pentecostes que está aí na porta da nossa liturgia. Um cristão que vive na perfeita unidade é aquele que guarda a Palavra de Deus de maneira integral em seu coração e a vive, também de maneira íntegra.

2. Oração de Jesus pela unidade
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Espírito de comunhão, não permitas que se rompam os laços que me ligam a todos os meus irmãos e irmãs, e faça-me compreender o valor da unidade proclamada por Jesus.


3. A UNIÃO ECUMÊNICA DE JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Com esta oração, Jesus expressa seu profundo desejo de unidade. É a unidade na comunhão de vida plena com todos os amados por Deus. Jesus, ao declarar a bem-aventurança dos pobres, ao repudiar o apego ao dinheiro e a opressão civil ou religiosa, indica o caminho desta unidade. No mundo cativo das ambições do poder e do dinheiro, instaura-se a injustiça que privilegia minorias e exclui maiorias. A criação de Deus passa a ser propriedade privada de alguns. Os ricos tomam para si os meios que sustentam a vida, relegando os pobres à privação e à morte; e submete-os a produzirem para eles e se apropriam de seus bens. A união ecumênica dos discípulos de Jesus far-se-á na luta pela remoção da barreira que separa os ricos dos pobres. A meta é a comunhão plena de amor, em que o amor do Pai e do próprio Jesus esteja em todos.

Os discípulos de Cristo devem primar pela unidade


Postado por: homilia

maio 24th, 2012


Na oração do Evangelho de hoje, Jesus expressa Seu profundo desejo de unidade não somente entre os apóstolos, mas entre estes e aqueles que, mais tarde, haveriam de acreditar nas palavras do Senhor. É a unidade, na comunhão de vida plena, com todos os amados por Deus, sobretudo com aqueles que procuram Sua face mesmo que às “apalpadelas”.
Os discípulos devem compreender e, sobretudo, primar pela solidariedade,  independentemente da condição social da pessoa. Todos os homens maus ou bons, ricos ou pobres, brancos ou negros, naturais de um determinado lugar ou simplesmente residentes, são chamados à salvação.
A união com os discípulos de Jesus se fará na luta pela remoção da barreira que separa ricos e pobres. Esta deve ser a nossa meta, meu irmão! Temos de lutar pela comunhão plena de amor, na qual o amor do Pai e do próprio Jesus esteja em todos.
Que todos se sintam realmente amados por Deus. Eis a oração de Jesus que podemos adotar: “Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, pois me amaste antes da criação do mundo”.
Padre Bantu Mendonça
Oração Final
Pai Santo, dá à tua Igreja o grande dom da Unidade. Que saibamos valorizar as nossas diferenças, fazendo delas fatores de união e complementaridade, e não de inveja, ciúmes e disputas. Que saibamos cumprir o desejo do Cristo Jesus, que nos quis unidos entre nós, como Ele é UM contigo e com o Espírito Santo.


LITURGIA DIÁRIA - 24/05/2012



Tema do Dia

«Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste.»

O testemunho de Paulo lança a dúvida entre os judeus e divide claramente, quanto à ressurreição dos mortos, saduceus e fariseus. Recolhido à fortaleza para sua proteção, o Apóstolo tem a intuição de que sua missão terminaria por levá-lo até Roma.

Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Branco. 5ª-feira da 7ª Semana da Páscoa


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 22,30; 23,6-11)

Quinta-Feira, 24 de Maio de 2012
7ª Semana da Páscoa



Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.
23,6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”.7Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu.
8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?”
10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 15)


Quinta-Feira, 24 de Maio de 2012
7ª Semana da Páscoa



— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!
— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!


Evangelho (João 17,20-26)

Quinta-Feira, 24 de Maio de 2012
7ª Semana da Páscoa





Jesus intercede pelos que crêem


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra;21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
 Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

BOM DIA!


QUINTA FEIRA


Retrato Falado



Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net
http://www.atos2.net/anima-retratofalado.htm

Vídeo Clip Sangue Redentor




Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net



http://www.atos2.net/anima-redentor.htm

O Pegador




Envie para seus amigos, visite www.atos2.net


Foto Virtual



Envie para seus amigos, visite www.atos2.net
http://www.atos2.net/anima-fotovirtual.htm

5 MINUTOS



Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net

 http://www.atos2.net/anima-5minutos.htm

Aborto - Você decide!




Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net
http://www.atos2.net/anima-aborto.htm

JMJ Rio2013 - Você é capaz de reconhecer Jesus?

AMAZÔNIA PARA SEMPRE - Contra a devastação da Amazônia - EU ASSINEI E VOCÊ?

CAPELA VIRTUAL

Capela Virtual 

Para adorar Jesus no Santíssimo Sacramento
visite o Sacrário de sua Paróquia, 
lá a presença real.

 Clique no link abaixo:

Obs.: Mensagem que recebi no facebook
de minha amiga:  
Elza Pereira, que compartilhou um link via PeElenio Abreu.

BOA NOITE!


LINDA QUARTA-FEIRA!


BOA TARDE!!!