sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia em comemoração do nascimento de Lasar Segall - 21 de julho

Dia em comemoração do
 nascimento de Lasar Segall

Em 1932, Segall retornou ao 
Brasil, fixando residência em
 São Paulo, à rua Afonso Celso; 
ao lado da casa, construiu seu
 ateliê. Nos anos seguintes, 
realizou vários projetos e 
exposições em São Paulo, Rio de
 Janeiro, Milão e Pittsburgh, nos
 Estados Unidos. 
Lasar Segall nasceu no dia 21 de julho de 1891, em Vilna, capital da Lituânia, que na época estava sob o domínio da Rússia czarista. Foi o sexto dos oito filhos dos judeus Esther e Abel Segall. 
Em 1905, cursou a Academia de Desenho em Vilna; em 1906, foi estudar em Berlim, onde, depois de cinco anos, participou do movimento expressionista alemão. 
Segall veio ao Brasil em 1912; em 1913, expôs em São Paulo e em Campinas, mas retornou à Europa nesse mesmo ano, deixando várias obras no Brasil. 

Dia da Primeira Viagem à Lua - 20 de julho


Dia da Primeira Viagem à Lua

Durante duas horas e meia, Armstrong e Aldrin caminharam na Lua, coletando pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências; Collins permaneceu na nave espacial, na órbita da Lua, aguardando os companheiros.
Em 4 de outubro de 1957, os soviéticos colocaram no espaço o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik-I. O Sputnik-II levou a bordo a cachorrinha Laika. O sonho de colocar um ser humano na órbita da Terra, entretanto, só foi realizado em 12 de abril de 1961, pelos soviéticos. Eles lançaram o foguete Vostok-I, que levou a bordo o astronauta Yuri Gagarin. Ao observar nosso planeta a distância, Gagarin exclamou: "A Terra é azul!". 

Dia do amigo - 20 de julho

Ser amigo é ser presença, é 
acolhimento, é amadurecer
 juntos, é dom de si
... Partilha 
Porque ter um amigo, só para você o procurar a fim de matar o tempo? 

Procure-o sempre para viver o tempo. 
Na verdade, ele deve preencher suas necessidades, não se vazio. 
E, na doçura da amizade, deve haver risos e partilha de momentos alegres. 
Pois é no orvalho das pequeninas coisas que o coração encontra sua manhã e se renova. 
K. Gibran 

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado.



Terço do Rosário: Mistérios Gozosos   


 

Irmã Dolores Baldi - 21 de julho

Irmã Dolores Baldi
Primeira missionária da
 Congregação das irmãs Paulinas

1910-1999
Fundadora das Irmãs Paulinas 
no Brasil

Ser missionária era seu sonho. E este sonho ela o realizou no Brasil. Em outubro de 1931, deixou a Itália e veio viver a aventura missionária em nosso país. 
Quero falar-lhes de irmã Dolores Baldi, primeira missionária da Congregação das Irmãs Paulinas. Ela não era, nem é ainda, muito conhecida, contudo foi o instrumento dócil e forte nas mãos de Deus e a mola propulsora que fez acontecer, no Brasil, a instituição e todas as obras das Irmãs Paulinas. 

São Lourenço de Brindes - 21 de Julho


Presbítero da Igreja, o santo de hoje é reconhecido como Doutor, pois amou, aprofundou, serviu e com ardor comunicou a Sã Doutrina Católica. Nascido em Brindes, na Itália, no ano de 1559, São Lourenço entrou na família franciscana, como Capuchinho e chegou a Superior Geral.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/07/2012

21 de Julho de 2012 


Mateus 12,14-21

Comentário do Evangelho

Prática libertadora de Jesus

Em Jesus, Filho de Deus e filho de Maria, a humanidade é resgatada em sua dignidade e liberdade, no amor. Jesus, ao longo de seu ministério, manifestou seu amor vivificante, empenhando-se na libertação dos oprimidos pelo império romano e pelo poder religioso sediado no Templo de Jerusalém, com filiais nas sinagogas. Os evangelhos narram como os chefes religiosos de Israel, sentindo-se ameaçados em seu poder, empenham-se em condenar Jesus decidindo matá-lo. 
Jesus, dedicando-se à formação dos discípulos, que continuarão sua missão, procura, no momento, evitar a própria morte. Porém, continua em contato com as multidões, com sua prática libertadora. Mateus, que escreve para uma comunidade de cristãos oriundos do judaísmo, associa Jesus ao messiânico Servo de Deus, descrito pelo profeta Isaías (II): "Eis o meu servo, que escolhi..." (Is 42,1-4). 
Jesus é manso e humilde de coração e rejeita toda violência. Contudo, com absoluta firmeza, empenha-se em resgatar a dignidade humana, em seus direitos e em sua liberdade, denunciando toda opressão e comunicando vida e amor ao mundo.


José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

O Evangelho diz que Jesus foi seguido por numerosa multidão e curou a todos. Nós recebemos do Pai dons generosos e fartos, mas nem sempre nós os partilhamos com os companheiros de caminhada, retendo-os egoisticamente para consumo particular. Que aprendamos a virtude do desapego e sejamos pródigos na partilha.

Reflexão

Jesus não veio à terra para buscar a sua glória ou a sua promoção pessoal. Ele veio como o servo de Deus para garantir, por uma vida de serviço e, principalmente, pela sua paixão e morte de cruz, a salvação para todas as pessoas. Com isso, Jesus é aquele que cumpre todas as promessas feitas por Deus durante todo o antigo Testamento. Ele vai, não pela glória, pela arrogância e pelo poder, mas pelo amor, pela misericórdia e pelo serviço, realizar o projeto de Deus e nos mostrar novos valores que devem nortear as nossas vidas, tornando-se ao mesmo tempo modelo para todas as pessoas e a esperança de todas as nações.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. ”Um Messias desconcertante...”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

O Messianismo de Jesus, sua maneira de agir, desconcerta a todos. Os Fariseus estão convencidos de que ele não é o Messias e estão decididos a buscarem os meios para matá-lo, pois representa um perigo ás tradições de Israel.

O evangelho de hoje faz a clássica apresentação do Ungido segundo o Profeta Isaias, onde Jesus é o Servo de Deus, o Bem amado e querido do Pai, Aquele sobre quem repousa o Espírito e que anunciará a Justiça. Alguém que não irá entrar no “jogo” do poder que infestava até mesmo a religião, não elevará a voz, como fazem os que querem mandar e dominar, não fará ouvir sua voz nas praças.

Mas é o versículo final que traz algo inédito: Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a Justiça...

Este perfil do Messias desconcertou até o Precursor João Batista, que havia anunciado, com um discurso muito rigoroso “O machado já está posto á raiz, e toda árvore que não produzir bons frutos, será cortada e lançada ao fogo”.  Enfim, anunciara um Messias implacável, vingador, com quem os maus, impuros e pecadores iriam se ver... E Jesus toca nos leprosos, cura os enfermos, abre os olhos aos cegos, e faz cois ainda pior, tem amizade com pecadores públicos, com Mulheres da Vida, como Madalena, e janta na casa deles. Por isso João mandou discípulos sondarem se Jesus era mesmo o Messias esperado... Até ele ficou com dúvidas.

O cristianismo autêntico nos dias de hoje continua a ser desconcertante, porque o Jesus da Pós Modernidade, que os espertalhões criaram, em nada se parece com Ungido de Deus, o Cristo Jesus Nosso Senhor, aquele que transforma a miséria humana em esperança, porque cura, ressuscita e liberta os que morreram pelo pecado.

2Prática libertadora de Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração

Pai, meu único desejo é estar em comunhão contigo, para que, como Jesus, eu saiba discernir, em cada circunstância, a melhor maneira de agir.


3. O PREDILETO DE DEUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Um texto do profeta Isaías, referente a um personagem anônimo chamado de "servo de Deus", serve de base para identificar o Messias Jesus e sua ação misericordiosa em favor da humanidade sofredora. A profecia de Isaías realizara-se quando Jesus "curava a todos" os que o seguiam, como servidor do Pai, mostrando-se misericordioso com os doentes e sofredores.

O profeta apresenta o servo como escolhido de Deus, o seu predileto. Deus sente agrado pelo modo simples e humilde de agir de seu servidor. Este está todo repleto do Espírito divino, que lhe dá forças para levar adiante sua missão. Não é irascível, nem violento. Convence por seu modo discreto de falar. Por cultivar a esperança, não se desespera enquanto pode perceber a mais ínfima possibilidade de conversão por parte de seus interlocutores. Em termos simbólicos, se a cana está rachada, não a quebra; se resta ainda uma pequena chama fumegante, não a apaga. Está absolutamente certo de que, um dia, a justiça triunfará. E todos os povos depositarão nele a sua esperança.

O servo anônimo do Antigo Testamento encontrava em Jesus uma perfeita manifestação histórica. O modelo de vida assumido por ele, ao longo de seu ministério, correspondeu àquele do servo. Em tudo o que fazia, visava, única e exclusivamente, agradar o Pai, por saber-se seu Filho predileto. Contudo, recusava as aclamações populares, mostrando-se, pelo contrário, compassivo e misericordioso com os marginalizados.

Oração

Espírito que leva a agradar a Deus, dá-me um coração de servidor, que se coloca a serviço da justiça e se mostra misericordioso com os sofredores.


Que todos os povos ponham a sua esperança em Cristo


Postado por: homilia

julho 21st, 2012


“Aqui está o meu servo que escolhi, aquele que amo e que dá muita alegria ao meu coração”. É o próprio Deus dando testemunho do Verbo Divino, Aquele que existe desde toda a eternidade, Aquele que é invisível, incompreensível, incorpóreo, o Princípio que procede do Princípio, a Luz que nasce da Luz, a fonte da vida e da imortalidade, Aquele que é a expressão fiel do princípio divino, o selo inamovível, a imagem perfeitíssima, a Palavra e o pensamento do Pai (cf. Heb 1,3). É o mesmo que vem em ajuda da criatura feita à Sua imagem (cf. Gn 1,27) e por amor do Homem se faz homem.
Sua missão fundamental é fortalecida pelo Seu Pai: “Eu porei nele o meu Espírito, e ele anunciará o meu julgamento a todos os povos. Não discutirá, nem gritará, nem fará discursos nas ruas. Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Ele agirá assim até que a causa da justiça seja vitoriosa”.
Assim, Ele assume um corpo para salvar a humanidade e une-se a uma alma racional por amor da minha alma. Para purificar aqueles a quem se tornou semelhante, fez-se homem em tudo exceto no pecado. Aquele que enriquece os outros fez-se pobre. Aceita a pobreza da minha condição humana para que eu possa receber as riquezas da Sua divindade (cf. 2Cor 8, 9). Aquele que possui tudo em plenitude, aniquila-se a Si mesmo, priva-se por algum tempo da Sua glória para que eu possa participar da Sua plenitude.
Por que tantas riquezas de bondade? Que significa para nós este mistério? Eu recebi a imagem divina, mas não soube conservá-la; agora Ele assume a minha condição humana para restaurar a perfeição daquela imagem e dar imortalidade a esta minha condição mortal. Deste modo, estabelece conosco uma segunda aliança, mais admirável que a primeira. Convinha que o homem fosse santificado mediante a natureza assumida por Deus. Convinha que Ele triunfasse, deste modo, sobre o nosso tirano, que nos subjugava, para nos restituir a liberdade e reconduzir-nos a Si pela mediação de Seu Filho. E Cristo realizou, de fato, esta obra redentora para glória de Seu Pai, que era o objetivo de todas as Suas ações. Que todos os povos ponham n’Ele a sua esperança.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura Orante, sentindo-me em comunhão com todos os internautas, rezando: 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Espírito Santo, tu que vieste do Pai, 
e que permaneceste conosco, em Jesus, 
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações, 
abre-nos à Palavra! 
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade, terreno bom, 
onde tu possas trabalhar com liberdade, 
de modo que a nossa vida seja sinal eloqüente da tua caridade. 
Amém. 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia?
 
Leio atentamente o texto: 
Mt 12,14-21 
e observo pessoas, e, sobretudo, as atitudes de Jesus. 
Ameaçado, Jesus se retira e é seguido por muitos. A estes continua fazendo o bem. Mateus afirma que assim foi para se cumprir o que predisse o profeta Isaias: "Aqui está o meu servo a quem escolhi, aquele que amo e que dá muita alegria ao meu coração..." (Is 42,1-4). O servo escolhido não precisa de publicidade para suas ações. Apenas garante a todas as pessoas o amor e a misericórdia de Deus. 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
 
O texto me recorda o que disseram os bispos na Conferência de Aparecida: 

"De nossa fé em Cristo nasce também a solidariedade como atitude permanente de encontro, irmandade e serviço. Ela há de se manifestar em opções e gestos visíveis, principalmente na defesa da vida e dos direitos dos mais vulneráveis e excluídos, e no permanente acompanhamento em seus esforços por serem sujeitos de mudança e de transformação de sua situação. O serviço de caridade da Igreja entre os pobres "é um campo de atividade que caracteriza de maneira decisiva a vida cristã, o estilo eclesial e a programação pastoral"( Novo millenio ineunte,49)" 
(DAp 394).
 
É assim que vivo a minha fé? 
Na defesa da vida e dos direitos dos mais fracos? 

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo ou, leio a oração de 
Madre Teresa de Calcutá: 

Meu Deus, por livre escolha, por teu amor, 
Desejo permanecer aqui e fazer o que a tua vontade 
Exige de mim. 
Não! Não voltarei atrás. 
A minha comunidade são os pobres. 
A sua segurança é a minha. 
A sua saúde é a minha. 
A minha casa é a casa dos pobres: 
Não apenas dos pobres 
Mas dos pobres dos pobres. 
Daqueles de quem as pessoas 
Já não querem aproximar-se 
Com medo do contágio e da porcaria 
Porque estão cobertos 
De micróbios e vermes. 
Daqueles que não vão rezar, 
Porque não podem sair nus de casa. 
Daqueles que já não comem 
Porque não têm força para comer. 
Daqueles que se deixam cair pelas ruas, 
Conscientes de que vão morrer, 
E ao lado dos quais 
Os vivos passam 
Sem lhes prestar atenção. 
Daqueles que já não choram, 
Porque se lhes esgotaram as lágrimas. 
Dos intocáveis. 

4.Contemplação (Vida e Missão)
 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 
Meu novo olhar é iluminado pelos irmãos que sofrem a quem dedico um pouco de meu amor. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp


Oração Final
Pai Santo, assim como teu Filho Unigênito não veio apagar o pavio que ainda fumega, concede à tua Igreja os dons da prudência e do respeito pelos pequeninos, ainda que diferentes, na certeza de que teu Espírito habita todas as criaturas e para todos enviaste o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 21/07/2012



Tema do Dia

Eis o meu servo amado. Nele minha alma se compraz.

O povo trai a Javé e o Profeta expõe sua angústia. A adoração dos ídolos fabricados pelos povos vizinhos rompe a aliança com os antepassados. As consequências não tardarão a aparecer: Em pouco tempo os assírios tomariam Samaria, derrotando Israel

Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Verde. Sábado da 15ª Semana Tempo Comum 


Primeira leitura (Miquéias 2,1-5)

Sábado, 21 de Julho de 2012
15ª Semana Comum



Leitura da Profecia de Miquéias. 

1“Ai dos que tramam a iniquidade e se ocupam de maldades ainda em seus leitos! Ao amanhecer do dia, executam tudo o que está em poder de suas mãos. 2Cobiçam campos, e tomam-nos com violência, cobiçam casas, e roubam-nas. Oprimem o dono e sua casa, o proprietário e seus bens. 3Isto diz o Senhor: “Eis que tenciono enviar sobre esta geração perversa uma desgraça de onde não livrareis vossos pescoços; não podereis andar de cabeça erguida, porque serão tempos desastrosos.
4Naquele dia, sereis assunto de uma alegoria, de uma canção triste que diz: ‘Fomos inteiramente devastados; a parte de meu povo que passou a outro por ninguém lhe será restituída; os nossos campos são repartidos entre infiéis’. 5Por isso, não terás na assembleia do Senhor quem meça com cordel as porções consignadas por sorte”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 9B)

Sábado, 21 de Julho de 2012
15ª Semana Comum



— O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.
— O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.

— Ó Senhor, por que ficais assim tão longe, e, no tempo da aflição, vos escondeis, enquanto o pecador se ensoberbece, o pobre sofre e cai no laço do malvado?
— O ímpio se gloria em seus excessos, blasfema o avarento e vos despreza; em seu orgulho ele diz: “Não há castigo! Deus não existe!” É isto mesmo que ele pensa.
— Só há maldade e violência em sua boca, em sua língua, só mentira e falsidade. Arma emboscadas nas saídas das aldeias, mata inocentes em lugares escondidos.
— Vós, porém, vedes a dor e o sofrimento, vós olhais e tomais tudo em vossas mãos! A vós o pobre se abandona confiante, sois dos órfãos vigilante protetor.


Evangelho (Mateus 12,14-21)

Sábado, 21 de Julho de 2012
15ª Semana Comum




O escolhido não precisa de publicidade

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

FELIZ FINAL TE SEMANA! Que os anjos de protejam!!!

BOM DIA!

SÁBADO

"Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir."

BOA NOITE!

A VOCÊ MEU AMIGO DE FÉ.... MEU IRMÃO CAMARADA.... O MEU GESTO DE CARINHO E AMOR. DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.





DIA DO AMIGO - 20 de julho



Eclesiástico 6 (Dia do Amigo)

Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos; a linguagem elegante do homem virtuoso é uma opulência.

Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil.

Se adquirires um amigo, adquire-o na provação, não confies nele tão depressa.

Há amigo que se torna inimigo, e há amigo que desvendará ódios, querelas e disputas;

Há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça.

Se teu amigo for constante, ele te será como um igual, e agirá livremente com os de tua casa.

Se se rebaixa em tua presença e se retrai diante de ti, terás aí, na união dos corações, uma excelente amizade.

Separa-te daqueles que são teus inimigos, e fica de sobreaviso diante de teus amigos.

Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.

Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé.

Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.

Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.