sexta-feira, 10 de outubro de 2014

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! - OREMOS: Senhor Deus, nosso Pai, nós cremos em vós. Nós esperamos em Vós. Nós Vos amamos. Nós Vos agradecemos este dia que começa. Nós Vos damos graças, por que estamos com vida e nós Vos oferecemos este dia com todas as nossas alegrias e sofrimentos, com todos os nossos trabalhos e divertimentos. Guardai-nos do pecado e fazei de nós um instrumento de Vossa paz e de Vosso amor. Ajudai-nos a observar Vossos mandamentos. Amém.






OREMOS:

Senhor Deus, nosso Pai, nós cremos em vós.

Nós esperamos em Vós.

Nós Vos amamos.

Nós Vos agradecemos este dia que começa.

Nós Vos damos graças, por que estamos com vida e nós

Vos oferecemos este dia com todas as nossas

alegrias e sofrimentos, com todos os nossos trabalhos e divertimentos.

Guardai-nos do pecado e fazei de nós um instrumento

de Vossa paz e de Vosso amor.

Ajudai-nos a observar Vossos mandamentos.

Amém.


TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1 - Terço da Divina Providência - http://youtu.be/5mzUbLl_P48

2 - Terço de Cura e Libertação - http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

3 - Terço da FÉ - http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

4 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

5 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU


TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS - APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA






"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA



Para ser rezado nas contas do terço

No começo:

Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” 
(Diário, 476).

Oração do Angelus - Padre Antonello - VÍDEO - Como rezar o Ângelus






Como rezar o Ângelus:

1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
- E Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Ave Maria...

2) Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...

3) E o Verbo Divino se fez homem,
- e habitou entre nós.
Ave Maria...

4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Mensagens diárias prá vc

Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos




HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 11/10/2014

ANO A


Lc 11,27-28

Comentário do Evangelho

Necessidade de permanecer unido ao Senhor.

A exclamação reverencial da mulher anônima é resultado da resposta de Jesus à acusação de alguns dentre às multidões que cercavam Jesus, de que ele expulsava os demônios por Beelzebu. Alguns dos que o acusavam pediam uma prova através de um sinal vindo do céu. Ora, todo sinal precisa ser compreendido e discernido. Mas Jesus conhecia a mentalidade deles e suas verdadeiras intenções. Através de uma parábola tipicamente judaica, Jesus exorta, em primeiro lugar, os seus discípulos a não se iludirem cedendo às falsas seguranças, pois o mal está sempre à espreita. Por isso, a necessidade de o discípulo permanecer unido ao seu Senhor (v. 23). A exclamação da mulher talvez represente a admiração das multidões do v. 14. Jesus não recusa a bem-aventurança pronunciada pela mulher, mas acrescenta que a verdadeira bem-aventurança é o discípulo que ouve a Palavra de Deus e a pratica (cf. 6,46-49; 8,19-21). A mãe de Jesus entra nessa bem-aventurança, pois ela é a mulher que escutou a Palavra de Deus e a praticou (Lc 1,38.45; 2,19.51). Nisso ela se tornou ícone da Igreja e modelo do discípulo.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, dá-me a graça de compreender sempre mais que a grandeza de Maria consistiu em ser fiel à tua Palavra acolhida e posta em prática com generosidade sem limites.

Vivendo a Palavra

Jesus estende o privilégio da felicidade a todos. Não apenas a felicidade de ter gerado Jesus, mas de ouvirmos a Palavra de Deus e assumi-la como diretriz de nossa vida. O caminho é tão simples que apenas as crianças são capazes de penetrar no seu mistério. Façamo-nos, portanto, crianças do Reino de Deus.

Reflexão

A maternidade carnal de Maria é muito importante e, é claro, muito valorizada por Jesus, mas é apenas uma maternidade, algo que faz parte da natureza de todas as mulheres. No Evangelho de hoje, Jesus contrasta a maternidade carnal de sua mãe com a grandeza da fé e do seguimento dos valores do Reino, o que não faz parte da natureza humana, mas é fruto da atuação da graça divina em nós, e que fazia parte da vida de Maria. Mas Maria, quando se dispôs a fazer a vontade de Deus e disse Sim ao seu projeto de amor, foi muito além, pois sua maternidade não foi apenas carnal, foi divina.

Recadinho


Você se considera um bem-aventurado? - Mas o é de fato? - Custa-lhe muito viver a fé? - Você segue o Evangelho e o transmite também? - Você lê a palavra de Deus para depois poder colocá-la em prática?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

CORRIGINDO UMA CONSTATAÇÃO

O intuito feminino de uma mulher do povo levou-a a fazer uma constatação verdadeira: era digno de ser exaltado o ventre em que Jesus fora gerado, e os seios em que fora amamentado. O poder manifestado nos feitos prodigiosos do Mestre, justificava o grito entusiasta desta mulher. Ter gerado tal filho era algo digno de louvor para uma mãe. Só alguém agraciada por Deus - "bem-aventurada" - podia ser capaz disto.
O elogio a Maria comportava um elogio a Jesus. Na mentalidade da época, exaltar a mãe era uma forma de exaltar o filho. Esta era a intenção da mulher: fazer um elogio a Jesus, reconhecendo que ela possuía um poder extraordinário provindo de Deus.
As palavras da mulher, entretanto, careciam de um acréscimo. Elas podiam dar a entender que bastava alguém ter um certo parentesco sangüíneo com Jesus para ser objeto de reconhecimento. No entanto, era preciso muito mais! A verdadeira bem-aventurança consistia em ser um discípulo exemplar: ouvir com fidelidade e perseverança a Palavra e oferecer ao mundo um testemunho de vida consumado, colocando-a em prática. A mãe de Jesus, mais do que ninguém, deu este testemunho de escuta-prática da Palavra. Mas, este seu título de glória pode ser obtido por qualquer discípulo fiel e perseverante. O fato de ter sido mãe natural de Jesus era menos importante do que sua fidelidade a Deus, manifestada com gestos concretos.
Oração
Espírito de escuta atenta da Palavra, abre meu coração para ouvir e assimilar os ensinamentos de Jesus, de forma a poder transformá-los em projeto de vida.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a nossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 11 DE OUTUBRO-SÁBADO




Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.

Pai,
dá-me a graça de compreender sempre mais
que a grandeza de Maria consistiu
em ser fiel à tua Palavra acolhida
e posta em prática com generosidade sem limites.

HOMILIA
O SEGREDO DA FELICIDADE Lc 11,27-28
"Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela."
O mais importante, o fundamental para a nossa vida, é por em prática os ensinamentos de Jesus. E, aqueles que assim procedem, forma a família dos seguidores dos discípulos seguidores e imitadores de Cristo.
Jesus, nos garante que nada substitui a vida da graça. Nada é mais importante que viver na presença de Deus. Nenhum bem ou gozo material ou corporal nos satisfaz tanto como a alegria de estar na presença de Deus por Jesus. Nada nesta vida terrena e passageira é melhor que fazer a vontade do Pai, praticando as palavras de Jesus.
Quando buscamos a felicidade no lugar e na hora errada, sempre pagamos caro por isso. Não só pelo peso da consciência por ter cometido o pecado e saído do verdadeiro caminho da verdade e da vida, mais porque procurar a felicidade falsa, nos trás sérias conseqüências mais cedo ou mais tarde.
O querer se divertir a qualquer preço, sem medir as conseqüências, com certeza, pela lei da vida nos faz pagar muito caro por pequenos momentos de prazer o qual confundimos com felicidade, e que nos faz carregar para o resto da vida o fruto daquele momento inconseqüente no qual ignoramos o conselho do Mestre e agimos pelo impulso da nossa juventude. Jesus nos perdoa libertando-nos do pecado, mas ninguém nos livra das consequências daquele ato impensado, as quais temos de carregar como uma cruz para o resto da vida.
Ser feliz significa Colocar em prática as palavras de Jesus. Significa ultrapassar os limites do prazer incorreto, com a pessoa errada, na hora errada e do modo errado. Significa desejar e fazer para os outros o que gostaríamos  que eles fizessem par nós.
A verdadeira felicidade não reside no do delírio insano da posse incontrolada dos bens materiais. Pois apesar do conforto que eles nos trás, nenhum bem terreno será capaz de nos preencher com a mesma plenitude de ser preenchidos pelo amor de Deus.
Para quem neste momento se encontra com os olhos vendados pelos prazeres e pelo conforto da riqueza, estas palavras não lhes dizem absolutamente nada. Mas para aqueles que já estão antecipando o delírio da experiência eterna, tudo o que leu até aqui faz sentido pleno.
Pai, dá-me a graça de compreender sempre mais que a grandeza de Maria consistiu em ser fiel à tua Palavra acolhida e posta em prática com generosidade sem limites.
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
HOMILIA
O bom discípulo ouve a Palavra de Deus e a põe em prática
O bom discípulo ouve a Palavra de Deus e a põe em prática, como fez Maria, sua Mãe. O discípulo é o ouvinte assíduo da Palavra de Deus!
“Jesus respondeu: ‘Muitos mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática’” (Lucas 11,28).


Alguém da multidão exalta a mulher que trouxe Jesus no seu ventre, exalta os seios que O amamentaram. E que beleza, nós também exaltamos aquela que gerou Jesus, nós também exaltamos os seios que O amamentaram, que deram vida, que cuidaram d’Ele! O Senhor Jesus enaltece o elogio, complementa-o e dá um sentido mais pleno a ele ao afirmar que a felicidade maior não está no ventre que O trouxe ao mundo nem nos seios que O amamentaram, mas sim naquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática em sua vida (cf. Lc 11, 28).
Deixe-me dizer: o contrário poderia também ter acontecido, a mulher escolhida poderia ter gerado Jesus, cuidado d’Ele, mas depois nem quisesse saber do que o Filho iria pregar ou ensinar. Que bênção – como eu exalto a Bem-Aventurada, sempre Virgem Maria, e canto com toda a Igreja aquilo que ela mesma diz: “Todas as gerações hão de chamar-me de bendita, por aquilo que o Poderoso em mim realizou!”. E o Todo-Poderoso realizou essas quatro coisas em Maria: a criou; a chamou para ser a Mãe do Seu Filho, e ela O trouxe em seu ventre e amamentou-O em seu seio e lhe deu a força e a graça para ela poder ouvir a Palavra de Deus, e a mais sublime graça: colocá-la em prática!
Sabem, meus irmãos, muitas vezes, nós nos orgulhamos – “Sou isso, sou aquilo. Estou há tanto tempo na Igreja. Sirvo ao Senhor. Sou amigo do padre. Sou irmão do bispo. Sou parente do Papa. Tenho na minha casa isso ou aquilo que recebi”. Tudo isso são coisas muito pequenas e relativas dentro da dimensão maior do Reino de Deus. O que vai nos colocar próximos de Deus não é o grau de parentesco com alguém, não é a quantidade de vezes em que fomos à igreja, nem a proximidade que temos com o padre, com o Papa, com o bispo, com o pastor.
A primeira coisa que nos coloca próximos de Jesus e nos faz ser Seus discípulos e, acima de tudo, ter a felicidade eterna e plena é ouvir a Sua Palavra. O discípulo é o ouvinte assíduo da Palavra de Deus! É muito triste saber que você vai à igreja, que você até se esforça para ser um bom cristão, mas não ouve a Palavra, não tem ouvidos atentos à Palavra de Deus, e mais ainda: não a coloca em prática na sua vida.
Seja feliz, seja bem-aventurado, seja um bom discípulo de Jesus ouvindo a Sua Palavra e colocando-a em prática como fez Maria, a sua Mãe.
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn
LEITURA ORANTE

Lc 11,27-28 - São felizes os que ouvem e vivem a Palavra



Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas
que se encontram com a Palavra, neste instante:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Agradeço-te, meu Deus,
porque me chamaste,
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia,
muitas vezes difíceis e pesadas,
para aqui me encontrar contigo.
Dispõe o meu coração na paz e na humildade
para poder ser por ti encontrado/a
e ouvir a tua Palavra.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na minha Bíblia, o texto: Lc 11,27-28.
Quando Jesus acabou de dizer isso, uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele:
- Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou!
Mas Jesus respondeu:
- Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.
A felicidade e a glória da mulher israelita, segundo a tradição, fundamentam-se no filho. Jesus, no entanto, valoriza de outro modo a glória do homem e da mulher. Esta está no conhecimento e na vivência da Palavra. Felizes os que “ouvem” a Palavra. "Ouvir" aqui ultrapassa a simples audição. Significa recebê-la, aceitá-la e praticá-la.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Para seguir Jesus preciso também ouvir e praticar a Palavra.
Os bispos, em Aparecida, falaram das características do discípulo de Jesus Cristo:
“Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha o espírito de oração, seja amante da Palavra.” (DAp, 292).

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a
Ave Maria...

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar, acolhe, ouve, vive e leva  a Palavra a outras pessoas, ajudando-as a descobrir Deus na natureza e na valorização da vida. Como nos fala o papa Francisco:"A «mística popular» acolhe, a seu modo, o Evangelho inteiro e encarna-o em expressões de oração, de fraternidade, de justiça, de luta e de festa. A Boa Nova é a alegria dum Pai que não quer que se perca nenhum dos seus pequeninos. Assim nasce a alegria no Bom Pastor que encontra a ovelha perdida e a reintegra no seu rebanho." (EG 237).

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Oração Final
Pai Santo, dá-nos ouvidos capazes de escutar tua Palavra; corações que a acolham e coragem para vivê-la todos os dias da nossa vida. Teremos, assim, a felicidade que sonhamos para compartilhar com os companheiros de jornada nesta terra encantada que nos emprestas. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.