REDAÇÃO CENTRAL, 05 Abr. 18 / 08:00 am (ACI).- No segundo domingo da Páscoa – neste ano, dia 8 de abril –, é celebrada a Divina Misericórdia. Esta festa litúrgica permite ao fiel alcançar a graça do perdão dos pecados.
“Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores (...). Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças”, prometeu Jesus em suas aparições à Santa Faustina Kowalska.
REDAÇÃO CENTRAL, 04 Abr. 18 / 08:00 am (ACI).- AIgrejaestá prestes a celebrar o segundo Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia. O que é este dia e por que é tão importante para os católicos? Estas são 10 coisas que deve saber sobre esta data:
1. O Domingo da Misericórdia se baseia em revelações privadas
Esta celebração acontece no segundo Domingo da Páscoa. Baseia-se nas revelações privadas a Santa Faustina Kowalska, religiosa polonesa que recebeu as mensagens de Jesus sobre sua Divina Misericórdia no povoado de Plock, na Polônia.
2. Faz parte do calendário da Igreja por ação de São João Paulo II
Acolhendo solenemente o quadro de Jesus Misericordioso em seu lar
Antigamente era normal encontrar em nossos lares católicos algum sinal visível da sua fé – um quadro dos Sagrados Corações, uma cruz, a imagem de N. Sra. Aparecida e assim por diante. Muitos destes objetos sacros traziam consigo uma longa história, como se fossem uma preciosa herança dos antepassados. Para eles a fé era um valor que valia a pena cultivar e demonstrar, na simplicidade de um gesto ou de um símbolo.
PENITENCIARIA APOSTÓLICA DECRETO Anexadas indulgências aos atos de culto, realizados
em honra da Misericórdia Divina
"A tua misericórdia, ó Deus, não conhece limites e é infinito o tesouro da tua bondade...(Oração depois do Hino "Te Deum") e "Ó Deus, que revelas a tua omnipotência sobretudo com a misericórdia e com o perdão..." (Oração do Domingo XXVI do Tempo Comum), canta humilde e fielmente a Santa Mãe Igreja. De facto, a imensa condescendência de Deus, tanto em relação ao género humano no seu conjunto como ao de cada homem individualmente, resplandece de maneira especial quando pelo próprio Deus omnipotente são perdoados pecados e defeitos morais e os culpados são paternalmente readmitidos na sua amizade, que merecidamente perderam.
Hoje traze-Me as almas que se encontram na prisão do
purgatório e mergulha-as no abismo da Minha misericórdia.
Que as torrentes do Meu Sangue refresquem o seu ardor.
Todas essas almas são muito amadas por Mim. Elas pagam
as dívidas à Minha justiça. Está em teu alcance trazer-lhes
alívio. Tira do tesouro (64) da Minha Igreja todas as
indulgências e oferece-as por elas. Oh, se conhecesses o
seu tormento, incessantemente oferecerias por elas a esmola do espírito e pagarias as suas dívidas à Minha
justiça."
Diário de Santa Faustina§1227
"Misericordiosíssimo Jesus, que dissestes que quereis
misericórdia, eis que estou trazendo à mansão do Vosso
compassivo Coração as almas do purgatório; almas que
Vos são muito queridas e que, no entanto, devem dar
reparação à Vossa justiça. Que as torrentes de Sangue e
Água que brotaram do Vosso Coração apaguem as
chamas do fogo do purgatório, para que também ali seja
glorificado o poder da Vossa misericórdia.
Do terrível ardor do fogo do purgatório
ergue-se um lamento [das almas] à Vossa misericórdia;
e recebem consolo, alívio e conforto
na torrente derramada do Sangue e da Água.
Eterno Pai, olhai com misericórdia para as almas que
sofrem no purgatório e que estão encerradas no Coração
compassivo de Jesus. Suplico-Vos que, pela dolorosa Paixão
de Jesus, Vosso Filho, e por toda a amargura de que estava
inundada a Sua santíssima Alma, mostreis Vossa misericórdia
às almas que se encontram sob o olhar da Vossa justiça. Não
olheis para elas de outra forma senão através das Chagas de
Jesus, Vosso Filho muito amado, porque nós cremos que a
Vossa bondade e misericórdia são incomensuráveis. Amém."