terça-feira, 20 de agosto de 2013

LITURGIA DIÁRIA 21/08/2013




Tema do Dia

‘Vão vocês também para a minha vinha’.

Joatão era o mais novo dos setenta filhos de Jeroboão, o único que sobrevivera ao extermínio praticado por Abimelec – filho do mesmo Jeroboão, mas com uma concubina. Abimelec havia se proclamado rei de Siquém. O texto é uma fábula alusiva ao fato.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Branco. 4ª-feira da 20ª Semana Tempo Comum

S. Pio X Pp, m
emória


Primeira Leitura (Jz 9,6-15)
São Pio X
Quarta-feira 21/08/13

Leitura do Livro dos Juízes.

Naquele tempo, 6todos os habitantes de Siquém e os de Bet-Melo se reuniram junto a um carvalho que havia em Siquém e proclamaram rei a Abimelec. 7Informado disso, Joatão foi postar-se no cume do monte Garizim e se pôs a gritar em alta voz, dizendo: “Ouvi-me, moradores de Siquém, e que Deus vos ouça.
8Certa vez as árvores resolveram ungir um rei para reinar sobre elas, e disseram à oliveira: ‘Reina sobre nós’. 9Mas ela respondeu: ‘Iria eu renunciar ao meu azeite, com que se honram os deuses e os homens, para me balançar acima das árvores?’
10Então as árvores disseram à figueira: ‘Vem e reina sobre nós’. 11E ela lhes respondeu: ‘Iria eu renunciar à minha doçura e aos saborosos frutos, para me balançar acima das outras árvores?’
12As árvores disseram então à videira: ‘Vem e reina sobre nós’. 13E ela lhes respondeu: ‘Iria eu renunciar ao meu vinho, que alegra os deuses e os homens, para me balançar acima das outras árvores?’
14Por fim, todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Vem tu reinar sobre nós’. 15O espinheiro respondeu-lhes: ‘Se deveras me constituís vosso rei, vinde e repousai à minha sombra; mas se não o quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano!’

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 20)
São Pio X
Quarta-feira 21/08/13

— Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.
— Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

— Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; quanto exulta de alegria em vosso auxílio! O que sonhou seu coração, lhe con­cedestes; não recusastes os pedidos de seus lábios.
— Com bênção generosa o pre­parastes; de ouro puro coroastes sua fronte. A vida ele pediu e vós lhe destes, longos dias, vida longa pelos séculos.
— É grande a sua glória em vosso auxílio; de esplendor e ma­jestade o revestistes. Trans­for­mastes o seu nome numa bênção, e o cobristes de alegria em vossa face.


Evangelho (Mt 20,1-16a)
São Pio X
Quarta-feira 21/08/13


Os trabalhadores da vinha

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’
9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.
13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém

Bom-dia, Senhor Deus e Pai! - Oferecimento do meu dia


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:


Oferecimento do meu dia

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!

A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que cria vida,
pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida,
pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas.
Inspira-nos com teu Espírito Santo
os pensamentos que vamos alimentar,
as palavras que vamos dizer,
os gestos que vamos dirigir,
a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontrarmos,
os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos,
o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar,
a esperança que vamos promover,
a paz que vamos semear,
a fé que vamos viver,
o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor,
a não fugir diante das dificuldades,
mas a abraçar com amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo,
Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

QUE A ESPERANÇA NUNCA O ABANDONE. QUE A FÉ SEJA SUA COMPANHEIRA CONSTANTE. QUE O AMOR FAÇA PARTE DO SEU DIA-A-DIA. "QUE VOCÊ TENHA UMA BELÍSSIMA QUARTA-FEIRA!" DEUS TE ABENÇOE!!!

Programa oficial da Jornada Mariana em que o Papa consagrará o mundo a Santa Maria


VATICANO, 20 Ago. 13 / 02:19 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização divulgou o programa oficial da Jornada Mariana a ser realizada em Roma nos dias 12 e 13 de outubro, evento em que o Papa Francisco consagrará o mundo ao Imaculado Coração de Maria diante da imagem da Virgem de Fátima que será levada desde seu santuário em Portugal.

No dia 30 de setembro o Papa anunciará a data de canonização de João Paulo II e João XXIII


VATICANO, 20 Ago. 13 / 02:00 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, assinalou que o Papa Francisco anunciará no próximo dia 30 de setembro, durante um consistório no Vaticano, a data da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII.

Últimas Notícias »

Últimas Notícias »


Também:

Mundo »

Bispos sírios ortodoxos sequestrados teriam sido assassinados


O destino dos bispos ortodoxos sírios Bulos Yaziji e Yuhanna Ibrahim permanece incerto, enquanto diversas informações apontam a que teriam sido assassinados no fim de maio, por um grupo extremista muçulmano denominado "Partidários do Califado".

Perfis »

Enrique Martínez Domínguez tem 71 anos de idade, quando ainda era jovem ingressou no seminário, mas por motivos de saúde deixou os estudos, conheceu a Guillermina com quem se casou e se dedicou ao "apostolado matrimonial". A dois anos da morte de sua esposa, foi ordenado sacerdote na Arquidiocese de Chihuahua no México em companhia de seus oito filhos e 18 netos.

O poder teme os homens que dialogam com Deus, diz o Papa


VATICANO, 19 Ago. 13 / 02:29 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco enviou suas reflexões aos participantes e organizadores da 34ª edição do Encontro de Rimini para a Amizade entre os Povos, um ato sobre cultura, política, religião e arte, que se realiza todos os anos desde 1980 na cidade balneária italiana de Rimini. O Santo Padre assegura aos participantes no encontro que "o poder teme os homens que dialogam com Deus, porque isso os torna livres e não assimiláveis".

Espanhola com câncer recupera a vontade de viver depois de ver o Papa Francisco

Elena Alba. Foto: La Razón

MADRI, 20 Ago. 13 / 07:48 am (ACI/EWTN Noticias).- Elena Alba é uma das centenas de doentes que o Papa Francisco confortou em suas deferentes audiências. É espanhola, tem 58 anos e mora em Madri. Há 10 anos luta contra diversas doenças, entre elas dois cânceres, sendo que um deles foi diagnosticado em dezembro no cérebro. Nem a operação para extirpá-lo, nem as sessões de radioterapia e quimioterapia fizeram que desaparecesse.

O Facebook é anticatólico? Rede social tolera ataques contra fiéis e preocupa os usuários


REDAÇÃO CENTRAL, 20 Ago. 13 / 08:51 am (ACI).- Nos últimos meses, o Grupo ACI recebeu centenas de denúncias de usuários sobre a permanente tolerância do Facebook a conteúdos obscenos dirigidos a atacar a fé católica, uma situação que levou a muitos usuários a questionar as políticas desta empresa e inclusive perguntar-se se deveriam continuar ou não usando a conhecida rede social.

Máfia teria atacado paróquia italiana onde sacerdote denunciou o crime organizado

Padre Stefano Giaquinto

ROMA, 20 Ago. 13 / 09:21 am (ACI/EWTN Noticias).- O Padre Stefano Giaquinto é o valente pároco de Santa Maria da Vitória de Casagiove, Caserta, ao sul da Itália que teve a sua paróquia atacada depois de denunciar que a Camorra –a máfia da região italiana da Campania- é "o câncer" da sociedade.

Igreja Católica no Egito agradece aos muçulmanos que defenderam os templos


CAIRO, 20 Ago. 13 / 08:49 am (ACI).- Ibrahim Isaac, o Patriarca de Alexandria dos Coptos Católicos e Presidente da Assembleia dos Patriarcas Católicos e Bispos do Egito, emitiu neste domingo, 18 de agosto, uma dramática declaração ante a onda de violência que se registra no país e que deixou mais de 60 Igrejas afetadas e que cobrou a vida de mais de mil pessoas.

Dia da semana: Terça-feira - Dedicado aos: Santos - Anjos

Rosário de São Miguel ou Terço dos Anjos
São Miguel, defendei-nos no combate!

TERÇOS – VÍDEOS

TERÇO DA DIVINA PROVIDÊNCIA
 

TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO
 

TERÇO DA FÉ
 

TERÇO DO ESPÍRITO SANTO
 

TERÇO DA LIBERTAÇÃO CANTADO - JOÃO GREGÓRIO

TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS






"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

Oração do Angelus - Padre Antonello - VÍDEO


LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira.


Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos




Santa Maria de Matias - 20 de agosto


Santa Maria de Mattias, Fundadora - Festejada 20 de agosto

Maria de Mattias nasceu em Vallecorsa, província de Frosinone, em 4 de fevereiro de 1805, filha mais velha de uma distinta família.
Seu pai foi um educador excepcional que a ensinava a rezar e a amar a Sagrada Escritura. Ele formava seu coração com narrativas bíblicas que a encantavam. Mais tarde, tornou-se seu confidente e guia. Foi ele quem a fez compreender, na sua adolescência, o significado profundo do Cordeiro Pascal, como simbologia de Jesus que foi conduzido à morte e verteu seu Sangue para a salvação da Humanidade. E a jovem conclui que ela também devia consumir-se completamente, se necessário até o derramamento de sangue, para levar Jesus a todos.
Impetuosa, vivíssima e um pouco vaidosa, aos 16 anos foi favorecida com uma especial inspiração da Santíssima Virgem, compreendeu a vaidade e a transitoriedade dos prazeres do mundo e começou por renunciar a jóias e a adornos pelo ideal de uma vida dedicada a Deus e aos irmãos.
Em 1822, quando São Gaspar del Bufalo, fundador da Sociedade dos Missionários do Preciosissímo Sangue, pregou numa missão em Vallecorsa, Maria descobriu sua vocação de missionária. Mas não na África, como havia sonhado em menina, mas na sua região.
Maria respondeu ao chamado de Deus com a radicalidade dos santos. “Benditos somos - escrevia às primeiras discípulas - se podemos dar a vida e todo o nosso sangue pela fé, para salvar ainda que uma só alma”.
Ela estava convencida de que a reforma da sociedade nasce do coração da pessoa e que esta se transforma quando compreende quão preciosa é aos olhos de Deus e de quanto amor foi objeto, pois Jesus deu todo o seu Sangue para resgatá-la.
Como tinha aprendido a ler e escrever, foi chamada pelo Administrador de Anagni, Mons. José Maria Lais, para ensinar as crianças. Em Acuto, uma aldeia de montanha não longe de Roma, começou a pregar e a catequizar na praça e na igreja, entusiasmando a todos e preocupando alguns, tanto que o bispo mandou um jesuíta observá-la incógnito, mas este concluiu que ela “fala melhor do que um padre”.
Não podendo falar aos homens, estes acorriam voluntariamente para ouvi-la, embora às escondidas. Até os pastores lhe pediram que os ensinasse depois do pôr-do-sol; todos acorriam para ouvir as suas lições.
Maria atraía até os sacerdotes, porque, quando falava de Jesus e dos mistérios da fé, parecia tê-los vivido em pessoa. O seu desejo era de que nem uma gota do Sangue de Jesus se perdesse. A preocupação de sua vida era dar gosto a Jesus, que lhe tinha roubado o coração desde a juventude, e salvar "o querido próximo".
Sob o dorso de uma mula vai de uma aldeia a outra, atendendo aos pedidos e as necessidades dos lugares. E aonde não pode chegar pessoalmente, envia cartas (cerca de 2.000) tanto para gente simples, como também para padres e bispos, síndicos e prefeitos, para aconselhar, educar, propor e estimular.
Sob a orientação do Venerável Pe. João Merlini, que por quarenta anos foi seu diretor espiritual, fundou, com algumas companheiras, a Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, em Acuto, a 4 de março de 1834.
A Congregação tinha como fim especial a propagação da devoção ao Sangue de Cristo e a educação da juventude, especialmente em centros pequenos e abandonados. Outras atividades promovidas pela zelosa Fundadora foram os cursos catequéticos, missões, retiros para leigos, senhores e jovens.
Sua ação ardorosa atraia muitas jovens e Maria de Mattias fundou muitas casas, chegando à Alemanha e à Inglaterra; em Roma, o próprio Papa Beato Pio IX a chamou para o Hospício de São Luís e para a Escola de Civitavecchia.
Maria de Mattias faleceu a 20 de agosto de 1866, em Roma, e Pio IX mandou que fosse sepultada no Cemitério de Verano.
O processo da sua Beatificação foi iniciado trinta anos depois, mas foi Pio XII que a beatificou em 1º de outubro de 1950. No dia 18 de maio de 2003, foi canonizada por João Paulo II, na Praça de São Pedro.
Seus despojos são venerados na Igreja do Preciosíssimo Sangue anexa à casa generalícia do seu Instituto, em Roma.
Atualmente cerca de 2.000 Adoradoras trabalham em todos os continentes, em 26 nações: Albânia, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Bósnia, Brasil, Colômbia, Coréia, Croácia, Filipinas, Guatemala, Guine Bissau, Índia, Itália, Liechtenstein, Polônia, Servia, Sibéria, Espanha, Suíça, Tanzânia, Ucrânia, EUA.
http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2011/08/santa-maria-de-mattias-fundadora.html

Santa Maria de Matias


FUNDADORA DA CONGREGAÇÃO
IRMÃS ADORADORAS DO PRECIOSÍSSIMO SANGUE

Comemoração litúrgica: 20 de agosto

Também nesta data: São Bernardo, São Samuel e São Felisberto

Maria de Matias nasceu em 04 de fevereiro de 1805, em Vale Corsa (Itália), numa família de profunda fé cristã. Desde a mais tenra idade, familiarizou-se com a Sagrada  Escritura,  e nutria um grande amor a Jesus, Cordeiro imolado pela salvação da humanidade.  Tinha especial devoção pelo Sangue de Cristo, derramado por amor aos homens.
Pelos  costumes da época, viveu sua infância e  adolescência relativamente isolada,  com poucos  contatos ou relações exteriores.  Em seu íntimo,  sem contratempos, buscava o sentido de de sua vida, ao mesmo tempo que esperava encontrar num amor sem limites.
Encomendou-se à proteção da Virgem Maria, para que Deus a iluminasse no sentido de  experimentar a beleza de seu amor, que acabou manifestando-se em plenitude em Cristo crucificado, em Cristo, que derramou seu preciosíssimo sangue pela nossa salvação.  Tal experiência foi a fonte e  a  motivação que a levou a difundir o amor misericordioso do Pai celestial e o amor de Jesus crucificado.
Estava ela convencida de que a reforma da sociedade, nasce do coração das pessoas e que os homens se  transformam quando chegam a compreender quão valiosos são aos olhos de Deus, quando se dão conta do imenso amor de que são objetos: Jesus, que deu todo o seu sangue para resgatá-los. 
Quando tinha 17 anos de idade, São Gaspar del Búfalo,  pregou em Vale corsa uma missão popular e Maria viu como se transformava o povo, com a conversão de muitas pessoas. Em seu interior, surgiu o desejo de contribuir com esse santo, para a  transformação espiritual das  pessoas. 
Sob as orientações de  um companheiro de São Gaspar, o venerável dom Giovani Merlini, em 04 de março de 1834, fundou a Congregação das Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue.
Além de promover a  educação das meninas, reunia as mães e as jovens para catequizá-las,  para fazer que se apaixonassem por Jesus, impulsioná-las a  viver o verdadeiro espírito cristã, segundo seu estado de vida.  Muitos homens,  aos que não podia falar, conforme os costumes da época, procuravam espontaneamente a fim de escutá-la. 
Apesar de seu caráter tímido e  introvertido,  a causa de Cristo a converteu em uma grande pregadora, que com suas palavras,  convencia desde as pessoas  humildes até as letradas, tanto os leigos como os sacerdotes, isto porque, quando falava nos mistérios celestes, davas-lhe a impressão de haver pessoalmente experimentado essas realidades. Seu grande desejo era que não se  perdesse nem sequer uma gota do Sangue de Cristo e, neste rio de misericórdia,  onde desejava purificar os pecadores e fazer com que voltassem ao bom caminho.
Foi nesta linha de atuação  que  arrastou inúmeras  jovens para a  Congregação.  Em vida, pôde fundar cerca de  setenta casas  religiosas, principalmente na Itália, além da Alemanha e Inglaterra.   Quase todas as casas eram fundadas em pequenas aldeias abandonadas nos arredores centrais da Itália, com exceção de Roma,  para onde foi chamada pelo Papa Pio IX, que confiou-lhe a direção do Hospício de São Luís e também uma escola  em Civitavecchia. 
Viveu toda a vida  com o único desejo de  agradar a  Jesus, que lhe havia  roubado o coração desde  sua juventude, e com o compromisso  gozoso de  difundir ao máximo o conhecimento do amor de Deus pela humanidade.  Para isso, não poupou esforços,  nem se deixou abater pelas dificuldades.  Sempre atuou em  profunda comunhão com  a Igreja universal e particular,  e por amor a  ela.
Entregou sua alma a Deus em Roma, no dia 20 de agosto de 1866, e foi beatificada pelo Papa Pio XII em 01 de outubro de  1950.

São Bernardo de Claraval - 20 de Agosto





São Bernardo Claraval, destacou-se como pregador

São Bernardo Claraval é considerado pela Família Cisterciense um segundo fundador, pois atraía muitos para a Ordem
Com muita alegria celebramos a santidade do abade e doutor da Igreja: São Bernardo. Nascido no Castelo de Fontaine em 1094, perto de Dijon (França), pertencia a uma família nobre, a qual se assustou com sua decisão radical de seguir Jesus como monge cisterciense.