segunda-feira, 24 de julho de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 24/07/2023



LEITURA ORANTE

Mt 12,38-42 - Hoje, um dia cheio de sinais de Deus!


Preparamo-nos para a Leitura Orante rezando juntos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Vem, ó Espírito Santo, e dá-me um coração novo.
Dá-me um coração puro, treinado no amor,
um coração grande,
aberto à tua silenciosa e potente palavra inspiradora,
um coração grande e forte,
para a todos amar,
a todos servir, com todos sofrer;
um coração feliz de palpitar com o coração de Deus.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, o texto: Mt 12,38-42.
Então alguns mestres da Lei e alguns fariseus disseram a Jesus 
- Mestre, queremos ver o senhor fazer um milagre.
Jesus respondeu:
- Como as pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês estão me pedindo que faça um milagre, mas o milagre do profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado. Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas. No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão.
Refletindo
Os mestres da lei e fariseus queriam ver um milagre de Jesus. E ele censura este tipo de pedido pois, não precisava fazer milagres para demonstrar sua missão. Na verdade, quem não quer se converter sempre arruma desculpas e motivos como fizeram os mestres e fariseus. A cada dia, temos milhares de sinais de Deus. Mas, muitos preferem ficar dormindo, ou seja, fechados em seu mundo para não enxergar.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Devemos fortificar nossa fé e não sair em busca das obras, milagres ou sinais de Deus. Cremos na Pessoa de Jesus Cristo e com ele vêm a nós todos os bens, tudo que é necessário para a nossa salvação.
Na Conferência de Aparecida, os Bispos afirmaram:
Meditando
"O encontro com Cristo, graças à ação invisível do Espírito Santo, realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja. Com as palavras do papa Bento XVI repetimos com certeza: “A Igreja é nossa casa! Esta é nossa casa” Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo! Quem aceita a Cristo: Caminho, Verdade e Vida, em sua totalidade, tem garantida a paz e a felicidade, nesta e na outra vida!” (Discurso em Aparecida, 12 de maio de 2007). (DAp 246)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, e
concluímos com o Salmo 49(50)

A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

1. “Reuni à minha frente os meus eleitos, / que selaram a Aliança em sacrifícios!” / Testemunha o próprio céu seu julgamento, / porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. – R.
2. Eu não venho censurar teus sacrifícios, / pois sempre estão perante mim teus holocaustos; / não preciso dos novilhos de tua casa / nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. – R.
3. “Como ousas repetir os meus preceitos / e trazer minha Aliança em tua boca? / Tu, que odiaste minhas leis e meus conselhos / e deste as costas às palavras dos meus lábios! – R.
4. Diante disso que fizeste, eu calarei? / Acaso pensas que eu sou igual a ti? / É disso que te acuso e repreendo, / e manifesto essas coisas aos teus olhos. – R.
5. Quem me oferece um sacrifício de louvor, / este, sim, é que me honra de verdade. / A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.” – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é para
descobrir os sinais de Deus no nosso dia.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 23/07/2023



LEITURA ORANTE

Mt 13,24-30 - Joio no meio do trigo


Preparamo-nos  para a Leitura rezando ao Espírito,
com todos que se encontram nas mídias sociais e nas comunidades:
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho
"É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom." (Sl 53,6.8)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos  atentamente o texto Mt 13,24-30.
Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
- O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram, e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?"
- "Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele.
- E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?"
- "Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita:
'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.'
Refletindo
Jesus conta mais uma parábola de cunho agrícola. Compara o reino do céu como um semeador que semeia boas sementes de trigo. Conta que apareceu também um inimigo, à noite, sem que ninguém o visse, e semeou no meio do trigo uma erva ruim chamada joio. E foi embora. Tanto o trigo como o joio cresceram. O que fazer? Arrancar o joio? Não, diz o homem. Se arrancar o joio, pode arrancar também o trigo. Manda que deixem crescer os dois até a colheita. Então, poderão arrancar primeiro o joio e queimá-lo. Depois colherão o trigo que será armazenado. O que Jesus quer dizer com esta parábola?
Jesus lembra que é um desafio anunciar o Evangelho. Não devemos nos preocupar com aqueles que divulgam o erro. Deve-se ter o cuidado para não deturpar, distorcer a Palavra, transformando-a em erva daninha.
O biblista Carlos Mesters, assim comenta: "O joio e trigo crescem juntos. A Palavra de Deus que faz nascer a comunidade é semente boa, mas dentro das comunidades sempre aparecem coisas que são contrárias à Palavra de Deus.
De onde vêm? Esta era a discussão.
A causa da mistura que existe na vida (vv.27-28a):. Um inimigo fez isso. Quem é este inimigo? O inimigo, o adversário, Satanás ou diabo (Mt 13, 39), é aquele que divide, que desvia. A tendência de divisão existe dentro de cada um de nós. O desejo de dominar, de se aproveitar da comunidade para subir e tantos outros desejos interesseiros são divisionistas, são do inimigo que dorme dentro de cada um de nós.
A reação diferente diante da ambiguidade (vv. 28b-30):. Diante dessa mistura do bem e do mal, alguns queriam arrancar o joio. Pensavam: “Se deixarmos todo o mundo dentro da comunidade, perdemos nossa razão de ser! Perdemos a identidade!” Queriam expulsar os que pensavam de modo diferente. Mas esta não é a decisão do Dono da terra. Ele diz: “Deixa crescer juntos até a colheita!” O que vai decidir não é o que cada um fala e diz, mas o que cada um vive e faz. É pelo fruto produzido que Deus nos julgará. A força e o dinamismo do Reino se manifestam na comunidade. Mesmo sendo pequena e cheia de contradições, ela é um sinal do Reino. Mas ela não é dona do Reino, nem pode considerar-se justa. A parábola do joio e do trigo explica a maneira como a força do Reino age na história. É preciso ter paciência e aprender a conviver com as contradições e as diferenças, mesmo tendo uma opção clara pela justiça do Reino"
(Do livro “Travessia: Quero misericórdia e não sacrifício” – Círculos Bíblicos sobre o Evangelho de Mateus – de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino – Publicado pelo Centro de Estudos Bíblicos).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram "Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda a Igreja, o Salmo 85(86)

Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!

1. Ó Senhor, vós sois bom e clemente, / sois perdão para quem vos invoca. / Escutai, ó Senhor, minha prece, / o lamento da minha oração! – R.
2. As nações que criastes virão / adorar e louvar vosso nome. / Sois tão grande e fazeis maravilhas: / vós somente sois Deus e Senhor! – R.
3. Vós, porém, sois clemente e fiel, / sois amor, paciência e perdão. / Tende pena e olhai para mim! / Confirmai com vigor vosso servo. – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual  nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma"Que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp,32)

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 22/07/2023



LEITURA ORANTE

Jo 20,1-2.11-18 - Vi o Senhor!


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando,
com todos os  que se encontram em torno da Palavra:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço
O Senhor disse a Maria Madalena:
Vai a meus irmãos e anuncia-lhes:
Subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus.
(Jo 20,17).
Maria de Magdala, cidade situada na Galileia, é a mulher que, segundo os Evangelhos, seguiu constantemente Jesus, até os pés da cruz. Seu ardente amor foi recompensado com o fato de ser a primeira a reconhecer Jesus ressuscitado, o qual fez dela a primeira missionária: “‘Vá encontrar os meus irmãos…’ Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor’” (Jo 20,17-18). A santa que hoje celebramos seja, para nós, modelo de fidelidade ao divino Mestre e de amizade com ele..

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Lemos, atentamente, o texto do
Evangelho do Dia: Jo 20,1-2.11-18.

Aleluuia, aleluia, aleluia.
Responde-nos, ó Maria, / no teu caminho o que havia? / Vi Cristo ressuscitado, / o túmulo abandonado! – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isso, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer “mestre”). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” e contou o que Jesus lhe tinha dito. – Palavra da salvação.
Refletindo
Maria Madalena representa a comunidade que está à procura de Deus. Interessante é que são estas as primeiras palavras de Jesus, no evangelho escrito por João: "O que é que vocês estão procurando?" (Jo 1,38).
Maria Madalena está transtornada diante do túmulo vazio e chora. Nesta situação ela confunde Jesus com o jardineiro. Motivada por seu amor ela propõe ir buscar o Corpo de Jesus e colocá-lo de volta no sepulcro. Uma simples palavra mudou tudo. Jesus a chamou pelo nome: "Maria!" O tom familiar colocado por Jesus no nome, na identidade da mulher, fez com ela se virasse e o reconhecesse, feliz: "Mestre!" Torna-se, então, missionária, ou seja, enviada a anunciar a Ressurreição. Torna-se testemunha: "Eu vi o Senhor!" Este é o testemunho mais convincente e ninguém pode duvidar que Jesus está vivo.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
O que procuramos?
Choramos, lamentamos por quais motivos?
Já ouvimos o Senhor chamar-nos pelo  nome?
Ele é o nosso Mestre?
Somos testemunhas de que ele vive entre nós?
Ajudamos a recuperar a alegria, a fé, a esperança no coração das pessoas que se perderam na dor, na desilusão, no desespero?
Reconhecemos a voz do Senhor?
Temos o mesmo respeito e valorizamos as mulheres como Jesus?
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida:
“A prática de Jesus foi decisiva para significar a dignidade da mulher e de seu valor indiscutível: falou com elas (cf Jo 4,27), teve singular misericórdia com as pecadoras (cf. Lc 7,36-50; Jo 8,11), curou-as (cf. Mc 5,25-34), reivindicou sua dignidade (cf Jo 8,1-11), escolheu-as como primeiras testemunhas de sua ressurreição (cf. Mt 28,9-10) e incorporou-as ao grupo de pessoas que lhe eram mais próximas (cf. Lc 8,1-3).” (DAp 451).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo 62(63)

A minha alma tem sede de vós, Senhor!

1. Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! / Desde a aurora, ansioso vos busco! / A minha alma tem sede de vós, † minha carne também vos deseja, / como terra sedenta e sem água! – R.
2. Venho, assim, contemplar-vos no templo / para ver vossa glória e poder. / Vosso amor vale mais do que a vida, / e por isso meus lábios vos louvam. – R.
3. Quero, pois, vos louvar pela vida / e elevar para vós minhas mãos! / A minha alma será saciada, / como em grande banquete de festa; / cantará a alegria em meus lábios / ao cantar para vós meu louvor! – R.
4. Para mim fostes sempre um socorro; / de vossas asas à sombra eu exulto! / Minha alma se agarra em vós; / com poder vossa mão me sustenta. – R.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Teremos um olhar renovado de quem "viu o Senhor"
e sentiu-se chamado/a por ele pelo nome.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 24 de julho, 2ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


24 de julho, 2ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é 24 de julho, 2ª feira da 16ª Semana do tempo comum.

- Ouvir a Palavra nos coloca em profundo contato com Deus, com a realidade que nos circula entre nós. Por isso, a importância de proclamarmos e meditarmos a Palavra para que ela se faça vida em nossa vida. Quantas vezes também nós dizemos o mesmo que os mestres da lei e os fariseus disseram: “Mestre queremos ver um sinal realizado por ti”. Querendo testar o poder de Deus na nossa vida, vivemos pedindo a Ele sinais. Também nós ainda não compreendemos que o maior sinal do amor de Deus para nós é a doação do próprio Filho, é a entrega de Jesus, a sua Paixão, Morte e Ressurreição, sua total entrega de si mesmo por amor, este é o maior sinal e não precisa de outro sinal. Peça ao Senhor a graça de perceber e acolher o grande sinal de amor que Jesus Cristo ele é para você e para todos nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,38-42

Naquele tempo,alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti". Jesus respondeu-lhes:"Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão".

- No Evangelho Jesus questiona a geração que lhe pede um sinal, percebe que ela ainda não compreendeu que o grande sinal de Deus para nós é a sua entrega total por amor. É o próprio Jesus que se apresenta como sinal quando faz menção ao sinal de Jonas que esteve três dias e três noites no ventre da baleia e depois foi libertado. Aqui é uma realidade prefigurada de Jesus que também durante o mesmo tempo, esteve sepultado para depois ser ressuscitado e nos garantir uma vida completamente nova, repleta do amor de Deus. Por isso, Jesus diz que nenhum sinal será dado a não ser o sinal de Jonas e ainda afirma: Aqui está quem é maior do que Jonas. Confirmando-nos que nenhum outro sinal teremos a não ser ele mesmo na sua entrega e missão. Deus sinaliza o seu amor dentro do nosso coração e em nossa vida, da nossa parte cabe somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia agindo em nós. Agradeça ao Senhor por este grande sinal de amor que é o próprio Cristo.

- Você precisa de sinais para acreditar na ação de Deus na sua vida? Você tem esperado por sinais mais claros ou já reconhece que Jesus é verdadeiro e maior sinal do amor de Deus Pai? Tens vivido o cotidiano na força e presença do amor de Deus?

- “...mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas", diz Jesus. Quando a presença de Cristo é um sinal vivo e visível em nossa vida acontece uma profunda sintonia. O poema EU E ELE, de um autor desconhecido que fala desta sintonia:

Eu, peregrino. Ele o caminho.
Eu, a pergunta. Ele a resposta.
Eu, a água. Ele a fonte.
Eu, tão fraco. Ele a força.
Eu, as trevas. Ele a luz.
Eu, o pecado. Ele o perdão.
Eu, a luta. Ele a vitória.
Eu, o inverno. Ele o sol.
Eu, caindo. Ele a Rocha.
Eu, doente. Ele o milagre.
Eu, a pauta. Ele a sinfonia.
Eu, o grão de trigo. Ele o pão.
Eu, comungando. Ele a Eucaristia.
Eu, a gota. Ele o oceano.
Eu, a procura. Ele o endereço.
Meu passado e meu presente em suas mãos.
Meu futuro: todo Dele.
Eu, no tempo...Cristo a Ressurreição.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor a graça do seu amor que age em nós e em nosso meio. Que este amor seja fonte motivadora da tua existência e da missão que o Senhor te confia a cada dia.

- Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim, na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


Palavra se fez carne - 23 de Julho, 16º Domingo do Tempo Comum


23 de Julho, 16º Domingo do Tempo Comum

- Hoje é dia 23 de julho, 16º Domingo do Tempo Comum.

- O jeito de Jesus ensinar é muito simples e profundo ao mesmo tempo. Para isso Jesus sempre recorre a parábolas. Ele usa elementos comuns da vida e do modo de compreender do povo por meio dos quais apresenta os mistérios do Reino. Para falar do Reino, Jesus nunca dá uma definição teórica, sempre usa de uma parábola ou comparação. E esta sempre guarda uma reserva de sentido que não se esgota, por mais que se estude, ou aprofunde, sempre tem algo novo a nos mostrar. Em cada contexto diferente, uma nova reflexão.

- Abra os ouvidos e o coração para acolher com carinho o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo treze, versículos 24 a 43.

“Jesus apresentou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. [...]. Os servos perguntaram ao dono: ‘Queres que vamos retirar o joio?’ ‘Não!’, disse o patrão. ‘Pode acontecer que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita. No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! O trigo, porém, guardai-o no meu celeiro!’. [...] Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” Ele respondeu: ‘Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos’.”

- A realidade do nosso mundo é diversificada, plural. Não raro sonhamos uma vida sem problemas, desafios ou desencontros. Sonhamos com um mundo onde tudo seja trigo. Porém vivemos em meio a contradições, não só externas, longe de nós, mas também em nossa comunidade, em nossa família e até em nosso interior. Nossa missão, a exemplo de Jesus, é semear a boa semente neste campo que é o mundo. Buscar sempre fazer o bem e evitar o mal. Nunca apelar para a violência, maus tratos e uso da força sobre os outros. Devemos recriar em nós as atitudes de Jesus, seu modo de ser e de agir. O Reino de Deus é o Reino da vida, da justiça e da paz. E a colheita, a vida eterna se abre para nós através das escolhas a favor da vida que fazemos hoje.

- Como você tem cuidado do Reino de Deus? Por trás de uma atitude de zelo está excluindo ou julgando pelas aparências? Percebe a dinâmica do reino que de forma simples e pequena, invisível como o fermento na massa, se desenvolve com grande potencial transformador?

- Diz o evangelho: “...pode acontecer que arrancando o joio, arranqueis também o trigo”. Diz assim o poema: O joio e o trigo, de Luiz Carlos Flávio:

Diz um ditado brando
que o tempo vai separando
quem é joio, quem é trigo
ou o amigo quem não é nada...
Já eu digo: quem é inimigo,
nestes tempos de perigo,
estes têm sido armados!
Já os amigos denodados
têm morrido destronados
como cães abandonados!...
Com o tempo é que o joio
fica ainda mais ousado...
Vai se unindo com os lobos
em um jogo alucinado!...
Todavia, chega um dia,
talvez frio e desalmado,
que o joio inimigo,
sem amigos, sem ser trigo,
tá banido, tá ferrado!...

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor: Peça-lhe a graça de ser trigo, e trigo bom...

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Palavra se fez carne - 22 de julho, sábado | Festa de Santa Maria Madalena


22 de julho, sábado | Festa de Santa Maria Madalena


- Hoje é dia 22 de julho, sábado | Festa de Santa Maria Madalena.

- Hoje encontramos aquela que, segundo os Evangelhos, foi a primeira que viu Jesus ressuscitado: Maria Madalena. Ela é apóstola de uma esperança nova e maior. Que a sua intercessão nos ajude a viver, também nós, esta experiência: na hora do pranto e na hora do abandono, ouvir Jesus Ressuscitado que nos chama pelo nome e, com o coração repleto de júbilo, partir para anunciar: «Eu vi o Senhor!».

- Escute o Evangelho de João, capítulo 20, versículos 1 a 2 e 11 a 18:

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar". Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabunni" (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.

- Deus surpreende Maria chorando sobre o túmulo vazio. Ela nem percebe que Jesus está próximo. No meio de sua dor, Jesus diz seu nome. A pedra que fora removida do túmulo de Jesus indicou a Maria Madalena uma novidade que seu coração buscava, uma novidade que espanta, enche o coração do desejo de procura: “Ele vive”. Peça ao Senhor que também te ajude a encontrá-lo, sobretudo no meio das suas horas mais escuras.

- É tempo de remover as pedras da entrada do coração que impedem a entrada da luz, da vida, da alegria... O que lhe impede afastá-las? Você também reluta em ouvir Jesus?

- “Então Jesus disse: "Maria!". Comentando esse texto diz o Papa Francisco:

“E Jesus chama-a: «Maria!». A revolução da sua vida, a revolução destinada a transformar a existência de cada homem e mulher, começa com um nome que ressoa no jardim do sepulcro vazio. Os Evangelhos descrevem-nos a felicidade de Maria: a Ressurreição de Jesus não é uma alegria concedida a conta-gotas, mas é uma cascata que abrange a vida inteira. A existência cristã não é constituída por pequenas felicidades, mas por ondas que subvertem tudo. Procurai pensar também vós, neste instante, com a bagagem de desilusões e de reveses que cada qual tem no seu coração, que há um Deus perto de nós que nos chama pelo nome, dizendo: «Ergue-te, para de chorar, porque Eu vim libertar-te!». Isto é bonito!”

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude, a exemplo de Maria Madalena, a reconhecê-lo, a ter mais intimidade com Ele. Peça também que te ajude a remover as pedras que te impedem de ver novas todas as coisas.

– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.