terça-feira, 11 de setembro de 2012

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistérios Gloriosos - Quarta-Feira e Domingo


Terço do Rosário: Mistérios Gloriosos  


Santíssimo Nome de Maria - 12 de setembro

Comemoração  litúrgica12 de setembro

 Também nesta data:  São Guido Anderecht,  São Selésio, Santa Vitória Fornari


 
                                               Uns dias depois do Natal é celebrada a festa do Santíssimo Nome de Jesus. 

Concordantemente, a Natividade de Nossa Senhora é seguida de um dia em que é glorificado o seu santo Nome. Oito dias depois do Nascimento da Santíssima Virgem, em obediência à praxe dos Judeus, seus santos pais, deram o nome de Maria à sua Filhinha.  A Liturgia estabeleceu a festa do Santíssimo Nome de Maria no decurso da oitava de sua Natividade. A Espanha foi a primeira nação, que,  tendo para isso a aprovação de Roma, em 1513 introduziu a festa, que depois por Inocêncio XI teve sua extensão à toda a IgreJa, em ação de graças pela brilhante vitória por João Sobieski, rei da Polônia< alcançada sobre os turcos, que tinham chegado a assediar Viena, capital da Áustria. 

                                               Nomes são símbolos, que na esfera do pensamento, do sentido, da vontade e das paixões se ligam ao esplendor ou à treva, à alegria ou à amargura. Que significa para nós o Nome de "Maria?".

São Guido de Anderlecht - 12 de setembro

São Guido de Anderlecht
séc. X-XI
Guido de Anderlecht viveu entre os séculos X e XI, tendo nascido em Brabante, Bélgica. Desde a infância, já demonstrava seu desapego pelos bens terrenos, tanto que, na juventude, distribuiu aos pobres tudo o que possuía e ganhava. Na ânsia de viver uma vida ascética, Guido abandonou a casa dos pais, que eram bondosos cristãos camponeses, e foi ser sacristão do vigário de Laken, perto de Bruxelas, pois assim poderia ser mais útil às pessoas carentes e também dedicar-se às orações e à penitência. 

São Nilo - 12 de Setembro


São NiloNeste dia mergulhamos na história de São Nilo, onde encontramos um exemplar cristão que viveu no sul da Itália e no fim do primeiro milênio. Nilo, chamado o Jovem, fazia parte de uma nobre família de origem grega, por isso foi considerado o último elo entre a cultura grega e a latina.

Era casado e funcionário do governo de Constantinopla, com o nascimento de uma filha, acabou viúvo e depois descobriu sua vocação à vida monástica, segundo a Regra de São Basílio. Após várias mudanças acabou se fixando em Monte Cassino, perto da famosa abadia beneditina.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/09/2012

12 de Setembro de 2012 


Lucas 6,20-26

LITURGIA DIÁRIA - 12/09/2012

BOM DIA!

QUARTA-FEIRA

Os bispos na Conferência de Aparecida, disseram: (DAp 376)



BOA NOITE

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE...

Atentados de 11 de Setembro completam hoje 11 anos

Chao Soi Cheong/AP
Foto 1 de 11

Há 11 anos, o dia 11 de setembro traz a lembrança do maior atentado terrorista de todos os tempos.

Uma ação orquestrada pela rede Al Qaeda sequestrou quatro aviões para atingir as torres do World Trade Center, em Nova York, o Pentágono, em Washington, além de derrubar uma das aeronaves na Pensilvânia.

Na ocasião, o mundo parou para assistir aos prédios atingidos e, mais tarde, desabar e cobrir a cidade de poeira. Passados 11 anos, as imagens dos atentados ainda impressionam.

Marty Lederhandler/AP
Foto 2 de 11

O atentado começou cedo: às 8h46 (9h46 no horário de Brasília) um Boeing 747 da companhia aérea American Airlines atingiu a torre norte do WTC, entre os andares 93 e 99.

No momento da batida, o avião estava a aproximadamente 790 km/h.

Ali, começava a triste lembrança do 11 de Setembro, que derrubou um dos maiores símbolos da economia dos Estados Unidos e atingiu o comando de defesa do país, o Pentágono.

"Mulheres são como bonecas, você pode vesti-las, desvesti-las, pode brincar com elas, trata-las como princesas. Também pode maltrata-las e finalmente jogar elas fora quando não forem mais úteis para você. Mas lembre-se, homem que é homem não brinca de boneca."