- Início
- Via-Sacra
- Ângelus
- Ano da Misericórdia
- Assembléia Geral da CNBB
- Frases Famosas
- Gotas de Misericórdia
- Homilia Diária
- Imagens Religiosas
- Imitação de Cristo
- Liturgia Diária
- Mensagem do Dia
- Orações
- Podcast
- Rádio Vaticano
- Santo do Dia
- Terços
- CATEQUESE - Papa Francisco
- Liturgia das Horas - Como rezar?
- Meu Dia em Sintonia com o Alto
- Mensagens em Power Point
- NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO
- O Dia, a Semana e o Mês do Católico
- OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO
- Terço da Divina MIsericórdia
- Primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
LEITURA ORANTE DO DIA 15/02/2024
LEITURA ORANTE
Lc 9,22-25 -- A causa de Jesus: escolher a vida
Iniciando este momento tão especial do nosso dia,
sigamos a sugestão do místico Peregrino Russo:
Senta-te em silêncio e na solidão.
Inclina a cabeça. Fecha os olhos.
Respira suavemente, e olha
através da imaginação,
para dentro do teu coração.
Repete, respirando:
“Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim".
Diz o papa Francisco na sua mensagem para a Quaresma: “A Quaresma é uma descida humilde dentro de nós e rumo aos outros. É compreender que a salvação não é uma escalada para a glória, mas um abaixamento por amor. É fazer-nos humildes. Neste caminho, para não perder o rumo, coloquemo-nos diante da cruz de Jesus: é a cátedra silenciosa de Deus. Contemplemos cada dia as suas chagas.”
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Vamos ler agora atentamente o Evangelho de hoje: Lc 9,22-25.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
“O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?”
Refletindo
Aquele que quiser seguir a Jesus, participar de sua vida e de sua missão, deverá percorrer o mesmo caminho dele, passo a passo com ele. E ainda, renunciar ao poder, ao reino de um messias glorioso e vencedor. A causa é dele, que afirma: quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. Jesus fala aos discípulos que vai sofrer, ser rejeitado, morto e ao terceiro dia ressuscitar.
2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
O texto diz que Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me". Também você, eu, nós podemos seguir Jesus. Este seguimento requer renúncia, busca de justiça e doação da vida por uma boa causa. Podemos afirmar, a melhor causa.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, lembraram muito bem: "Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e ao mesmo tempo o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes à voz do Pai, queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos, sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, nele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação."(DAp 103)
3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Oração da CF 2024
Deus Pai,
vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade
Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo. E os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da Amizade social e a viver a beleza da Fraternidade Humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências
num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras!
E que Maria, vossa serva e nossa mãe,
nos eduque para fazermos vossa Santa Vontade!
Amém.
4. Contemplação/ Missão (Vida)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos deixar de lado toda vaidade e reconhecimento humano e ajudar alguém que sofre a carregar a sua cruz e deixar Jesus ser o centro da nossa vida.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patricia Silva, fsp
LEITURA ORANTE DO DIA 14/02/2024
LEITURA ORANTE
Mt 6,1-6.16-18 - Não às aparências e hipocrisia
Preparamo-nos para a Leitura, rezando
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo:
eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso:
eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem piedade de nós.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 6,1-6.16-18, e
observamos as comparações que Jesus faz.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
Refletindo
Jesus deixa entrever em várias expressões deste texto, a necessidade de discrição. A falta de discrição pode deturpar a piedade. Mostrar-se religioso, piedoso só para ser visto e louvado pelas pessoas, é valorizar a aparência, é voltar-se para si mesmo, é hipocrisia.
Queria dizer que a verdadeira piedade tem em vista apenas o voltar-se e o encontro com o Pai.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Diz o Papa Francisco:
"Somos convidados a iniciar o caminho quaresmal, no qual, desafiando a rotina, nos esforçamos para abrir nossos olhos e ouvidos, mas especialmente o coração, para ir além do nosso “quintal”.
Abrir-se a Deus e aos outros. Vivemos em um mundo cada vez mais artificial, em uma cultura do “fazer”, do “útil”, na qual, sem perceber, excluímos Deus de nosso horizonte. A Quaresma nos convida a despertar, para nos lembrar que somos criaturas, que não somos Deus.
E também em relação aos outros , corremos o risco de nos fechar, de esquecê-los. Mas só quando as dificuldades e os sofrimentos de nossos irmãos nos desafiam, só então podemos começar nosso caminho de conversão rumo à Páscoa. É um itinerário que inclui a cruz e a renúncia. O Evangelho de hoje mostra os elementos desta jornada espiritual: a oração, o jejum e a esmola (cf. Mt 6,1-6.16-18). Todos os três envolvem a necessidade de não ser dominado por coisas que aparecem: o que importa não é a aparência; e o valor da vida não depende da aprovação dos outros ou do sucesso, mas daquilo que temos dentro de nós".
3. Oração (Vida)
?O que o texto nos leva a dizer a Deus
Oração da CF 2024
Deus Pai,
vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade
Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo. E os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito.
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da Amizade social e a viver a beleza da Fraternidade Humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências
num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras!
E que Maria, vossa serva e nossa mãe, nos eduque para fazermos vossa Santa Vontade!
Amém.
4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Os bispos, na Conferência de Aparecida reconheceram e
concordamos com eles:
A pessoa sempre procura a verdade de seu ser, visto que é esta verdade que ilumina a realidade de tal modo que possa se desenvolver nela com liberdade e alegria, com gozo e esperança.” (DAp 42)
Bênção
Recebamos a bênção do
bem-aventurado Alberione:
Jesus Divino Mestre seja para ti:
a verdade que ilumina,
o caminho da santidade,
a vida plena e eterna.
Que ele te guarde e defenda.
Plenifique de todos os bens
a ti e a todos que amas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
Ir. Patricia Silva, fsp
Palavra se fez carne - 15 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas
15 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas
- Hoje é dia 15 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas da Quaresma.
- No evangelho de hoje, Jesus diz aos seus discípulos sobre a rejeição que sofrerá por parte das autoridades religiosas do seu tempo. Seguir Jesus é identificar-se com ele, renunciar a si mesmo, tomar a cruz de cada dia e segui-Lo. Na vida cristã o Seguimento de Jesus é questão de paixão, de atração, de coração. Isso significa que Jesus é de fato nosso amor primeiro. Peça ao Senhor a graça de não querer ganhar o mundo, não se iludir com aquilo que passa, mas confiar e seguir em frente em meio a cruz de cada dia.
- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 9, versículos 22 a 25:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "É preciso que o Filho do Homem sofra muito, e seja rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos doutores da Lei. Terá de ser morto, mas ao terceiro dia ressuscitará." Depois disse a todos: "Se alguém me quiser acompanhar tem de se esquecer de si próprio e carregar com a sua cruz todos os dias, para vir comigo. Pois todo aquele que quiser salvar a sua vida, perde-a, mas aquele que perder a vida por causa de mim, salva-a. Que aproveita a alguém ganhar o mundo inteiro, se acabar por perder-se ou destruir-se?"
- Renunciar a si mesmo é colocar a vida inteira a serviço do outro, neste caso do Projeto de Jesus. A isso Jesus chama “perder a vida por sua causa”. É orientar a vida, os valores e energias para a construção do Reino que Ele iniciou. Tomar a cruz significa estar de prontidão, preparado, mobilizado, passar de uma vida suportada para uma vida escolhida. Carregar a cruz e transformá-la em sinal e fonte de amor e de entrega, isso é o que Jesus nos ensina. Peça ao Senhor que te ajude a confirmar ainda mais Nele, aprendendo a carregar a cruz de cada e transformar tudo em mais vida e amor.
- Você procura resolver as dificuldades ou tenta fugir a todo custo? Quais valores (bens, conforto) me impedem de seguir a Jesus livremente? Quais são as cruzes da sua vida? Como você pode transformá-las em sinal de amor e entrega?
- "É preciso que o Filho do Homem sofra muito, e seja rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos doutores da Lei. Terá de ser morto, mas ao terceiro dia ressuscitará", nos diz o evangelho de hoje. Caminhar com Cristo significa confiar e ter a certeza de que encontraremos força para enfrentar as dificuldades que vivemos. Carregar a cruz significa assumir a missão, com coragem e honestidade, sem indiferenças aos irmãos e semeando a paz e o amor. É preciso coragem para confiar plenamente em Cristo Senhor. Diz assim a escritora Clarice Lispector:
Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
- Termina tua oração pedindo a Deus coragem e força para não desanimar! Coloque nas mãos Dele suas dores, sua cruz de cada dia e peça que Ele te ajude a transformar tudo em fonte de amor.
- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Palavra se fez carne - 14 de fevereiro, 4ª feira de Cinzas
14 de fevereiro, 4ª feira de Cinzas
- Hoje é dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.
- Hoje iniciamos nosso caminho quaresmal. Nesta Quarta-Feira de Cinzas, a leitura do Evangelho nos apresenta uma contraposição entre fazer as coisas para que os homens vejam e fazer as coisas para que Deus veja. As três práticas que deveriam restabelecer as relações são retomadas: a esmola (o relacionamento com o outro), a oração (o relacionamento com Deus) e o jejum (o relacionamento comigo próprio, vendo o que não é essencial para viver). Peça ao Senhor que te ajude a viver bem este tempo de conversão que é a quaresma.
- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 6, versículos de 1 a 6 e de 16 a 18.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
- O Tempo Quaresmal nos sensibiliza a viver o verdadeiro sentido das conhecidas “práticas quaresmais”: jejum, esmola e oração. Essas práticas nos movem a sair do nosso “ego inflado” e entrar em sintonia com os outros, com a natureza e com o Criador; tal experiência ativa em nós a generosidade, o despojamento, o verdadeiro sentido da pobreza evangélica e, sobretudo, o sentir-nos irmão com o irmão. Quem sabe partilhar nunca se empobrece, pelo contrário, se enriquece infinitamente. Para que isto aconteça, a liturgia da Quarta-feira de Cinzas nos convida a “considerar” as nossas relações vitais: com Deus, conosco, com os outros e com o mundo.
- Como você tem vivido a esmola e o relacionamento com os outros? Como tem vivido a oração? E como tem praticado o jejum?
- "Ficai atentos” nos diz Jesus. Quaresma é um tempo para nos deixar olhar por Deus, para descobrir o olhar em cada irmão e aprender a olhar como Deus olha, porque um olhar Seu, bastará para nos fazer “converter e crer no evangelho”. Quaresma é um convite a começar outra vida, a concentrar nossas energias e a nos deslocar em outra direção, a direção do amor e da fraternidade, como nos pede a Campanha da Fraternidade, cuja oração diz assim:
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito! Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho! Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém.
- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!
As lutas te fazem evoluir | Lc 9,22-25 | Padre Adriano Zandoná (15/02/24)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 14 de fev. de 2024
Evangelho (Lc 9,22-25)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
A Quaresma chegou! | Mt 6,1-6.16-18 | Padre Adriano Zandoná (14/02/24)
Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná
Publicado em 13 de fev. de 2024
Anúncio do Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
É feliz quem a Deus se confia | (Sl 1, 1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39, 5a) #1390 - Frei Gilson
É agora o dia da salvação | (2Cor 5, 20-6, 2) #1389 - Frei Gilson
Tenha Fé | Mãe Maria (15/02/2024) - Dom Walmor
Grande Misericórdia | Mãe Maria (14/02/2024) - Dom Walmor
Homilia Diária - 15.02.2024 | "Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me" - Padre Roger Araújo
Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
Publicado em 15 de fev. de 2024
Lucas 9,22-25
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
Assinar:
Postagens (Atom)