quarta-feira, 2 de maio de 2018

MEU DIA EM SINTONIA COM O ALTO - 02/05/2018






























Boa Noite! Trouxe rosas para alegrar seu coração!

Sorrindo Pra Vida - 02/05/18 - Paula Guimarães e Márcio Mendes



Publicado em 2 de mai de 2018

Partilha da Palavra - Êxodo 3, 1- 6

Categoria - Entretenimento

Licença - Licença padrão do YouTube

LEITURA ORANTE DO DIA - 02/05/2018



LEITURA ORANTE

Jo 15,1-8 - Unido a Jesus, "ramo" produz muito fruto!


Iniciemos nossa Leitura Orante do Evangelho,
com a mesma certeza: quem é amigo de
Jesus (videira), produz muito fruto.
Rezemos:
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,
tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho de santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Jesus Vida, vivei em mim para que eu viva em vós.
Jesus Vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica
diante das pessoas.
Jesus Vida, que minha presença contagie a todos
com o vosso amor e a vossa  alegria.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o Evangelho da videira: Jo 15,1-8.
Jesus disse: - Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. - Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
Refletindo
Estar unido a Jesus como os ramos à videira é o segredo dos bons frutos. Como cultivar esta união?
1º O próprio Jesus diz: "estar limpos". E explica: "por meio dos ensinamentos de Jesus", ou seja meditando e vivendo a Palavra.
2ºJesus mesmo faz um convite fascinante: "Continuem unidos a mim e eu continuarei unido a vocês". Entendemos estar unidos a Ele pelos seus ensinamentos e também na vivência e comunicação de todos eles. Também a Eucaristia é fonte desta vida.
3º O Mestre insiste: "Sem mim vocês não podem fazer nada". Ele é o "amigo" inseparável se queremos produzir frutos de justiça, de paz, de amor.
Vamos buscar outros textos bíblicos que nos ajudam a aprofundar esta leitura:
As uvas eram cultura de subsistência na Palestina. Tem sentido Jesus usar a videira como um símbolo de seu povo, Israel: assim em outros textos bíblicos que podem ser vistos: o Salmo 80,8-16; Jeremias 5,10; 6,9; Ezequiel 15,1-8; 19,10-14. As imagens da videira às vezes simbolizavam o fracasso de Israel em cumprir as expectativas do Senhor: Oséias 10,1-2. Suas uvas eram selvagens e sem valor, apesar do cuidado do Senhor com sua vinha: Isaías 5,1-7;  Jeremias 2,21. Israel fracassou. Mas Jesus é a verdadeira videira, cumprindo o chamado e o destino de Israel:João 15,1.
A produção de fruto é a principal função da videira. Jesus exorta os ramos a produzirem muito fruto, em Jo 15,8, a deixar esse fruto permanecer, em Jo 15,16 e mandou que os ramos infrutíferos fossem arrancados, em Jo 15,2.
Que tipo de fruto espera-se que o ramo produza? Primeiramente, de justiça. Esta era a qualidade de uva que o Senhor esperava de sua vinha.Veja Romanos 6,22; Filipenses 1,11; Efésios 5,8-9; e Gálatas 5,22-23). O fruto inclui também boas obras: Colossenses 1,10, partilhar as posses com os irmãos necessitados: Romanos 15,28, louvar a Deus: Hebreus 13,15. Qualquer que seja o fruto, ele tem que ser produzido em grande quantidade. Veja em João 15,8, e continuamente: Jo 15,16.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Como participamos da vida de Jesus, nós, seus irmãos?
Meditação
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: “Com a parábola da Videira e dos ramos (cf. Jo 15,1-8), Jesus revela o tipo de vínculo que Ele oferece e que espera dos seus. Não quer um vínculo como “servos” (cf. Jo 8,33-36), porque “o servo não conhece o que faz seu senhor” (Jo 15,15). O servo não tem entrada na casa de seu amo, muito menos em sua vida. Jesus quer que seu discípulo se vincule a Ele como “amigo” e como “irmão”. O “amigo” ingressa em sua Vida, fazendo-a própria. O amigo escuta a Jesus, conhece ao Pai e faz fluir sua Vida (Jesus Cristo) na própria existência (cf. Jo 15,14), marcando o relacionamento com todos (cf. Jo 15,12)." (DAp 132). O “irmão” de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A consequência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem.” (DAp 132).
Meditando
Como vivo a comunhão com Jesus?
O meu vínculo com ele é de irmão, amigo ou de servo?
Uma coisa é certa: Sem Jesus, sem Deus, nada podemos.
E como produzir frutos? 
Duas condições permitem a máxima produção de fruto. "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda": Jo 15,2. Para que mais uvas se desenvolvam, o Senhor poda os ramos, removendo os galhos e gavinhas inúteis e tudo o que poderia desviar a força da produção. A poda é dolorosa, mas necessária porque muitas coisas sugam a força e a impedem a produção. A segunda condição é permanecer na videira: Jo 15:4. Sem a ligação vital com a videira, o próprio ramo murcha, morre e é queimado.
A verdade é que "sem mim nada podeis fazer", diz Jesus: Jo 15,5. Separado de Jesus, não podemos nada.  Em Jesus somos capazes de cumprir a justiça e a verdade que o Senhor espera de nós.

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Fica conosco, Senhor! Amém!
Para Cantar:
Sou a videira
Sou a videira, meu Pai é agricultor
Sou luz verdadeira, sou verdade e sou amor

1) Seja ramo bom, meu Pai é agricultor / se não vier o fruto,
será cortado e lançado ao fogo

2) Seja ramo bom, permaneça em mim / e os frutos virão
e os recolherei e os amarei
CD Vinde e Vede, Pe. Pepé, Paulinas COMEP.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar, a partir do Evangelho da videira, será iluminado pela certeza de que não posso viver minha fé se não me sentir "amigo" de Jesus Cristo. Sou um ramo na sua videira e todas as demais pessoas  também o são. Levarei como frase para recordar meu compromisso: "Sem mim nada poder fazer" e "permanecei em mim".

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

Homília Diária - Mãe Maria - 02/05/18 - Dom Walmor Oliveira de Azevedo


Canal do Youtube: Arquidiocese de Belo Horizonte

Publicado em 1 de mai de 2018

Apresentado pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o programa Mãe Maria é um tempo dedicado à reflexão e oração, à luz do Evangelho proposto pela liturgia de cada dia. Inspirada no exemplo de Nossa Senhora, a reflexão ilumina a realidade, o caminhar da Igreja e a vida de cada discípulo missionário de Cristo Jesus.

Categoria - Sem fins lucrativos/ativismo

Licença - Licença padrão do YouTube

Evangelho do Dia - 02/05/2018, com o Padre Rodrigo Vieira.


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 1 de mai de 2018

Evangelho (Jo 15,1-8)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Categoria - Pessoas e blogs

Licença - Licença padrão do YouTube

Podados para amar (Homilia Diária.836: Quarta-feira da 5.ª Semana da Páscoa) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 1 de mai de 2018

Em virtude do Batismo, fomos inseridos em Cristo como membros de seu Corpo místico, que é a Igreja. Somos, num sentido muito profundo e espiritual, como ramos unidos a uma videira cheia de vida. Mas para que não ressequemos ou demos somente folhas inférteis, precisamos deixar que o Pai, o agricultor, nos pode e purifique, para que de nós brote o fruto sazonado de uma caridade perfeita. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 2 de maio, e nos encomendemos sem medo aos cuidados do nosso Deus, para que Ele arranque dos nossos corações toda erva daninha e inútil.

Categoria - Educação

Licença - Licença padrão do YouTube

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Jo 15,1-8 - 02/05/2018


Produzimos frutos quando permanecemos em Jesus

Quando estamos em comunhão com Jesus, Ele mesmo nos limpa para que possamos produzir mais frutos

“Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda” (João 15,12).


O ramo que está enxertado na videira produz frutos, mas o ramo que não está enxertado não produz frutos nem serve para nada. Na verdade, ele não está mais ligado, não está mais na comunhão nem na sintonia do coração e da videira no qual ele deve estar ligado.
Não podemos perder a comunhão e a sintonia com o coração de Jesus, porque Ele cuida de nós, revitaliza-nos e nos conduz. Precisamos nos deixar conduzir por Jesus, sermos iluminados por Ele. Precisamos permanecer em Cristo, não tirar d’Ele nosso olhar em hipótese nenhuma.
Quando passamos por aflições, quando os problemas crescem, as dificuldades aumentam, os tormentos batem à nossa porta e nos desligamos do Senhor, que cuida de nós para cuidarmos dos nossos problemas.
Temos de cuidar de todas as situações da nossa vida sem jamais perder a sintonia com Jesus; pelo contrário, tem de crescer a nossa comunhão com Ele. Precisamos da graça de Deus, precisamos do Seu amor, precisamos estar ligados a Jesus.
Vivemos na era da conexão, todo mundo está conectado às redes sociais, aos Smartphones, computadores e, às vezes, essas coisas todas nos tiram da sintonia, da conexão única e essencial da nossa vida, que é a comunhão, a comunicação e a sintonia com Jesus, nosso Senhor.
Quando estamos em comunhão com Jesus, Ele mesmo nos limpa para que possamos produzir mais frutos. o Senhor nos purifica. Por isso, não tenhamos medo de ser lavados, purificados, renovados na presença do Senhor. Quando não somos purificados, quando as nossas intenções não são lavadas diante do coração misericordioso de Jesus, corremos sérios riscos de não produzir frutos.
Para que os frutos cresçam em nós, é preciso permanecer em Jesus sem jamais sair d’Ele e permitir que Ele nos pode, purifique-nos e renove-nos a cada da.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.