segunda-feira, 15 de maio de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Homilia Diária - 15.05.23 | “O Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
15 de mai. de 2023

(Jo 15,26–16,4a)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

Homilia Diária - 14.05.2023 | “Se me amais, guardareis os meus mandamentos" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
14 de mai. de 2023

(Jo 14,15-21)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.
Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

Homilia Diária - 13.05.2023 | “não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
13 de mai. de 2023

(Jo 15,18-21)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

Palavra da Salvação, 15/05/2023 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 15 de mai. de 2023

6ª Semana da Páscoa | Segunda-feira

Evangelho (Jo 15,26–16,4a)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Igreja a Caminho, 14/05/2023 com o Cardeal Orani João Tempesta



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 14 de mai. de 2023

Apresentado pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, o programa Igreja a Caminho promove espiritualidade através dos temas ligados à Santa Igreja.

Palavra da Salvação, 13/05/2023 com o Padre Rafael dos Santo



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 12 de mai. de 2023

5ª Semana da Páscoa | Sábado

Evangelho (Jo 15,18-21)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentando à direita de Deus Pai. (Cl 3,1)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Seremos mártires ou idólatras? (Segunda-feira da 6.ª Semana da Páscoa) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 14 de mai. de 2023

O caminho de todo cristão é o caminho da Cruz. Nós, como Igreja e membros do Corpo de Cristo, estamos neste mundo para percorrer as mesmas vias abertas e trilhadas por Nosso Senhor: a tribulação, o sofrimento, a calúnia, a injustiça, a perseguição, tudo suportado com ânimo forte, com intenção sobrenatural e contando com o auxílio do Espírito Santo, nosso Deus e consolador. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 15 de maio, e peçamos à Virgem Maria a graça de termos uma alma forte e sempre fiel ao seu divino Filho.

Homilia | Por que o mundo não recebe a plenitude do Espírito Santo? (6.º Domingo da Páscoa) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 13 de mai. de 2023

No Evangelho deste 6º Domingo da Páscoa, Nosso Senhor promete aos seus discípulos enviar-lhes em plenitude o Espírito Santo. Isso, porém, só acontece sob duas condições: amarmos a Ele e guardarmos seus Mandamentos. Também hoje, é em vão pedir que o Espírito Santo seja derramado em nós se não damos a Jesus o amor de nosso coração e a obediência de nossas obras. Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e, meditando sobre essa passagem do Evangelho, conheça a fundo o papel que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade exerce em nossa vida interior.

Homilia Diária | Como acontecerá o triunfo do Imaculado Coração? (Mem. de Nossa Senhora de Fátima) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 12 de mai. de 2023

No dia 13 de maio de 1917, aconteceu a primeira aparição de Nossa Senhora a três pastorinhos na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Nas aparições seguintes, Nossa Senhora mostrou àquelas humildes crianças uma visão terrível: o Inferno, no qual milhares de almas pecadoras precipitavam-se como brasas numa fornalha inextinguível. Mas a Virgem também mostrou-lhes o caminho para a salvação das almas: a devoção ao seu Imaculado Coração, que, longe de ser um “ato mágico”, é na verdade uma escola de conversão e transformação interior. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 13 de maio, e aprendamos com a Virgem Santíssima como transformar o nosso coração, tornando-o semelhante ao dela.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 15,26–16,4a - 15/05/2023


Por meio de seu testemunho, mostre a vida de Cristo

“Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: ‘Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo’” (João 15,26).



Bom, o testemunho não demonstra, ele mostra; testemunho não se explica, testemunho se impõe por si mesmo, ele mostra realmente qual é a nossa adesão. Quando você se comporta de uma determinada maneira, você está mostrando, justamente, o estilo de vida que você abraçou, a espiritualidade que você segue, a sua religião, a sua comunhão com Deus. Então, o testemunho não precisa de explicações, ele mostra.
E a obra do Espírito Santo é, justamente, de mostrar toda a verdade que Jesus ensinou. Por isso, nós não precisamos, em primeiro lugar, de nos preocupar com as palavras, com a apologética, a defesa dos argumentos da nossa fé. Isso é obra do Espírito Santo, em primeiro lugar!
Temos que nos preocupar com os efeitos que a graça de Deus produz em nós. É claro, a partir disso, um cristão bem informado, que conhece a doutrina, vai poder defender a sua fé através dos argumentos, das ideias, mas isso é uma consequência.
Não nos esqueçamos, por exemplo, que o Espírito Santo conduziu Jesus no deserto. Não nos esqueçamos que Ele foi o Paráclito de Jesus lá. Às vezes, a gente passa um pouco despercebido sobre essa reflexão, mas o Espírito Santo conduziu Jesus pelo deserto e Ele foi Paráclito de Jesus lá, foi Defensor de Jesus contra o demônio, ele esteve em toda a missão de Jesus.

Vivamos, em primeiro lugar, os valores do Evangelho e, a partir daí, vamos mostrar a vida de Cristo com o nosso testemunho

Você se recorda das palavras que Jesus disse ao demônio, palavras da Escritura? Certamente, Jesus teve a assistência do Espírito Santo para responder ao demônio à altura, colocando-o em seu devido lugar. Então, se o Espírito Santo fez isso com Jesus, defendeu Jesus, saiba, certamente, ele defenderá você!
E, hoje, como nós podemos viver a verdade, sermos testemunhas da Verdade, defendendo a nossa fé, defendendo Jesus? Como o padre disse: antes de tudo, sendo testemunhas d’Ele.
Antes de demonstrar alguma coisa, preciso mostrar com a minha vida quem é Jesus Cristo. E aí, repito: entra o meu comportamento, as minhas escolhas, o meu estilo de vida, o meu jeito de responder às questões de uma maneira cristã. E aí, é claro, depois, se servirem as palavras, eu as uso; os ensinamentos, instruindo alguém, através da catequese, aquilo que aprendi com a minha catequista, com o meu padre, com aquele pregador, com o que estudei.
Tudo que ouço e que escuto, isso pode me servir muito bem para orientar as pessoas, mas cuidado para não nos tornarmos defensores de Cristo sem o escudo da nossa retidão pessoal. Porque seria terrível eu ser um defensor de Cristo, levantar a minha voz, usar as minhas redes sociais para ser um bom apologeta, um bom defensor, mas me faltar o escudo da minha retidão pessoal, ou seja, a minha vida está um “trapo” e quero levantar a minha voz para defender Jesus. Isso seria terrível!
Então, vivamos, em primeiro lugar, os valores do Evangelho, a vida de Cristo e, a partir daí, vamos mostrar a vida de Cristo com o nosso testemunho.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 14,15-21 - 14/05/2023


Invoque a presença do Espírito Santo sobre a sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos” (João 14,15-18).



Meus irmãos e minhas irmãs, estamos no 6º Domingo da Páscoa, e estamos tendo a beleza desse Evangelho, em que Jesus quer armar o nosso coração com todas as defesas do amor com que Ele nos ama. O amor que Jesus tem, Ele dá totalmente a nós.
E, agora, passando desta realidade, da Sua existência terrena para o Pai, Ele não quer nos deixar desprotegidos, Ele quer armar o nosso coração com mais uma proteção muito especial. Ele nos dá um Paráclito, um Advogado permanente, que não cobra honorários e que tem causa já garantida, causa ganha; ele está ao nosso favor.
Jesus sabe muito bem que a solidão é um sentimento mais cruel, que o ser humano pode experimentar. Ele já acompanhou, por exemplo, o drama de Adão no paraíso; Jesus estava em comunhão, com o Pai e o Espírito Santo, quando viram o sofrimento do coração de Adão, que se sentia sozinho no paraíso. Ele sentiu a dor do Seu povo na solidão do Egito sofrendo e Ele provou a solidão na cruz quando foi abandonado. Então, Jesus entende muito bem de solidão, por isso, Ele dá o Consolador.

O Espírito Santo é aquele escondido presente e nós somos chamados a descobrir a sua ação

Consolador significa uma companhia com quem está sozinho, essa é a função do Espírito Santo. Por isso, para Jesus, esse é um tema muito importante; e Ele tem um olhar muito especial. Uma vez que, agora, Ele se prepara para voltar ao coração do Pai, Ele quer nos deixar este Advogado. E esse Advogado tem o nome, chama-se Espírito Santo.
Abrimos, hoje, com esse Evangelho, as reflexões na Liturgia sobre a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Porque nós estamos, agora, caminhando para a celebração de Pentecostes, a grande Solenidade de Pentecostes. O Espírito Santo é aquele escondido presente e nós somos chamados a descobrir a sua ação.
O Espírito Santo tem dons, Ele produz frutos, então, mesmo que nós não O vejamos fisicamente, a Sua presença é perceptível. Porque os frutos do Espírito estão aí, os dons do Espírito Santo estão aí para serem derramados sobre todos nós. O Espírito Santo que, no Evangelho de hoje, Jesus chamou com o acréscimo de: Espírito da Verdade — porque Ele revela a verdade sobre nós, a verdade sobre Deus, a verdade sobre o mundo e sobre todas as coisas.
Por isso, hoje, comecemos a experimentar a presença do Espírito Santo, invoquemos o Espírito Santo sobre nós, sobre as nossas famílias, sobre as nossas comunidades, para que esse Advogado, esse Paráclito, esse Defensor, esse Consolador, dado por Jesus, esteja conosco até o fim dos tempos.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 15,18-21 - 13/05/2023


Seja corajoso para expressar a sua fé em Deus

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas porque não sois do mundo, porque Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia’” (João 15,18-19).



Meus irmãos e minhas irmãs, o cristianismo é, por natureza, contrastante com a mentalidade mundana. O cristianismo pode, e deve, dialogar com o mundo e as suas estruturas — com a política, com a ciência, com o desenvolvimento humano, com a psicologia… Nós devemos e precisamos dialogar com todas essas instâncias da realidade humana.
Ele [o cristianismo] nunca pode compactuar com valores e posturas que são contrárias à vida do seu Fundador, pois nós não seguimos uma ideologia, e sim uma Pessoa, e essa Pessoa se chama Jesus Cristo. Ele nos ensinou valores, apontou para nós um caminho, nos ensinou a fazer escolhas.
Você sabe muito bem que eles tentaram apagar Jesus da história. Lembremos da Sua morte, lembremos da farsa que montaram para desacreditar da Sua ressurreição; não deram trégua, quiseram apagar Jesus da história.
As contradições sofridas no mundo não podem (para nós, cristãos) ser medalhas que nós penduramos no nosso pescoço, porque Jesus nunca ficou satisfeito com a rejeição que Ele sofreu, não pela Sua pessoa, mas pela mensagem da qual Ele era portador, a mensagem do amor do Pai. Pelo contrário, devemos sofrer por um mundo que rejeita o Senhor, que rejeita o Senhor da Vida.

Que Deus nos encoraje sempre na profissão de fé autêntica da nossa vida

Quando nós somos, muitas vezes, perseguidos, isso não pode ser para nós motivo de alegria, porque seria uma alegria que não tem sentido, pois não vamos achar satisfação pelo incômodo que, muitas vezes, geramos no mundo, porque existe uma estrutura que não acolhe Jesus. Mas isso, para nós, cristãos, é motivo de sofrimento, pois, primeiro, foi sofrimento para o coração de Jesus; Ele também sofreu pela rejeição da mensagem de amor do Pai do Céu.
Então, quando você constatar uma estrutura ao seu redor que não admite Jesus Cristo, que não crê na pessoa de Jesus, que não aceita a mensagem d’Ele, não torne isso causa de alegria para você, mas torne isso matéria de intercessão, matéria de oração; transforme isso em desejo de conversar ainda mais profundo para que você seja um rosto de Cristo onde você está.
Por isso, hoje, convido você — que está ouvindo essa homilia — , a se compadecer, por exemplo, dos nossos irmãos que estão lá no Oriente Médio, os nossos irmãos que estão na África, os nossos irmãos cristãos que estão na Nicarágua e que sofrem por desejarem professar a fé livremente e não podem fazê-lo.
A profissão de fé, nós sabemos, é o bem constitucional de uma nação e, muitas vezes, a fé contém valores e um estilo de vida que se contrastam com muitas realidades que estão no mundo, por isso, os cristãos sofrem tanto. Mas nós não queremos viver somente com um “rótulo” de cristãos, de religiosos, de uma denominação ou de outra, mas nós queremos viver e expressar a profissão de fé em Jesus Cristo, o Senhor, que tem valores e um estilo de vida.
Que Deus nos encoraje sempre na profissão de fé autêntica da nossa vida!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.