quarta-feira, 29 de maio de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

CORPUS CHRISTI!!! SIGNIFICA ¨CORPO DE CRISTO". NESSA FESTA SE COMEMORA A PRESENÇA DE JESUS CRISTO NA EUCARISTIA.

O milagre eucarístico com o qual se instituiu a solenidade de Corpus Christi

Milagre Eucarístico de Bolsena /
Crédito da imagem – Wikipédia (domínio público)

REDAÇÃO CENTRAL, 15 jun. 22 / 07:00 am (ACI).- A catedral de Orvieto, na Itália, guarda um dos milagres eucarísticos mais importantes na história da Igreja e que motivou o papa Urbano IV a instituir a solenidade de Corpus Christi.
Em meados do século XIII, pe. Pedro de Praga duvidava sobre a presença de Cristo na Eucaristia e realizou uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé.
Ao regressar, enquanto celebrava a missa em Bolsena, na cripta de Santa Cristina, a Sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal com o preciosíssimo sangue.
A notícia chegou rapidamente ao papa Urbano IV, que estava muito perto de Orvieto e mandou que o corporal fosse levado até ele. A venerada relíquia foi levada em procissão e diz-se que o pontífice, ao ver o milagre, ajoelhou-se diante do corporal e, em seguida, o mostrou à população.
Mais tarde, o papa publicou a bula “Transiturus”, com a qual ordenou que fosse celebrada a solenidade de Corpus Christi em toda a Igreja na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.
Do mesmo modo, o papa Urbano IV encomendou a santo Tomás de Aquino a preparação de um ofício litúrgico para a festa e a composição de hinos, que são entoados até o dia de hoje: Tantum Ergo, Lauda Sion.
A santa relíquia é conservada na catedral de Orvieto e pode ser apreciada em uma capela construída em honra a este milagre Eucarístico. O corporal sai em procissão todos os anos durante a festa de Corpus Christi e são presididas as celebrações Eucarísticas na catedral.
São João Paulo II, durante sua visita à catedral de Orvieto em 1990, assinalou que “Jesus se converteu em nosso alimento espiritual para proclamar a soberana dignidade do homem, para reivindicar seus direitos e suas justas exigências, para transmitir-lhes o segredo da vitória definitiva sobre o mal e a comunhão eterna com Deus”.

NÃO! CORPUS CHRISTI NÃO É SÓ MAIS UM FERIADO! É UM DIA SANTO E SANTIFICANTE!

 

CORPUS CHRISTI


O feriado de Corpus Chirist, é um dia consagrado ao corpo e sangue de Jesus, portanto não é um dia de descanso, mas sim de buscarmos uma aproximação consciente com o corpo e sangue de Jesus.

Abaixo quatro pontos intimamente ligados ao corpo e sangue de Jesus:

1) Na Quinta-Feira Santa recordamos a última ceia, na qual Jesus instituiu o Sacrifício da Nova Aliança e a selou com seu próprio sangue, aceitando a morte violenta na cruz.

2) Na festa do "corpo de Cristo" louvamos a Deus pelo grande dom da eucaristia. Um aspecto primordial nessa celebração é a resposta da nossa parte à doação do salvador. "Deu a vida por nós", diz são João, que conclui: "Também nós devemos dar a vida pelos irmãos".

3) Em cada celebração eucarística, estamos pedindo a Deus que nos auxilie a cumprir o mandamento da nova lei, amando "primeiro" - com plena gratuidade- aos irmãos, a começar dos mais necessitados.

4) Concentra-se, portanto, na eucaristia um enorme potencial de doação e serviço ao próximo, nascido do mandamento do amor, que deveria dinamizar cada um de nós e a comunidade cristã para atender às necessidades espirituais e materiais do nosso povo.

Quero neste sentido dedicar a sua vida aos braços de Jesus, pedindo que você receba as bênçãos de Jesus, por todos os dias de sua vida.
Aproveite este feriado para meditar sobre tudo o que você tem feito e busque a reconciliação, o perdão e vá à busca do abraço da paz com Jesus e teu irmão.

Peço a Jesus, que derrame muitas bênçãos em sua vida, amém!

Obs.: Mensagem que recebi FACEBOOK de, em 2013.

CORPUS CHRISTI - ERRADO X CERTO - NÃO É FERIADÃO É DIA SANTO DE GUARDA


O Código de Direito Canônico, em seu cânon 1247, diz que "no domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa; além disso, devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo."

FELIZ CORPUS CHRISTI


Corpus Christi - O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, que cai sempre numa quinta-feira. Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo)
A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
É na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Conheça a origem da festa de Corpus Christi


No ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, presenciou um milagre.
Durante uma viagem que fazia à Itália, celebrou a Missa no túmulo de Santa Cristina na cidade de Bolsena. No momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal. O sacerdote impressionado, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que enviou a Bolsena um bispo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o tecido ensangüentado.
Não suportando a espera, o Pontífice foi ao encontro do Bispo para ver o corporal  e eles se  encontraram na ponte do sol.
Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV proclamou a bula "Transiturus", que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi,  Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade levando o corporal manchado de  Sangue. Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.
A Festa ganhou projeção somente 50 anos mais tarde com o Decreto do Papa Clemente V, mas ainda nesta época as procissões realizadas com o Santíssimo Sacramento como fazemos hoje, não existiam, elas vieram com o tempo, e nasceram da piedade popular. Mais do que a origem histórica, a Igreja alerta para o grande significado teológico desta festa, ressaltado a partir do Concilio Vaticano II.
Fonte: Canção Nova em 2016

LEITURA ORANTE DO DIA 29/05/2024



LEITURA ORANTE

Mc 10,32-45 – Os apóstolos buscavam honrarias, destaques!


- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Jesus,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, e relemos o texto: Mc 10,35-45, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Naquele tempo, 32 os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33 “Eis que estamos subindo para Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34 Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias, ele ressuscitará”. 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36 Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37 Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” 38 Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.
Refletindo
Tiago e João pedem a Jesus um favor. Um favor pretensioso: queriam sentar-se à direita e à esquerda do Mestre no Reino glorioso. Os filhos de Zebedeu sonham com honrarias, poder, destaque. Querem estar acima dos demais apóstolos. E Jesus lhes diz mais uma vez que seu Reino não é este que eles sonham. É um Reino onde quem quer ser mais importante serve os demais e quem quer ser o primeiro deve se tornar escravo dos outros.  A comunidade do Mestre rege-se por critérios e atitudes opostas aos critérios do mundo.  A ambição e o desejo de ser o melhor e o maior são substituídos pelo espírito de serviço. Não no sentido de que o serviço é exercido para obter o primeiro lugar, mas no sentido de que no serviço reside a dignidade. A referência ao cálice e ao batismo pode ser interpretada como a Eucaristia e o batismo como participação no mistério pascal de Cristo. O Mestre convida Tiago e João a reverem seu pedido a partir de uma revisão da mentalidade. E a assumirem os critérios do Reino.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Nossa vida reflete as atitudes de Tiago e João?
O nosso Projeto de vida traz os critérios do Mestre Jesus Cristo?
Ou nossos interesses?
Meditando
Os bispos da América Latina nos animam:
“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou” (DAp 18)

E o Papa Francisco diz:
"O maior na Igreja é quem se faz servidor de todos, quem serve a todos, não quem tem mais títulos.  O caminho contra o espírito do mundo é um só: a humildade. Servir os outros, escolher o último lugar.
Portanto, não se deve “negociar com o espírito do mundo”, não é preciso dizer: “Tenho direito àquele lugar, porque olhem a carreira que eu fiz”. É preciso ouvir esta palavra “tão sábia” e encorajadora que Jesus diz no Evangelho: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!'”. Papa Francisco, 25/02/2020)

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com Maria, a Mãe do Senhor:
Oração do Anjo
- O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
- E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

- Eis aqui a escrava do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a vossa Palavra.
Ave Maria…

- E o Verbo Divino se fez Homem.
-  E habitou entre nós.
Ave Maria…

- Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
-  Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pelo anúncio do Anjo, a Encarnação de Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua Paixão e Morte na Cruz, à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

Glória ao Pai....

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos do Mestre.
Vou buscar como Maria, aquilo que é da vontade do Senhor.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

A Palavra entre nós - 29 de maio, 4ª Feira, 8ª Semana do Tempo Comum


29 de maio, 4ª Feira, 8ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio

– Hoje é dia 29 de maio, 4ª Feira da 8ª Semana do Tempo Comum.

– Reflitamos sobre o amor que devemos ter uns para com os outros, sem ambições, inveja ou rivalidades. Entre irmãos não deve ser assim. Por isso não podemos realizar ações que provoquem discórdias entre nós. Jesus está seguindo para Jerusalém com os seus discípulos. Jesus ensina seus discípulos sobre os desafios do seguimento: zombarias, humilhações, perseguição, denúncia, condenação, tortura e morte. Porém, no fim de tudo, os que perseverarem sairão vitoriosos. Há os indiferentes a tudo isso que estão preocupados com seus próprios interesses. Peça ao Senhor que lhe ajude a segui-lo por amor a Ele e ao Reinado.

Escute o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 10, versículos 32 a 45.

Naquele tempo, os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará". Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?" Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!" Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado". Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".

– A atitude dos dois discípulos provoca certa revolta entre os demais, que ficam indignados com tal pedido. Diante disso, Jesus lhes ensina o verdadeiro sentido de segui-lo: quem quiser ser grande, ter lugar de destaque, ser reconhecido por Deus, seja o servo de todos, esteja sempre a serviço dos irmãos, não reproduza o modelo desse mundo, onde os grandes oprimem os pequenos. Tenha como modelo o próprio Jesus, que veio para servir e não ser servido. Quem disputa lugares de destaque na Igreja mostra que não entendeu o espírito cristão, pois estar nela por interesses de cargos, visibilidade e prestígios, reproduzindo modelos do mundo profano, não condiz com a missão de discípulos e discípulas. A Igreja existe para servir e quem dela faz parte deve estar a serviço. Converse com Deus sobre suas atitudes diante da proposta de Jesus de servir a Deus e aos irmãos.

– Quais são suas intenções na vida da comunidade cristã e no seguimento de Jesus? Você tem consciência e clareza no que significa ser cristão(a) fiel à causa de Jesus, servidor por excelência do Pai e do seu reinado de amor universal? Você procura ser um servidor, uma servidora, contribuindo eficazmente para evidência do reinado de Jesus na história de cada dia?

– “... Quem quiser ser o maior, no meio de vós, seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro, no meio de vós, seja o servo de todos ...” , que o Senhor ajude com sua graça a você ser servidor(a) a exemplo de Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida por todos(as). Um trecho do hino da Campanha da Fraternidade 2015 diz assim:

O meu mandamento é antigo e tão novo:
Amar e servir como faço a vocês.
Sou mestre que escuta e cuida seu povo,
Um Deus que se inclina e que lava seus pés
As chagas do ódio e da intolerância
Se curam com o óleo do amor-compaixão.
Na luz do Evangelho, acende a esperança.
Vem! Calça as sandálias, assume a missão!

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que faça de você um grande servidor do evangelho, do reinado, vivendo como Jesus a serviço da vida, para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.

Fonte: https://arquidiocesebh.org.br/palavra-entre-nos/

Cristão precisa ser exemplar | Mc 10,32-45 | Padre Adriano Zandoná (29/05/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 28 de mai. de 2024

Evangelho (Mc 10,32-45)

Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”
38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=s3HoXx4kPqE

Nascestes de novo | (1Pd 1, 18-25) #1994 - Frei Gilson



Canal do Youtube: Frei Gilson / Som do Monte - OFICIAL

Publicado em 29 de mai. de 2024

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=O70Li06bw6U

Sentido pleno do amor de Deus | Mãe Maria (29/05/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 29 de mai. de 2024

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ycHv9cbOJ7Q&t=4s

Homilia Diária - 29.05.2024 | "Sabeis que fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 29 de mai. de 2024

Primeira Carta de São Pedro 1,18-25

Caríssimos, 18sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como prata ou o ouro, 19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. 20Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós.
21Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus. 22Pela obediência à verdade, purificastes as vossas almas, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor. 23Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente.
24Com efeito, “toda a carne é como erva, e toda a sua glória como a flor da erva; secou-se a erva, cai a sua flor. 25Mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Ora, esta palavra é a que vos foi anunciada no Evangelho.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Yef1byKooSk

Palavra da Salvação, 29/05/2024 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 29 de mai. de 2024

Quarta-feira, 8ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mc 10,32-45)

Naquele tempo, 32 os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33 "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34 Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará".
35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". 36 Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?" 37 Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!" 38 Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" 39 Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado".
41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=UFcowRax5GQ

Homilia Diária | As distrações que nos afastam de Cristo (Quarta-feira da 8ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 28 de mai. de 2024

Jesus, prestes a chegar à cidade santa de Jerusalém, anuncia hoje aos Apóstolos sua dolorosíssima Paixão. Apesar da solenidade do momento, a resposta que o Senhor recebe dos discípulos é a mais completa incompreensão: uns, desejando honra e poder, só pensam nos postos que hão de ocupar no Reino do Mestre; outros, cheios de ciúmes e rixa, não se contentam com um lugar menos honroso junto de Cristo. Assim somos nós quando, levados por nossas paixões desordenadas, perdemo-nos em distrações e nos afastamos de Cristo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 29 de maio, e peçamos a Deus a graça de ordenarmos nossas paixões e de nos dispor a bem celebrar, amanhã, a solenidade de Corpus Christi.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=u1CuBJZs-I4

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 10,32-45 - 29/05/2024


A ambição pessoal não pode sobrepor ao Amor a Deus

“Naquele tempo, Jesus chamou de novo os doze à parte e começou a dizer-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?”. Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória”. (Mc 10,32-45)



Muito bem, Tiago e João escreveram uma página tenebrosa a respeito dos discípulos aproveitadores. Servem-se de Jesus para obter lugares privilegiados. Privilegiados aqui na concepção deles, porque, certamente, quando souberam que Jesus foi crucificado, tendo dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda, eles se lembraram desse pedido absurdo que fizeram no episódio de hoje. Ao lado de Jesus estavam dois ladrões. E Jesus conviveu com eles, que tentavam roubar a Sua glória. Quantas vezes nós nos comportamos assim? Ladrões da glória de Deus, oportunistas, aproveitadores, parasitas! Nós usamos o seguimento de Jesus para obter vantagens.

Servindo a Deus ou a Si Mesmo?

Vejam o absurdo que os dois cometem, meus irmãos! Enquanto Jesus lhes expõe dolorosamente o que ele iria sofrer em Jerusalém, eles estão confabulando os lugares de honra em que poderiam assentar-se. Acham que a glória de Cristo é um trono nesta terra, cercado de regalias e bens, porque eles têm em mente aquele messianismo do poderio vitorioso, imperante, uma ideia equivocada sobre o messianismo de Jesus.
Mas que bom que o autor sagrado não escondeu esta página do Evangelho para nos alertar! Alertar-nos do perigo da instrumentalização da obra de Deus em benefício próprio. A obra de Deus é santa e precisa ser respeitada segundo a intenção do seu fundador, Jesus Cristo. Tem muita gente virando sanguessuga da obra de Deus, em vez de dar o sangue nela e morrer pela mesma causa que Cristo morreu.
Que nosso Senhor converta o nosso coração desses desvios no seguimento a Cristo e nos leve de volta para aquilo que é essencial.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.
Fonte: https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/ambicao-pessoal-nao-pode-sobrepor-ao-amor-deus/?sDia=29&sMes=05&sAno=2024