quinta-feira, 13 de abril de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 13/04/2023



LEITURA ORANTE

Lc 24,35-48 - Jesus está na comunidade


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando,
com toda a Igreja e os que transitam pela
rede da internet:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e 
na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Lemos atentamente, o texto do Evangelho do Dia: Lc 24,35-48.
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.
Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
- Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse:
- Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou:
- Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse:
- Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.
Refletindo
Jesus ressuscitado aparece agora aos discípulos, confirmando sua Ressurreição. O Mestre se apresenta não como um fantasma, mas com gestos familiares: come peixe assado, apresenta-se com seu corpo visível, deixa-se tocar. Depois desta convivência familiar, fala-lhes das Sagradas Escrituras e abre-lhes a mente para entender. E os envolve, convidando-os a serem “testemunhas dessas coisas”.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Será que somos capazes de ver em quem toma refeição comigo, o Ressuscitado?
Temos familiaridade com as Sagradas Escrituras, deixando-nos abrir a mente para a Verdade?
Como pessoa batizada, cristã, assumimos nosso compromisso de testemunhar a ressurreição de Jesus?
Meditando
Os bispos falaram em Aparecida“Esta V Conferência, recordando o mandato de ir e fazer discípulos (cf. Mt 28,20), deseja despertar a Igreja na América Latina e no Caribe para um grande impulso missionário. Não podemos deixar de aproveitar esta hora de graça. Necessitamos de um novo Pentecostes! Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de “sentido”, de verdade e de amor, de alegria e de esperança! Não podemos ficar tranquilos em espera passiva em nossos templos, mas é imperativo ir em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não tem a última palavra, que o amor é mais forte, que fomos libertos e salvos pela vitória pascal do Senhor da história, que Ele nos convoca na Igreja, e quer multiplicar o número de seus discípulos na construção de seu Reino em nosso Continente! Somos testemunhas e missionários: nas grandes cidades e nos campos, nas montanhas e florestas de nossa América, em todos os ambientes da convivência social, nos mais diversos “lugares” da vida pública das nações, nas situações extremas da existência, assumindo ad gentes nossa solicitude pela missão universal da Igreja.” (DAp 548).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição, pedindo-lhe a graça de ser testemunha.
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Na convivência no nosso quotidiano, nas coisas mais comuns, queremos testemunhar que Jesus está vivo no meio de nós, como rezamos nas celebrações: “Ele está no meio de nós”.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 13 de abril, 5ª feira, Oitava de Páscoa


13 de abril, 5ª feira, Oitava de Páscoa


- Hoje é dia 13 de abril, 5ª feira, Oitava de Páscoa.

- Depois dos discípulos de Emaús caminharem com Jesus e o reconhecem no “partir o pão”, eles foram testemunhar aos demais essa inesquecível experiência. De repente, o Mestre aparece com a saudação habitual: “A paz esteja convosco!” Os discípulos ficam assustados e com medo. Peça ao Senhor a graça do Espírito Santo para te conduzir do medo a coragem, daquilo que te paralisa à ressurreição.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 24, versículos 35 a 48:

Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: 'A paz esteja convosco!' Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: 'Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho'. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: 'Tendes aqui alguma coisa para comer?' Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: 'São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos'. Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: 'Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso'.

- De assustados, os discípulos vão ficando surpresos. O medo vai dando lugar à alegria. Na refeição e na conversa se fazem comunhão. O Mestre vive e sua Palavra vai abrindo a inteligência e abrasando o coração deles. A Lei, os profetas e os Salmos vão ganhando mais sentido. O chamado em anunciar e em testemunhar o Senhor para o mundo é quase que inevitável: é impossível encontrá-lo e ficar calado, parado. A alegria transborda e impulsiona cada um a sair de si e propagar essa Boa Nova! Coloque nas mãos do Senhor seus medos, fadigas, ansiedade e tantas coisas que muitas vezes desanimam tua caminha cristã.

- O que você precisa testemunhar em sua vida? O que é preciso converter? O que é preciso perdoar? Que situações e pessoas precisam ouvir o testemunho de que Jesus está vivo no meio de nós? Que gestos de solidariedade expressam essa Boa Nova?

- “A paz esteja convosco!”, diz Jesus no evangelho de hoje. A graça da ressurreição vai provocando a verdadeira paz já desejada desde o início por Jesus. Com ela vai emergindo a coragem, a confiança, a fortaleza e a certeza de que você não está só. O medo vai sumindo. O cansaço também. A serena alegria vai tomando conta pouco a pouco de você. No poemaOração, diz assim a poeta Roseana Murray:

A todos os ventos
eu peço coragem
a cada estrela e estrada
ao mar que não morre nunca
eu peço coragem
e ao sol e à lua
e a todo o firmamento
a cada pássaro
a cada pedra
a cada bicho da terra e do ar.
Peço coragem a tudo o que vive agora
e ainda viverá
coragem para cavalgar os dias
navegar nas horas
e a cada minuto e segundo sonhar.

- Termina sua oração apresentando ao Senhor suas preocupações e as dúvidas que pairam em seu coração. Confie no Senhor e abra sua vida para Ele.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Vós rejeitastes o Santo | (At 3, 11-26) #1086 - Frei Gilson




Publicado em 13 de abr. de 2023

Destinatários da misericórdia de Cristo | Mãe Maria (13/03/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 13 de mar. de 2023

Homilia Diária - 13.04.23 |“Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as escrituras” - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
13 de abr. de 2023

(Lucas 24,35-48)

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 13/04/2023 com o Padre Arnaldo Rodrigues



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 12 de abr. de 2023

Quinta-feira, Oitava da Páscoa

Evangelho (Lc 24,35-48)

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Encontrar-se com Cristo nas Escrituras (Quinta-feira da Oitava da Páscoa) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 12 de abr. de 2023

Meditar as Escrituras é um exercício essencial a todo cristão empenhado em viver a fundo o seu Batismo. Não se trata de estudar academicamente o Texto sagrado ou de adquirir uma vasta cultura bíblica, mas de encontrar-se, por meio da luz sobrenatural da fé, com aquela Palavra viva da qual falam Moisés e os Profetas e à qual canta o salmista. De fato, Cristo prometeu estar conosco até o fim dos tempos e, por isso, quis deixar ao nosso alcance um ponto de encontro consigo: a Bíblia Sagrada. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 13 de abril, e comece o Tempo Pascal meditando e orando as santas Escrituras!

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 24,35-48 - 13/04/2023


Receba a paz que vem do coração de Jesus

“Os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’ Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: ‘Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho’. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés” (Lucas 24,35-40).



Jesus Cristo Ressuscitou verdadeiramente, e cada vez mais essa notícia se comprova, não são apenas boatos ou hipóteses levantadas por alguns que já haviam testemunhado o sepulcro vazio, alguns que já viram o Senhor. Porque, agora, é Jesus ressuscitado, em carne e osso, que aparece no meio dos Seus discípulos.
A ressurreição é real, Jesus faz com que os Seus discípulos compreendam que, de fato, Ele está vivo, não é uma ilusão, não é um fantasma. Ele pode ser visto, pode ser tocado. Jesus até toma a refeição com eles, Ele mostra as Suas chagas gloriosas como prova palpável do triunfo e deseja a eles a paz.

Jesus deseja para nós essa paz autêntica, essa paz que supera toda falsa segurança deste mundo

A primeira coisa que Jesus lhes fala é: “A paz esteja convosco”, porque a paz é o primeiro dom do Ressuscitado, não há dúvidas que esse era o dom que os discípulos necessitavam receber, porque Jesus sabia que, depois dos temores que tomaram conta do coração dos Seus discípulos, somente a paz que vem da certeza da ressurreição era capaz de reacender a alegria e a coragem para prosseguir com a missão.
Jesus é o Príncipe da Paz. O Reino de Cristo é — nas palavras de São Paulo —, um reino de paz e alegria. E assim o Mestre já havia dito aos Seus discípulos pouco antes no cenáculo, na Última Ceia: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”.
Em cada missa, nós também escutamos do sacerdote o desejo da paz: “A paz esteja convosco”. Jesus deseja para nós essa paz autêntica, essa paz que supera toda falsa segurança deste mundo, essa paz que nos faz enfrentar as hostilidades deste mundo e nos impulsiona a continuar com a missão, essa paz que nós recebemos no encontro diário com o Senhor, no trato diário com Ele, e que nós encontramos diariamente na Sua Palavra, na Eucaristia, encontramos a segurança para nossa alma, a segurança que nós também precisamos para continuar anunciando que Jesus está vivo.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.