sexta-feira, 3 de maio de 2024

Palavra se fez carne - 3 de maio, 6ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor


3 de maio, 6ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor


- Hoje é dia 3 de maio, 4ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos.

- Celebra-se hoje a festa dos apóstolos Filipe e Tiago, escolhidos por Jesus para serem testemunhas da sua vida, morte e ressurreição. Segundo as tradições mais antigas, ambos deram testemunho de Jesus com a sua vida e morreram mártires por causa do Evangelho. Hoje, são muitos os cristãos perseguidos por todo o mundo. A sua vida e, tantas vezes, a sua morte, gritam bem alto o nome d’Aquele em quem puseram a sua esperança. Unido a estes cristãos, e àqueles que vão em sua ajuda, começa a tua oração.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 6 a 14:

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim?As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".

– Jesus é o caminho que conduz ao Pai. É Ele quem nos mostra o rosto do Pai, é Ele quem nos aponta o caminho da justiça e da mansidão. Quem acredita em Jesus e segue os seus passos aprenderá a viver como Ele. É muito mais do que ter ideias sobre ele. Ser cristão é um estilo de vida. Peça ao Senhor que te ajude a assumir seu estilo de vida.

- Desejas viver como Cristo? Desejas ser um outro Cristo?

- "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, diz Jesus. Caminho supõe deslocamento, encontro. Jesus, o Caminho, está lhe estendendo a mão e dizendo: “segue-me, é por aqui!”. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Viver o Seguimento de Jesus hoje é deixar expandir tudo o que é vida dentro de nós. É contaminar de Luz as trevas que criamos e que sufocam a alegria plantada em nós desde sempre.”

- Jesus é Aquele que nos mostra a verdadeira face do Pai. Peça a Ele que te ajude a entrar um pouco mais na Sua intimidade, para que a Sua luz possa transparecer cada vez mais na tua vida. Para que os outros vejam em ti um pouco mais do rosto do Pai.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Palavra se fez carne - 02 de Maio, 5ª Feira, 5ª Semana da Páscoa


02 de Maio, 5ª Feira, 5ª Semana da Páscoa

– Hoje é dia 02 de Maio, 5ª Feira da 5ª Semana da Páscoa.

–A única maneira de permanecer no amor de Cristo é guardando seus mandamentos, seus ensinamentos. Guardar significa assimilar; decorar, no sentido verdadeiro de decorar, isto é, guardar no coração, vivendo sua Palavra no dia a dia. Quem guarda os ensinamentos de Cristo está sempre unido a ele. Em virtude disso terá força e discernimento para resolver os problemas encontrados no cotidiano da missão. Peça ao Senhor que lhe dê a graça de permanecer no seu amor que liberta e salva.

– Escute o Evangelho Segundo João, Capítulo15, versículos 9 a 11.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".

– Jesus nos ama e nos quer unidos a ele. Portanto, o apelo de hoje é para que guardemos os seus ensinamentos, pois à medida que vivemos os seus ensinamentos, ele se manifesta em nós e em nossas ações. Deus se faz presente quando praticamos a sua Palavra. Assim, a vida se recobre de sentido e teremos alegria plena. É este o desejo de Deus para todos os seus filhos. Façamos, pois, sua vontade e permaneçamos unidos no seu amor, para que sejamos discípulos missionários fiéis aos seus princípios. Converse com Deus sobre o praticar sua Palavra no cotidiano, fazendo de sua vida um testemunho vivo do amor que serve e faz viver plenamente.

– Jesus quer que você esteja unido a ele. Você quer estar unido a Jesus? Você busca no dia a dia viver, experienciar o amor de Jesus? Você se esforça para permanecer no amor de Jesus guardando seus ensinamentos?

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.” Sejamos dóceis guardando os mandamentos, ensinamentos do Senhor para que assim possamos permanecer no seu amor e nossa alegria seja completa, autêntica. Novamente vale lembrar um trecho da música Amar como Jesus Amou de Pe. Zezinho, que nos lembra:

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que eu dormiria muito mais feliz

– Termina sua oração dando graças ao Senhor Deus por ter nos enviado o seu Filho, nosso redentor, para nos ensinar a amar, permanecendo no seu amor, seguindo seus ensinamentos que trazem vida nova e plena.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Palavra se fez carne - 01 de maio, 4ª feira, 5ª Semana da Páscoa


01 de maio, 4ª feira, 5ª Semana da Páscoa

- Hoje é dia 01 de maio, quarta feira da 5ª Semana da Páscoa.

- O evangelho de hoje nos convida a reler o evangelho do último domingo. A parábola da videira é uma bela e valiosa reflexão, especialmente nesse tempo pascal, para não esquecer a importância do verdadeiro e permanente encontro com a pessoa de Jesus. É a experiência do encontro que faz N’Ele permanecer, para que a vida de cada seguidor dê frutos. Peça a Senhor a graça de estar sempre unido à fonte da vida que é Jesus, o amor que alimenta e transforma a vida verdadeira.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 15, versículos 1 a 8:

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos".

- Jesus encanta pela beleza do seu jeito de anunciar sua mensagem. A vinha, os ramos, os cachos de uva, o sabor... Tudo fala da vida. Jesus é a videira verdadeira, Deus é o Pai, agricultor que cuida amorosamente. Ele poda o que impede a vida de florescer e frutificar. O segredo é abrir o coração estar unido à Deus assim como Jesus e, por meio D’Ele, se abrir ao encontro e amizade profunda com a fonte que dá sentido e transforma a vida em frutos de amor, amizade, respeito e justiça, como um ramo que se une à videira e produz o belo e saboroso fruto. Agradeça ao Senhor, pela alegria de ser chamado ao encontro e permanência com Jesus, fonte de vida e pelas podas que, embora doloridas, promovem vida nova.

- Você se considera um ramo ligado à videira que é Jesus? Que podas já experimentou em sua vida e ajudaram você a crescer? Elas fortaleceram sua fé e permanência em Jesus fonte de vida? Quais suas dificuldades em permanecer unido a Jesus e à sua missão?

“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos". Um trecho da música Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor. Vós sois os ramos, permanecei no meu amor!” de Fr. Luiz Carlos Susin diz assim:

[...]
Para amar sem medida: permanecei no meu amor.
Para dar vossas vidas: permanecei no meu amor.
Para ser meus amigos: permanecei em mim!

Para ver o caminho: permanecei no meu amor.
Para ver a verdade: permanecei no meu amor.
Para ter sempre a vida: permanecei em mim!
[...]
Se vos dobra a tristeza: permanecei no meu amor.
Se amargo é o pranto: permanecei no meu amor.
Se inquieta a tentação: permanecei em mim!
[...]
Quando a estrada é difícil: permanecei no meu amor.
Quando o passo é impossível: permanecei no meu amor.
Quando treme a esperança :permanecei em mim!
[...]

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de permanecer em Jesus e a sua Palavra permanecer em você, para que nesse compromisso de amor seja você, cada dia mais unido ao Pai como Jesus foi, fortalecido pela força do Espírito.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Jesus é a vida que nos salva | Jo 14,6-14 | Padre Adriano Zandoná (03/05/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 2 de mai. de 2024

Evangelho (Jo 14,6-14)

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Seja amigo de Deus | Jo 15,9-11 | Padre Adriano Zandoná (02/05/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 1 de mai. de 2024

Evangelho (Jo 15,9-11)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

O trabalho dignifica o homem | Jo 15,1-8 | Padre Adriano Zandoná (01/05/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 30 de abr. de 2024

Evangelho (Jo 15,1-8)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Tudo é graça | (1Cor 15, 1-8) #1968 - Frei Gilson




Publicado em 3 de mai. de 2024

Deus: fonte da nossa força | Mãe Maria (03/05/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 3 de mai. de 2024

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=JdqU51i2liA

Homilia Diária - 03.05.2024 | "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces?" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 3 de mai. de 2024

João 14,6-14

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.