
- Início
- Via-Sacra
- Ângelus
- Ano da Misericórdia
- Assembléia Geral da CNBB
- Frases Famosas
- Gotas de Misericórdia
- Homilia Diária
- Imagens Religiosas
- Imitação de Cristo
- Liturgia Diária
- Mensagem do Dia
- Orações
- Podcast
- Rádio Vaticano
- Santo do Dia
- Terços
- CATEQUESE - Papa Francisco
- Liturgia das Horas - Como rezar?
- Meu Dia em Sintonia com o Alto
- Mensagens em Power Point
- NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO
- O Dia, a Semana e o Mês do Católico
- OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO
- Terço da Divina MIsericórdia
- Primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco
segunda-feira, 7 de julho de 2025
LITURGIA DIÁRIA - 07/07/2025
Tema do dia
DIGA AO SENHOR: “MEU REFÚGIO, MEU DEUS, EU CONFIO EM TI!”
O Gênesis relata o sonho de Jacó. O lugar onde ele estava era a Porta do Céu – ali se assentava a base da escada de acesso – e toda essa terra lhe seria dada como herança eterna. É importante refletir sobre este texto, pois ele explica o valor fundamental que é atribuído à Terra Santa na fé do povo de Jesus.
Fonte: Arquidiocese BH em 05/07/2021
PALAVRAS DO SANTO PADRE
O Evangelho [...] apresenta dois prodígios feitos por Jesus, descrevendo-os quase como uma espécie de marcha triunfal rumo à vida. [...] Trata-se de duas narrações interligadas, com um único centro: a fé; e mostram Jesus como nascente de vida, como Aquele que restitui a vida a quem confia plenamente n’Ele. Os dois protagonistas, ou seja, o pai da menina, e a mulher doente, não são discípulos de Jesus e, no entanto, são atendidos devido à sua fé. Têm fé naquele homem. Disto compreendemos que no caminho do Senhor todos são admitidos: ninguém deve sentir-se um intruso, um ilegal ou alguém sem direitos. Para ter acesso ao seu coração, ao Coração de Jesus, só existe uma condição: sentir-se necessitado de cura e confiar n’Ele. (Papa Francisco, Angelus de 1º de julho de 2018)
Oração para antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Segunda-feira, 14ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde
Primeira Leitura (Gn 28,10-22a)
14ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 07/07/2025
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu. E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.
No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”.
Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. Cheio de pavor, disse: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”.
Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e a pôs de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela. E deu ao lugar o nome de “Betel”. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza. Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma ‘morada de Deus’”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 90(91),1-2.3-4.14-15ab (R. cf. 2b)
14ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 07/07/2025
— Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.
— Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.
— Quem habita ao abrigo do altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.
— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.
— “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores”.
Evangelho (Mt 9,18-26)
14ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira - 07/07/2025
Confia, filha! Tua fé te salvou
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.
Ela é minha Mãe! Durante a vida, guia meus passos ao Céu; na morte, acompanhará minha alma; e espero receber de suas mãos a coroa eterna, na glória.
Ela é minha Mãe!
Durante a vida, guia
meus passos ao Céu;
na morte, acompanhará
minha alma; e espero
receber de suas mãos:
A Coroa Eterna,
na Glória.
Move-te em mim (O Espírito de Deus está neste lugar)
TERÇO DAS ALMAS
Canal do YouTube: Vivendo o Agora
Publicado em 31 de out. de 2017
TERÇO:
Sinal da Cruz, Pai Nosso, Ave Maria, Creio.
1° mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas dos sacerdotes e religiosos as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes)
Após cada Mistério, dizer:
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso, que a luz perpétua as ilumine.
2º Mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas mais devotas de Nossa Senhora as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes).
3° Mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas dos nossos parentes, amigos e benfeitores as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes).
4° Mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas de todos os fiéis defuntos as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes).
5° Mistério:
Senhor Jesus, derramai sobre as almas das crianças abortadas, as riquezas da vossa infinita misericórdia (10 vezes).
Salve Rainha
Oração:
Ó Deus, Criador e Redentor dos vossos fiéis, dai aos vossos filhos e filhas a remissão de todos os pecados, a fim de que obtenham com nossas súplicas o perdão que sempre desejaram. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Dia da semana: Segunda-feira - Dedicado ao: Espírito Santo - Almas do Purgatório - ORAÇÃO PELAS ALMAS - Terço em favor das almas do purgatório

Oração das Almas
Ó Deus, que usais de misericórdia e sempre estais disposto a perdoar, humildemente vos pedimos que tenhais pena das almas dos fiéis defuntos enterrados no cemitério.
Não entregueis esses vossos servos ao poder do inimigo, nem deles vos esqueçais para sempre; mas ordenai aos vossos santos Anjos que os recebam e conduzam à pátria eterna, o paraíso. E já que em sua vida na terra confiaram em vossa misericórdia, não permitais que eles venham a sofrer na mansão dos mortos, mas ao contrário, fazei que a sua esperança se torne realidade, ao entrar na posse da felicidade eterna.
V. Que as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
R. Amém.
V. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
R. E a luz Perpétua os ilumine.
V. Descansem em paz.
R. Amém!
Reze: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Terço em favor das almas do purgatório
Início: O sinal da cruz
Oferecimento:
Meu Deus, pelo dulcíssimo Coração de Maria, eu vos ofereço todas as indulgências que puder ganhar, e rogo-vos que as apliques às almas (ou à alma de....) do Purgatório. Amém.
Reza-se, dizendo em cada conta do terço comum as duas orações seguintes, que são ao mesmo tempo as mais curtas e as mais indulgenciadas.
I ) Nas contas grandes recitam-se os atos de Fé, Esperança e Caridade com as seguintes fórmulas:
Creio em Vós, Senhor, porque sois a verdade eterna.
Espero em Vós, Senhor, porque sois a fidelidade suprema.
Amo-vos, Senhor, porque sois a bondade infinita.
II ) Nas contas pequenas, reza-se a invocação:
Doce Coração de Maria, sede nossa salvação.
O Sumo Pontífice Bento XIV e Pio IX concederam muitas indulgências para essa devoção:
- Uma indulgência parcial cada vez que os recita.
- Uma indulgência plenária cada mês, quando os tem rezado ao menos uma vez por dia.
- Uma indulgência plenária em artigo de morte, quando os tem rezado muitas vezes durante a vida.
(Para lucrar a indulgência plenária requer o cumprimento das três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e a oração em intenção ao Papa)
Poucos minutos bastam para rezar esse terço, e pode-se ganhar cada vez pelas almas do purgatório muitas indulgências.
(Livro: Sufrágio, Editora da Divina Misericórdia)
Fonte: Católicos Tradicionais
Dia da semana: Segunda-feira - Dedicado ao: Espírito Santo e as Almas do Purgatório - ORAÇÃO PARA PEDIR OS FRUTOS DO ESPÍRITO - Terço do Espírito Santo
ORAÇÃO PARA PEDIR OS FRUTOS DO ESPÍRITO
Senhor,
recebemos de vossas mãos
as sementes da liberdade, da justiça, do amor e da paz.
Fazei de nós semeadores da boa semente.
Que o vosso Espírito nos conduza nesta missão
de semear fraternidade e promover a vida.
Livrai-nos das ervas daninhas
do egoísmo, da injustiça e de todo mal.
Quando ela cresce entre nós
dá frutos amargos de “fornicação, impureza
libertinagem, idolatria, superstição, inimizades,
brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas,
vícios, orgias e outras coisas semelhantes”.
Livrai-nos destes frutos de morte!
Que a vossa boa semente,
regada pela Água Viva do vosso Espírito,
dê abundantes frutos de vida.
Dai-nos, Senhor, os doces frutos do Espírito Santo:
“caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade,
fidelidade, brandura e temperança”.
Que o Dom do Amor, derramado em nossos corações,
possa frutificar cada vez mais
a fim de saciar quem tem fome e sede de justiça.
Mas que nossos frutos de solidariedade e de promoção humana
possam saciar também tantos irmãos e irmãs
famintos de pão, de saúde, de emprego e de escola.
Senhor, presente no supremo fruto da Eucaristia,
fazei de nós hóstias vivas
para alimentar vosso povo faminto de pão e de esperança.
Enviai o vosso Espírito,
doador de todos os dons,
e dai-nos os vossos frutos de Amor. Amém.
Fonte: Canção Nova
Oração do Angelus - Padre Antonello - Como rezar o Ângelus
Como rezar o Ângelus:
1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
- E Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Ave Maria...
2) Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...
3) E o Verbo Divino se fez homem,
- e habitou entre nós.
Ave Maria...
4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)
2) Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...
3) E o Verbo Divino se fez homem,
- e habitou entre nós.
Ave Maria...
4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)
Terço: Mistérios Gozosos - Segunda-feira e Sábado

"Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor."
São João Paulo II
TERÇO DA MISERICÓRDIA
TERÇO DA MISERICÓRDIA
"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".
JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!
APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA
Para ser rezado nas contas do terço
No começo:
Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.
Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
No fim, rezarás três vezes estas palavras:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476)
Assinar:
Postagens (Atom)