- Início
- Via-Sacra
- Ângelus
- Ano da Misericórdia
- Assembléia Geral da CNBB
- Frases Famosas
- Gotas de Misericórdia
- Homilia Diária
- Imagens Religiosas
- Imitação de Cristo
- Liturgia Diária
- Mensagem do Dia
- Orações
- Podcast
- Rádio Vaticano
- Santo do Dia
- Terços
- CATEQUESE - Papa Francisco
- Liturgia das Horas - Como rezar?
- Meu Dia em Sintonia com o Alto
- Mensagens em Power Point
- NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO
- O Dia, a Semana e o Mês do Católico
- OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO
- Terço da Divina MIsericórdia
- Primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
Palavra da Salvação, 13/02/2023 com o Diác. Rafael dos Santos
Segunda-feira, 6ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 8,11-13)
Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
A Voz do Pastor, 12/02/2023 com o Cardeal Orani João Tempesta
Canal do Youtube: WebTV Redentor
6º Domingo do Tempo Comum
Anúncio do Evangelho (Mt 5,17-37) (Mais longo)
— Aleluia! Aleluia! Aleluia!
— Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra: os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas. (Mt 11,25)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
20Porque eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'
22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. 27Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.
31Foi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Palavra da Salvação, 11/02/2023 com o Diác. Rafael dos Santos
Sábado, 5ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 8,1-10)
1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.
4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.
6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.
7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Palavra da Salvação, 10/02/2023 com o Diác. Rafael dos Santos
Sexta-feira, Santa Escolástica, virgem, Memória
Evangelho (Mc 7,31-37)
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Palavra da Salvação, 09/02/2023 com o Diác. Rafael dos Santos
Canal do Youtube: WebTV Redentor
Quinta-feira, 5ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 7,24-30)
Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.
25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia Diária | Por que Deus não se revela logo a todos? (Segunda-feira da 6.ª Sem. do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo
Publicado 12 de fev. de 2023
Muitos hoje se perguntam: se Deus existe mesmo, por que Ele não se revela de uma vez por todas, aparecendo no céu e mostrando-se à humanidade inteira? Não seria melhor que Ele fizesse isso, em vez de se esconder e pedir simplesmente que “tenhamos fé”? E por que, afinal de contas, precisamos crer? Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, e entenda por que Deus, que respeita a liberdade do homem, se oculta no claro-escuro da fé.
Homilia | Não queira extinguir nem driblar os Mandamentos!(6.º Domingo do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo
Publicado 11 de fev. de 2023
Nosso Senhor, no Evangelho deste domingo, põe diante dos nossos olhos os mesmos Mandamentos que Moisés apresentou no Antigo Testamento. Porém, agora, eles se destinam especialmente ao interior do homem, visto que não é suficiente só “não matar” ou “não cometer adultério”, se em nosso coração continuamos a odiar o próximo ou a usá-lo para o nosso próprio prazer. Sem um amor radical de benevolência, por mais que tenhamos fé, não seremos salvos; pois o Deus de amor quer gerar, com a sua graça, filhos que também amam.
Homilia Diária | A Mãe da graça e o alimento espiritual (Memória de Nossa Senhora de Lourdes) - Padre Paulo Ricardo
Publicado 10 de fev. de 2023
Encontramo-nos neste mundo como peregrinos num deserto, como viajantes que têm necessidade de alimentar-se para seguir caminho. Esta refeição de que tanto precisamos encontra-se não somente na Eucaristia, alimento espiritual por excelência, mas também na fé e no amor, que, como diz Santo Inácio de Antioquia, são carne e o sangue de Cristo Jesus. Assista à homilia do Padre Paulo para este sábado, 11 de fevereiro, dia em que celebramos a Memória de Nossa Senhora de Lourdes, e entenda a importância de elevarmos ao longo do dia o nosso coração a Deus em atos frequentes de fé e caridade.
Homilia Diária | Deus nos fala na intimidade do coração (Memória de Santa Escolástica, Virgem) - Padre Paulo Ricardo
Publicado 9 de fev. de 2023
Ao abrir os ouvidos a um surdo, Jesus nos revela, por meio de mais um de seus milagres — parábolas vivas e visíveis — o que Ele tanto deseja fazer conosco: afastar-nos dos ruídos deste mundo passageiro para que estejamos a sós com Ele, no silêncio do nosso coração, onde poderemos ouvi-lo e tratá-lo como a um Esposo ansioso por ver seu amor correspondido. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, e descubra como Santa Escolástica, cuja memória hoje celebramos, pode iluminar nossa vida de oração e diálogo com o Senhor.
Homilia | Por que Deus privilegia a uns e não a outros? (Quinta-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo
Publicado 8 de fev. de 2023
O episódio da mulher sírio-fenícia que se reconhece como um “cachorrinho” sob a mesa do seu Senhor nos ajuda a recordar um fato muitas vezes esquecido, devido em parte à mentalidade igualitarista dos tempos modernos: Deus tem, sim, os seus eleitos, aquelas almas privilegiadas — como a Virgem Maria e tantos outros santos — às quais Ele confia os seus bens mais preciosos, a fim de que nós, indignos servos seus, também sejamos admitidos à mesa dos filhos. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, e entenda por que Deus escolhe uns poucos para dar a muitos os seus tesouros.
HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 8,11-13 - 13/02/2023
Acredite no amor verdadeiro de Deus por você!
“Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: ‘Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal’” (Marcos 8,11-12).
O maior de todos os sinais já nos foi dado, e é Cristo Jesus crucificado, morto, mas ressuscitado por amor a cada um de nós. Meus irmãos, não há outro maior sinal do que esse! E para aqueles que têm fé, para aqueles que acreditam no amor de Deus por nós, manifestado no oferecimento do Seu Filho Jesus, saber disso é suficiente para aquietar o nosso coração diante de todas as necessidades que nós vivemos.
Aquele que acredita no amor de Deus não precisa ficar em busca de sinais
Diante de tudo aquilo que nós vivemos, que precisamos e que buscamos em Deus, ter a certeza de que Ele nos ama profundamente, por meio do Seu Filho Jesus — que deu a vida por nós —, é o suficiente para aquietar o nosso coração das nossas inquietudes e dos nossos desejos.
Porque quando nós acreditamos, nós temos fé neste sinal do amor de Deus por nós — que é Jesus Cristo —, não há necessidade de grandes provas. Aquele que acredita no amor de Deus não precisa ficar em busca de sinais, de provas, de comprovações de que é amado, porque Jesus já nos revelou isso em Sua cruz.
O amor puro e verdadeiro dispensa provas, ao passo que, para quem não crê nenhum sinal é suficiente. Quando surgirem as necessidades ou até mesmo uma dúvida se Deus te ama, olhe para a cruz, se permita olhar para este grande sinal de Jesus crucificado, morto, mas ressuscitado, pois esse é o grande sinal de que Deus nos ama!
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,17-37 - 12/02/2023
Viva com profundidade os mandamentos da Lei de Deus
“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5,17-19).
Jesus mostra para os Seus discípulos e para cada um de nós que não basta cumprir somente preceitos religiosos para ser salvo. As leis de Deus e os mandamentos não podem ser reduzidos a meros códigos de normas restritas e desconectados da realidade. É preciso ir além para não ser considerado o menor no Reino dos Céus.
Aquele que vive somente no cumprimento de regras e de um código é o menor no Reino dos Céus. Para Jesus não basta viver dessa forma! É preciso também ensinar aos outros esse procedimento que ultrapassa o código, que ultrapassa o simplesmente “fazer pelo fazer”.
Vivamos com profundidade os mandamentos da lei de Deus, são eles que nos ajudarão a caminhar para o Céu
Porque, meus irmãos, não adianta de nada você viver um cumprimento de regras, viver vários ritos de religiosidade, de expressão de religião, se por dentro você mantém um coração endurecido, um coração duro; se você não consegue ajudar o seu próximo, ajudar o seu irmão, se você não perdoa as ofensas dos seus irmãos.
Jesus nos ensinou a ir além, nos ensinou a viver verdadeiramente o amor. E Jesus retoma os mandamentos para nos mostrar que eles são profundos e não podem ser interpretados e vividos na superficialidade.
Tem gente que vive os mandamentos de forma superficial, mas o Senhor nos ensina que eles são sim profundos, tanto que Ele nos diz que nenhuma vírgula será mudada. Com isso, Ele escancara a prática legalista dos fariseus, dos Mestres da Lei , dos doutores, e apresenta uma nova forma de vivermos, uma nova proposta. Não é um novo mandamento, mas é o verdadeiro cumprimento do que já existe e que, até então, era vivido como uma fachada.
Por isso, meus irmãos, vivamos com profundidade os mandamentos da lei de Deus, são eles que nos ajudarão a caminhar para o Céu. O Senhor veio para nos ensinar a profundidade da Sua Lei e da Sua Palavra.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Assinar:
Postagens (Atom)