quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 27/02/25



LEITURA ORANTE

Mc 9,41-50 - Não escandalizar os pequenos

Pedra de mó

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Adoro-vos, meu Deus,
amo-vos de todo  o coração.
Agradeço-vos porque me criastes.
Ofereço-vos tudo
e para a vossa maior glória.
Preservai-me do pecado e de todo o mal.
A vossa graça esteja sempre comigo e
com todos os que amo. Amém.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos o texto: Mc 9,41-50, e observamos as palavras de Jesus.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa.
Jesus continuou:
- Quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.
- Pois todas as pessoas serão purificadas pelo fogo, assim como os sacrifícios são purificados pelo sal. O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.
Compreendendo melhor o texto
Jesus fala de escândalos contra os "pequeninos que creem". Na Bíblia, quando se diz que alguém foi motivo de escândalo, significa que ele levou alguém a errar. Na etimologia da palavra, do grego skandalon, significa "obstáculo" ou "armadilha" para derrubar alguém. Jesus diz que este obstáculo podem ser as mãos ou os pés. Fala em arrancar os olhos, cortar as mãos ou os pés, significando a gravidade da perda da fé.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
As mutilações de que fala Jesus são para mostrar a gravidade dos escândalos: o pé que anda no mau caminho, a mão que é utilizada para causar destruição e induzir outras pessoas a fazer o mesmo.
Meditando
Em Aparecida os bispos falaram de um escândalo causado pela exclusão e pela injustiça. Disseram: "Segue uma dinâmica de concentração de poder e de riqueza em mãos de poucos. Concentração não só dos recursos físicos e monetários, mas sobretudo de informação e dos recursos humanos, o que produz a exclusão de todos aqueles não suficientemente capacitados e informados, aumentando as desigualdades que marcam tristemente nosso continente e que mantêm na pobreza uma multidão de pessoas. O que existe hoje é a pobreza de conhecimento e do uso e acesso a novas tecnologias. Por isso é necessário que os empresários assumam sua responsabilidade de criar mais fontes de trabalho e de investir na superação desta nova pobreza." (DAp 62)

Em outubro de 2021, o Papa Francisco expressou profunda tristeza pelos escândalos de pedofilia ocorridos na França:
"Desejo expressar às vítimas a minha tristeza e minha dor pelos traumas sofridos, e também minha vergonha, nossa vergonha, pela incapacidade da Igreja durante muito tempo para colocá-las no centro de suas preocupações", disse Francisco

Um relatório independente publicado na França, afirma que mais de 216.000 menores de idade foram vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica do país desde 1950.
O Papa expressou "imensa dor", assim como "gratidão" às vítimas "por sua coragem para denunciar".

O presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, pediu "humildemente perdão" às vítimas em um comunicado.

"Rezo e rezamos todos juntos. Tua é a glória, Senhor, e nossa, a vergonha. É o momento da vergonha", insistiu o Papa.

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos ouvindo a canção:
Pe.Zezinho, scj
É por causa do meu povo machucado
Que acredito em religião libertadora
É por causa de Jesus ressuscitado
Que acredito em religião libertadora

É por causa dos profetas que anunciam
Que batizam, que organizam, denunciam
É por causa de quem sofre a dor do povo
É por causa de quem morre sem matar

É por causa do pequenos e oprimidos
Dos seus sonhos, dos seus ais, dos seus gemidos
É por causa do meu povo injustiçado
Das ovelhas sem rebanho e sem pastor

É por causa do profeta que se cala
Mas até com seu silêncio grita e fala
É por causa de um Jesus que anunciava
Mas também gritava aos grandes: ai de vós

É por causa do que fez João Batista
Que arriscou mas preparou a tua vinda
É por causa de milhões de testemunhas
Que apostaram sua vidas no amor.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vou eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que pode ser motivo de escândalo ao nosso irmão.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 27 de fevereiro, 5ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum


27 de fevereiro, 5ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 27 de fevereiro, 5ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum.

– O evangelho de hoje nos apresenta a preocupação de Jesus em advertir os discípulos a respeito do zelo com os pequeninos, tendo como norte a observância das atitudes, eliminando tudo aquilo que possa ser motivo de escândalo entre aqueles que ainda são frágeis em sua fé. A pedagogia de Jesus direciona os discípulos a realizarem atitudes concretas: corta-o! arranca-o! São atitudes radicais que todo seguidor de Jesus deve realizar para que sua vida se torne exemplo e para que não perca em si o sabor do Reino de Deus que deve dar seu gosto ao mundo.

- Com disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 9, versículos 41 a 50.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'.' Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros.

– O evangelho de hoje fala da recompensa por fazer algo a um seguidor de Cristo e do prejuízo de se causar um escândalo a alguém. Melhor romper com o que nos leva ao sofrimento, à desumanização e ao pecado do que carregar isso consigo em um caminho de morte. Nascemos para a vida plena na liberdade de filhos e filhas de Deus. Peça ao Senhor a graça de verdadeiras renúncias em prol do amor e da liberdade para qual somos destinados.

- O evangelho de hoje, sobretudo, é um desafio: o que em nós precisa ser cortado, arrancado, revisto, moldado, para que de fato, possamos seguir a Jesus? O que você precisa deixar para melhor seguir a Jesus Cristo? Que ações precisam ser mudadas para melhor testemunho do evangelho?

- “É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno” diz Jesus. Jesus alerta que é preciso desfazer-se de tudo que se impõe diante de nós desviando-nos da vida plena, para que de luta em luta arrancado pela raiz, cortando tudo aquilo que é motivo de queda, possamos com autenticidade sermos o sabor do Reino de Deus na vida do próximo, não somente dentro de nossas igrejas enquanto templos, mas sobretudo, nos diversos espaços sociais que ocupamos. O Salmo 1 nos lembra:

Feliz é todo aquele que não anda
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados,
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
mas encontra seu prazer na lei de Deus
e a medita, dia e noite, sem cessar.

- Conclua sua oração oferecendo tudo ao Senhor. A vida ganha mais sentido na entrega e no serviço. Quanto mais doamos mais recebemos de Deus e nos enriquecemos espiritualmente. Peça ao Senhor pela saúde do Papa Francisco. Peça também pela paz no mundo.

- Glória ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!

HOMILIA DIÁRIA | 7º Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 27-02-2025 - Padre José Augusto



Canal do Youtube - Padre José Augusto OFICIAL

Publicado em 27 de fev. de 2025

Evangelho (Mc 9,41-50)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Acolhei a palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41 "Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [44] 45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. [46] 47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48 'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'. 49 Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50 Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Liturgia de Hoje | Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná - (Mc 9,41-50) (27/02/2025)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 27 de fev. de 2025

Insensatez | (Eclesiástico 5, 1-10) #2269 - Frei Gilson - (27/02/2025)




Publicado em 27 de fev. de 2025

Arrancar e plantar | Mãe Maria (27/02/25) - Dom Walmor



Canal do Youtube: Rede Catedral

Publicado 27 de fev. de 2025

Homilia Diária - 27.02.2025 |"Sede sal em vós mesmos e assim vivereis em paz uns com...(Marcos 9,50) - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 27 de fev. de 2025

℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.

℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo Marcos
℟. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41“Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

27.02 • CORTE O MAL PELA RAIZ - Padre Joãozinho - Mc 9,41-50



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 26 de fev. de 2025


Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (27/02/25) - CORTE O MAL PELA RAIZ

Não basta corrigir as aparências. É preciso arrancar o mal pela raiz! É assim que fazemos quando temos uma erva daninha na horta! Não basta arrancar as folhas superficiais. No dia seguinte, haverá mais mato naquela horta! E, assim, se formos cortando apenas as consequências, as aparências... teremos trabalho para todos os dias, e não chegaremos à vida de santidade, que rima com profundidade! E lá, no interior, podem existir raízes e coisas ruins; portanto, é preciso ir às nossas motivações mais íntimas e purificar, curar e, se necessário, cortar o mal pela raiz (Mc 9,41-50).
Recebi via: WhatsApp

Homilia Diária | O pecado de escândalo e suas consequências (Quinta-feira da 7ª Sem. do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 26 de fev. de 2025

Acontece muitas vezes de reclamarmos de boca cheia de como vai o mundo, do pecado do vizinho e da falta de amor entre as pessoas. Achamos que tudo se deve, ora ao diabo, ora aos pecadores públicos e empedernidos, e quase nunca paramos para pensar que nós mesmos, que nos cremos bons católicos, acabamos sendo ocasião de queda para muita gente: os nossos maus hábitos, a nossa palavra menos honesta, o nosso olhar pouco decente, a nossa opinião nem sempre elogiosa, tudo isso concorre para que os que ainda são pequenos na fé se escandalizem e fiquem com uma péssima impressão da Igreja Católica como um todo. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, e roguemos a Deus que nos dê a graça de extirpar de nossa alma todas as atitudes que de nada servem para a edificação do próximo e para a honra da nossa santa religião.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 9,41-50 - 27/02/2025


Corte antes, durante e depois

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Quem vos dera beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar, com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se a tua mão te leva a pecar, corta. É melhor entrar na vida sem uma das mãos, do que tendo as duas e ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga'.” (Marcos 9,41-50)



Caridade é o motor da santidade

A santidade nos pequenos gestos

Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus usa duas formas para falar de uma vida santa, merecedora da recompensa do céu, e uma delas é o copo de água, para falar da santidade. Nós estamos acostumados com coisas grandiosas ao falar da vida de um santo, por exemplo. Que milagre ele fez? Ele bilocou? Ele teve estigma? Escreveu grandes obras? E Jesus cita um exemplo que parece banal para dizer que a caridade é o motor da santidade. Se não for por amor, não vale de nada. Por isso a santidade está mais perto de nós do que nós imaginamos. Qualquer cristão, de qualquer estado de vida, pode se santificar através das coisas do dia a dia, dos pequenos gestos.

Romper com o pecado

A segunda forma utilizada por Jesus para explicar a santidade é o corte. Vocês viram cortar da vida tudo aquilo que se apresenta como nocivo para ela. Não importa. Se esse corte vem antes, durante ou após um ato. Vamos explicar, né?

Estágios da santidade

Há pessoas que chegaram já a um nível de santidade que, antes de cometerem um ato de pecado, já o evitam, porque sabem que aquilo faz mal para ela e para os outros. Há pessoas que, durante o ato, se sentem arrependidas e, no seu interior, percebem que aquilo ofende a Deus e a sua dignidade, então, imediatamente, interrompem aquela ação. Mas há pessoas que, após cometer o ato, um ato errado, provam um sabor amargo e se arrependem do que fizeram, voltam em suas decisões, confessam-se e retornam ao estado de graça.

Um convite a transformação

Eu não sei em qual estágio de santidade você se encontra, mas se existe algum pecado que, hoje, está batendo à porta do seu coração, corte logo com ele, rompa imediatamente com essa situação.
É melhor perder agora, para ganhar na vida eterna, reservada para todos nós. Então, vamos seguir os conselhos de Jesus. Vamos realizar atos de amor e de caridade para com o nosso próximo. Isso eleva a nossa santidade. E vamos cortar da nossa vida tudo aquilo que nos faz mal.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 27/02/2025

ANO C


Mc 9,41-50

Comentário do Evangelho

O que Jesus ensina sobre o escândalo


Jesus continua a ensinar seus discípulos sobre a importância de evitar o escândalo. Ele ensina que, além de pregar ou expulsar demônios em Seu nome, é necessário dar testemunho por meio de atitudes concretas que promovam a eliminação de todo mal. Seu discurso é direto e severo, usando comparações fortes para ilustrar o impacto do escândalo: 1) a imagem de uma mó de burro no pescoço, jogada ao mar, simboliza o sofrimento e a prisão; 2) a perda de órgãos essenciais como a mão, o pé e o olho, essenciais para a vida e o trabalho, sugere a necessidade de cortar qualquer coisa que leve à destruição.
Jesus não recomenda a mutilação ou punição desnecessária, mas sim a urgência de afastar-se de tudo que conduz à ruína, representada pelo fogo de Geena. Este local, onde os sacrifícios eram feitos ao deus Moloque, tornou-se um “lixão” de Jerusalém, com fogo constante que consumia tudo ao redor. Para o discípulo, evitar o mal e experimentar a graça de Deus significa viver como “bom sal”, trazendo sabor e promovendo a verdadeira comunhão entre os irmãos, irradiando paz e a plenitude de vida, o “Shalom”.
https://catequisar.com.br/liturgia/o-que-jesus-ensina-sobre-o-escandalo/

Comentário do Evangelho

É melhor para ti entrar no Reino de Deus caolho do que, tendo os dois olhos


Jesus dá continuidade ao ensino dos discípulos em torno do tema do escândalo. Não basta só pregar ou expulsar demônios em seu nome. É preciso testemunhá-lo com atitudes concretas que levem a banir toda espécie de mal. O discurso é radical. Utiliza-se de sentenças que comparam o escândalo: 1) à mó de burro no pescoço, jogado ao mar, símbolo de prisão e sofrimento; 2) à perda da mão, do pé e do olho, órgãos essenciais para o trabalho e uma vida digna. Longe de recomendar uma prisão ou uma mutilação desnecessária, o foco é evitar, de qualquer modo, o mal que leva à ruína total, simbolizado pela imagem do fogo da Geena, local onde eram sacrificadas as crianças, pelo fogo, ao Deus Moloc. Posteriormente, o local tornou-se um “lixão” de Jerusalém, onde o fogo permanecia para consumi-lo. Portanto, o discípulo, fugindo da ruína e experimentando a graça de Deus, é chamado a ser um “bom sal”. Com seu testemunho, dá sabor e gera profunda comunhão fraterna, irradiando paz, Shalom, plenitude de vida entre os irmãos.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/-e-melhor-para-ti-entrar-no-reino-de-deus-caolho-do-que-tendo-os-dois-olhos

Reflexão

O Evangelho que hoje lemos apresenta muitos símbolos, a maioria de difícil interpretação, mas cheios de significado. Por exemplo, une dois elementos que normalmente são vistos em contradição: sal e fogo. O sal é um elemento de conservação, enquanto o fogo é elemento de destruição. O que significa, então, “ser salgado com fogo”? Provavelmente, é uma analogia à cruz gloriosa de Cristo ou mesmo ao “batismo de fogo” (o Espírito Santo). Entre os vários ensinamentos concentrados neste trecho, vemos que Jesus nos convida a satisfazer sempre as necessidades do próximo, a não escandalizar ou induzir os fracos ao mal. Por fim, afirma que todos serão salvos pelo fogo purificador da dor e da provação. Transformados por Cristo, cada cristão se torna “sal da terra”. Mas, se perdermos o sabor, como poderemos ser sal e, assim, dar novo “sabor” ao mundo?
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/27-quinta-feira-10/

Reflexão

«Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa»

Rev. D. Xavier PARÉS i Saltor
(La Seu d'Urgell, Lleida, Espanha)

Hoje, o Evangelho proclamado é difícil de ser compreendido pela dureza das palavras de Jesus: «Se tua Mão te leva à queda, corta-a! (...). Se teu olho te leva à queda, arranca-o!» (Mc 9,43.47). É que Jesus é muito exigente com aqueles que somos seus seguidores. Simplesmente, Jesus nos diz que temos de saber renunciar às coisas que nos fazem mal, ainda que sejam coisas que gostamos muito, mas que podem ser motivo de pecado e de vicio. São Gregório deixou escrito «que não temos de desejar as coisas que só nos satisfazem as necessidades materiais e pecaminosas». Jesus exige que sejamos radicais. Em outro trecho do Evangelho também diz: «Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará» (Mt 10,39).
Por outro lado, esta exigência de Jesus quer ser uma exigência de amor e crescimento. Não quedaremos sem a sua recompensa. O que dará sentido às nossas coisas tem de ser sempre o amor: temos de aprender a dar um copo de água a quem o necessita, e não por interesse pessoal, senão por amor. Temos que descobrir Jesus Cristo nos mais necessitados e pobres. Jesus só denuncia severamente e condena aos que fazem mal e escandalizam e aos que afastam os pequenos do bem e da graça de Deus.
Finalmente, todos temos de passar a prova do fogo. É o fogo da caridade e do amor que purifica os nossos pecados, para poder ser o sal que dá bom gosto ao amor, ao serviço e à caridade. Na oração e na Eucaristia é onde os cristãos encontramos a força da fé e o bom gosto do sal de Cristo. Não ficaremos sem recompensa!

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Depois de que o Senhor nos ensinara que não devemos escandalizar aos que acreditam em Ele, nos adverte com quanto cuidado devemos evitar aos que nos escandalizam, isto é, que nos levam com a sua palavra e o seu exemplo à ruina do pecado» (São Beda o Venerável)

- «A fé abre a “janela” à presença atuante do Espírito e nos mostra que, como a felicidade, a santidade está sempre ligada aos pequenos gestos. São gestos da quotidianidade, mas que fazem diferente cada dia» (Francisco)

- «O escândalo é a atitude ou comportamento que leva outrem a fazer o mal. O escandaloso transforma-se em tentador do seu próximo; atenta contra a virtude e a retidão, podendo arrastar o irmão para a morte espiritual. O escândalo constitui uma falta grave se, por ação ou omissão, levar deliberadamente outra pessoa a cometer uma falta grave» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.284)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-02-27

Reflexão

Miopia espiritual e “chatura” moral

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, talvez como poucas vezes em nossa história, esta sociedade ferida aguarda uma nova chegada do Senhor. Aguarda a entrada saneadora e reconciliadora Daquele que é Caminho, Verdade e Vida. Seu passo e sua presença salvadora têm sido uma constante em nossa historia.
Não é exagerado afirmar que estamos em um tempo de “miopia espiritual e chatura moral” que faz com que nos queiram impor como normal uma “cultura de padrão de conduta inferior”, parecera não haver lugar para a transcendência e a esperança. Mas no homem continua latindo um desejo de Deus. Diante da soberbia e invasiva prepotência dos novos Goliat, que desde alguns meios de comunicação e não menos despachos oficiais, reatualizam preconceitos e ideologizamos altruístas, se faz necessário como nunca a serena confiança de David para que desde este nível defenda a herança.
—Hoje mais que nunca, pode-se descobrir uma busca do Absoluto que, por momentos, adquire a forma de grito doloroso de uma humanidade ultrajada: “Queremos ver Jesus” (Jn 12,21).
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-02-27

Comentário sobre o Evangelho

Jesus nos pede para agirmos com amor ao próximo: «Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros».


Hoje, escutamos umas palavras muito severas. É uma advertência muito forte que sai do coração terno de Jesus: Ele não suporta que “despistemos” as almas (os meus filhos, os meus irmãos…). Temos de conduzir e acompanhar os nossos seres queridos por bons caminhos, onde possam crescer como pessoas e como filhos de Deus.
- Gostas da comida sem sal? O bom sal, que somos, não deve tornar-se insípido e, menos ainda, venenoso.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-02-27

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Vida para Jesus é o Reino de Deus, é escolher Deus e sua vida. Alguém escandalizar, tirar um irmão do Reino, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se a mão me leva a pecar, que eu a corte, “é melhor entrar na Vida sem uma das mãos do que, tendo as duas, ir para o inferno”. Não nos enganemos com as riquezas, sobretudo, injustas, pois elas de nada nos valerão no dia de nossa partida daqui. Evitemos a arrogância cega: “Pequei, e que de mau me aconteceu?”, “pois o Altíssimo é paciente” também para pedir contas; “não demores em voltar para o Senhor”, pois não conhecemos a hora de deixar este mundo.
Oração
DEUS de imensa misericórdia, cuja bondade é um tesouro infinito, aumentai benévolo a fé do povo a vós consagrado, para que todos compreendam melhor o amor que os criou, o sangue que os redimiu e o Espírito que os regenerou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=27%2F02%2F2025&leitura=meditacao