sexta-feira, 24 de maio de 2019

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/05/2019

ANO C


Jo 15,18-21

Comentário do Evangelho

A palavra encorajadora de Jesus

O tema principal é a perseguição que os discípulos sofrem e, aqui, muito provavelmente da parte da sinagoga. No relato do envio dos setenta e dois discípulos, Jesus alerta: “Eis que eu vos envio como cordeiro entre lobos” (Lc 10,3). O prólogo do evangelho de João já antecipa o tema da perseguição e da rejeição: “… a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam” (1,5); “ele estava no mundo e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o reconheceu” (v. 10). No diálogo catequético-batismal com Nicodemos, o tema da rejeição também aparece: “… a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque as suas obras eram más” (3,19). Neste pano de fundo, a palavra de encorajamento de Jesus ganha ainda mais força: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim” (v. 18). O discípulo é chamado a configurar a sua vida à vida do seu Senhor e encontrar nele e por ele a força para enfrentar e não sucumbir diante da perseguição. As razões da perseguição são a ignorância e a falta de fé: não conhecem Aquele que enviou Jesus (cf. v. 21).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, faze-me forte para enfrentar o ódio e a perseguição do mundo, sem abrir mão de minha fidelidade a ti e a teu Reino, a exemplo de Jesus.
Fonte: Paulinas em 04/05/2013

Vivendo a Palavra

O mundo nos odeia. Nós fomos escolhidos pelo Pai e, mesmo permanecendo no mundo, não pertencemos mais a ele. Temos, aqui na terra, a missão de sal, fermento e luz, para dar sabor, leveza e iluminar esta vida que já é sinal do Reino de Deus, embora ainda não em sua plenitude.
Fonte: Arquidiocese BH em 04/05/2013

VIVENDO A PALAVRA

O Evangelho nos ajuda a reconhecer que no caminho do discípulo aparecerão obstáculos. A novidade do Reino que anunciamos surpreende e extrapola a expectativa limitada dos que estão ligados aos tesouros que enferrujam, as traças corroem e os ladrões podem roubar. O Reino de Deus está dentro de nós! Essa Boa Notícia, é claro, não satisfaz os interesses imediatistas da sociedade de consumo em que vivemos.

Reflexão

Todas as pessoas vivem segundo uma hierarquia de valores que norteiam a sua existência. Esta hierarquia de valores é determinada pelas experiências da vida, pela educação recebida, pela cultura em geral e pelos conhecimentos adquiridos. Quando uma pessoa é de fato alguém de fé, a fé passa a ser o elemento fundamental da sua hierarquia de valores, toda a sua vida é direcionada para ela e todos os esforços são no sentido de defender e assumir esses valores. Mas quem vive segundo a hierarquia de valores proposta pelo mundo, defende com todas as suas forças os valores do mundo e combate os valores da fé, odiando quem é de Jesus.
Fonte: CNBB em 04/05/2013

Reflexão

Jesus nunca ocultou a dura realidade de perseguição que seus discípulos haveriam de enfrentar. Nem deveria ser novidade para eles que, na convivência com o Mestre, percebiam que ele era acolhido pelas multidões, mas também rechaçado, sobretudo pelo grupo dirigente. Por que os discípulos serão perseguidos? Porque não pertencem ao mundo da injustiça, da opressão, da desigualdade. Jesus não faz aliança com esse mundo fechado à mensagem de amor. Seus discípulos deverão ser fiéis ao Mestre, por isso sabem que a rejeição os aguarda, já que “um servo não é maior do que seu senhor”. Mas, não fiquem desanimados, nem tudo é tempestade na vida desses missionários. Pois do mesmo modo que eles ouviram e acolheram a palavra de Jesus, outros darão crédito às palavras de seus discípulos.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o evangelho

SEM MEDO DE SER ODIADO

O Mestre Jesus procurou consolar e encorajar os seus discípulos diante da perspectiva do ódio e da perseguição. Sem criar neles o complexo de vítima, levou-os a encarar o futuro, com realismo: assim como o seu testemunho despertou a fúria de seus adversários, o mesmo aconteceria com os seus enviados.
Que tipo de personalidade pressupõe-se que o discípulo deva ter, se considerarmos as palavras de Jesus?
Antes de tudo, o discípulo deve ser alguém inabalavelmente comprometido com o Mestre, colocando-o como centro de sua vida, e com o Reino. Supõe-se que deva possuir uma personalidade destemida, se não audaciosa, alheia às influências negativas e pessimistas, perspicaz para detectar e denunciar as artimanhas do maligno, precavendo-se delas, predisposta a testemunhar a sua fé até o martírio, se for o caso.
Sem isto, o discípulo não terá a mínima condição de defrontar-se com o mundo, e sair vitorioso. Sua vida será sempre uma batalha, pois foi arrancado do mundo. Por isso, o mundo não o perdoa. Sua missão consistirá em desmontar as estruturas contrárias ao projeto de Deus, saneando-as com o amor e a justiça. Seu destino será como Jesus: levar adiante esta luta sem tréguas, da qual deverá sair vencedor.
Basta ao discípulo contemplar a vida do Mestre, e, por ela, pautar a sua.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de encorajamento, diante da perspectiva de ser odiado e perseguido, reveste-me de coragem, para eu não permitir que as forças do mal tenham poder sobre mim.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Abraçar a Missão
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

A Palavra "mundo" é largamente empregada pelo evangelista João, mas as vezes com sentido diferente, neste evangelho por exemplo, mundo não é o planeta ou a Obra da Criação, mas sim o mundo do mal, dos que deliberadamente se opõe a Verdade que Deus revelou em Jesus. Odiar é o contrário do Amar, o amor quer a Vida do outro e a sua alegria, o Ódio quer a morte e a destruição daquele que é odiado.
O homem quer um Deus forte e poderoso, um ser de moral irrepreensível, seguidor da lei de Moisés, um Deus que privilegie os justos e santos, e que castigue implacavelmente os injustos e pecadores. Um Deus que continue a ter uma raça escolhida, exemplo de pessoas boas, sinceras, e que por isso mesmo são sempre abençoadas com longa vida, e bens materiais. Um Deus que se valorize e que não se misture com os míseros mortais.
O primeiro problema na relação da comunidade judaica tradicional com Jesus, Ele não atende essa expectativa e ainda por cima, se relaciona com pessoas que nem de longe fazem parte da "raça escolhida e Nação Santa". Mas o que provocou o ódio e a rejeição a Jesus por parte dos Judeus tradicionais, foi ele ter se apresentado como Filho de Deus, o grande esperado e não havia outro.
Os seguidores autênticos de Jesus o imitam em tudo, ensinam suas palavras, realizam as mesmas obras, ou seja, dão continuidade á Missão de Jesus tornando-se assim a prova inequívoca de que Jesus ressuscitou, está vivo e caminha com eles. Quem odeia a alguém, quer ver esse alguém morto, esmagado e destruído para sempre, e alguém que lembre 4 essa presença, só fará aumentar o ódio dos seus opositores.
Na pós-modernidade essa rejeição e esse ódio por Jesus, seu evangelho e seu reino, continua. Muda-se a referência, os Judeus conservadores o odiavam porque ele não correspondia ao modelo de Messias que eles acreditavam, a partir de suas tradições e da escritura, já o homem da pós-modernidade quer um Jesus que seja á sua imagem e semelhança, adequado a um estilo de vida que privilegie a busca de prazer, de realização pessoal, em um egocentrismo exacerbado onde o homem é o deus de si mesmo.
Qualquer postura, pensamento ou atitude que contrarie tudo isso, irá atrair ódio e rejeição. O discípulo de Jesus sempre navega contra a correnteza!

2. Não sois do mundo
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Perseguiram a Jesus, perseguirão a nós também porque o servo não é maior do que o seu senhor. Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo. Não pensamos como o mundo nem agimos como o mundo. Escrevendo aos romanos, São Paulo recomenda não se deixar esquematizar pela sociedade na qual estamos inseridos. Não assimilar o esquema do mundo. Ao contrário, temos que ir na direção oposta. Há o mundo criado por Deus e há a sociedade criada por nós. O mundo que hoje muitos propõem como espaço cultural da vida humana não coincide com a proposta evangélica do Reino de Deus. Há, sem dúvida, uma luta entre a cultura da vida e a cultura da morte. Temos consciência de defender a vida e tudo o que coopera para que todos tenham vida em abundância. A liberdade é um valor a ser defendido. A libertinagem, porém, que permite a cada um fazer o que bem entende, cria uma cultura de morte com predomínio do egoísmo sobre o respeito mútuo. Penso em minhas conveniências, não penso na família; penso em meu corpo, não penso no nascituro; penso no meu prazer, não penso nas consequências. Um mundo sem família, um mundo sem ética, um mundo de espertos impunes pode ser para o cristão o mundo do bom combate. Um combate em favor da realização plena do ser humano.

HOMILIA DIÁRIA


Postado por: homilia
maio 4th, 2013

Disse Jesus: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro, odiou a mim, porque o servo não é maior que o seu Senhor”. Muitas vezes, ficamos tristes, deprimidos, para baixo, porque as pessoas não gostam de nós, nos menosprezam por aquilo que vivemos e acreditamos. Até mesmo em nossas casas, nossa própria família, nos chamam de beatos, bitolados… Mas aprenda uma coisa: o mundo odiou Jesus, odiou nosso Mestre.
Quando olhamos para o crucifixo e contemplamos Jesus crucificado, temos convicção disso. Ele morreu primeiro, porque o mundo o odiou, porque não aceitaram Sua palavra, não aceitaram a vida que Ele nos deu. Se nós nos tornamos discípulos d’Ele, nós não somos maiores do que Ele; pelo contrário, tornamo-nos servos. E se assim O perseguiram, se assim não O amaram nem O aceitaram, é normal também que o mundo não nos aceite. É por isso que ser Igreja é viver o martírio, é ser, muitas vezes, rejeitado, discriminado.
Primeiro, precisamos ser coerentes e não é só falar, mas viver tudo aquilo que acreditamos, ou seja, que o Evangelho é vida. Precisamos encarnar este modo de vida, e, uma vez feito isso, temos de deixar nosso “couro da pele” preparado, porque o mundo não vai nos aceitar. Mas entendam que, se perseguiram nosso Mestre, a nós também irão perseguir. Nós estamos no caminho! Que Deus nos dê forças para suportarmos as adversidades que o mundo nos faz passar.
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 04/05/2013

Oração Final
Pai Santo, dá-nos discernimento, coragem e perseverança para fazermos nossa opção radical de vida pelo teu Reino de Amor. Que vençamos a sedução do mundo, caminhando rumo ao teu abraço paternal, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 04/05/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, nós desejamos seguir o Caminho de Jesus. Em seu Nome, queremos anunciar o Reinado de Amor que destinas aos teus filhos. Faze-nos humildes para que nosso anúncio seja transparente: não apareçamos nós, mas o Amor Misericordioso que nos deste no Cristo, teu Filho Unigênito que se fez humano em Jesus de Nazaré, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 25/05/2019


Tema do dia

O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE NÓS

A leitura nos mostra como o anúncio da Boa Notícia do Reino de Deus era uma necessidade imperiosa para Paulo – e aqui, também para Timóteo, que aparece pela primeira vez nas notícias do Livro dos Atos. Um estado de espírito que deve dominar-nos, como Igreja de Jesus neste século 21, sonhada pelo Papa Francisco.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sábado da 5ª Semana da Páscoa
Cor: Branco


Primeira Leitura (At 16,1-10)
5ª Semana da Páscoa – Sábado - 25/05/2019

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 99)
5ª Semana da Páscoa – Sábado - 25/05/2019

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!


Evangelho (Jo 15,18-21)
5ª Semana da Páscoa – Sábado - 25/05/2019


Não sois do mundo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1  Terço da Divina Providência - http://youtu.be/5mzUbLl_P48

2 - Terço de Cura e Libertação  http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

3  Terço da FÉ  http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

4 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

5 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU

6 - Terço da Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo - http://youtu.be/dr_BtsQtRvo

7 - Terço de São Bento - http://youtu.be/p-iD6TySLmY