quarta-feira, 15 de junho de 2022

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Mesmo na pandemia, católicos mantêm tradição de tapetes de Corpus Christi no Brasil

Tapete de Corpus Christi /
Foto: Facebook Paróquia Nossa Senhora d'Ajuda
Igreja Matriz São João Batista

REDAÇÃO CENTRAL, 04 jun. 21 / 02:44 pm (ACI).- A confecção do tapete de Corpus Christi é uma tradição no Brasil, enfeitando as ruas das cidades. Neste ano, mesmo com as limitações impostas pela pandemia de covid-19, os católicos no país não abriram mão de render esta homenagem ao Santíssimo Sacramento e preparam seus tapetes nas igrejas ou até mesmo em casa.
Seguindo as determinações dos governos, em muitas cidades do Brasil, a celebração de Corpus Christi contou com a presença reduzida de fiéis nas igrejas, transmissão ao vivo por meio da internet e em muitas cidades não foi realizada a tradicional procissão nas ruas, a fim de evitar aglomerações.
A celebração da solenidade consta de uma Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. No Brasil, uma tradição que se espalhou pelas cidades é a confecção de tapetes para a passagem da procissão. Os desenhos dão ênfase aos temas sobre a Eucaristia, mas a criatividade das comunidades dá um toque especial, com o uso dos mais diversos materiais, como serragem e pedras coloridas, borra de café, flores, areia, entre outros.


Neste ano, para se adaptar às limitações da pandemia, comunidades optarem por confeccionar os tapetes dentro ou na entrada dos templos. Em Campo Grande (MS), fiéis da paróquia Sagrado Coração Eucarístico de Jesus adotaram esta alternativa e também arrecadaram alimentos para doar às famílias assistidas pela igreja. “É um tapete menor, mas é para manter a tradição e a fé”, disse o pároco, padre Alex Messias, ao site Campo Grande News.
A Missa na paróquia Sagrado Coração Eucarístico de Jesus foi presidida pelo arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa. Em sua homilia, afirmou que “a Eucaristia é o centro da vida da Igreja” e que Corpus Christi é “uma festa também de manifestação pública de nossa fé na presença real de Jesus”.


“Este é o significado principal dos próprios tapetes que organizamos e inclusive do grande tapete que organizamos lá na 14 [Rua 14 de Julho, onde foram confeccionados tapetes nos anos anteriores] tradicionalmente reunindo todas as paróquias aqui do município de Campo Grande. Uma demonstração pública de fé na presença real de Jesus na Eucaristia”, disse.
Em seguida, o arcebispo afirmou que, “embora hoje essa manifestação pública para fora não aconteça” por causa da pandemia, “queremos mesmo assim reafirmar do fundo do coração que cremos e sabemos que Jesus está no meio de nós presente na hóstia consagrada de maneira altíssima e misteriosa, mas tão perfeita e integralmente como está nos céus”.
A tradição dos tapetes de Corpus Chriti também faz parte dos costumes das cidades, como ocorre em alguns municípios de Minas Gerais. Em Sabará, por exemplo, onde esta tradição atrai não só fiéis, mas também muitos turistas, uma forma de manter a prática foi adaptá-la ao formato drive thru. Os tapetes foram confeccionados por um grupo religioso e, das 8h às 16h, as pessoas puderam apreciá-los de dentro de seus carros.

“A tradição de Corpus Christi tem a ver com a nossa identidade, nossa história, nossa fé. É um marco que manifesta a certeza da presença de Cristo em nossa vida. Celebramos o corpo de Cristo, aquele que se dá por alimento, especialmente nesse tempo de pandemia. Precisamos resgatar a certeza de que não estamos sozinhos”, disse ao G1 padre Eribaldo Santos, pároco na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará.
Outra adaptação realizada para poder levar o Santíssimo Sacramento até as pessoas foram as carreatas ou procissão motorizada. Bispos, padres conduziram Jesus Eucarístico pelas cidades em carros. Pelo caminho, fiéis se preparam para recebê-lo com altares ou tapetes montados em frente às casas.



Houve também quem optasse por meios aéreos. O arcebispo emérito de Santa Maria (RS), dom Hélio Adelar Rubert, sobrevoou a cidade de helicóptero com o Santíssimo Sacramento. “Aqui em Santa Maria é a primeira vez que faço uma benção dos céus. Vamos dar a benção sobre a Base Aérea e a nossa querida Santa Maria, também sobre nossas as paróquias, hospitais, casas, população”, disse ao Diário de Santa Maria, antes de embarcar.


FELIZ CORPUS CHRISTI


Corpus Christi - O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, que cai sempre numa quinta-feira. Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo)
A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
É na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Significado da Festa de Corpus Christi, celebrada nesta Quinta

Reportagem de
Quarta-feira, 06 de junho de 2007, 16h59
Da Redação

Procissão com Jesus Eucarístico pelas
 ruas da cidade de Montes Claros - MG

Nesta quinta-feira, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

CORPUS CHRISTI - ERRADO X CERTO - NÃO É FERIADÃO É DIA SANTO DE GUARDA

NÃO! CORPUS CHRISTI NÃO É SÓ MAIS UM FERIADO! É UM DIA SANTO E SANTIFICANTE!

O milagre eucarístico com o qual se instituiu a solenidade de Corpus Christi

Milagre Eucarístico de Bolsena /
Crédito da imagem – Wikipédia (domínio público)

REDAÇÃO CENTRAL, 15 jun. 22 / 07:00 am (ACI).- A catedral de Orvieto, na Itália, guarda um dos milagres eucarísticos mais importantes na história da Igreja e que motivou o papa Urbano IV a instituir a solenidade de Corpus Christi.
Em meados do século XIII, pe. Pedro de Praga duvidava sobre a presença de Cristo na Eucaristia e realizou uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé.
Ao regressar, enquanto celebrava a missa em Bolsena, na cripta de Santa Cristina, a Sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal com o preciosíssimo sangue.
A notícia chegou rapidamente ao papa Urbano IV, que estava muito perto de Orvieto e mandou que o corporal fosse levado até ele. A venerada relíquia foi levada em procissão e diz-se que o pontífice, ao ver o milagre, ajoelhou-se diante do corporal e, em seguida, o mostrou à população.
Mais tarde, o papa publicou a bula “Transiturus”, com a qual ordenou que fosse celebrada a solenidade de Corpus Christi em toda a Igreja na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.
Do mesmo modo, o papa Urbano IV encomendou a santo Tomás de Aquino a preparação de um ofício litúrgico para a festa e a composição de hinos, que são entoados até o dia de hoje: Tantum Ergo, Lauda Sion.
A santa relíquia é conservada na catedral de Orvieto e pode ser apreciada em uma capela construída em honra a este milagre Eucarístico. O corporal sai em procissão todos os anos durante a festa de Corpus Christi e são presididas as celebrações Eucarísticas na catedral.
São João Paulo II, durante sua visita à catedral de Orvieto em 1990, assinalou que “Jesus se converteu em nosso alimento espiritual para proclamar a soberana dignidade do homem, para reivindicar seus direitos e suas justas exigências, para transmitir-lhes o segredo da vitória definitiva sobre o mal e a comunhão eterna com Deus”.

Conheça a origem da festa de Corpus Christi


No ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, presenciou um milagre.
Durante uma viagem que fazia à Itália, celebrou a Missa no túmulo de Santa Cristina na cidade de Bolsena. No momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal. O sacerdote impressionado, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que enviou a Bolsena um bispo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o tecido ensangüentado.
Não suportando a espera, o Pontífice foi ao encontro do Bispo para ver o corporal e eles se encontraram na ponte do sol.
Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV proclamou a bula "Transiturus", que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi, Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade levando o corporal manchado de Sangue. Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.
A Festa ganhou projeção somente 50 anos mais tarde com o Decreto do Papa Clemente V, mas ainda nesta época as procissões realizadas com o Santíssimo Sacramento como fazemos hoje, não existiam, elas vieram com o tempo, e nasceram da piedade popular. Mais do que a origem histórica, a Igreja alerta para o grande significado teológico desta festa, ressaltado a partir do Concilio Vaticano II.

Fonte: Canção Nova em 2016

CORPUS CHRISTI


O feriado de Corpus Chirist, é um dia consagrado ao corpo e sangue de Jesus, portanto não é um dia de descanso, mas sim de buscarmos uma aproximação consciente com o corpo e sangue de Jesus.

Abaixo quatro pontos intimamente ligados ao corpo e sangue de Jesus:

1) Na Quinta-Feira Santa recordamos a última ceia, na qual Jesus instituiu o Sacrifício da Nova Aliança e a selou com seu próprio sangue, aceitando a morte violenta na cruz.

2) Na festa do "corpo de Cristo" louvamos a Deus pelo grande dom da eucaristia. Um aspecto primordial nessa celebração é a resposta da nossa parte à doação do salvador. "Deu a vida por nós", diz são João, que conclui: "Também nós devemos dar a vida pelos irmãos".

3) Em cada celebração eucarística, estamos pedindo a Deus que nos auxilie a cumprir o mandamento da nova lei, amando "primeiro" - com plena gratuidade- aos irmãos, a começar dos mais necessitados.

4) Concentra-se, portanto, na eucaristia um enorme potencial de doação e serviço ao próximo, nascido do mandamento do amor, que deveria dinamizar cada um de nós e a comunidade cristã para atender às necessidades espirituais e materiais do nosso povo.

Quero neste sentido dedicar a sua vida aos braços de Jesus, pedindo que você receba as bênçãos de Jesus, por todos os dias de sua vida.

Aproveite este feriado para meditar sobre tudo o que você tem feito e busque a reconciliação, o perdão e vá à busca do abraço da paz com Jesus e teu irmão.

Peço a Jesus, que derrame muitas bênçãos em sua vida, amém!

Obs.: Mensagem que recebi no FACEBOOK, em 2013.

CORPUS CHRISTI - SIGNIFICA ¨CORPO DE CRISTO". NESSA FESTA SE COMEMORA A PRESENÇA DE JESUS CRISTO NA EUCARISTIA.

TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1 - Terço de Cura e Libertação  http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

2 - Terço da FÉ  http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

3 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

4 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU

TERÇO DA MISERICÓRDIA - APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA




CLIQUE O LINK ABAIXO E REZE COM O DEO:

TERÇO DA MISERICÓRDIA - MEDITADO COM SANTA FAUSTINA


"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!


APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA

Para ser rezado nas contas do terço

No começo:

Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro”
(Diário, 476)

LITURGIA DAS HORAS - COMO REZAR? - CATÓLICO ORANTE (Liturgia das Horas)



LITURGIA DAS HORAS


A essência da Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia do cristão, através das várias horas canônicas.

Laudes ou Oração da Manhã, que é uma oração de louvor dado a Deus pela vida recebida.

Hora média, que pode se desdobrar em mais três: tércia, próxima das 09h00, sexta, próxima do meio dia e noa, próxima das 15h00.

Vésperas ou Oração da Tarde, composta por dois Salmos e um hino do Novo Testamento. Recita-se nessa hora o Magnificat, que é o Cântico de Nossa Senhora.

Completas ou Oração da Noite, composta por um Salmo e o hino de Simeão.

REZE PELO SITE CATÓLICO ORANTE
(Liturgia das Horas)

Clique no link abaixo
para acessar à Hora Canônica
http://www.catolicoorante.com.br/liturgiah.php

Oração do Angelus - Padre Antonello






Como rezar o Ângelus:

1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
- E Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Ave Maria...

2) Eis aqui a serva do Senhor.

- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...

3) E o Verbo Divino se fez homem,

- e habitou entre nós.
Ave Maria...

4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)