quinta-feira, 20 de setembro de 2012

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira.


Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos 


Santa Efigênia - 21 de Setembro

Santa Efigênia 

Hoje também nossa Igreja comemora o dia de Santa Efigênia que segundo historiadores, Santa Efigênia foi filha de Eglipo, rei da Etiópia e da rainha Ifianassa. Segundo consta, esta ilustre familia real foi convertida pelo Apóstolo Mateus e quando o rei Eglipo morreu, o prícipe reinante quis casar-se com Efigênia, que recusou tal pedido por desejar entregar-se inteiramente a Deus.

São Mateus - 21 de Setembro


São MateusA Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: "Segue-me" deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/09/2012

21 de Setembro de 2012 


Mateus 9,9-13

LITURGIA DIÁRIA - 21/09/2012

BOM DIA

SEXTA-FEIRA

Santos Eustáquio e Companheiros, Mártires - 20 de Setembro


(+ Roma, sécs. I-II) Segundo antiga tradição, nos tempos do imperador Trajano, em data não muito determinada, sofreram o martírio Santo Eustáquio, que tinha sido um dos mais prestigiosos e heróicos generais do Império, sua esposa Santa Teopista, e os dois filhos do casal, Santos Agapeto e Teopisto. Foram todos colocados dentro de uma estátua de metal com forma de touro, aquecida em brasa.

Os bispos na Conferência de Aparecida, disseram: (DAp 104)



PERGUNTE AO PAPA

MENSAGEM PERTENCE AO FACEBOOK:

Documentário com imagens inéditas do Concílio Vaticano II inclui a intervenção do Beato João Paulo II

Dom Claudio Maria Celli

ROMA, 20 Set. 12 / 11:14 am (ACI/EWTN Noticias).- O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, Dom Claudio Maria Celli, apresentou ontem o documentário mais completo que existe sobre o nascimento e a vida do Concílio Vaticano II, que inclui numerosas imagensinéditas, entre elas, as da intervenção do Beato João Paulo II.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, Dom Celli explicou que o "docu-filme", tal como o chamaram, tem a intenção de manter vivos os arquivos da filmoteca do vaticano.

"Este é um patrimônio que temos nas mãos, não queremos que seja um patrimônio morto, mas sim que seja um momento de vida, de imagens e de riqueza compartilhada, porque o Concílio não é uma riqueza de museu arqueológico, mas sim algo vivo que tem um profundo sentido para hoje e ilumina o caminho de hoje. Dos homens e também da Igreja", afirmou.

Você sabia que:

O termo "Paráclito" é utilizado para descrever ao Espírito Santo e provém do grego "Paraklétos" que significa, ao mesmo tempo, "advogado" e "consolador".

Podcast - Ouça a história do santo do dia

Podcast

Podcast - Ouça a Homilia do Evangelho do dia

Podcast

Homilia do dia

Lc 7, 36-50

Homilia
Data
09/20/12
09/19/12
09/18/12

Podcast - Ouça o Evangelho do Dia

Podcast

Evangelho do dia

Lc 7, 36-50

Evangelho
Data
09/20/12
09/19/12
09/18/12

BOA NOITE

Veja 5 dicas para escolha do candidato

Kelen Galvan
Da Redação
CNBB
Pedro Gontijo, secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB

A menos de um mês das eleições para a escolha do prefeito e dos vereadores em cada município do país, ainda é possível encontrar eleitores que não sabem em quem votar.

A situação ainda é mais complexa nas cidades com menos habitantes onde o número de candidatos, e portanto, opções, diminui. Para orientar os eleitores, entrevistamos o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, Pedro Gontijo, que aponta cinco dicas para escolher o melhor candidato.

1º Conheça a vida dos candidatos

É importante que as pessoas verifiquem a vida dos candidatos, seja no histórico pessoal ou na vida pública, e procurem saber como é o comportamento dessa pessoa. Alguém que, muitas vezes, não tem uma vida individual e privada devidamente correta já dá sinal do que vai fazer na função pública.

Evangelização é trabalho de todo o povo de Deus, diz Papa

Jéssica Marçal
Da Redação
Rádio Vaticano
'Cada fiel, na e com a comunidade eclesial, deve sentir-se responsável pelo anúncio e pelo testemunho do Evangelho', destacou Bento XVI

O Papa Bento XVI encontrou-se na manhã desta quinta-feira, 20, com os bispos de recente nomeação que participam de uma conferência promovida pela Congregação para os Bispos e para as Igrejas Orientais. Bento XVI lembrou que os bispos são chamados a alimentar a comunhão e colaboração em suas dioceses. Ele destacou que os Pastores orientam a evangelização que, na verdade, é tarefa de todo o Povo de Deus.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI aos bispos de recente nomeação


“A evangelização, de fato, não é trabalho de alguns especialistas, mas de todo o Povo de Deus, sob orientação dos Pastores. Cada fiel, na e com a comunidade eclesial, deve sentir-se responsável pelo anúncio e pelo testemunho do Evangelho”, disse.

Ao afirmar que o bispo, para ser realmente arauto da fé, deve viver a presença do Senhor, como homem de Deus, Bento XVI lembrou que não é possível estar a serviço do homem sem ser primeiro servo de Deus.

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE D. ZILA, ESPOSA DO PROFESSOR FELIPE AQUINO


A Canção Nova manifesta o seu pesar pela morte de Maria Zila Romeiro Aquino, esposa do professorFelipe Aquino. Maria Zila faleceu nesta quarta-feira, dia 19 de setembro. O enterro ocorreu às 15h, desta quinta-feira, 20.

Zila, como era conhecida, foi casada com o professor Felipe Aquino, apresentador de programas na TV Canção Nova. O casal teve cinco filhos e uma linda história de amor e fidelidade.

“Porque a vida presente não é nada, e o meu sonho mais ardente é passá-la contigo, de maneira que estejamos certos de não sermos separados na vida futura que nos está reservada…” (São João Crisóstomo)

PADRE ZEZINHO SOFRE AVC E SE RECUPERA EM HOSPITAL

quinta-feira, setembro 20, 2012


O padre Dehoniano, José Fernandes de Oliveira, carinhosamente conhecido por padre Zezinho, se recupera de um AVC do tipo isquêmico.

Na rede social Facebook, o padre da mesma congregação, Robson Rocha, postou o seguinte relato sobre a saúde do sacerdote conhecido no país inteiro por seus livros e canções.

"Ontem à noite, 18.09, Pe. Zezinho, (José Fernandes de Oliveira, scj) manifestou alterações da memória e dificuldade de comunicação oral. Pe. Renato o levou prontamente a São José dos Campos, onde foi imediatamente internado no hospital Pio XII.

BOA TARDE!