quarta-feira, 9 de outubro de 2013

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/10/2013

10 de Outubro de 2013

Ano C


Lc 11,5-13

Comentário do Evangelho

Perseverança na súplica.

A parábola, como toda parábola, se oferece a muitas interpretações. Ligada ao tema da oração, ela, em primeiro lugar, apresenta a necessidade de perseverar na súplica pelo que é essencial para acolher e servir os outros (cf. v. 8). A perseverança na súplica é importante, pois só Deus pode nos dar o que realmente necessitamos. Tudo é dom dele. A súplica perseverante exige confiança de ser atendido: “... pedi e vos será dado…” (vv. 9-10). Mas a oração deve ser marcada por uma súplica irrenunciável: a súplica pelo Espírito Santo, que é o dom escatológico de Deus por excelência (cf. At 1,5; 2,1-11).
Carlos Alberto Contieri,sj
ORAÇÃO
Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.

Vivendo a Palavra

O Evangelho nos possibilita a certeza de que o Senhor ouve a nossa oração e, como Pai amoroso, nos dá coisas boas. Saibamos compreender que os aparentes tropeços que sofremos na vida são permitidos por Deus e, certamente, contribuirão para o nosso bem, se acolhidos na fé e com esperança.

Reflexão

A oração é uma busca constante de viver na presença de Deus e procurar estar em diálogo com ele para que ele nos ajude em nossas necessidades, mas devemos nos lembrar das palavras de são Tiago: pedis sim, mas pedis mal, pois não sabeis o que pedir. Muitas vezes pedimos, e pedimos muito, mas não pedimos o que deveríamos, nossos pedidos são mesquinhos, materialistas e visam simplesmente a satisfação de interesses pessoais e imediatos, não sabemos pedir os verdadeiros valores, que são eternos, não pedimos a salvação, o perdão dos pecados nossos e dos outros, não pedimos pela ação evangelizadora da Igreja, pela superação das injustiças que causam guerras e tantos sofrimentos, mas principalmente, não pedimos a ação do Espírito Santo em nossas vidas.

Meditação


Há muita solidariedade entre vizinhos seus? - Vive-se de fato a fraternidade? - Você sabe pedir? - Sabe socorrer os que precisam de sua ajuda? - Pede as luzes do Espírito?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

REFLEXÕES DE HOJE


10 DE OUTUBRO – QUINTA


Liturgia comentada

Quanto mais o Pai do céu! (Lc 11,5-13)
Os pais cuidam bem de seus filhos. Toda exceção é monstruosa. Para manter os filhos, os pais enfrentam duros trabalhos e situações penosas. Alguns até migram para buscar o emprego que não encontram em sua terra. Sacrifícios semelhantes são feitos para custear a educação da prole, para vestir os seus pequenos.
Quando fui para um colégio interno, aos dez e meio de idade, vi-me obrigado, pela primeira vez, a trocar o lápis por uma caneta. Eram “canetas-de-pau”, com pena metálica. Em um furo da carteira, o tinteiro de louça com a tinta preparada no próprio colégio. Devido à falta de hábito, minha primeira redação saiu toda borrada e rasurada, pois o excesso de pressão fazia a pena se abrir e manchar o papel.
Recebi de volta a primeira redação com uma observação mais ou menos assim: “Boas ideias. Podia ser melhor na apresentação.” E a nota: sete! Ora, sete, para mim, era simplesmente uma nota vergonhosa. Furioso, escrevi para casa: “De que adianta ser filho do Carlos Santini, que nunca deveu nada a ninguém – frase típica de meu pai – se não tenho uma caneta decente para escrever?”
Um mês depois, recebo inesperada visita de meu pai. Tirou do bolso um pequeno embrulho e mo entregou. Abro o pacote e vejo uma caneta preta, importada, marca Esterbrook, daquelas que tinham uma bomba para retirar a tinta do vidro. E meu nome estava gravado na caneta.
Na hora, não pensei nas privações que meus pais teriam assumido para me dar o presente. Mas hoje, quando vejo a caneta que ainda mostro em minhas palestras sobre o amor de Deus, percebo que minha confiança no Pai celeste tem suas raízes na figura providente de meu pai da terra.
Refletindo sobre a casa de Nazaré, percebi também quanto o jovem Jesus ficou devendo a José, como modelo de homem, como presença providente, como referência educativa. Foi falando a José que Jesus aprendeu o nome do Pai do céu: Abbá, paizinho. Com esse nome, Jesus iniciaria cada uma de suas preces...
Agora, sim, podemos voltar ao Evangelho de hoje e entender sua mensagem. Se nós, humanos, nada bons, somos assim, quanto mais o nosso Pai do céu!...
Orai sem cessar: “Basta abrires a boca e te satisfarei!” (Sl 81,11)
Texto de  Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
Seja persistente em sua oração
Precisamos “importunar” o Coração de Deus. Precisamos ser insistentes e persistentes em nossa oração e jamais desanimar de fazê-la.
“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lc 11,13).
Continuando na escola de Jesus, na escola da oração, hoje Ele vai nos ensinar mais um segredo da oração. A oração deve ser feita com insistência, persistência e jamais desanimar. E com relação ao nosso modo de nos dirigirmos a Deus: nós precisamos importunar o céu. Como vemos no exemplo que nos é contado no Evangelho de hoje, se o amigo vai chegar de madrugada ou de noite, seja lá o que for, nem que seja para se ver livre dele, você vai se levantar para ele não o ficar importunando.
Meus irmãos, nós precisamos “importunar” o Coração de Deus, nós precisamos ser “chatos” com o Senhor! Precisamos ser insistentes e persistentes em nossa oração e jamais desanimar de fazê-la. Nós, muitas vezes, deixamos de orar por qualquer coisa, até começamos a rezar, mas paramos pelo caminho, porque temos ansiedade de que as coisas sejam resolvidas logo, do nosso jeito e da nossa maneira.
Outras vezes, abandonamos a oração, porque achamos que Deus não nos está escutando. O Senhor não somente nos dá o que pedimos a Ele [desde que seja para a nossa salvação], como também ajeita o caminho, prepara a estrada, nos mostra a direção; porque não basta dar o presente, é preciso também ensinar a usá-lo.
Da mesma forma, Deus Pai não quer que nenhum presente, ou seja, nenhuma graça, seja depois um estorvo em nossa vida, seja algo que vá nos fazer mal. A maior das graças, – na qual devemos insistir e buscar do Coração de Deus –, é pedir-Lhe que tenhamos sabedoria, discernimento, inteligência, fortaleza e capacidade para realizar o bem em nossa vida. Por essa razão, nós temos que pedir ao Autor da graça que venha até nós.
Foi por isso que Jesus disse: “Se nós que somos maus, sabemos dar coisas boas, quanto mais o Pai dá a nós, o seu Espírito”. Ele, ao morar em nós, é a maior dádiva, é a maior graça que podemos receber do nosso Pai Celeste! A nossa oração deve e precisa ser sempre insistente. “Vem, Espírito Santo de Deus!”
Nós precisamos começar o dia e vivê-lo nessa abertura contínua à ação do Espírito Paráclito em nós, para que Ele invada o nosso coração, invada o nosso ser, a nossa mente, a nossa vontade, a nossa disposição, para que sejamos homens e mulheres guiados na força e no poder d’Ele [Espírito Santo]. A nossa oração insistente deve ser esta: que sejamos plenos no Espírito Santo de Deus.
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.Facebook Twitter
LEITURA ORANTE

Lc 11,5-13 - "Peçam e vocês receberão"



Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Lc 11,5-13, e observo as recomendações de Jesus.
Então Jesus disse aos seus discípulos:
- Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: "Amigo, me empreste três pães. É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer."
- E imaginem que o amigo responda lá de dentro: "Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães."
Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!

Jesus quer dizer que Deus, o Pai, não se faz surdo aos nossos pedidos. Não é, porém,  para  o deixar em paz, como pode parecer, num primeiro momento, no exemplo que Jesus dá. Apresenta três afirmações neste trecho do Evangelho de Lucas:
- Oração e pedidos pelas nossas necessidades.
- Perseverança na oração: “insistência”.
- Confiança na bondade de Deus: “se vocês sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai”.
Fica claro neste texto o que Jesus fala sobre a necessidade da oração. E uma certeza: o Pai dará o Espírito Santo aos que a ele o pedirem.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
O texto me faz recordar o que disseram os bispos em Aparecida: “A oração pessoal e comunitária é o lugar onde o discípulo, alimentado pela Palavra e pela Eucaristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus Cristo e procura assumir a vontade do Pai. A oração diária é um sinal do primado da graça no caminho do discípulo missionário. Por isso, “é necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre” (DAp 255).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com o Bem-aventurado Alberione:
Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é impregnado pelo espírito de oração, recomendado por Jesus.

Bênção
 - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
. 

Ir. Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a orar! Dá-nos o dom e a coragem da entrega total do nosso ser em tuas mãos paternais, na certeza de que tudo que nos dás concorrerá para o nosso bem e o progresso daqueles que caminham conosco neste planeta-jardim que nos emprestas para cuidado e partilha. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA 10/10/2013




Tema do Dia

O Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem.

Malaquias pede ao povo paciência. Que não desafie Javé. O sucesso dos maus é apenas aparente. Na hora certa, os injustos arderão como palha e o Senhor brilhará como o sol para os que guardam o seu mandamento. Esse dia não tardará. Já desponta.

Oração para antes de ler Bíblia



Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Verde. 5ª-feira da 27ª Semana Tempo Comum


Primeira Leitura (Ml 3,13-20a)
27ªSemana Comum
Quinta-feira 10/10/13

Leitura da Profecia de Malaquias.

13“Vossas palavras são duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perguntais: 14‘Que dissemos contra ti?’ Vós estais dizendo: ‘É coisa inútil servir a Deus; que vantagem tivemos em observar seus preceitos e em levar uma vida severa na presença do Senhor dos exércitos?
15Portanto, hoje os felizardos são os soberbos, pois consolidaram-se, praticando o mal, e, mesmo provocando a Deus, estão impunes’.
16Vieram, entretanto, a falar uns com os outros, os tementes a Deus. O Senhor prestou atenção e ouviu-os; em sua presença foi escrito um livro de feitos notáveis, aberto aos que temem o Senhor e têm seu nome no pensamento.
17Serão para mim o tesouro, diz o Senhor dos exércitos, para o dia que eu me reservar; hei de favorecê-los, como o pai ao filho que o serve. 18De novo vereis a distância que há entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.
19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 1)
27ªSemana Comum
Quinta-feira 10/10/13

— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.


Evangelho (Lc 11,5-13)
27ªSemana Comum
Quinta-feira 10/10/13


Pedi e vos será dado.


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra?12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém

BOM DIA! - OFERECIMENTO DAS OBRAS DO DIA


OFERECIMENTO DAS OBRAS DO DIA

Pai de bondade, ofereço-Te o meu dia, as minhas orações, os meus pensamentos, palavras, ações, alegrias e dificuldades, em união com Jesus, que se oferece todos os dias a Ti na Eucaristia, para a salvação do mundo.
Que o Espírito Santo, que guiou Jesus, seja a minha inspiração e a minha força neste dia, para que os outros experimentem em mim o Teu amor.
Rezo em particular pela intenção que o Santo Padre confia à Igreja neste mês e neste dia.
Glória ao Pai e ao Filho
e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre.
Amém.

ÓTIMA QUINTA-FEIRA!! DEUS TE ABENÇOE!! - BONS EXEMPLOS


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

99% das pessoas precisam errar,
porque só assim conseguem
enxergar e aprender.

Os tombos são inevitáveis,
mas são com eles que crescemos,
e para levantarmos sempre temos os amigos,
que nos apóiam quando estamos certos,
mostram e nos fazem mudar quando
estamos errados.

O mundo está cheio de pessoas
individualistas,
que pensam apenas em si,
mas juntos poderemos mudar o
mundo iluminando o caminho
através de bons exemplos.

Há mil formas para sorrir,
mas apenas uma para ser feliz,
devemos cair na real,
crescer e saber enfrentar as
coisas quando necessário,
porque o tempo passa e amanhã
pode ser tarde demais.

Cada um deve fazer a sua parte!

Devemos dar mais valor as coisas,
afinal um só dia pode ser mais
importante do que muitos anos...

PAZ E LUZ PARA TODOS VOCÊS!!!

-:¦:- E -:¦:-

Um Dia Abençoado para todos!!

:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

FELIZ QUINTA-FEIRA! - PERDOE SEMPRE!


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

Existem pessoas que não conseguem perdoar
e sofrem doenças crônicas da alma.

Se alguém te feriu e você sente
dificuldade em perdoar,
confesse isso ao Senhor.

Diga-lhe o quanto está sendo
pesado para você.

Peça-lhe que trate sua alma,
que prepare seu coração para
um perdão genuíno.

Não se prive da graça de Deus.

Não pense que o tempo fará você
esquecer o que houve.

Esquecer não é perdoar.

Comece a declarar o perdão.

O Senhor tratará de seu coração.

Se você caminhar com Jesus,
Ele tomará o seu fardo e,
lhe ajudará a vencer.

Peça ao Senhor que lhe ensine
a perdoar.

Isso fará uma tremenda diferença
em sua vida.

“Suportando-vos uns aos outros e
perdoando-vos uns aos outros,
se algum tiver queixa contra outro;
assim como Cristo vos perdoou,
assim fazei vós também”. Cl 3:13

PAZ E LUZ PARA TODOS VOCÊS!!!

-:¦:- E -:¦:-

Um Dia Abençoado para todos!!

:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

Você sabia que:


Desde este 21 de fevereiro, o grupo dos cardeais menores de 80 anos está integrado por 65 europeus - 24 italianos -, 27 latino-americanos, 13 norte-americanos, 13 africanos, 13 asiáticos e 4 da Oceania.

SOBE A JERUSALÉM - VÍDEO


Maria de Nazaret parte 01 e parte 02 - VÍDEOS



TERÇOS – VÍDEOS

TERÇO DA DIVINA PROVIDÊNCIA
 

TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO
 

TERÇO DA FÉ
 

TERÇO DO ESPÍRITO SANTO
 

TERÇO DA LIBERTAÇÃO CANTADO - JOÃO GREGÓRIO