terça-feira, 19 de junho de 2012

ESTÁ DIFÍCIL - ORE... ESTÁ IMPOSSÍVEL - AGUARDE... É NESSA HORA QUE DEUS COMEÇA A AGIR!

JESUS - PRESENTE NA HÓSTIA CONSAGRADA

FRASE DE PADRE FÁBIO DE MELO

Foto

O Terço - Mistérios Gloriosos - Quarta-Feira e Domingo



Terço do Rosário: Mistérios Gloriosos  


São Pedro Rinscel - 20 de junho


São Pedro Rinscel
NascimentoNo ano de 1588
Local nascimentoJapão (Faciram)
OrdemJesuíta
Local vidaNagasaki - preso
EspiritualidadeRealizou seus estudos no seminário de Arima, colaborou como catequista com os jesuítas na evangelização dos seus compatriotas. Após o ano de 1618 esteve sempre às ordens do provincial Pe. Francisco Pacheco, português, que tinha escolhido como sede, Cocinótzu de Arima, durante a violenta perseguição nos anos de 1620-24. Por uma denúncia, esse padre foi capturado em 1625 e Pedro foi levado para a prisão de Scimabata, onde tinha escassa e horrível alimentação e ficava sujeito aos rigores do tempo. Porém, com outros irmãos de fé, também prisioneiros, sentiam-se aliviados e confortados através das orações e conforto recíprocos. O pe. Francisco admitiu-o, mesmo na prisão, na Ordem dos Jesuítas. Em 1726 o governador Caváci ordenou que transferissem Pedro e os outros companheiros cristãos, para Nagasaki, sob forte escolta. Amarraram Pedro em uma madeira para queimá-lo vivo e em fogo lento.
Local morteNagasaki
Morte20 de junho de 1626, aos 38 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
Oração
DevoçãoÀ evangelização
PadroeiroDos perseguidos pela causa da fé
Outros Santos do diaSilvério (Papa); Aldegunda e Florentina (virgens); Macário, Inocêncio (bispos); Reginberto, Bertoldo e Menrico (confs); Novato, Paula e Ciríaco (mártires); José (anac).
FONTE: ASJ

Santos João Fisher e Tomás Mare - 20 de junho


Em 1935 Pio XI, canonizando no mesmo dia estes dois santos, que sofreram a decapitação pela coragem com que defenderam sua fé, os propôs como "dois exemplos de fidelidade aos cristãos da nossa época."O machado do carrasco que decepou as suas vidas em 1535, atingio muitos outros católicos, réus por não haverem aderido ao assim chamado: "Atos de supremacia", mediante o qual o Enrrique VIII tinha se proclamado chefe da Igreja nacional inglesa, por que o papa se negara a dar-lhe o divorcio de sua primeira mulher, Catarina para ele poder desposar Ana Bolena. Os dois santos de hoje são as duas vítimas mais ilustre das pretensões do rei.
João Fisher nasceu em Beverley em 1469, e ordenado padre aos vinte e dois anos, foi, como o amigo Tomás More, um homem de grande cultura. Mas à vasta erudição que fez dele um vrdadeiro filho de sua época, uniu um grande zelo e uma total abnegação.

São Silvério - 20 de junho


São Silvério, Papa e Mártir

Pontificado - 536 a 537

Comemoração Litúrgica:  20 de junho.  

Também nesta data:  Santas Florentina e Miquelina de Pesaro 


                                                   O pontificado de São Silvério coincide com a ocupação da Itália pelos imperadores bizantinos. A nota característica do seu governo é a firmeza e intrepidez com que defendeu os direitos da igreja, contra a imperatriz Teodora. Eis o fato como os hagiógrafos o relatam.

                                                   O Papa Agapito, antecessor de Silvério, tinha deposto o bispo de Constantinopla, Antimo, por este haver defendido a heresia eutiquiana. A imperatriz, fautora da mesma heresia, desejava ver Antino reabilitado na jurisdição episcopal, desejo que Agapito não quis atender e não atendeu. Morto este Papa, Virgílio, diácono romano, apresentou-se à imperatriz Teodora, prometendo-lhe a reabilitação de Antimo se apoiasse sua candidatura ao pontificado. Teodora deu a Virgílio uma carta de apresentação a Belisário, general bizantino, que se achava na Itália, recomendando-lhe apoiasse a eleição.

Bem-aventurada Margarida Ebner - 20 de junho


Margarida Ebner
Bem-aventurada
1291-1351

Margarida pertencia à família Ebner, muito rica e respeitada, da aristocracia alemã. Ela entrou no Mosteiro de Maria Santíssima em Medingen, da diocese de Augusta, e tinha apenas quinze anos de idade quando vestiu o hábito dominicano. 
Depois, de 1314 até 1326, sofreu diversas e graves enfermidades, as quais quase a levaram ao fim da vida. Mais tarde, por causa da guerra, a comunidade monástica dispersou-se e Margarida voltou para a casa paterna, na qual continuou a viver totalmente reclusa, dedicada à oração e à penitência. 

Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha - 20 de Junho


Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e SanchaTeresa, Mafalda e Sancha, filhas de Dom Sancho I e da Rainha Dulce, eram portuguesas.

Teresa, a primogênita, nasceu em 1177.
Desde de cedo, muito bem educada, sentiu o chamado à vida religiosa, mas conforme o costume do tempo, acabou sendo dada em casamento com o Rei Afonso e tornou-se Rainha de Lion. Por diversos motivos o casamento foi nulo. Ela voltou pra casa e entrou para a vida religiosa. Afonso não gostou e armou uma guerra contra o pai de Teresa e contra Portugal. Ela, já no convento, consumiu-se na intercessão. Um exemplo a seguir de despojamento e de busca da vontade de Deus.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 20/06/2012

20 de Junho de 2012 


Mateus 6,1-6.16-18

Comentário do Evangelho

Hipocrisia e a omissão X sinceridade e compromisso

Temos aqui, neste expressivo texto de Mateus, no Sermão da Montanha, as advertências de Jesus quanto às obras de piedade tradicionais do judaísmo. Jesus contrapõe a hipocrisia e a omissão, que ofendem a Deus, à sinceridade e ao compromisso. Estão em foco as três obras de piedade fundamentais da religião de Israel: a esmola, a oração e o jejum. O que devia ser um sincero compromisso com o próximo e com Deus, passa a ser atos de mera aparência em vista de esconder-se atrás de louvores para praticar suas fraudes contra o povo. 
A verdadeira comunhão com o Pai se faz, com humildade, na renúncia ao supérfluo do consumo, na partilha com os pobres e excluídos e na oração que é o fazer a vontade de Deus. 
José Raimundo Oliva
Oração
Espírito de piedade, ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina.


Vivendo a Palavra
Jesus ensina o jeito pessoal de seus encontros: com o irmão, servindo-o em silêncio, com modéstia, generosidade e desprendimento; com o Pai Misericordioso, buscando-O no íntimo do nosso coração, cheios de encantamento e gratidão. Em ambos os encontros, estando fechadas as portas do orgulho da ostentação, da pretensão de parecermos melhores do que somos.

Reflexão

O verdadeiro espírito de conversão quaresmal é aquele de quem não busca simplesmente dar uma satisfação de sua vida a outras pessoas para conseguir a sua aprovação e passar assim por um bom religioso, mas sim aquele que encontra a sua motivação no relacionamento com Deus e busca superar as suas imaturidades, suas fraquezas, sua maldade e seu pecado para ter uma vida mais digna da vocação à santidade que é conferida a todas as pessoas com a graça batismal, e busca fazer o bem porque é capaz de ver nas outras pessoas um templo vivo do Altíssimo e servem ao próprio Deus na pessoa do irmão ou da irmã que se encontram feridos na sua dignidade.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...



1. OBRAS DE PIEDADE

(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A religião judaica dava grande importância à esmola, à oração e ao jejum como práticas de piedade, embora não fossem expressamente prescritas pela Lei. 

Os discípulos de Jesus, enquanto herdeiros da tradição judaica, tinham consciência do valor destas práticas como forma de expressar uma relação profunda com o próximo (esmola), com Deus (oração) e consigo mesmo (jejum). O cuidado de Jesus visava orientá-los sobre a maneira correta de praticá-las. A preocupação do Mestre ia além dessas três práticas tradicionais de piedade. Ele queria ensinar os seus discípulos como ser piedoso.

Existe uma maneira de ser piedoso com a preocupação de ser visto e louvado pelos outros. Era a preocupação própria dos hipócritas e exibidos. Mas existe também, outro modo de ser piedoso, que consiste em colocar-se em profunda comunhão com o Pai, que vê as coisas ocultas, e reconhece a sinceridade de coração de quem pretende ser-lhe agradável. 

"Agir em segredo" não é o mesmo que fazer "ações secretas". Mesmo quando age em público, o coração do discípulo está centrado no Pai, e só ele procura agradar. Eventuais recompensas humanas são irrelevantes para ele, comparadas com as que o Pai lhe reserva. 

Oração 
Espírito de piedade, ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina. 

Oração, jejum e penitência: atos importantes da nossa íntima união com Deus


Postado por: homilia

junho 20th, 2012


O texto de hoje nos ajuda a fazer uma reflexão, uma introspecção. Estamos diante de um Evangelho que determina o nosso ser cristão. É, diria eu, o termômetro da nossa própria fé católica. E não poderia existir passagem melhor do que esta de hoje.
A prática da justiça, no sentido religioso, significava a busca de justificação diante de Deus. As mais consagradas eram: a esmola, a oração e o jejum. Por esta prática, o piedoso judeu julgava-se justo diante de Deus. Com atitude ostensiva, os líderes religiosos do templo e das sinagogas afirmavam seu prestígio e poder.
A penitência, muitas vezes vista como uma prática de sofrimento, na verdade tem o caráter modificador, que nos transforma e nos faz perceber que podemos viver sem certas coisas do mundo.
Compreendemos que os sacrifícios feitos deverão, portanto, ser fonte de crescimento, de amadurecimento espiritual e não motivo de promoção pessoal. Por isso não devem ser expostos ao mundo, pois é interioridade, é intimidade com Deus.
Isto vale para todos os nossos atos religiosos ou aparentemente humanitários. Não podem ser forma de se vangloriar de sua bondade, mas de promover sua espiritualidade e também o bem de outras pessoas.
“Sê assíduo à oração e à meditação. Disseste-me que já tinhas começado. Isso é um enorme consolo para um Pai que te ama como Ele te ama! Continua, pois, a progredir nesse exercício de amor a Deus. Dá todos os dias um passo: de noite, à suave luz da lamparina, entre as fraquezas e na secura de espírito; ou de dia, na alegria e na luminosidade que deslumbra a alma.
Se conseguires, fala ao Senhor na oração, louva-o. Se não conseguires, por não teres ainda progredido o suficiente na vida espiritual, não te preocupes: fecha-te no teu quarto e põe-te na presença de Deus. Ele ver-te-á e apreciará a tua presença e o teu silêncio. Depois, pegar-te-á na mão, falará contigo, dará contigo cem passos pelas veredas do jardim que é a oração, onde encontrarás consolo. Permanecer na presença de Deus com o simples fito de manifestar a nossa vontade de nos reconhecermos como seus servidores é um excelente exercício espiritual, que nos faz progredir no caminho da perfeição.
Quando estiveres unido a Deus pela oração, examina quem és verdadeiramente; fala com Ele, se conseguires; se te for impossível, detém-te, permanece diante dele. Em nada mais te empenhes como nisso”.
Não se trata de conceber a oração interior, livre de todas as formas tradicionais, como uma piedade simplesmente subjetiva e de opô-la à liturgia, que seria a oração objetiva da Igreja; através de toda a verdadeira oração, alguma coisa se passa na Igreja e é ela própria quem reza, porque é o Espírito Santo que vive nela que, em cada alma única, “intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rom 8, 26). E essa é, justamente, a verdadeira oração, porque “ninguém pode dizer ‘Jesus é o Senhor’ senão por influência do Espírito Santo” (1Cor 12, 3). O que seria a oração da Igreja se não fosse a oferenda daqueles que, ardendo com grande amor, se entregam ao Deus que é amor?
Jesus nos mostra, neste texto, ao falar da oração, jejum e caridade de forma consciente o momento e o ato mais importante da nossa íntima união com Ele. E nos faz saber que estes atos devem ser livres e desimpedidos, desinteressados de reconhecimento. A partir do momento em que vivemos estas três lições de Cristo oração, jejum e penitência, em nossas vidas, tudo em nós será um eterno aleluia. Jesus terá verdadeiramente ressuscitado em nós.
Espírito de piedade ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 

Mt 6,1-6.16-18 - Não à hipocrisia 

Preparo-me para a Leitura, rezando com 
todos que navegam na internet: 

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti. 
Que me vês e escutas as minhas orações. 
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro. 
Tu me deste tudo: eu te agradeço. 
Foste tão ofendido por mim: 
eu te peço perdão de todo o coração. 
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças 
que sabes serem necessárias para mim. 

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 

1. Leitura (Verdade)
 
O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Mt 6,1-6.16-18, 
e observo as comparações que Jesus faz. 
Jesus deixa entrever em várias expressões deste texto, a necessidade de ser discreto. A piedade pode ser deturpada. Mostrar-se religioso, piedoso só para ser visto e louvado pelas pessoas, é valorizar a aparência, é voltar-se para si mesmo, é hipocrisia. 
Queria dizer que a verdadeira piedade tem em vista apenas o voltar-se e o encontro com o Pai. 

2. Meditação (Caminho)
 
O que o texto diz para mim, hoje? 
Qual palavra mais me toca o coração? 
Quando rezo, em quem penso mais? 
Em mim mesmo? 
Ou busco unicamente a Deus? 
Fico observando as outras pessoas? 
Busco aparentar que sou uma pessoa piedosa? 

Os bispos, em Aparecida nos deram orientações para nosso modo de ser como cristãos: 
"No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." 
(DAp 139) 

3.Oração (Vida)
 
O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Canto ou ouço a canção 

Verdades 

Das verdades que Jesus nos ensinou 
Uma delas não consigo esquecer 
Que se um homem não tem nada pra comer 
E um outro tem demais em sua mesa, 
Um dos dois vai pro inferno ao morrer. 
Uma outra que em meu coração ficou muitas vezes eu me 
Recordo ao meditar, quem quiser seguir os passos de 
Jesus não se apegue a mais ninguém senão ao reino e 
Por ele agarre firme a sua cruz. 
Verdades que acredito verdades de Jesus verdades que 
Eu medito e que me trazem tanta luz. verdades que você 
Procura sem saber, 
verdades que nós dois custamos tanto a entender. (bis) 

Das verdades que ao partir Jesus deixou eu recordo a 
Do contexto social que se alguém quiser subir de 
Posição lave os pés dos seus irmãos com quem convive e 
Lidere sem pisar no seu irmão. 
(CD Verdades, Pe. Zezinho,scj) 


4. Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

 Os bispos, na Conferência de Aparecida reconheceram e eu concordo com eles: "A pessoa sempre procura a verdade de seu ser, visto que é esta verdade que ilumina a realidade de tal modo que possa se desenvolver nela com liberdade e alegria, com gozo e esperança." 
(DAp 42). 

Bênção
 
- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Ir. Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos para que não nos esqueçamos de que o caminho para encontrar-te passa pelo serviço ao irmão, especialmente ao irmão pobre, o que sofre e é discriminado pela sociedade dos homens. Faze-nos generosos e agradecidos pela vida e a fé que nos dás. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 20/06/2012



Tema do Dia

“...feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente.”

Elias atirou seu manto sobre Eliseu e compartilhou com ele o Espírito que recebera de Javé. Eliseu, a exemplo de seu mestre, faz milagre após milagre na força do Senhor. São sinais precursores do Reino do Céu que seria anunciado por Jesus de Nazaré.

Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Verde. 4ª-feira da 11ª Semana Tempo Comum 


Primeira leitura (2º Reis 2,1.6-14)

Quarta-Feira, 20 de Junho de 2012
11ª Semana Comum



Leitura do Segundo Livro dos Reis. 

1Quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu, num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de Guilgal. 6Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu: “Permanece aqui, porque o Senhor me mandou até o Jordão”. E ele respondeu: “Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos.
7Então, cinqüenta dos filhos dos profetas os seguiram, e ficaram parados, à frente, a certa distância, enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão. 8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito”.
10Elias respondeu: “Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não te será dado”. 11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12Eliseu o via e gritava: “Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. E, tomando as vestes dele, rasgou-as em duas. 13Em seguida, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair e, voltando sobre seus passos, estacou à margem do Jordão.
14Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” E bateu nas águas, que se dividiram, para os dois lados, e Eliseu atravessou o rio.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 30)

Quarta-Feira, 20 de Junho de 2012
11ª Semana Comum



— Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais! 
— Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

— Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.
— Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais. No interior de vossa tenda os escondeis, protegendo-os contra as línguas maldizentes.
— Amai o Senhor Deus, seus santos todos, ele guarda com carinho seus fiéis, mas pune os orgulhosos com rigor.


Evangelho (Mateus 6,1-6.16-18)

Quarta-Feira, 20 de Junho de 2012
11ª Semana Comum




"Não" à hipocrisia


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fi­queis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

BOM DIA!

QUARTA-FEIRA

BOA NOITE

Senhor, Põe Teus Anjos Aqui - Padre Marcelo Rossi


Senhor, Põe Teus Anjos Aqui




Senhor, Põe Teus Anjos aqui. 

Senhor, Põe Teus Anjos aqui. 

Com a espada desembanhada, Senhor, Põe Teus Anjos aqui. 

Não deixes que o inimigo escarneça e zombe de nós. 

Cobre, Senhor, com Teu Sangue. Senhor, Põe Teus Anjos aqui.

Senhor, Põe Teus Anjos lá fora...
Senhor, Põe Teus Anjos na rua...
Senhor, Põe Teus Anjos lá em casa...

    


   


  



   



     

     


BOA TARDE!!