segunda-feira, 9 de abril de 2012

CÍRIO PASCAL





O Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira.


Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos 


Santa Madalena de Canossa - 10 de Abril



Santa Madalena de CanossaA santa de hoje é fundadora das 'Filhas da Caridade', congregação que iniciou em Veneza, Itália.

Nasceu em Verona, no ano de 1774 e faleceu com 61 anos. Mas viveu o céu já aqui, acolhendo a salvação e sendo canal dela para muitos.

Perdeu cedo seus pais. Teve seu chamado à vocação religiosa, numa consagração total, mas não foi aceita na primeira tentativa, porém, não parou no primeiro obstáculo.

Uma mulher mística. Pela sua vida de oração e seu amor a Jesus Crucificado, galgou degraus para uma mística profunda, sendo muito sensível à dor dos irmãos.

Viveu num tempo difícil, de guerras, precisando refugiar-se em Veneza. Ali, ela discerniu o carisma como fundadora, e na prática - por causa dos órfãos, enfermos e vítimas da guerra - sua caridade era ardente e reconhecida por muitos. Napoleão Bonaparte conhecia seu testemunho e a chamava de 'anjo da caridade'.

Entrou na glória de Deus, porque deixou a glória de Deus a transformar aqui.

Santa Madalena de Canossa, rogai por nós!

FONTE DE PESQUISA: Canção Nova

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/04/2012

10 de Abril de 2012 


João 20,11-18

Comentário do Evangelho

O túmulo vazio

Maria, Pedro e o outro discípulo haviam constatado o túmulo vazio. Apenas o discípulo que Jesus amava acreditou. Maria permanece perto do túmulo, chorando. Ainda busca o Senhor morto. O próprio Jesus não é reconhecido. É sua voz, pronunciando o nome dela, que o identifica. É o pastor que chama as ovelhas pelo nome. O Ressuscitado é a confirmação do Filho eterno que, na sua visibilidade, volta para junto do Pai. Contudo, permanece realmente em nossas comunidades, com o qual comungamos na fé e na fraternidade. Na comunidade unida, ele é nosso irmão, Filho de nosso Pai e nosso Deus.


Vivendo a Palavra

O nome pronunciado pelo Senhor é muito mais do que um conjunto de sons que identificam a pessoa. O Senhor diz ‘Maria’ e conta, nessa única palavra, toda a sua história de salvação e libertação. Era inconfundível para ela. O Pai também está pronunciando o nosso nome. Ele nos chama. Já o percebemos?


Reflexão 
Maria Madalena queria somente estar com Jesus, ainda que ele estivesse morto. Queria estar com ele, mesmo que tivesse que ir buscá-lo, onde quer que o tivessem colocado. Chorava porque não havia encontrado Jesus. Estaria disposta a qualquer sacrifício para realizar o seu intento. Porém, se as pessoas correspondem ao amor de Deus, tanto mais Deus corresponde ao amor dos homens. Maria Madalena recebeu a grande recompensa pelo seu amor: fez a grande experiência do encontro pessoal com o ressuscitado, e anunciou a todos esta experiência.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Jesus presente de um modo novo..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Nós cremos e pregamos que Jesus Ressuscitado vai á frente das nossas comunidades, muitos talvez pensem: "Mas então porque tem vez que as coisas na comunidade não dão certo". Se Jesus nos conduz e está realmente presente nas comunidades, não pode haver problemas e dificuldades a serem enfrentadas. E por último, se ele está presente, nada mais há para ser feito, ele está com as comunidades, vitorioso, deu tudo certo afinal e agora é só curtir a sua presença entre nós...

Nossas comunidades, igualzinho as daquele tempo, têm dificuldades para entender e perceber a presença de Jesus em seu meio, não é a presença do Jesus Histórico, que pode ser visto, tocado, apalpado, mas agora em seu estado glorioso marca a sua presença exatamente nas ações da comunidade, que quanto mais evangelizadora e libertadora, terá uma autenticidade incontestável. Entretanto nesta nova forma de se fazer presente, os sentidos são substituídos pela Fé e por isso, aqueles primeiros momentos da experiência de Maria Madalena mostra-nos na verdade os primeiros tempos da comunidade primitiva e as primeiras profissões de Fé, um pouco tímidas é verdade, na pessoa do Resuscitado e a sua ação na comunidade.

Primeiro aquela impressão de que Jesus não está na comunidade "levaram o corpo do meu Senhor e não sei onde o puseram..." Jesus morto está em lugar incerto e não sabido. Deve estar no céu nos esperando, está por aí, mas parece não dar atenção aos nossos desafios e lutas na comunidade, parece alguém indiferente, continua morto e ausente.

Um dia percebemos que Jesus está presente, o vimos nos símbolos litúrgicos, nas orações e leituras, nos gestos, mas ainda parece um mito distante, porque não se comunica conosco. Até que um dia, fazemos com ele uma profunda experiência e descobrimos que Jesus tem conosco uma relação pessoal, nos conhece profundamente, nos chama pelo nome, se revela claramente  em nossas vida, então na oração  dialogamos com Ele como Maria, que o chamou de Mestre como fazia antes de sua morte, para Maria tudo voltou a ser como antes, tudo se retoma e se inicia, agora de um jeito novo... Essa experiência com Cristo é um processo dinâmico e vital para nós, pois é a Fé nesse Deus Vivo e Caminheiro, que dá sentido a tudo que somos e fazemos, sem passar por esse processo jamais encontraremos respostas que buscamos para o sentido do nosso Viver...

E nesse jeito novo de se perceber a presença de Jesus á luz da nossa Fé, como Madalena somos também enviados, pois o discipulado culmina na missão, e o centro do anúncio é Jesus Cristo, Aquele que nos deu a filiação Divina, subo para meu Pai e Vosso Pai, Meu Deus e Vosso Deus. Eis a grande novidade, renovados em Cristo, remidos por ele, salvos pela sua paixão e morte, nos tornamos novas criaturas.

2. O túmulo vazio
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração


Pai, ensina-me a ter um relacionamento conveniente com o Ressuscitado, reconhecendo que ele quer fazer de mim uma testemunha da ressurreição.



3. COMUNICANDO A VIDA ETERNA E DIVINA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

No Evangelho de João percebe-se, com clareza, a justaposição das duas tradições da ressurreição: a tradição do túmulo vazio e a tradição das aparições, no texto de hoje. O discípulo que Jesus amava, ao encontrar o túmulo vazio, acredita na ressurreição. Porém, agora, Maria permanece junto ao túmulo chorando. A ausência do corpo de Jesus provoca tristeza. Mas, com seu amor divino, Jesus está presente na vida de Maria. Ele a chama pelo nome. Ela, então, passa do simples "enxergar" para o "ver", e compreende a trajetória divina de Jesus: veio de junto do Pai e agora volta para o Pai, comunicando-nos a vida eterna e divina. "Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará, e a ele viremos e nele estabeleceremos morada.


Por que choramos e a quem procuramos?


Postado por: homilia

abril 10th, 2012


Segundo Bento XVI, “a história de Maria de Magdala recorda a todos uma verdade fundamental: discípulo de Cristo é quem, na experiência da debilidade humana, teve a humildade de Lhe pedir ajuda, foi curado por Ele e O seguiu de perto, convertendo-se em testemunha do poder de Seu amor misericordioso, mais forte que o pecado”.
Maria, em lágrimas, inclina-se e olha para dentro do túmulo. Ela já havia, contudo, constatado que ele estava vazio e havia anunciado o desaparecimento do Senhor. Por que se inclina, então, novamente? Por que quer ver de novo? Porque o amor não se contenta com um único olhar. O amor é uma conquista sempre mais ardente. Ela já O procurou, mas em vão. Obstina-se e acaba por descobrir.
No Cântico dos Cânticos, a Igreja dizia do mesmo Esposo: “No meu leito, de noite, procurei aquele que o meu coração ama. Procurei-o, mas não o encontrei. Vou levantar-me e percorrer a cidade; pelas ruas e pelas praças, vistes aquele que o meu coração ama?” (Ct 3,1-2). Duas vezes ela exprime a sua decepção: “Procurei-o, mas não o encontrei!” Mas o sucesso vem, por fim, coroar o esforço: “Os guardas encontraram-me, aqueles que fazem ronda pela cidade. Vistes aquele que o meu coração ama? Mal os ultrapassei, encontrei aquele que o meu coração ama” (Ct 3,3-4).
Durante os breves repousos dessa vida, quando suspiramos na ausência do nosso Redentor, nós O procuramos na noite, pois, apesar do nosso espírito já estar desperto para Ele, os nossos olhos só veem a Sua sombra. Mas, como não encontramos, nela, o Amado, levantamo-nos; percorremos a cidade, ou seja, a assembleia dos eleitos. Procuramos, de todo o coração, nas ruas e nas praças, ou seja, nas passagens escarpadas da vida ou nos caminhos espaçosos. Abramos os olhos, procuremos os passos do nosso Bem-Amado!
Esse desejo fez Davi dizer: “A minha alma tem sede do Deus de vida. Quando irei ver a face de Deus? Sem descanso, procurai a Sua face” (Sl 42,3).
Lembro-me de que ver o Senhor é ver o nosso próprio destino. Nós fomos criados para a eternidade, para numa vida em comunhão com Deus. Chore, grite, apresente a Jesus a sua tristeza e necessidade, pois Ele lhe responderá, chamará o seu nome como chamou Maria. E dirá: “Por que choras? Eu estava morto, mas agora vivo para sempre e tenho as chaves de tudo nas mãos”.
E nós? Quando é que, nos nossos leitos, procuraremos o Amado? Por que choramos e a quem procuramos? Como a Maria Madalena, Jesus nos faz duas perguntas básicas: “Por que choramos?” e “A quem procuramos?”.
Não duvido que, muitas vezes, choramos por causa da nossa falta de fé e de confiança na Palavra do Senhor; procuramos Alguém que está muito perto de nós, mas ainda não O percebemos.
Conhecemos as Sagradas Escrituras, conhecemos as promessas de Deus, mas choramos, sem esperança, olhando somente para as “aparências”. Sofremos, muitas vezes, pela nossa incapacidade de “enxergar” as coisas do Senhor. O mundo espiritual está tão perto de nós, mas somos incapazes de percebê-lo, absortos que estamos em prestar atenção nas coisas e nas pessoas que nos rodeiam.
Confundimos a presença de Jesus com a presença de outras pessoas. Se percebêssemos a Sua presença viva e ressuscitada e ouvíssemos realmente a Sua voz que fala ao nosso coração, sairíamos em disparada – como fez Maria Madalena – a anunciar a todos: “Eu vi o Senhor!”
E você, já viu o Senhor? Relembre a sua experiência. Você já correu para contar sobre essa experiência do encontro pessoal com o Cristo Ressucitado a alguém? Jesus lhe envia, hoje, a proclamar a todos os homens e mulheres que Ele está vivo e ressuscitado. Seja a Sua testemunha e grite bem alto: “Eu vi o Senhor!”
Padre Bantu Mendonça


Leitura Orante 

Preparo-me para rezar a Palavra, 
em comunhão com todos os que se encontram na rede da internet, 
com a oração: 

Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. 
Que eu conheça Jesus Mestre 
e compreenda o seu Evangelho. 

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Jo 20,11-18, 
e observo pessoas, palavras, relações, lugares. 

A pessoa de uma mulher se destaca nesta cena do Evangelho: Maria Madalena. Chora a ausência do seu Senhor. Chora e o busca, inclina-se para olhar dentro do túmulo. Na sua atitude de busca, começa o caminho para o encontro com o Mestre. E quando ela se volta para trás, isto é, faz uma conversão, deixa de procurar Jesus entre os mortos, ela o encontra. E ao encontrá-lo, recebe a missão: "Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles Se torna verdadeiramente discípula e missionária.. 

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 

Também eu busco o Senhor Ressuscitado. 

Posso me perguntar: 
como? 
Tenho feito a volta ? 
Ou seja, sou capaz de me converter? 
E, ao encontrar o Mestre, sinto-me discípulo/a e missionário/a?
 Qual é a minha missão? 

Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram nosso compromisso missionário:
 "Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria." 
(DAp29). 

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 

- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia! 
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia! 
- Ressuscitou como disse, aleluia! 
- Rogai a Deus por nós, aleluia! 
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia! 
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia! 

Ave, Maria... 

- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. 
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Oremos 

Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém. 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Meu olhar, a partir de hoje, tem duas direções: para o Mestre e para os irmãos. 

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp 
Oração Final
Pai Santo, nós damos graças pelo nome que recebemos no batismo. Em nossa existência, o jeito de viver vai definindo o significado do nome recebido. Que o seguimento de teu Filho Unigênito, faça o nosso nome ser lembrado com amor pelos companheiros de jornada. Pelo mesmo Cristo Jesus, que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 10/04/2012



Tema do Dia

Oitava da Páscoa: «Irmãos, o que devemos fazer?»

O Livro de Atos narra os passos iniciais da Igreja. Pedro, cheio do Espírito Santo, proclama corajosamente a ressurreição do Senhor – aquele mesmo que fora crucificado pelos poderosos do lugar. Os sinais do Reino que Jesus trouxe começam a aparecer.


Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


    • Branco. 3ª-feira na Oitava da Páscoa 


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 2,36-41)

Terça-Feira, 10 de Abril de 2012
Oitava da Páscoa


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.
40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 32)

Terça-Feira, 10 de Abril de 2012
Oitava da Páscoa


— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!


Evangelho (João 20,11-18)

Terça-Feira, 10 de Abril de 2012
Oitava da Páscoa




Maria!Mestre!

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los
 em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da
minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.


BOM DIA!

TERÇA-FEIRA

BOA NOITE

orkut e hi5, Boa noite, anjo, flores, gliter, imagem

TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS





JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO




NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 1º DIA


Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

1º DIA – Reconhecendo o pecado

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.



Teu Filho Jesus disse : "Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.



Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me , Mãe, este milagre.



Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:


"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)


Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.

"Confio em teu poder, em tua bondade.
Em ti confio com filialidade.
Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. *

* Esta pequena oração da confiança foi feita pelo servo de Deus, Pé. José Kentenich, fundador do Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt no campo de concentração em Dachau.

- Oração do 1° dia

Mãe querida, neste primeiro dia da novena peço a cura da depressão. Venho confiante a ti e como o salmista quero dizer: "As minhas culpas não te são ocultas". ( Salmo 68, 6)

"Salvai-me, ó Deus, porque as águas me vão submergir. Estou imerso num abismo de lodo.. . já cansado de tanto gritar, enrouqueceu-me a garganta". (Salmo 68, 2-4)

Sim, sinto as dolorosas manifestações deste mal. A depressão me tomou o corpo, a mente e a alma.
Também sinto o peso de meus pecados por isso quero aqui pedir perdão sincero. Vivo muitas vezes me remoendo pelo remorso. Esqueço que Deus é um Pai amoroso e de misericórdia e que sabe e pode tratar minha miséria com todo o amor de seu coração. O remorso me angustia. Preciso acreditar na bondade e no perdão de Deus e me libertar interiormente.


ORAÇÕES


Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

• Faça um .exame de consciência e veja onde mais você ofendeu a Deus. Peça perdão no seu coração e reze o "Ato de Contrição":

" Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Observações:

• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.







Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

2° DIA – Doando o perdão


Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.

Teu Filho Jesus disse : "Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.

Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me , Mãe, este milagre.

Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:

"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)

Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.


"Confio em teu poder, em tua bondade. 
Em ti confio com fiabilidade. 
 Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. *


* Esta pequena oração da confiança foi feita pelo servo de Deus, Pé. José Kentenich, fundador do Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt no campo de concentração em Dachau.

- Oração do 2° dia

Mãe querida, neste 2° dia da novena, venho filialmente pedir tua intercessão. Tu és a Mãe Três Vezes Admirável. Eu me sinto mil vezes miserável, mas estou confiante no teu poder intercessor e na tua bondade maternal. Sei que no teu Santuário tens três graças especiais para dar a teus filhos: a graça da transformação interior, do abrigo espiritual e da fecundidade apostólica.: Preciso, Mãe, sentir o teu abrigo protetor, pois a depressão me dá a sensação de total desproteção. Sinto-me frágil, só, desanimado , com medo. Preciso que haja uma mudança radical em mim, uma transformação. Só assim, poderei sentir-me útil, com segurança e tudo o que eu fizer será fecundado com a graça de Deus.

Por isso. Mãe, quero hoje mais uma vez reconhecer o meu nada. Facilmente, Mãe, eu reconheço o pecado dos outros . Vejo defeitos nos meus familiares, nos meus amigos, mas não sou capaz de ver que sou muitas vezes pior. E mais fácil acusar. Teu Filho Jesus disse que somos hipócritas porque queremos tirar a palha do olho do nosso próximo e não vemos a trave que temos no nosso. ( Mateus 7, 4 )

Mãe, hoje quero sinceramente e com o coração aberto, perdoar meus semelhantes para poder merecer o perdão deles e de Deus. Teu Filho falou:

"O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles". ( Lucas 6,31)

Sei, Mãe Santíssima, que a falta de perdão acumulada no meu coração é uma das causas da depressão que sinto.

Pode ser , Mãe, que meu coração tenha sido marcado desde a minha infância, talvez até na vida intrauterina, por rejeição, desamor, incompreensão. Há vivências que não me recordo conscientemente, mas que ficaram com certeza, gravadas no meu subconsciente. Há outras das quais me recordo muito bem e me marcam ainda hoje, sinto-as profundamente.


Preciso me libertar, Mãe, de tudo aquilo que fui guardando em mim... as lembranças negativas da infância, no meu lar, na escola, no bairro. Preciso me libertar das mágoas que guardei das pessoas que me fizeram sofrer, que foram injustas comigo, que me acusaram sem eu ter culpa, que me ofenderam, que me maltrataram, que me desrespeitaram, que não me aceitaram do jeito que sou. Mãe, ajuda-me a perdoar aqueles que me fizeram criar complexos e traumas.

Mãe, ajuda-me a aprender a amar mais, a começar por mim. Que eu saiba amar a pessoa que sou, aceitando-me, perdoando-me . . . ajuda-me, Mãe, a não transferir para os outros as minhas responsabilidades. Quero sim. Mãe, tomar minha cruz e seguir firme e vitorioso no caminho do teu Filho Jesus.

Preciso, Mãe, para sair deste sofrimento, desta depressão, purificar meu coração, minha alma. Reconheço que muitas doenças têm suas raízes no pecado. Como diz claramente o salmo 106 no versículo 17..."Outros, enfermos por causa de se mau proceder, eram feridos por causa de seus pecados... Em sua angústia clamaram então para o Senhor".


Seguindo os ensinamentos de teu Filho Jesus, que nos diz: "Amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, orai pêlos que vos maltratam e perseguem" ( Mateus 5, 44), quero hoje rezar por todos que me maltrataram de um jeito ou de outro e mais ainda, quero perdoar a todos. E difícil. Mãe. Há marcas, há cicatrizes bem profundas. Preciso de tua ajuda. Vem, Mãe, vem me ajudar a perdoar. Preciso muito de cura. Preciso me libertar. Sei que preciso curar primeiro minha alma pecadora. Preciso, Mãe, libertar-me da falta de perdão que também me atinge. Preciso saber perdoar. Preciso saber amar. Transforma-me, Mãe!


Contigo, Mãe, quero rezar a Deus com a palavra do salmista: "Voltai-vos para mim e mostrai-me vossa misericórdia, como fazeis sempre com os que amam o vosso nome". (Salmo 118, 132)

ORAÇÕES

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

Reze hoje pelas pessoas que magoaram você. Perdoe-as no seu coração. Reze por você e se perdoe.

" Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.


Observações:


• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.



 


NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 3º DIA


Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

3° DIA – Pedindo perdão

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.

Teu Filho Jesus disse : "Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.

Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me , Mãe, este milagre.

Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:

"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)

Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho. Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.


"Confio em teu poder, em tua bondade. 
Em ti confio com filialidade. 
 Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. 


- Oração do 3° dia

Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, minha Mãe querida. Neste 3º dia da novena venho pedir tua intercessão para que seja curada minha depressão. No teu Santuário, tens distribuído tantas graças, especialmente a graça da transformação.

Preciso desta graça, Mãe. Minha vida precisa ser mudada, transformada. Eu quero curar- me com tua ajuda, Mãe. Como o salmista, digo também: -"Meu destino está nas vossas mãos". (Salmo 30,16)

Entendo, Mãe, que meus pecados e minhas culpas contribuíram para que eu chegasse a esse estado de alma, a essa fraqueza de espírito, a este cansaço que atinge meu corpo. Por isso, hoje eu quero humildemente pedir perdão. A palavra de Deus diz que é "Feliz aquele cuja iniqüidade foi perdoada, cujo pecado foi absolvido". ( Salmo 31,1)

Quero voltar a ser feliz e transmitir essa felicidade, por isso, reconheço meus pecados, venho pedir perdão a Deus e peco-te. Mãe, apresentar a Ele hoje esse meu pedido. Mais uma vez quero rezar como o salmista: -"Então, eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa..., vou confessar ao Senhor a minha iniqüidade".

(Salmo 31,5) – Quero renunciar aos meus erros Mãe, ajuda-me! Eu quero levar em conta o que diz o profetaEzequiel: - "Se, no entanto, o mau renuncia todos os seus erros para praticar as minhas leis e seguir a justiça e a equidade, então ele viverá de certo, e não há de perecer". (Ezequiel 18,21)

Para não perecer. Mãe, reconheço minha miséria, fragilidade e minhas limitações, e peço humildemente perdão.


Meu orgulho e vaidade são grandes obstáculos no meu caminho e não me possibilitam um arrependimento sincero. Ajuda-me a ser simples, a ter um coração penitente. Ajuda-me a tirar as máscaras. Transforma-me! Eu preciso mudar de vida. 


Cobre-me com teu manto para receber toda coragem necessária para minha transformação de pessoa adoecida pelo pecado em uma pessoa nova, liberta e cheia da saúde que vem do Espírito Santo de Deus.

Mãe, coloco-me humildemente, como criança, a teus pés pedindo a graça de ser uma nova criatura, sem mancha, sem pecado, sem maldade. Cura o meu orgulho. Que se cumpra hoje em mim a promessa feita pela boca do profeta Ezequiel: -"Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra, dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo que obedeçais as minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos". (Ezequiel 36, 26-27) Ajuda-me a ter um novo coração. Não quero mais pecar, minha Mãe. Ajuda-me!!!

Meu orgulho e vaidade são grandes obstáculos no meu caminho e não me possibilitam um arrependimento sincero. Ajuda-me a ser simples, a ter um coração penitente. Ajuda-me a tirar as máscaras. Transforma-me! Eu preciso mudar de vida. 

Cobre-me com teu manto para receber toda coragem necessária para minha transformação de pessoa adoecida pelo pecado em uma pessoa nova, liberta e cheia da saúde que vem do Espírito Santo de Deus.


Mãe, coloco-me humildemente, como criança, a teus pés pedindo a graça de ser uma nova criatura, sem mancha, sem pecado, sem maldade. Cura o meu orgulho. Que se cumpra hoje em mim a promessa feita pela boca do profeta Ezequiel: -"Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra, dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo que obedeçais as minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos". (Ezequiel 36, 26-27) Ajuda-me a ter um novo coração. Não quero mais pecar, minha Mãe. Ajuda-me!!!


ORAÇÕES

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

• Seria tão bom se você pudesse, hoje, fazer uma confissão. 
• Procure um sacerdote.

" Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.


Mãe, coloco-me humildemente, como criança, a teus pés pedindo a graça de ser uma nova criatura, sem mancha, sem pecado, sem maldade. Cura o meu orgulho. Que se cumpra hoje em mim a promessa feita pela boca do profeta Ezequiel: -"Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra, dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo que obedeçais as minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos". (Ezequiel 36, 26-27) Ajuda-me a ter um novo coração. Não quero mais pecar, minha Mãe. Ajuda-me!!!


ORAÇÕES

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

• Seria tão bom se você pudesse, hoje, fazer uma confissão. 
• Procure um sacerdote.

" Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.


Observações:


• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote





NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 4º DIA


Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

4° DIA – Qual a medida da minha tristeza

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.

Teu Filho Jesus disse : "Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.

Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me , Mãe, este milagre.

Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:

"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)

Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.

  
"Confio em teu poder, em tua bondade. 
Em ti confio com filialidade. 
 Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. 


- Oração do 4° dia

Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, é o 4° dia da novena pedindo a cura da depressão. Também hoje me ajoelho em espírito no teu Santuário. Venho renovar minha fé e confiança no teu poder de intercessão junto a Deus . No teu santuário estás presente distribuindo as graças e bênçãos de Deus. Uma graça especial que tens para dar a todos os teus devotos é a graça do abrigo.

Quanto precisamos. Mãe, desta graça. Vivemos num mundo tão complicado, tão perigoso.. sentimo-nos desabrigados e somos tomados pelo medo. Os problemas e as dificuldades que tenho que enfrentar no meu dia a dia me levam. Mãe, a uma tristeza muito grande. Sei que é o acúmulo dessas tristezas que se vão juntando, uma das grandes causas da minha depressão. Não quero, Mãe, viver constantemente triste. Preciso sair desse túnel escuro. Preciso sentir que sob tua proteção, sob teu olhar materno, vou superar os meus problemas. Quero confiar mais e mais no teu Filho Jesus . O que Ele disse aos seus apóstolos, quero ouvir agora acreditando que Ele está falando para mim:

-"Agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria". ( João 16 22)

Mãe querida, pede a Jesus por mim, pede a Ele que aumente a minha fé. Mãe, muitas vezes perco a medida certa das dificuldades e vejo-as bem maiores do que são. Eu valorizo a sombra, a noite escura e seus temores e me esqueço da luz. Hoje eu peço. Mãe, inunda meu ser da luz da vida, a luz que é Teu Filho Jesus. Faz com que eu O deixe entrar na minha vida, iluminando- me plenamente. Aumenta e fortalece a minha fé. Que eu não me esqueça nunca das palavras de Teu Filho: - " Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (João 8.12)


ORAÇÕES


Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

• Procure pensar nos motivos de suas tristezas. São motivos relevantes ou são pequenos problemas?
• Acenda uma vela e peça a luz de Deus para sua vida.

" Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Observações:

• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.





NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 5º DIA


Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

5° DIA – Quero alegrar-me em Deus



Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.


Teu Filho Jesus disse : "Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.

Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me , Mãe, este milagre.

Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:



"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)


Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.


"Confio em teu poder, em tua bondade. 
Em ti confio com filialidade. 
 Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. 


- Oração do 5° dia

Mãe querida, neste 5° dia de novena venho me unir a ti para pedirmos juntos ao Pai a cura da minha tristeza profunda, da minha depressão.

Muitas vezes, Mãe, eu sinto que a depressão me leva a isolar-me das pessoas, até mesmo das mais queridas. Ajuda-me, Mãe! Não tenho gosto de assumir compromissos. Até as coisas que eu mais gostava de fazer não me atraem mais. Estou sem vontade, sem ânimo, sem vigor físico, mental e espiritual.

Preciso da tua ajuda. Mãe!

Aqui, contigo, quero ler agora um conselho de São Paulo dado aos Filipenses e te pedir que eu possa seguir hoje esse conselho:

"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações,mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus".(Filipenses 4,4-7)

Mãe, que a Paz do Teu Filho guarde realmente o meu coração e os meus pensamentos.

Mãe, que a alegria que vem do Teu Filho transborde no meu coração, chegue ao meu corpo, contagie minha mente e vibre no meu espírito. 

Que todos, a começar por mim, possam sentir mediante tua intercessão amável, os benefícios do amor e da graça do Teu Filho.

Ajuda-me Mãe, abrigando-me sob teu manto, fazendo-me sentir tua presença materna, ajuda-me a não me inquietar com nada. Que eu saiba antes de tudo apresentar a Deus minhas preocupações. Ensina-me a rezar, a pedir e a agradecer.

Mãe, uma coisa apenas peço ao Pai em nome de Jesus, e por tua intercessão: " Que o amor e a graça de Deus habite em mim."


Mãe, se às vezes duvidei ou duvido do poder de Jesus e no desespero procuro em outros caminhos a solução para meus problemas, peço perdão. Peco-te, Mãe, que me ajudes a não me desviar do caminho que é Jesus. Peco-te que seja só a luz de Jesus que me venha iluminar hoje e sempre.

Peço perdão pela minha falta de fé e de confiança naquele que tudo pode. Sei que na Sua misericórdia Deus me compreende e me perdoa.

Mãe, não quero mergulhar na tristeza. A palavra de Deus me pede para cultivar a alegria quando diz: " Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração do homem, é um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade".(Eclesiástico 30, 21-24)


Mãe, obrigado por orar comigo ao Pai. 
Obrigado por me abrigar no teu coração. 
 Obrigado, Mãe. Preciso muito de ti.


ORAÇÕES


Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

• Escreva uma lista das coisas boas que aconteceram e acontecem na sua vida. Comece pelo ar que está respirando.

• Diante da Mãe e Rainha, com sua vela acesa, diga baixinho 10 vezes: " Que o amor e a graça de Deus habite em mim".

"Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Observações:



• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.




 


NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 6º DIA


Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

6° DIA – Quero alegrar-me em Deus

 Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.


Teu Filho Jesus disse : "Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.

Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me , Mãe, este milagre.

Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:

"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)

Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.


"Confio em teu poder, em tua bondade. 
Em ti confio com filialidade. 
 Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. 


- Oração do 6° dia

Mãe e Rainha, este é o 6° dia da novena. Venho com mais confiança ainda pedir tua ajuda. Em teu coração de mãe quero ter o meu abrigo. Tu sabes que a depressão me envolve numa tristeza muito grande e me faz exagerar muitas vezes em demasia as dificuldades que tenho diante de mim. Vivo com a mente cheia de dúvidas, idéias estranhas. Às vezes até imagino que sou vítima de perseguição... Outras vezes me entrego à resignação, ao desânimo, achando que já não há mais solução, que não vale à pena lutar mais... até a ajuda que outros me querem dar não sou capaz de aceitar.

Mãe, ajuda-me a acreditar mais no poder de Jesus e no teu amor intercessor. Não permita. Mãe, que eu me deixe guiar por crendices, por superstições. Sei , Mãe, que o maligno também tem poder. Sei que é grande a força-diabólica. Como diz S. Pedro : -"Nosso adversário, o demônio, anda ao nosso redor como um leão que ruge, buscando a quem devorar". (1° carta de S. Pedro, 5, 8 ) Não me deixes. Mãe, exagerar a força do demônio em minha vida ou identificar tudo como sendo do demônio. Ajuda-me a resistir-lhe, e ser forte na fé. Muito mais poder tem teu Filho Jesus. Ajuda-me, Mãe, a ouvir constantemente teu divino Filho a me dizer: 

"Coragem! Eu venci o mundo". ( João 16, 33 )


ORAÇÕES


Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

• Participe da Celebração da Eucaristia, procure preparar-se para receber Jesus ressuscitado
na Eucaristia. Ofereça sua comunhão pela sua cura e a cura de todos os que sofrem.
• Após a sua Eucaristia, fique um pouco mais na Igreja, vá até o sacrário e peça a Jesus que se manifeste em sua vida, reze a jaculatória do 5° dia - " Que o amor e a graça de Deus habite em mim".

"Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Observações:

• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.





NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 7º DIA


Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

7° DIA – O meu futuro está nas mãos de Deus

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.

Teu Filho Jesus disse : [navy"Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.

Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me, Mãe, este milagre.

Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:

"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)

Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.


"Confio em teu poder, em tua bondade. 
Em ti confio com filialidade. 
 Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. 


- Oração do 7° dia

Mãe, querida, neste 7° dia da novena para a cura da depressão estou mais uma vez em espírito no teu Santuário. Jesus disse que "O desejo do Pai é que não se perca nenhum desses pequeninos". (Mateus 18,14)

Sei, Mãe, que esse é também teu desejo. Estou aqui me sentindo frágil, impotente, sem forças... Sou realmente pequeno.. Preciso de salvação. Não posso me entregar à derrota. Preciso vencer. Preciso sair dessa situação difícil, Mãe. Por isso estou recorrendo a ti. Sei que queres fecundar com a graça de Deus, e tua bênção, a minha vida, meus empreendimentos, meu trabalho, minhas ações.

Tens essa graça para me dar no teu Santuário: a graça da fecundidade.
Quando penso no futuro, no amanhã, vivo uma grande ansiedade. Vou acumulando preocupações... a montanha das preocupações vai crescendo, e me sinto um grãozinho de areia diante do mais alto monte. Mas, agora Mãe, quero ouvir contigo a palavra do teu divino Filho; -"Não temas, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o reino". (Lucas 12, 32)

Sei que Deus tem preparado para mim maravilhas ... um reino eterno de paz e de felicidade. Sei também que já aqui na terra Ele quer me fazer sentir as delícias desse reino. Tudo o que eu perder por amor ao reino, ganharei 100 vezes já na terra e a vida eterna no céu.

Ajuda-me, Mãe, a não esquecer isso. Às vezes a vida me afoga num mar de preocupações frente ao futuro que até me esqueço que meu Pai é um Deus cheio de poder e de bondade, e que só quer o meu bem. Às vezes me sinto só diante de barreiras intransponíveis. Um problema vem após o outro... Vivo pensando naquilo que terei para resolver amanhã, depois de amanhã...no fim do mês... Não consigo ter uma visão objetiva dos problemas... Às vezes nem são problemas, mas tarefas inerentes ao meu viver, ao meu estado de vida, mas eu vejo tudo pelo lado problemático, valorizo só as dificuldades. Vejo tudo com subjetivismo. Perco-me facilmente no labirinto das dificuldades e problemas... labirinto que eu mesmo vou criando para mim. Vivo numa inquietação terrível...


Não permitas, Mãe, que as preocupações frente ao futuro me arrasem. Grava agora no meu coração as palavras que o apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses:

"Não vos inquieteis com nada. Em todas as circunstâncias apresentai ao Senhor vossas preocupações".(Filipenses 4,6)

Cura, Mãe, a minha ansiedade!!! Contigo quero rezar o Salmo 114, 1-4

"Amo ao Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica, porque inclinou para mim os seus ouvidos no dia em que o invoquei. Os laços da morte me envolviam, a rede da habitação dos mortos me apanhou de improviso; estava abismado na aflição e na ansiedade . Foi então que invoquei o nome do Senhor: Ó Senhor, salvai-me a vida!"


ORAÇÕES


Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 



• Abra as janelas da sua casa, do seu quarto. Arrume as gavetas, as estantes. Mostre a si mesmo o quanto você tem alegria de viver, o quanto o amor e a graça de Deus habitam em você. Mostre a seus familiares e amigos que você deseja a luz, você é da Luz, e que por intercessão da Mãe e Rainha quer sair dessa situação e seguir os passos de Jesus, começando dentro da sua casa.

"Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Observações:

• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.





NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 8º DIA


Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

8° DIA – O meu futuro está nas mãos de Deus

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.

Teu Filho Jesus disse : "Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.

Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me, Mãe, este milagre.

Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:

"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)

Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.


"Confio em teu poder, em tua bondade. 
Em ti confio com filialidade. 
 Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. 


- Oração do 8° dia

Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável este é o 8° dia da novena.
Agradeço e louvo a Deus por estar fazendo esta caminhada contigo.
Teu Filho me diz hoje o que disse há tantos anos atrás:

"Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso". (Lucas 21,34)

Sim, Mãe, minha vida tem sido um mar de preocupações e meu coração parece estar pesado com as ansiedades que vou acumulando. O futuro me apavora. O que vai ser de mim, de minha família, de meus empreendimentos? São muitas as interrogações que faço. Não consigo, às vezes, libertar-me dessa ansiedade toda. Vejo as notícias na TV. Leio jornais. Diante dos acontecimentos, de catástrofes, dos acidentes, dos assaltos, apavoro-me e vivo me perguntando: Será que passarei por isso? Sinto medo.

Sofro com decepções, com traições, com infidelidades. Sofro golpes fortes dados pela vida e até por quem amo muito. Tudo isso me arrasa.

Contigo, Mãe, querida, quero agora meditar nas palavras que São Paulo escreveu aos cristãos de Corinto:"Irmãos, o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se não tivessem; os que choram como se não chorassem; os que se alegram como se não se alegrassem; os que compram como se não possuíssem e os que usam deste mundo, como se dele não usassem. Porque a figura deste mundo passa". (I Coríntios 7,29-31)


Mãe, Teu Filho pediu-nos que não nos preocupássemos tanto. Ele nos pediu em Mateus 6,26-30: - "Olhai as aves do céu: não semeiam, nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e o vosso Pai celeste os alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração da sua vida? E porque vos inquietais com as vestes, considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?"


Peço-te, Mãe, que nunca me falte o pão de cada dia como ensinou a pedir teu Filho. Peço-te que eu nunca me tome insensível diante daqueles que não têm o que comer. Peço-te que eu não tenha ansiedade preocupante com relação ao futuro. Ajuda-me, Mãe, para que eu não tente mais afogar minhas mágoas, meus problemas e preocupações na droga, na bebida e em qualquer outra dependência. Pedindo tua bênção. Mãe, rezo como o salmista:



Salmo 29,7,13 : "Eu, porém, disse, seguro de mim: Não serei jamais abalado. Assim, minha alma vos louvará sem calar jamais. Senhor, meu Deus, eu vos bendirei eternamente. “

Senhor, foi por favor que me deste honra e poder , mas quando escondestes vossa face fiquei aterrado..
A vós, Senhor, eu clamo, e imploro a misericórdia de meu Deus.

"Que proveito vos resultará de retomar-me a vida, de minha descida ao túmulo?
Por ventura vos louvará o meu pó? Apregoará ele a vossa fidelidade? Ouvi-me, Senhor, e tende piedade de mim; Senhor, vinde em minha ajuda".


ORAÇÕES


Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

• Muitos irmãos passam necessidade por não ter o mínimo, o básico, necessário à dignidade de Filhos de Deus; leve até sua paróquia uma doação de alimentos não perecíveis, se puder dar uma cesta básica, faça- o, se só lhe for possível dar um l Kg ou um item faça-o também. Para Deus o valor não está na quantidade mas no coração generoso e caridoso.
• Agradeça a Deus por tudo que você tem recebido.

"Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Observações:

• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.





NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO – 9º DIA


Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, 

dos nossos inimigos, agora e na hora de nossa morte. Amém

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

9° DIA – O meu futuro está nas mãos de Deus

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, em espírito me ajoelho diante de ti, no teu Santuário para rezar esta novena pedindo a cura do mal que sofro, a cura da depressão.

Teu Filho Jesus disse : [navy"Todo o que disser a este monte: levante-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre". (Marcos 11,23)

Mãe, estou diante de uma montanha imensa, intransponível para mim: a depressão. Preciso Mãe Santíssima, que esta montanha seja lançada ao mar... seja levada para bem longe de mim.

Ajuda-me. Concede-me de Deus a graça de uma fé maior. Que eu não tenha dúvida no meu coração. Alcança-me, Mãe, este milagre.

Sei, Mãe que teu Filho Jesus quando falou da fé que devemos ter disse também: "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis e ser-vos-á dado. Mas quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus , vos perdoe os vossos pecados". (Marcos 11,24-25)

Queria agora. Mãe, pedir perdão, mas quero também perdoar. Sei que preciso me dispor a receber a graça que peço. Ajuda-me a perdoar. Purifica-me interiormente, transforma meu coração cheio de pecado. Mãe, e assim, com o coração purificado, possa eu merecer a graça do teu materno abrigo e ouvir teu Filho Jesus dizendo também para mim:

"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou"! (Lucas 17,19)

Por isso louvo e bendigo o nome santo de teu Filho.
Vem, Mãe querida e reza comigo esta novena. Conduze- me. Cuida de mim. Intercede junto a teu Filho por mim.


"Confio em teu poder, em tua bondade.

Em ti confio com filialidade.
Confio cego em toda situação, Mãe, no teu Filho e em tua proteção". Amém. 

- Oração do 9° dia

Minha bondosa Mãe, Três Vezes Admirável, neste 9° e último dia da novena por minha cura, mostra-te três vezes admirável na minha vida.
Admirável curando minhas culpas passadas; dando-me a graça da transformação interior.
Admirável curando minhas tristezas diante das dificuldades presentes, dando-me a graça do abrigo espiritual no teu coração materno.
Admirável curando minha ansiedade frente ao futuro, dando-me a graça da fecundidade em toda ação que eu realize. Que eu possa sempre mais realizar ações apostólicas, ajudando outros a receber também a graça da cura da depressão. Que eu seja o testemunho desta graça de cura.
Este é o último dia da novena. No decorrer da mesma. Mãe, foste uma companheira, uma amiga na caminhada.
Deste-me a mão e caminhaste comigo por nove dias. Sei que ficarás comigo para sempre. Sei que no teu Santuário estás sempre a minha espera com teu doce e terno olhar. Sei que posso estar contigo e com Teu Filho sempre que eu quiser. Se não puder ir ao Santuário fisicamente, posso ir em espírito. Sei também que queres me visitar, como Mãe Peregrina que és, assim como visitaste Isabel. Vem, Mãe, vem visitar-me sempre. Vem ficar sempre comigo. Faz teu Santuário, hoje e sempre, no meu coração e no meu lar.

Mais uma vez coloco-me diante de ti como uma talha vazia. Tu sabes bem, minha Mãe, a graça que preciso para encher essa minha vida de paz, de tranqüilidade, de esperança, de fé e de amor.

Coloco-me também diante de ti como um amontoado de cacos. Sou um vaso quebrado, como diz o Salmo 30,13:"Fui esquecido dos corações como um morto, fiquei rejeitado como um vaso partido".


Mas sei, Mãe, que tu podes alcançar de teu Filho a graça da restauração para mim. Eu quero ser como diz Deusno livro de Jeremias: "A argila na mão do oleiro". [Mroon](Jeremias 18,6) Restaura-me! Restaura-me. Faz da minha vida, faz de mim um vaso novo" !!! .


Mais uma vez eu te peço. Mãe, arranca de mim as vãs preocupações e ansiedade frente à vida. Grava no meu entendimento, mais ainda no meu coração as palavras de teu Filho: "Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações. Porque os homens do mundo é que se preocupam com todas essas coisas. Mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso". (Lucas 12, 29-30)

Agora, Mãe, no fim desta novena, quero me consagrar a ti. No alto do Calvário estavas de pé junto à cruz do teu Filho. No meu Calvário quero ouvir todos os dias teu Filho dizendo: "Eis aí tua Mãe" por isso, Mãe, só me resta consagrar-me a ti depositar em ti a minha vida. Apresenta-me ao Pai hoje e sempre.

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós e, em prova da minha devoção para convosco, vos consagro, neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser, e porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como coisa e propriedade vossa. Amém.


ORAÇÕES


Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Passo Concreto: 

• Tendo oportunidade, visite o Santuário da Mãe e Rainha e leve a ela um presente:
• Leve para Ela, se puder, 9 rosas, lembrando os 9 dias desta novena. Deposite aos seus pés uma a uma. Para cada rosa reze uma "Ave Maria" com fervor e agradecimento pela graça da cura alcançada por sua materna intercessão.
Se não puder ir ao Santuário vá à igreja mais próxima. Na primeira oportunidade visite a Mãe, no seu Santuário.

"Meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados porque deles me arrependo e não quero mais pecar. Amém."

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Observações:

• Se estiver usando alguma medicação própria para o tratamento da depressão, não deixe de tomar sem orientação médica.
• Se tiver possibilidades, procure a orientação de um sacerdote ou uma ajuda terapêutica com um psicólogo cristão, que pode ser indicado pelo sacerdote.