Tema do dia
FELIZES OS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS
O profeta Joel anuncia à cidade de Jerusalém que ela será santa, abençoada por Deus, os seus inimigos serão vencidos e que nela brotará uma fonte de água que fertilizará todo o vale. São imagens de salvação para todos os tempos que ainda hoje nos comovem.
Fonte: Arquidiocese BH em 14/10/2017
As palavras dos Papas
“Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram!” (Lc 11, 27). Assim gritou “uma mulher no meio da multidão”, desejando manifestar sua admiração por tudo o que Jesus fazia e ensinava. Nas palavras da mulher, a admiração pelo Filho se transfere para a Mãe. A mulher está ciente, de maneira particular, de que ser homem, ser “filho do homem” (como Jesus costumava dizer de si mesmo), quer dizer ter nascido de uma mulher, ter nascido de uma mãe. […] Essa “mulher no meio da multidão” talvez não saiba que, ao pronunciar essas palavras, ela cumpre a profecia de Maria no “Magnificat”: “De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1, 48). A “mulher no meio da multidão”, cujo grito foi registrado no Evangelho de Lucas, pertence à primeira geração daqueles que chamaram de “bem-aventurada” a Mãe do Redentor. [...] É significativo que a este grito de “uma mulher no meio da multidão”, Jesus responda: “Bem-aventurados, antes, aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!” (Lc 11, 28). Será que Ele quis assim desviar a atenção de sua Mãe terrena? Aparentemente, talvez sim. Mas, na essência, o Filho de Maria explicou em sua resposta ainda mais claramente por que ela é bem-aventurada. Porque sua maternidade humana é bem-aventurada. De fato, a frase sobre “aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam” refere-se por excelência a ela, a Maria. Sua própria maternidade não é talvez o fruto de seu “ouvir” a palavra de Deus? Não é o fruto de seu perfeito “consentimento” a ela? (São João Paulo II, Homilia de 16 de dezembro de 1987)
Oração para antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Sábado, 27ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde
Primeira Leitura (Jl 4,12-21)
27ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 11/10/2025
Leitura da Profecia de Joel.
Assim fala o Senhor: 12“Levantem-se e ponham-se em marcha os povos, rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor.
13Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. 14Povos e mais povos no Vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no Vale da Decisão.
15Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho. 16Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel.
17Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos.
18Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a corrente de Setim.
19O Egito será devastado, e a Iduméia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras.
20Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. 21Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo. O Senhor está habitando em Sião.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)
27ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 11/10/2025
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor.
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor.
— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.
— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.
— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!
Evangelho (Lc 11,27-28)
27ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 11/10/2025
Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.