quinta-feira, 29 de outubro de 2015

BOM DIA!!! “Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.” Sl 94

São Germano - 30 de outubro


Seu nome quer dizer 'irmão'. Nasceu em 378 na França. Foi muito cedo para os estudos e acabou estudando Direito em Roma. Mas, seu grande desejo, era o de viver o Santo Evangelho. E foi pautando a sua vida na Palavra do Senhor. Homem de oração e escuta, era dócil e pronto para renunciar a si mesmo e optar pelo querer de Deus.

Santo Alonso Rodriguez - 30 de outubro


Santo Alonso Rodriguez

*Existem dois Alonso Rodriguez, o da história a seguir, que é já santo e Espanhol e, o outro, mártir do Paraguai beatificado em 1931 junto com São Roque de Santa Cruz e João do Castelo. Em maio de 1988, São Roque se tornou o primeiro santo do Paraguai.

Bem-aventurada Restituta Kafka - 30 de outubro


Retistuta Kafka,
irmã Maria Resoluta
Bem-aventurada
1894-1943
Religiosa (1894-1943)
No dia 1º de maio de 1894, nasceu Helene, filha de Anton e Maria Kafka, na cidade de Bruno, na atual República Checa. Naquele tempo, a região chamava-se Moravia e estava sob o governo do imperador austríaco Francisco José. Em 1896, a família Kafka transferiu-se para Viena, capital do Império Austro-Húngaro.

São Marcelo - 30 de outubro


São Marcelo mártir (†298)
Mártir (+298)
O martírio de são Marcelo está estreitamente ligado ao de são Cassiano, e sua Paixão é um belo exemplo de autenticidade, graças a sua prosa enxuta, essencial e sem digressões, sem os enriquecimentos usuais na história dos primitivos cristãos.

São Frumêncio - 30 de outubro




São Frumêncio - Padre portador da paz

A história do santo de hoje se entrelaça com a conversão de uma multidão de africanos ao amor de Cristo e à Salvação
São Frumêncio nasceu em Liro da Fenícia. Quando menino, juntamente com o irmão Edésio, acompanhava um filósofo de nome Merópio, numa viagem em direção às Índias. A embarcação, cruzando o Mar Vermelho, foi assaltada e só foram poupados da morte os dois jovens, Frumêncio e Edésio, que foram levados escravos para Aksum (Etiópia) a serviço da Corte.

PESSOAS ESPECIAIS TEM EM SI A ESSÊNCIA DA AMIZADE, PARA PERFUMAR O MUNDO COM AMOR VERDADEIRO. PESSOAS ESPECIAIS SÃO DÁDIVAS DE DEUS, E VOCÊ É MUITO ESPECIAL PARA MIM!

Amo as pessoas, a quem posso chamar de amigas. Elas enfeitam dia após dia os caminhos que trilho.

"Que um Anjinho sempre te segure pela mão..." - Anjos de Resgate - Amigos pela Fé



MARAVILHOSA SEXTA-FEIRA!

LEITURA ORANTE DO DIA 29/10/2015



LEITURA ORANTE

Lc 13,31-35 - Jerusalém, Jerusalém!

Jerusalém vista do monte das Oliveiras

Saudação
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 13,31-35, e observo o diálogo de Jesus com os fariseus.
Naquele momento alguns fariseus chegaram perto de Jesus e disseram:
- Vá embora daqui, porque Herodes quer matá-lo.
Jesus respondeu:
- Vão e digam para aquela raposa que eu mandei dizer o seguinte: "Hoje e amanhã eu estou expulsando demônios e curando pessoas e no terceiro dia terminarei o meu trabalho."
E Jesus continuou:
- Mas eu preciso seguir o meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã; pois um profeta não deve ser morto fora de Jerusalém.
- Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada. Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: "Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!"
Refletindo
A atitude dos fariseus pedindo a Jesus que vá embora porque Herodes quer matá-lo é atitude de quem quer intimidá-lo. O Mestre não admite este tipo de intimidação. E diz que embora, Herodes seja uma autoridade, é um “animalzinho”, uma raposa. Como a raposa está sempre à espreita de sua presa, mas isto não provoca a fuga de Jesus, como provocou o outro Herodes quando ele era bebê indefeso. Jesus tem clara a sua missão e nada o fará desistir. Morrerá quando a Deus aprouver. Os poderes humanos podem executar sem o saber os planos de Deus, mas não podem impedi-lo. Dirigindo-se a Jerusalém, o Mestre lamenta sua resistência a Deus, matando os profetas. A imagem da galinha ajuntando os pintinhos debaixo de suas asas é a imagem de Deus que quer proteger o seu povo. Mas, Jerusalém matou os profetas e matou Jesus. “A casa ficará completamente abandonada”, não porque O Messias a abandonou, mas porque ela não o acolheu.
Em outros textos lemos: "Jesus dizia para eles que um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e em sua família. E Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré." (Mc 4,4-5).
" Mas o próprio Jesus tinha declarado: «Um profeta nunca é bem recebido em sua própria terra.» (Jo 4,44).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Hoje também há profetas, apóstolos e o próprio Jesus que se faz presente em nosso meio.
Como os acolho?
Como são acolhidos pela sociedade, pela comunidade?
Há hoje pessoas que manipulam a verdade?
E eu sou coerente com a verdade?
Meditando
Vejo o que os bispos falaram na Conferência de Aparecida:
“Os fiéis leigos são “os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Eles realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo”. São “homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”. Sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, eles contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho. “O espaço próprio de sua atividade evangelizadora é o mundo vasto e complexo da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos ‘mass media’, e outras realidades abertas à evangelização, como são o amor, a família, a educação das crianças e adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento”. Além disso, eles tem o dever de fazer crível a fé que professam, mostrando a autenticidade e coerência em sua conduta.” (DAp 209-210)

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faço, num breve momento de silêncio, minha oração pessoal e depois, rezo com toda Igreja a
Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Mestre, fazei que eu procure mais
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Não me permitirei falsificar a verdade, mascará-la ou diminuí-la.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL
Na escuta e meditação da Palavra de Deus, nos encontraremos com Jesus em seu caminho para Jerusalém. Enquanto instrui seus discípulos, o Senhor reafirma a sua missão libertadora e nos chama à conversão. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)
O que diz o texto?
Qual é o contexto do diálogo entre os personagens?
Destaque as palavras de Jesus e detenha-se nelas por alguns instantes para compreender a sua mensagem.
"Após apresentar a denúncia de Jesus sobre a infidelidade de Israel e a acolhida aos gentios, 'há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos', Lucas insere este diálogo envolvendo alguns fariseus e Jesus. Estes fariseus simulam proteger Jesus das ameaças de Herodes, preposto do império romano, com autoridade sobre a Galileia. Herodes já havia mandado matar João Batista, e Jesus, cuja prática assemelhava-se a de João, estava também ameaçado. A resposta de Jesus é um recado a ser dado a Herodes por estes fariseus, que queriam intimidar Jesus e se ver livres dele. Jesus chama Herodes de raposa (ardiloso, vil, sorrateiro) e, com convicção, afirma seu propósito de continuar sua missão libertadora, que será estendida até Jerusalém. Mais do que a Herodes, Jesus sabe que paira sobre si a ameaça de morte por parte das autoridades religiosas com sede em Jerusalém. Com uma sentença em estilo profético, Jesus faz ainda um apelo à conversão de Jerusalém, caracterizando-a como a cidade que mata os profetas." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)
Mesmo com ameaças de morte, Jesus prossegue o seu caminho com convicção, afirmando ao mesmo tempo sua missão libertadora: "... eu expulso demônios e faço curas...". Jesus é o Libertador, que compartilha a vida, as angustias, os sofrimentos, a dor de seu povo. É Nele que também hoje encontraremos a libertação de tudo o que no oprime, para que possamos viver com dignidade. Ele também nos chama à conversão: "Quantas vezes eu quis reunir teus filhos...". Pela escuta e meditação da Palavra, possamos crescer em gestos concretos que promovem a libertação, a justiça e a reconciliação, na comunhão com o próximo e com Deus.
3- ORAÇÃO (VIDA)
Reze a letra da canção: 'O Meu Libertador', do CD: 'Mistério, Amor e Sentido'. Em seguida, conclua sua oração entregando ao Senhor a sua vida para que possa ser tocada pelo amor e pela misericórdia do nosso Deus.
Venham ver o meu Libertador: é Jesus de Nazaré.
Ele está nos bairros e nas vilas, anunciando ao povo o seu amor.
Sabe ouvir o grito dos pequenos, para ele todos têm valor.
Não tem medo dos grandes opressores, nem carrega arma em sua mão.
Mas defende os pobres e oprimidos, para todos é Libertação.
Tem muita ternura pela vida, fala de seu Pai com emoção e tanto amor.
Sabe perdoar os inimigos, chora sobre aqueles que não crêem no amor.
Anda no meio da gente, seu jeito cativa multidões
Prega, defende a justiça, seu grito converte corações.
Venham ver o meu Libertador: é Jesus de Nazaré.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)
Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou para o seu dia?
Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.
BÊNÇÃO
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015

BOA NOITE - "Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o salvador! A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular." Sl 117