quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Santa Gertrude Comensoli - 18 de fevereiro


Gertrude Comensoli
Bem-aventurada
1847-1903
Fundou a Congregação
das Irmãs Sacramentinas
No dia 18 de janeiro de 1847, na cidade de Bienno, ao norte da Itália nasceu Geltrude Caterina Comensoli, mas sempre foi chamada de Gertrude. Teve uma infância tranqüila e modesta numa família simples e religiosa. Com sua mãe e os irmãos freqüentava a missa diariamente. Já, nesta época, demonstrava uma singular e precoce sensibilidade eucarística, que lhe permitiu, aos sete anos de idade, receber a sua Primeira Comunhão.

São Flaviano - 18 de fevereiro



Santo Flaviano
Século V
Flaviano pertencia à alta aristocracia romana e era convertido ao cristianismo. Na época do Imperador Constantino, foi eleito governador de Roma, dadas a sua grande inteligência e boa moral. Quando, porém, o imperador morreu e em seu lugar assumiu seu filho Constâncio, este deu início à perseguição dos cristãos e, logo, Flaviano foi destituído de seu cargo.

São Teotônio - 18 de Fevereiro



São Teotônio – Fundador da Nova Ordem dos Cônegos Regulares

Mariano e devoto dos Santos Anjos, São Teotônio viveu uma vida retirada para contemplar o Senhor
Nascido em Ganfei, Portugal, no ano de 1082, São Teotônio recebeu uma ótima formação. Primeiramente, junto a um convento beneditino de Coimbra; depois, ao ser assumido por seu tio Crescêncio, Bispo de Coimbra, ele foi correspondendo à graça de Deus em sua vida. Com a morte do tio, dirigiu-se para Viseu, onde terminou seus estudos básicos e recebeu o dom da ordenação sacerdotal.

Santos Teódulo e Julião (Mártires) - 17 de fevereiro


Santos Teódulo e Julião (Mártires)

Teódulo, homem sábio e piedoso, ocupava um posto de importância na casa de Firmiliano, governador da Palestina, o qual lhe tinha grande estima. Tendo sido testemunha da fortaleza e paciência dos 5 egípcios martirizados, Teódulo foi à prisão para animar aos que se preparavam para sofrer martírio semelhante. Ao saber disto, Firmiliano se irritou sobremaneira contra seu protegido, reprovou amargamente sua atitude e condenou-o a ser sacrificado, sem ter querido ouvir sua defesa. Teódulo recebeu com alegria a sentença e sofreu com gozo uma forma de tormento que o assemelhava ao seu Salvador e o levaria a reunir-se com ele.

Santo Aleixo Falconieri - 17 de fevereiro


Santo Aleixo Falconieri
1200-1310

É um dos sete fundadores da 
Ordem dos Servidores de Nossa
Senhora
Aleixo nasceu em 1200 na cidade de Florença, Itália. Era filho de Bernardo Falconieri, um príncipe mercante florentino, e um dos líderes daquela república. A cidade vivia em luta. Brigavam pelo poder duas famílias poderosas: os Guelfi e os Ghibelini. A família Falconieri pertencia ao partido dominante dos Guelfi.

Sete santos fundadores da Ordem dos Servitas - 17 de Fevereiro



Os Sete Santos fundadores deram um passo de radicalidade; abandonaram o luxo e foram viver uma vida monástica
Interessante percebermos o contexto do surgimento desta ordem. No século XII e XIII, predominava uma burguesia anticristã na vivência, porque dizer que é cristão, que é católico, não é difícil, mas vivenciar e testemunhar o amor a Cristo, à Igreja e aos pobres, só com muito esforço e muita graça do Senhor.

Santo Elias (Profeta) - 16 de fevereiro


Santo Elias (Profeta)


Comemoração litúrgica: 16 de fevereiro

Também nesta data -  Santos: Jeremias, Daniel e Gilberto

A Igreja  comemora no dia 16 de fevereiro  a  memória do  profeta Elias, cuja pregação e vida deram-se no Monte Carmelo, no tempo dos reis Achab e Ochozias.  Foi ele  o grande defensor da fé em Israel e com sua atuação profética fez com que os israelitas deixassem os falsos deuses e voltassem o coração para o Deus de Israel, o Pai de Jesus Cristo, o único e verdadeiro Deus.

Bem-aventurada Felipa Mareri - 16 de fevereiro


Felipa Mareri
Bem-aventurada
1200-1236
Felipa pertenceu à nobre família dos Mareri. Nasceu em 1200, no castelo situado no povoado de São Pedro do Molito, nos arredores de Rieti, em Nápolis, Itália. Este pequeno burgo, no período medieval, foi passagem obrigatória da estrada que de Assis levava a Roma. Certo dia, neste castelo, a baronesa Felipa Mareri se encontrou com Francisco de Assis, que com o ardor da sua palavra a convenceu, como tinha acontecido algum tempo antes com Clara de Assis, a abandonar as riquezas da casa de sua família, para se dedicar inteiramente ao Senhor.

Bem-aventurado José Allamano - 16 de fevereiro


José Allamano
Bem-aventurado
1851-1926

Fundou o Instituto Missões 
Consolata
e o Instituto das Irmãs
Missionárias da Consolata
Ele nasceu em Castelnuovo d'Asti, Itália, em 21 de janeiro de 1851. Também a cidade natal de São João Bosco, "o apóstolo da juventude"; e de seu tio São José Cafasso, irmão de sua mãe. Ambos foram seus orientadores e educadores desde a infância. Assim, José Allamano viveu no seio de uma família extremamente cristã.

Santo Onésimo - 16 de Fevereiro



Santo Onésimo – Discípulo de São Paulo

Santo Onésimo se converteu e era conhecido como o “coração de São Paulo”
Bispo e mártir, Santo Onésimo teve em sua história São Paulo e também os amigos dele. O que se sabe concretamente sobre Onésimo está testemunhado na carta de São Paulo a Filémon que começa assim: “Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e seu irmão Timóteo, a Filémon, nosso muito amado colaborador”(Filémon 1,1). Foi nessa missão de São Paulo que ele encontrou-se com um fugitivo escravo chamado Onésimo, cujo nome significa, em grego, útil.

Santos Faustino e Jovita - 15 de fevereiro


Santos Faustino e Jovita
Século II
Faustino nasceu em 90, Jovita em 96, na cidade e Bréscia, na Lombardia, Itália. Eram cristãos e foram martirizados no século II, durante os tempos sangrentos das perseguições. Os outros dados sobre eles nos foram transmitidos pela tradição, pois quase todos os registros eram queimados ou confiscados durante as inúmeras perseguições contra a Igreja dos primeiros séculos.

São Cláudio de La Colombiere - 15 de Fevereiro



São Cláudio de La Colombiere - devoto do Sagrado Coração de Jesus

São Cláudio de La Colombiere mergulhou o seu coração na devoção e pôde ajudar Margarida Maria Alacoque
Nasceu na França, em 1641. Sua mãe, muito cedo, havia profetizado que seu filho seria um santo religioso. Não que isso o forçou, mas ajudou no seu discernimento. Passado um tempo, ele, pertencente e uma família religiosa, pôde fazer este caminho de seguimento a Cristo e entrou para a Companhia de Jesus. Dado aos estudos, aprofundou-se, lecionou e chegou a superior de um colégio jesuíta.

São Valentim de Terni - 14 de fevereiro


Santo Valentim de Terni
culo III
Tudo na vida tem um início e portanto sua explicação ou história. Como aconteceu com o "Dia de São Valentim", que tem de tudo: fé, política e romance. Além do interessante fato de serem dois os santos mártires festejados neste dia, com o mesmo nome e ambos declarados pela Igreja, protetores dos namorados. Cada um por sua justa razão, como se pode verificar no texto da página de São Valentim, o sacerdote mártir.

São Valentim - 14 de fevereiro


Santo Valentim
Século III
O mártir, quer dizer os dois mártires, de nome Valentim, que viveram no mesmo período da História e são comemorados em 14 de fevereiro, deram o nome a uma simpática tradição, chamada de "dia dos valentins" significando "dia dos namorados". Ainda esta tradição, indicava a festa de São Valentim como o início da primavera, estação do despertar da vida e também do romance, quando os pássaros começam a preparar seus ninhos.

São Cirilo e São Metódio - 14 de Fevereiro



São Cirilo e São Metódio – Os irmãos missionários

A vontade de amar o povo e a Deus foi o impulso que moveu a evangelização de São Cirilo e São Metódio
Nasceu na Grécia, no ano de 826. Vocacionado em busca da verdade, ele estudou, por amor, filosofia e chegou a lecionar. Um homem dado à comunhão ao ponto de ser embaixador, diplomata junto aos povos árabes. Mas tudo isso que tocava a vida de São Cirilo não preenchia completamente o seu coração, porque ele tinha uma vocação à verdade absoluta e queria se consagrar totalmente a ela, a verdade encarnada, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santas Fusca e Maura - 13 de fevereiro



Santas Fusca e Maura (Mártires)

No tempo de perseguição de Décio, uma jovem de 21 anos, natural de Ravena, chamada Fusca desejava abraçar o cristianismo. Falou disso a Maura, sua ama-seca, que a animou e lhe propôs converter-se também ao cristianismo. Buscaram um sacerdote chamado Hermoloro, o qual lhes administrou o batismo. Quando soube do sucedido, o pai de Fusca ficou colérico e tentou -por diversos meios- devolver sua filha às práticas da idolatria. Mas como não pôde dobrar sua vontade, a denunciou ao governador Quintiliano.

Santa Catarina de Ricci - 13 de fevereiro


Santa Catarina de Ricci

A Santa de hoje pertencia a nobre família Ricci da Itália, onde nasceu em 1522. Quando pequena Santa Catarina de Ricci fez uma experiência com irmãs religiosa, mas com o passar do tempo saiu e voltou para casa sem perder a disciplina e o desejo da vida consagrada. Tanto que Catarina pôde, mas não quis casar-se , escolhendo assim a vida totalmente entregue a Deus num convento Dominicano.

Santo Benigno - 13 de fevereiro


Santo Benigno
culo III

Relíquias de são Benigno
são conservadas nesta Igreja
de São Silvestre, em Roma
Muito interessante a história do culto deste Santo de nome Benigno, até porque o seu próprio nome é um adjetivo que significa "bom", "benevolente", "benéfico", portanto, um atributo concedido a todos os Santos.

Santo Gregório II - 13 de fevereiro


Santo Gregório II
Papa
669-731
Gregório nasceu no ano de 669. Pertencia a uma família cristã da nobreza romana, o pai era senador e a mãe uma nobre, que se dedicava à caridade. Ele teve uma educação esmerada junto à cúria de Roma. Muito culto, era respeitado pelo clero Ocidental e Oriental. Além da conduta reta, sabia unir sua fé inabalável com as aptidões inatas de administrador e diplomata. Tanto que, o papa Constantino I pediu que ele o acompanhasse à capital Constantinopla, para tentar resolver junto ao imperador do Oriente, Leão II, que se tornara iconoclasta, a grave questão das imagens.

São Martiniano - 13 de Fevereiro



São Martiniano – O jovem eremita

São Martiniano foi capaz de converter muitos que o procuravam e ser instrumento de muitos milagres
Nasceu no século IV, em Cesareia, na Palestina. Muito jovem, discerniu sua vocação à vida de eremita; retirou-se a um lugar distante para se entregar à vida de sacrifício e de oração pela salvação das pessoas e também pela própria conversão. Ele vivia um grande combate contra o homem velho, aquele que tem fome de pecado, que é desequilibrado pela consequência do pecado original que atingiu a humanidade que todos nós herdamos. Mas foi pela Misericórdia, pela força do Espírito Santo que ele se tornou santo.

Os sete santos fundadores da Ordem dos Servos de Maria - 12 de fevereiro


Os sete santos fundadores da Ordem dos Servos de Maria

Em um período de dois anos, sete jovens florentinos -membros das famílias mais importantes da cidade- se associaram à Confraternidade da Santíssima Virgem -popularmente conhecidos como os "Ludesi" ou os louvadores-, em uma época em que Florença estava acossada por protestos políticos e perturbada pela heresia.

Bem-aventurado Reginaldo de Orleans - 12 de fevereiro


Reginaldo de Orleans
Bem-aventurado
1175-1220
Reginaldo nasceu em 1175 na pequena cidade de Saint Gilles, sul da França . Desde a infância foi uma criança especial, possuía inteligência acima da média e vocação religiosa. Comunicador nato, se tornou uma figura extremamente carismática e singela, generoso com o próximo mas austero consigo mesmo.

São Julião Hospitaleiro - 12 de fevereiro


São Julião Hospitaleiro
culo VI
Conta a tradição que os pais de Julião eram nobres e viviam num castelo. No dia do seu batizado, seus pais tiveram um sonho idêntico. Nele, um ermitão lhes dizia que o menino seria um santo. O menino foi educado como um nobre, apreciando a caça como esporte, e apesar do caráter violento, era caridoso com os pobres.

Santa Eulália - 12 de Fevereiro



Santa Eulália – Mártir e virgem espanhola

Santa Eulália, teve a coragem de testemunhar o amor a Deus até as últimas consequências
Virgem e mártir, viveu no século III em Barcelona. Educada e muito bem formada pela sua família cristã, desde pequena ela buscou o relacionamento com Deus e a fuga do pecado. Era uma pessoa muito sociável, gostava de brincar com as amigas da mesma idade, mas sempre fugia da vaidade.

BOA NOITE!!! Maria santa e fiel ensina-nos a viver como escolhidos. Maria, passa na frente... SALVE MARIA!!! - Mãe do novo homem - Mensagem Brasil



LEITURA ORANTE DO DIA - 15/02/2017



LEITURA ORANTE

Mc 8,22-26 - Que Jesus nos tome pela mão


Preparo-me para a Leitura Orante de hoje,
fechando os olhos por uns instantes e,
colocando-me na presença de Deus,
peço a Ele  que toque em mim,
que toque no coração de todo
que circulam pela rede virtual.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio, na Bíblia, o texto do dia: Mc 8,22-26.
Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou:
- Você está vendo alguma coisa?
O homem olhou e disse:
- Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou:
- Não volte para o povoado!
Refletindo
Agora procuro compreender melhor o texto do Evangelho. Algumas pessoas com visão levaram o cego a Jesus. O cego assumiu sua cegueira. Deixou-se conduzir pela mão por Jesus;  deixou que o levasse para fora do povoado, e cuspisse nos seus olhos, impondo-lhe as mãos. "Estou vendo as pessoas como se fossem árvores andando", disse o homem. Ele via de forma confusa. Parece que lhe faltava mais luz, nitidez. Então, Jesus impôs de novo as mãos sobre os olhos dele e ele começou a enxergar perfeitamente. A conversão de qualquer pessoa passa também por um processo - vai enxergando aos poucos. Só se converte quem se deixa conduzir por Jesus Cristo, que se deixa tomar pelas mãos por Ele.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Também eu, você, confundimos pessoas com árvores, ou seja: ideal com realidade, pessoas com coisas.O homem via sem nitidez. Às vezes, no olhar da vida, perdemos a nitidez, quando somos permissivos, damos um "jeitinho" e a nossa fé vai ficando descolorida, sem brilho, sem expressão,  sem luz, sem clareza. O apóstolo Paulo, quando perseguia os cristãos, caiu por terra e nada enxergava. Precisou da ajuda de Ananias, esteve três dias sem comer ou beber e sem enxergar. Às vezes, não enxergamos bem dentro de nós. Temos uma espécie espécie de embaçamento que pode ser causado pelo nosso egoísmo, superstições, nossas fraquezas, falta de perdão, inseguranças, mistura de crenças,  inconstância, falta de solidariedade. São como "escamas", como aconteceu com Paulo.
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida:
"Nossa maior ameaça  é “a fé que vai se desgastando e degenerando em mesquinhez” A todos nós toca “recomeçar a partir de Cristo”. (DAp 12).
É preciso romper tudo isto que nos impede de ver  e caminhar. Deixemos que Jesus nos tome  pela mão.

3.Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com Paulo VI:
Oração para pedir a Fé
Senhor, eu creio, eu quero crer em Ti.
Senhor, faze que a minha fé seja total, sem reserva;
que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de
julgar as coisas divinas e as coisas humanas.

4. Contemplação (Vida e Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Um novo olhar e nova disposição:
Quero olhar o mundo e as pessoas como são, com o olhar transparente, limpo,
livre de distorções.

nção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

I. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br